Tempo de leitura: < 1 minuto

O Movimento Passe Livre Salvador caminha, neste momento, do Campo Grande até a Câmara de Vereadores, ocupada por alguns integrantes do grupo. Não haverá, segundo a coordenação do movimento, ampliação do número de ocupantes. Os que lá estão participarão da sacada do prédio e os participantes da passeata ficarão na porta.

André Saback, um dos ocupantes, afirma que a saída deles depende unicamente do prefeito ACM Neto. “Assim que ele atender as reivindicações, uma pauta com sete itens voltados exclusivamente ao poder executivo municipal, nós deixaremos o local”, garante.

André destaca que está havendo má vontade do prefeito, já que o governo federal desonerou PIS/Cofins em 7,85%  para que os empresários reduzam a tarifa. Amanhã, o MPL realiza reunião às 15h15min, na porta da Câmara, para informar e avaliar as ações do movimento.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Itabuna terá diagnóstico socioeconômico viabilizado pelo Sebrae (Foto José Nazal).
Itabuna teve redução de 20% nos crimes violentos (Foto José Nazal).

Números divulgados nesta quinta-feira, 25, pelo secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, atestam que houve queda no índice de crimes violentos no Estado durante o primeiro semestre de 2013. Os números foram apresentados na Assembleia Legislativa.

Segundo os registros oficiais, houve queda de 10,8% na ocorrência de “crimes violentos letais intencionais”. Nessa definição, estão incluídos homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. A redução no índice se deu na comparação com o primeiro semestre de 2012.

O interior baiano contribui significativamente para a redução. A cidade de Bom Jesus da Lapa foi a que teve a maior queda nos registros, com 58%, à frente de Juazeiro, com 45%. Itabuna também apresentou uma diminuição significativa nos homicídios e crimes afins: 20%, coincidindo o resultado com a transferência de internos do Conjunto Penal da cidade, de onde tem sido ordenada grande parte dos assassinatos.

Na Região Metropolitana de Salvador, a queda no primeiro semestre ficou em 20,5%.

Tempo de leitura: 2 minutos
Ação de estudantes busca mudar realidade de abrigo.
Ação de estudantes busca mudar realidade de abrigo.

Estudantes de Jornalismo da Unime, em Itabuna, estão engajados em ação social para construir a “Praça Recanto do Aconchego” no Abrigo São Francisco de Assis. A iniciativa faz parte do projeto Imprensa Solidária e envolve os alunos do 4º semestre do curso.

A praça permitirá um espaço confortável aos idosos para banho de sol, atividades fisioterapêuticas e de reabilitação e lazer. Hoje, o abrigo não possui local adequado para estas atividades.

De acordo com João Vidal, coordenador de comunicação das ações do Imprensa Solidária, o projeto estrutural da praça foi feito pelos alunos de Arquitetura da Unime. Os estudantes de jornalismo conseguiram captar parcerias importantes também foram da faculdade, para a construção da praça. Dentre os parceiros, estão Rotary Clube Itabuna e as empresas Pai Mendonça e EHM Construtora.

Segundo a estudante Clícia Marinho, o desafio agora é estabelecer novas parcerias, doações e patrocínios para o abrigo. Para a construção da praça, são necessários 60 sacos de cimento.

Peças publicitárias e projetos de apoio foram apresentados a empresários e há uma página no Facebook (www.facebook.com/abrigosaofranciscoitabuna) para divulgar as ações e atrair parceiros. As ações são coordenadas pela professora da disciplina Assessoria de Imprensa, Pricila Andrade.

SHOW NESTE SÁBADO
O projeto solidário vai promover neste sábado (27),  a partir das 9 horas, show com participação da banda Forró do Karoá durante entrega de donativos já arrecadados em campanha.

De acordo com João Vidal, o abrigo necessita de utensílios de cozinha, fraldas geriátricas nos tamanhos M e G, produtos de limpeza, leite em pó, alimentos e artigos de higiene pessoal.

VEJA COMO COLABORAR

Contatos para doação de materiais para o projeto da praça ou de utensílios e alimentos ao abrigo podem ser feitos pelos telefones (73) 3211.5762/ 9131.4470. Há, ainda, a opção depósito em conta (Banco do Brasil | Agência 3175 | Conta corrente: 18.096-3).

