Tempo de leitura: < 1 minuto
Nilton é delegado regional do Creci.
Nilton é delegado regional do Creci.

Corretores se reúnem hoje em Ilhéus no 3º Fórum Imobiliário Regional, a partir das 15h, no Hotel Aldeia da Praia (Km 2 da BA-001). A programação contará com palestras de atualização e vão abordar temas como administração imobiliária, o corretor no tempo do conhecimento e as novas perspectivas para o Sul da Bahia.

As palestras serão ministradas por Joel Nery Santos, Marcosuel Souza, Martina Teixeira e José Nazal Soub. Um jantar encerrará o evento, às 20h. A programação é comemorativa aos 51 anos de regulamentação da profissão de corretor de imóveis, informa o delegado regional do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-BA), Nilton Borges.

O credenciamento começa às 14h, no hotel. A abertura oficial está prevista para as 15h, seguida de palestras. A inscrição para o evento será apenas a doação individual de duas latas de leite em pó. Todo alimento arrecadado será destinado a entidades assistenciais de Ilhéus (Gacc) e Itabuna (Abrigo São Francisco de Assis). Para não estudantes de Técnico em Transações Imobiliárias e não corretores há cobrança de taxa de R$ 72,00.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Tom Ribeiro promete mesmo estilo do Alerta no Balanço Geral.
Tom Ribeiro promete mesmo estilo do Alerta no Balanço Geral.

A TV Cabrália muda a sua programação a partir desta quinta (4) com a transmissão do sinal da TV Record e quando passa a fazer parte da TV Record Bahia. A mudança vai alterar a programação da emissora instalada em Itabuna.

Saiu de cena, ontem (3), o Alerta Total, que dá lugar agora ao Balanço Geral Sul da Bahia, das 12h30min às 14h. Fenômeno de audiência na TV local, o Alerta chegou ao fim ontem após cinco anos no ar na apresentação de Tom Ribeiro.

Tom disse ao PIMENTA que a edição sul-baiana do Balanço Geral seguirá o mesmo estilo do Alerta. A diferença é que a emissora vai ter sucursais em Vitória da Conquista e no Extremo-Sul.

Para obter o sinal da Record News agora, o telespectador deverá sintonizar no canal 10 da parabólica. O canal de notícias da Rede Record ainda não está disponível nos pacotes dos canais a cabo.

As mudanças e a nova programação serão apresentadas em coquetel, hoje à noite (18h30min), na emissora.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os alunos do 6º semestre de Enfermagem da Unime Itabuna promovem hoje (3), às 19h, o I Encontro de Estudantes em Saúde Mental. O evento é voltado também a profissionais da área de saúde e interessados no tema. O conferencista será o professor Roque Pinto, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O encontro será realizada no auditório do campus II da Unime. Para inscrição, o interessado deve doar um quilo de alimento não perecível ou fralda geriátrica, que serão doados ao Abrigo São Francisco de Assis. Os participantes receberão certificado.

Tempo de leitura: 2 minutos
Vistoria veicular foi terceirizada (Foto Pedro Augusto/Arquivo).
Vistoria veicular foi terceirizada na Bahia no ano passado (Foto Pedro Augusto/Arquivo).

Proprietários de veículos estão reclamando da longa espera para a vistoria de carro em Itabuna. A espera pode durar mais de um dia. “Vim na sexta passada e na segunda e já estava lotado. Eram mais de 60 carros”, diz uma das vítimas da espera.

Desde o ano passado o processo de vistoria ou alteração de características veicular foi terceirizado, para atender a uma resolução do Conselho Nacional do Trânsito (Contran), de 2008.

Longas filas causam irritação em donos de veículos (Foto Pimenta).
Longas filas causam irritação em donos de veículos (Foto Pimenta).

A Visto Car foi a empresa escolhida no município sul-baiano. As taxas de vistoria para transferência, segunda via, vistoria veicular ou cautelar ou alteração de característica, antes gratuita, agora custam R$ 98,90, mas podem chegar a quase  R$ 200,00, a depender do porte do veículo.

