Tempo de leitura: 2 minutos

Manifestação formou "tapete" humano na Avenida do Cinquetenário (Foto Pimenta).
Manifestação formou “tapete” humano na Avenida do Cinquetenário (Foto Pimenta).

Manifestante com ventríloquo: "Cansei de ser manipulado" (Foto Pimenta).
Manifestante com ventríloquo: “Cansei de ser manipulado” (Foto Pimenta).

A manifestação pela melhoria nos serviços públicos reuniu mais de 7 mil pessoas em Itabuna nesta quinta (20). O ato começou na praça do São Caetano e deveria terminar no Centro Administrativo Firmino Alves, mas superou as expectativas da organização.
Após a entrega de uma pauta de reivindicações na sede da Prefeitura de Itabuna, por volta das 16h, a multidão seguiu a Avenida Princesa Isabel. Na sequência, o grupo tomou a Cinquentenário cantando o Hino Nacional e gritando palavras de ordem como “Vem pra rua/Vem”. Estudantes também cantavam músicas de protesto e entoavam Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré.
Jovem exibe cartaz com um dos gritos dos manifestantes hoje (Foto Pimenta).
Jovem exibe cartaz com um dos gritos dos manifestantes hoje (Foto Pimenta).

Os cartazes falavam de mais qualidade no transporte público, mas pedia melhorias em saúde, educação, urbanismo e meio ambiente, além de protestos contra os gastos com as copas das Confederações e do Mundo.
Cartazes também criticavam “a roubalheira” e a tentativa de políticos de aprovar a Proposta de Emenda Constitucional que retira do Ministério Público o poder de investigação criminal, a chamada PEC 37.
Robenilson Torres, um dos líderes da manifestação, disse que o ato foi além das expectativas. Segundo ele, uma comissão foi formada e terá audiência com o prefeito Claudevane Leite, na próxima terça (25), pela manhã, para tratar de itens da pauta do movimento.
Cartazes de protesto lembram PEC 37 e chamam povo para a rua (Foto Pimenta).
Cartazes de protesto lembram PEC 37 e chamam povo para a rua (Foto Pimenta).

Apesar do movimento pacífico, os comerciantes da Avenida do Cinquentenário decidiram, em sua maioria, baixar as portas dos estabelecimentos, assim como na Juracy Magalhães. Comerciantes riam da ação de manifestantes que simulavam “invasão” a lojas. A reação não foi a mesma no Supermercado Meira, onde comerciários fecharam as portas do estabelecimento. O ato acabou por volta das 19h10min.
Multidão deixa a Ponte do São Caetano em direção à Cinquentenário (Foto Pimenta).
Multidão deixa a Ponte do São Caetano em direção à Cinquentenário (Foto Pimenta).

30 respostas

  1. Eu sei que a redação do pimenta tirou muita, mas MUITAS fts mesmo, por favor faz um esforço de postar todas? Isso é registro histórico!!!

  2. Valeu Itabuna,na próxima vamos esperá o dobro e quem sabe triplicar esta corrente do bem!
    Contudo,devo registrar que,em frente o Itão,do S.Caetano,Itabuna, às 18:20 hs, três mocinhas,aproximadamente de 18 a 19 anos,estava
    chateada por ter perdido a grande manifestação de amor pelo Brasil!

  3. E vai aumentar! A próxima será bem maior. Valeu, galera!
    Vamos mostrar a nossa cara e mostrar pra esses canalhas que pensaram que o futebol e o carnaval iriam nos manter eternamente deitados no berço da alienação.
    Afinal, foram eles que acabaram com o nosso carnaval, privatizando-o, prostituiram o nosso futebol usando-o para elegerem-se e roubar etc…. agora aguentem.

  4. Os protestos foram válidos e pacíficos… é isso ai gente. temos que mostrar a cara sem medo de reivindicar nossos direitos!!!! O pior que acho é a falta de ética dos políticos, a corrupção e é por isso que o $$ não chega prá educação, saúde e melhoria em todos os setores público…Muita gente tb se aproveita do jeitinho brasileiro!!! Temos que dar o bom exemplo!!!! Ai cobraremos com mais dignidade!!!!!!!!!!!!