Tempo de leitura: < 1 minuto
Wagner confirma fábrica em Itororó (Foto Pimenta).
Governador Jaques Wagner (Foto Pimenta).

Pesquisa realizada pelo Ibope entre os dias 9 e 12 de julho, sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), atribui 28% de aprovação dos baianos ao governador Jaques Wagner. O levantamento ouviu 602 pessoas e a margem de erro é de dois por cento.

O índice de 28% corresponde aos entrevistados que consideram o governo bom ou ótimo. Inicialmente o Ibope não divulgou os percentuais de regular, ruim ou péssimo que foram atribuídos à gestão baiana.

A pesquisa CNI/Ibope ouviu opiniões sobre as gestões estaduais em 11 unidades da federação. O governo melhor avaliado é o de Pernambuco, com 58% de aprovação; o pior é o do Rio de Janeiro, aprovado por apenas 12% das pessoas entrevistadas.

Como é a primeira rodada de pesquisas que o CNI/Ibope realiza nos estados, não há parâmetro para comparar os índices.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Isaac5 (1)Isaac Albagli, secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), disse ter sido de rotina a abordagem que resultou em apreensão, ontem (24), de um minitrio utilizado pelo movimento sindical para manifestações contra o prefeito Jabes Ribeiro. “A abordagem é de rotina. A Sutran [Superintendência de Trânsito] tem agido com rigor”, afirmou.

Segundo Albagli, na abordagem constatou-se que o veículo não tinha certificado de regularidade (CRV) nem alvará para circular como minitrio e o motorista não estava com habilitação, apresentando-a depois.

De acordo com ele, a apreensão ocorreu na Avenida Osvaldo Cruz e não em um posto de combustível. “No trajeto para o Detran, o motorista tentou entrar no posto”, ressalta. No Detran, afirma, descobriu-se que o caminhão está registrado como veículo de carroceria e não minitrio, além de ter cor original verde, mas usa o preto. “O minitrio está totalmente irregular”.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Estudantes cercaram entrada da emissora e prefeito conversa sob escolta da PM.
Estudantes cercam entrada da emissora de rádio (Foto Edmil Notícias)
Jabes Ribeiro sob escolta da PM na Conquista
Estudantes cercam entrada da emissora e Jabes conversa com escolta da PM (Foto Movimento).

Cerca de 200 estudantes protestaram contra o prefeito Jabes Ribeiro, há pouco, na sede da FM Conquista, em Ilhéus. Os manifestantes são ligados ao Reúne Ilhéus, movimento que tinha entrevista marcada para esta manhã na emissora, mas acabou adiada para amanhã (26).

Revoltados com a falta de diálogo do prefeito, os estudantes cercaram a entrada da emissora à espera de Jabes. Após longa espera, o prefeito desceu e conversou rapidamente com os estudantes, sob escolta da polícia militar, segundo manifestantes.

Na entrada da rádio, os estudantes entoavam palavras de ordem direcionadas ao prefeito: “quem não pode com formiga, não assanha formigueiro”.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Ônibus tem 14 anos de uso, mas circula livremente (Foto Pimenta).
Ônibus tem 14 anos de uso, mas circula livremente (Foto Pimenta).

Este ônibus da Viação São Miguel, com placa de Ilhéus, circula nas ruas de Itabuna sem nenhum pudor ou veto da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran). A São Miguel é uma das detentoras da concessão do transporte público no município sul-baiano.

O veículo utilizado pela empresa em Itabuna é digno de entrar no quadro Lata Velha, de um conhecido programa global. O ônibus foi fabricado em 1999. Ou seja, 14 anos de uso. E, para rodar por aí neste possante, o usuário do transporte público local tem que desembolsar R$ 2,20. Indecência. Hoje, o veículo fazia o trajeto Jardim Primavera-Centro Comercial. Os anos de uso representam um risco.

Fiscal ouvido pelo PIMENTA diz que esta é uma situação comum no município. E faz um alerta: “está havendo uma invasão de ‘latas velhas’, que substituem os novos apresentados no início do ano”.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Dominguinhos foi um dos monstros da música brasileira (Caricatura Baptistão).
Dominguinhos foi um dos monstros da música brasileira (Caricatura Baptistão).