“Eles terceirizam o serviço e faz aumentar a espera do cliente pela vistoria. E olhe que isso é tudo pago por nós. É uma vergonha”, afirma um comerciante que está há quase uma semana tentando a vistoria de um carro.

ATRASO JUSTIFICADO

Wilson Valois, gerente da Visto Car, justificou as longas filas. Segundo ele, quatro dos seis funcionários chegaram atrasados ao serviço hoje por causa da interdição da BR-415 (confira aqui). “Aí foi acumulando veículos, mas voltou à normalidade às 10h10min. Estou com 42 carros na fila”, disse Valois ao PIMENTA.

Quanto ao atraso ocorrido na segunda (1º), o gerente afirmou ter havido uma indecisão se a 5ª Ciretran funcionaria naquele dia, por causa do feriado do 2 de Julho, na terça. Segundo ele, houve uma grande procura pelo serviço na segunda. “O pessoal [clientes] chegou ao mesmo tempo”, disse.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Moradores montaram barricada para interditar rodovia e cobram prefeito (Foto Oziel Aragão/Plantão Itabuna).
Moradores montaram barricada para interditar rodovia e cobram prefeito (Foto Oziel Aragão/Plantão Itabuna).

Moradores do Bairro Campo Formoso, localizado à margem direita da BR-415, interditaram a rodovia nesta manhã de quarta-feira (3). Eles reclamam do abandono do bairro e cobram a conclusão das obras iniciadas no ano passado, pela GDK, mas interrompidas com o processo de insolvência da empresa.

Os moradores reclamam, ainda, da falta de água e das condições em que foram deixadas as ruas, esburacadas, e que viram um “inferno”, quando chove por causa da quantidade de “barro” e lama gerados pelas obras inconclusas. Eles exibiram cartazes com cobrança ao prefeito Claudevane Leite.

Além disso, os moradores cobram a construção de lombadas no trecho da rodovia que corta o bairro para tentar diminuir o alto número de ocorrências de acidentes. A região também está sem fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que alega efetivo reduzido para atender a BR-415, no trecho que foi federalizado em 2011 (do entroncamento de Barro Preto a Ilhéus).

Segundo informações obtidas pelo PIMENTA, cerca de 40 policiais rodoviários estaduais trabalham nos quase quarenta quilômetros da rodovia, mas só podem agir nas ocorrências de trânsito, já que a fiscalização cabe à PRF. Com Redação e Plantão Itabuna.

Tempo de leitura: 2 minutos
Naomar foi nomeado reitor da Ufesba.
Naomar foi nomeado reitor da Ufesba.

O professor Naomar de Almeida Filho foi nomeado reitor pro tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O ato foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União, quase um um mês após a presidente Dilma Rousseff sancionar a lei de criação da nova universidade.

Mercadante também nomeou Iracema Santos Veloso como reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). As duas universidades têm previsão de começar a funcionar em setembro de 2014, com as primeiras aulas inaugurais.

A Ufesba terá reitoria em Itabuna e campi neste município, além de Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Iracema Veloso foi nomeada para a UFOB.
Iracema Veloso foi nomeada para a UFOB.

Já a UFOB terá como sede Barreiras. Naomar e Iracema são professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), instituição tutora das duas novas universidades.

O sul-baiano Naomar de Almeida Filho é formado em medicina e possui mestrado em saúde pública e doutorado em epidemiologia, dentre outros títulos. Foi reitor da Ufba por oito anos. Iracema Veloso é professora da Escola de Nutrição da Ufba e foi pró-reitora de planejamento da universidade federal tutora da Ufob.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mantida a tradição dos festejos de São Pedro no Entroncamento de Itapé. A festa começou ontem (29) e termina nesta domingo à noite (30). Nos dois dias, atrações como Xamego a Mais, Originais do Forró, Carlos dos Teclados, Sapecas e Sandro dos Teclados.
O prefeito Pedro Jackson Brandão diz que a estrutura foi montada para dar conforto e segurança ao público. O “Pedrão de Itapé” é comemorado há mais de 20 anos no Entroncamento de Itapé, às margens da BR-415, trecho Itabuna-Itapé. “O evento mantém a tradição dos festejos juninos na cidade”, ressalta o gestor.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Lazzo é uma das atrações do projeto Cultura em Campo neste domingo (Foto André Lima).
Lazzo é uma das atrações do projeto Cultura em Campo neste domingo (Foto André Lima).

Música, futebol e uma das belas paisagens de Salvador. A junção acontece neste domingo (30) no MAM (Museu de Arte Moderna), no encerramento do projeto Outras Sonoridades, promovido pela Fundação Cultural do Estado.
Lazzo Matumbi, referência da música negra, e Marcia Castro são as atrações, além do DJ Roger N’Roll, que se apresenta na abertura e no intervalo entre os dois shows. O evento gratuito começa às 15h, mas as pulseiras para o acesso começam a ser distribuídas uma hora e meia antes. A lotação máxima é de 2,2 mil pessoas.
Às 19h, será transmitida a final da Copa das Confederações entre Brasil X Espanha. Outras Sonoridades integra o projeto Cultura em Campo, da Secretaria de Cultura do Estado. Antes do jogo, o público vai ter o privilégio de apreciar o espetacular pôr-do-sol.

Tempo de leitura: < 1 minuto

forró1Os shows dos festejos juninos no Pelourinho terminam neste domingo, em Salvador. No sábado (29) Carlos Pitta se apresenta às 20h no Terreiro de Jesus, seguido de João Sereno e Cicinho de Assis.
No Largo do Pelourinho, Ton Ton Flores, Acarajé com Camarão e Rosa Baiana. Já na Praça Tereza Batista, às 21h, tem Frutos Nordestinos e Neném do Acordeon.
Forró do Kilo e Kathia Rios se apresentam no Largo Pedro Arcanjo. Tem ainda Trio Vezeiro e Farofa D’Água no Largo Quincas Berro D’Água.
No domingo (30) nestes espaços se apresentarão Trio de Forró, Del Feliz, Zelito Miranda, Santana o Cantador, Chambinho do Acordeon, Forrozão Língua de Sogra, Lucas Matos, Forró A2, Trio Forrozão, Hugo Luna, Eu Laço e Forró de Três.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Prefeito João Bosco anuncia passe livre em Teixeira de Freitas.
João Bosco (centro) anuncia passe livre em Teixeira de Freitas.

O município de Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia, vai adotar o passe livre para estudantes e o passe único, segundo o prefeito João Bosco (PT), que se reuniu com integrantes do movimento “Vem pra rua, Teixeira”.
Estudantes e prefeito voltam a sentar à mesa em 1º de agosto para estabelecer critérios de concessão do passe livre. Já o passe único tem data definida para começar a valer: 1º de outubro, quando o usuário pegará até três conduções para chegar ao seu destino.
Apenas uma empresa detém a concessão do sistema de transporte no município, a Santa Clara. Segundo Bosco, contratos firmados em gestões anteriores dão exclusividade à empresa para operar o serviço até 2015. “O jeito é a gente trabalhar para que esta empresa nos atenda da melhor forma possível”, disse João Bosco.

Tempo de leitura: < 1 minuto

wenceslau júnior olho entrevista pimenta2 05.06.12Praças públicas de Itabuna e o terminal rodoviário vão oferecer internet gratuita à população. Os pontos de acesso vão ser instalados, inicialmente, nas praças Rio Cachoeira (Avenida Mário Padre) e José Bastos (Praça da FTC) e rodoviária. O investimento é uma das ações do programa Cidades Digitais, do Governo Federal.
A intenção é oferecer internet banda larga gratuita de qualidade, segundo o secretário de Planejamento e Tecnologia de Itabuna, Wenceslau Júnior. A longo prazo, o município implantará 15 quilômetros de fibra ótica para oferecer internet gratuita a toda a população. Inicialmente, a ideia é que tenham acesso aqueles que estiverem em dia com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), segundo explicou ao PIMENTA o secretário.