A música perdeu no início da noite desta terça-feira (23) a genialidade de um dos maiores nomes da MPB. O sanfoneiro, compositor e cantor José Domingos de Moraes, Dominguinhos, faleceu às 18h, no Hospital Sírio-Líbanês, onde estava internado desde o início deste ano. Dominguinhos tinha 72 anos e era conhecido como o sucessor de outro monstro sagrado da Música Popular Brasileira, Luiz Gonzaga.

O quadro de saúde de Dominguinhos apresentava complicações há seis anos, após diagnóstico de um câncer de pulmão. Em dezembro, o músico passou mal em um show em Exu (PE), quando era prestada homenagem a Luiz Gonzaga. Internado por um mês em Recife, acabou transferido para São Paulo, onde faleceu nesta noite.

Nos 50 anos de carreira, ganhou prêmios no Brasil e lá fora. Deixa um legado e composições bastante conhecidas na sua voz e de artistas como Gilberto Gil, Elba Ramalho e Zé Ramalho, a exemplo de Eu só quero um xodó e Tenho sede, compostas em parceria com uma de suas paixões, Anastácia. Abaixo, Dominguinhos, Jazz Sinfônica e Ricardo Herz interpretam De volta pro aconchego.

Tempo de leitura: 10 minutos
Itabuna é a 22ª mais violenta, segundo estudo (Foto Tarso Soares).
Itabuna é a 22ª mais violenta, segundo estudo (Foto Tarso Soares).

– 16% DAS CIDADES MAIS VIOLENTAS DO PAÍS SÃO BAIANAS

– A PEQUENA UBAITABA, NO SUL DA BAHIA, É A 20ª

Itabuna caiu no ranking das cidades mais violentas do país e agora aparece em 22ª posição – era a 8ª. Os dados estão no “Mapa da Violência 2013” divulgado hoje pelo Ministério da Justiça e Instituto Sangari. O município apresentou taxa de 92,6 homicídios a cada grupo de cem mil habitantes.

A surpresa negativa é o município de Ubaitaba, também no sul da Bahia, que aparece em 20º no ranking nacional. Com taxa de 81,8 homicídios, Ilhéus aparece em 38ª posição.

O ranking traz 47 cidades baianas entre as 300 mais violentas do País. A campeão nacional continua sendo Simões Filho, também na Bahia. A maioria das cidades mais violentas da Bahia, presentes no ranking, é das regiões sul e extremo-sul, entre as quais lideram Porto Seguro (12ª), Teixeira de Freitas (19ª).

Quase todas as cidades da Costa do Cacau figuram nesta lista (Itabuna, Ilhéus, Itacaré e Canavieiras).

O ranking foi elaborado levando em conta apenas a taxa de homicídios de municípios com mais de 20 mil habitantes em 2011. E aparecem, ainda do sul da Bahia, Itajuípe, Gandu, Coaraci e Ibirapitanga.

O Mapa da Violência é elaborado, anualmente, pelo Instituto Sangari e Ministério da Justiça. Pelo levantamento, 16% das cidades com as maiores taxas de homicídio no Brasil estão na Bahia. É o estado que detém o maior número de municípios dentre os mais violentos.

Confira o ranking completo abaixo, no “leia mais”.

Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

A Águia Branca emitiu nota oficial hoje para informar que somente teve acesso ao laudo da polícia técnica ao final da tarde de ontem (às 17 horas) e nega que tenha editado o material, conforme suspeita levantada pela perícia (reveja o vídeo).

Segundo a nota, “o vídeo foi extraído da central de gravação (CCA) do veículo em questão na sede da empresa em Londrina (PR). O mesmo não foi editado/alterado e possui a dinâmica fiel da viagem”.

A Águia Branca relaciona as características do acidente ao fato de a gravação ter sido “interrompida nos segundos finais da viagem, às 5h02min39segundos, não permitindo a filmagem até o ponto final de repouso do veículo”.

As imagens divulgadas ontem mostram o motorista com a cabeça ligeiramente inclinada, o que evidencia ter sofrido mal-estar ou cochilado. Quando desperta, não há tempo de evitar a saída de pista e choque contra mureta de proteção. A empresa diz que Maurício de Souza “realizou teste de vigília” antes da viagem, além de ter sido submetido ao teste do bafômetro.