Tempo de leitura: 2 minutos

Priscyla, Tatiana, Elys Maiane e Larissa são as vítimas do acidente.
Priscyla, Tatiana, Elys Maiane e Larissa são as vítimas do acidente.

Quatro peritos envolvidos na confecção e aprovação do laudo de acidente ocorrido em 5 de janeiro de 2008, na rodovia Ilhéus-Itabuna, serão ouvidos em audiência na 2ª Vara Criminal em Itabuna, no Fórum Ruy Barbosa, nesta quinta (27), às 14h. Paulo Roberto Libório, Robson Lincoln Farias, Sérgio Murilo Cardoso e Sérgio Selma dos Santos, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, foram denunciados por falsa perícia pelo Ministério Público da Bahia.
A colisão do Ford Fiesta (JOK-7698) com o ônibus da Águia Branca (MQM-0992) em frente à Churrascaria Los Pampas provocou a morte das estudantes Larisa Alpoim, Priscyla Gama, Tatiana Franco e Elis Maiane Santana. Os técnicos do DPT itabunense negam erros ou favorecimentos à empresa Águia Branca e acabaram absolvidos em processo administrativos devido à prescrição das investigações.
A denúncia contra os peritos foi feita pela promotora pública Renata Dacach. Ela comparou resultados de laudos confeccionados pelos peritos do DPT de Itabuna com os laudos da equipe da corregedoria do DPT e da Polícia Civil e um laudo independente para oferecer a denúncia à Justiça.
“ALTEROU A VERDADE DOS FATOS’
Além disso, a promotora observou diversas ligações e suspeitas de favorecimento da Águia Branca ao perito Paulo Libório, contra o qual solicitou quebra de sigilos bancário e fiscal.  Para Dacach, Libório “alterou a verdade dos fatos relativos ao acidente em troca de benefício ou promessa de benefício” da Águia Branca. Lincoln, Sérgio Murilo e Sérgio Selma acabaram denunciados por subscrever um segundo laudo do acidente e que chegou às mesmas conclusões do trabalho de Libório.
As suspeitas de favorecimento por parte da empresa de ônibus para mudar o resultado do laudo é reforçada pela série de ligações de um funcionário da Águia Branca para Libório. Outro ponto destacado pela promotora na denúncia é que a empresa ingressou com ação contra a família de Priscyla, cobrando R$ 5 mil pelo reparo do para-choque do ônibus, mesmo antes do laudo ter sido tornado público ou chegado às mãos do delegado que investigava o caso.
O ACIDENTE
A colisão que provocou a morte das quatro estudantes universitários ocorreu por volta das 19h45min de 5 de janeiro de 2008, quando elas retornavam para Itabuna em um Ford Fiesta. No quilômetro 25 da Ilhéus-Itabuna, houve o acidente com o ônibus da Águia Branca.
O laudo de Libório diz que a colisão foi provocada pela motorista do Fiesta, Priscyla Gama. Já os laudos da corregedoria do DPT e da empresa contratada por familiares de duas das vítimas apontavam a invasão da mão contrária por parte do ônibus da Águia Branca, conduzido pelo motorista Almir Silva Lima.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Veriana Ribeiro e Yuri Marcel | Do G1
O desembargador do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) Samoel Evangelista decidiu, na tarde desta segunda-feira (24), indeferir o recurso dos advogados da Telexfree e manteve a liminar que proíbe os pagamentos e novas adesões à empresa. A medida mantém o bloqueio às contas dos sócios administradores e é válida para todo o território nacional.
Procurado pela reportagem do G1, o advogado da Telexfree Horst Fouchs, que veio ao Acre para cuidar do caso, disse apenas que estava tomando conhecimento da decisão e que só vai se pronunciar depois que ela for publicada.
A empresa é suspeita de operar um esquema de pirâmide financeira utilizando como ‘disfarce’ um tipo de estratégia empresarial conhecido marketing multinível. Quando ocorre a distribuição de bens e serviços e divulgação dos produtos por revendores independentes que faturam em cima do percentual de vendas.
Leia a íntegra aqui

Tempo de leitura: < 1 minuto

Wilker PintoO empresário Wilker Silva Pinto, de 30 anos, sobrinho do deputado Rosemberg Pinto (PT), faleceu na noite desta sexta (21) em um acidente próximo a Potiraguá, no sudoeste do estado.
Amigos da família informaram que Wilker retornava para Itororó, onde passaria o São João, quando o o carro que dirigia colidiu contra um ônibus. Há um clima de consternação no município com a morte do empresário.
Wilker residia em Itabuna e deixa esposa e filho. O pai dele, Jota Pinto, foi vice-prefeito do município de Itororó e tem negócios em Itabuna.

Tempo de leitura: 2 minutos

Manifestação formou "tapete" humano na Avenida do Cinquetenário (Foto Pimenta).
Manifestação formou “tapete” humano na Avenida do Cinquetenário (Foto Pimenta).

Manifestante com ventríloquo: "Cansei de ser manipulado" (Foto Pimenta).
Manifestante com ventríloquo: “Cansei de ser manipulado” (Foto Pimenta).

A manifestação pela melhoria nos serviços públicos reuniu mais de 7 mil pessoas em Itabuna nesta quinta (20). O ato começou na praça do São Caetano e deveria terminar no Centro Administrativo Firmino Alves, mas superou as expectativas da organização.
Após a entrega de uma pauta de reivindicações na sede da Prefeitura de Itabuna, por volta das 16h, a multidão seguiu a Avenida Princesa Isabel. Na sequência, o grupo tomou a Cinquentenário cantando o Hino Nacional e gritando palavras de ordem como “Vem pra rua/Vem”. Estudantes também cantavam músicas de protesto e entoavam Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré.
Jovem exibe cartaz com um dos gritos dos manifestantes hoje (Foto Pimenta).
Jovem exibe cartaz com um dos gritos dos manifestantes hoje (Foto Pimenta).

Os cartazes falavam de mais qualidade no transporte público, mas pedia melhorias em saúde, educação, urbanismo e meio ambiente, além de protestos contra os gastos com as copas das Confederações e do Mundo.
Cartazes também criticavam “a roubalheira” e a tentativa de políticos de aprovar a Proposta de Emenda Constitucional que retira do Ministério Público o poder de investigação criminal, a chamada PEC 37.
Robenilson Torres, um dos líderes da manifestação, disse que o ato foi além das expectativas. Segundo ele, uma comissão foi formada e terá audiência com o prefeito Claudevane Leite, na próxima terça (25), pela manhã, para tratar de itens da pauta do movimento.
Cartazes de protesto lembram PEC 37 e chamam povo para a rua (Foto Pimenta).
Cartazes de protesto lembram PEC 37 e chamam povo para a rua (Foto Pimenta).

Apesar do movimento pacífico, os comerciantes da Avenida do Cinquentenário decidiram, em sua maioria, baixar as portas dos estabelecimentos, assim como na Juracy Magalhães. Comerciantes riam da ação de manifestantes que simulavam “invasão” a lojas. A reação não foi a mesma no Supermercado Meira, onde comerciários fecharam as portas do estabelecimento. O ato acabou por volta das 19h10min.
Multidão deixa a Ponte do São Caetano em direção à Cinquentenário (Foto Pimenta).
Multidão deixa a Ponte do São Caetano em direção à Cinquentenário (Foto Pimenta).