“No percurso, [o motorista] esteve cerca de duas horas antes do acidente em uma sala de estimulação, na parada no município de São Mateus, onde permaneceu por 15 minutos submetendo-se à estimulação física e luminosa. Nesta parada o motorista também teve a sua alimentação balanceada e controlada, como parte do programa Medicina do Sono”, informa a Águia Branca em nota.

Confira a íntegra da nota no “leia mais”.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Estudantes resistem e vão passar a noite no Palácio Paranaguá (Foto Jornal Bahia Online).
Estudantes resistem e vão passar a noite no Palácio Paranaguá (Foto Jornal Bahia Online).

Os estudantes que ocuparam no final da manhã o Palácio Paranaguá, sede do governo de Ilhéus, vão resistir. Eles asseguram que estão preparados para só deixar as dependências da Prefeitura quando tiverem em mãos as planilhas usadas pelas empresas e prefeitura para calcular o preço da tarifa do transporte coletivo. No início da noite um oficial da Polícia Militar tentou negociar com os manifestantes, todos ligados ao Movimento Reúne Ilhéus, mas eles não abriram mão de continuar com o protesto.

Por volta das 9 e meia da noite, a única viatura da PM que permanecia à porta do Palácio foi embora. Os estudantes ocupam o Palácio ao lado dos Guardas Municipais que estão garantindo a preservação do patrimônio público. Essa, por sinal, é a rotina dos guardas. Até porque o clima é de tranquilidade no local.

A pedido da reportagem do Jornal Bahia Online, líderes do movimento aceitaram fotografar a rotina dentro do Palácio, após quase 12 horas de ocupação. Cerca de 60 estudantes estão acampados nas salas e gabinetes, número muito acima da divulgação do governo que, de forma extra-oficial, falava em “gatos pingados”.

Confira mais no JBO

População tem ajudado grupo com donativos (Foto Jornal Bahia Online).
População tem ajudado grupo com donativos (Foto Jornal Bahia Online).
Tempo de leitura: < 1 minuto
Costa apresenta programa em Itajuípe.
Costa apresenta programa em Itajuípe.

O programa Tribuna Livre (Rádio Jornal de Itabuna) lança nesta quarta-feira (17) edição itinerante. O radialista Costa Filho vai apresentar o programa, a partir das 14h, direto de Itajuípe. Tudo ao vivo.

Segundo Costa, a comunidade poderá interagir e discutir temas de interesse de Itajuípe. Um estúdio foi montado no Taboas.

O radialista afirma que o objetivo é atender a população do município sul-baiano e intermediar soluções. Para ouvir, clique aqui.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Freire é dos maiores especialistas mundiais em educação
Freire: referência mundial em educação.

Do site Pragmatismo Político

O Centro de Referência Paulo Freire, dedicado a preservar e divulgar a memória e o legado do educador, disponibiliza vídeos das aulas, conferências, palestras e entrevistas que ele deu em vida. A proposta tem como objetivo aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado de Paulo Freire.

Para os interessados em aprofundar os ensinamentos freirianos, o Centro de Referência também disponibiliza artigos e livros que podem ser baixados gratuitamente.

Internacionalmente respeitado, os livros do educador foram traduzidos em mais de 20 línguas. No Brasil, tornou-se um clássico, obrigatório para qualquer estudante de pedagogia ou pesquisador em educação.

Detentor de pelo menos 40 títulos honoris causa (concedidos por universidades a pessoas consideradas notáveis), Freire recebeu prêmios como Educação para a Paz (Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (Organização dos Estados Americanos, 1992).

Tempo de leitura: < 1 minuto
Raimundo Mariah, Andirlei Nascimento e o diretor
Raimundo Mariah, Andirlei Nascimento e o diretor Joelson Barbosa.

Vendedores da área farmacêutica se reuniram ontem em Itabuna para celebrar o Dia do Propagandista Farmacêutico (14 de julho). Além de confraternização, os profissionais assistiram a uma palestra do presidente da OAB de Itabuna, Andirlei Nascimento.

O dirigente da OAB esclareceu dúvidas na área do Direito do Trabalho relacionadas ao propagandista farmacêutico. O evento foi organizado pelo sindicato da categoria, o Sindven, em uma churrascaria de Itabuna.

José Raimundo Mariah Dias, presidente do Sindven, disse que a categoria já é reconhecida desde 1975. “Agora nosso objetivo é estarmos cada vez mais próximos da comunidade”.