  5. Uma participação incrível do povo de Itabuna, com patriotismo e civilidade. Uma das poucas cidades onde reinou a paz! Parabéns Itabuna!

  6. Será que agora eles terão orgulhos de nós e não se sentirão mais envergonhados???
    Vixe, agora vão me descobrir. terei que mudar meu facebook de novo…hahahahaha

  7. Será que os partidos que faziam vandalismo no passado, estão por traz dos vândalos atuais, para dá uma imagem ruim, ao que hoje vemos, movimento pacífico e democrático?

  8. Eu não acompanhei todo trajeto, apenas, observei o quanto pude. Foi emocionante, fiz um regresso nos anos 80, 85 mais precisamente, quando a multidão foi às ruas exigir “DIRETAS, JÁ!” Eu ainda era muito jovem, mas, vi ali uma esperança para a mudança. Na realidade, ela começou mesmo, embora queiramos muito mais… Passados alguns anos, vi uma nova manifestação, dessa vez o “FORA COLLOR”. A partir dali, confesso que, frustrei-me! Nossos jovens CARAS PINTADAS, não lutaram mais, o movimento não tinha IDENTIDADE! Muitos queriam mostrar as caras nas TV’s Bandeirantes, Globo, etc, mas consciência política que era bom, quase ninguém tinha. Eu acho que sou um eterno apaixonado pela causa, sempre lutei por mudanças, por melhores situações para toda nossa gente. Eu sempre me recusei a jogar a toalha. Após o desastre do Collor, vimos o desastre do PSDB com o desmantelamento, desaparelhamento da máquina, do Estado, através do “seu” FHC. Depositei todas as minhas fichas em LULA. Mas antes, nem pensem que depositei alguma em FHC, porque isso, jamais, afinal, nunca fui um pseudo cara pintadas. Sempre corri como o diabo corre da cruz, dessa corja. Foi então, como disse, depositei todas as minhas fichas no companheiro LULA. O cara fez um governo inimaginável para a maioria absoluta. Lula colocou o país numa rota jamais vista nos âmbitos nacional e internacional. Vivíamos na era FHC com um pires na mão, mendigando ao FMI um dinheirinho todos os anos. Não tínhamos autonomia para discutir metas de inflação, isso era feito pelos homens de preto que desciam todos os anos em nossos aeroportos, com suas valises também pretas e eles eram do FMI. FHC entregou ou doou quase tudo que tínhamos de mais valiosos, a exemplo da Vale do Rio do Doce. O sujeito comprou descaradamente votos para a aprovação do Projeto de Lei que criou a REELEIÇÃO. O escândalo foi abafado, as TV’s, grandes interessadas no dinheiro dos cofres do governo não propagou quase nada. A Revista VEJA (dá nojo até de escrever), calou-se. LULA precisou tomar um banho de “malandragem” para ganhar as eleições. Jamais ganharia com seu discurso revolucionário. Infelizmente, aqui no Brasil a coisa funciona assim! Lula precisou fazer alianças com ACM, Sarney, TV Globo e cia LTDA. Se ele rejeitasse tais alianças, saibam, não ganharia. Além do mais, além de fazer tais alianças, ele teve que se submeter aos absurdos praticados pelas aves de rapinas que sempre cuidaram de nosso farto galinheiro (leia-se, orçamento). Foi aí que explodiu o MENSALÃO. Mas o MENSALÃO não já tinha acontecido quando FHC comprou os deputados para aprovarem o PL da REELEIÇÃO? Claro que sim. Mas brasileiro tem memória?!
    Diante disso eu me pergunto: Esse movimento atual tem consistência através de uma conscientização política ou é mais um blá blá blá promovido por alguns grupos de pessoas que querem ir às ruas brincar de fazer protesto? Não estou rotulando, longe disso, mas confesso que tenho receio de ver novamente um bando de gente indo às ruas, cantando, fazendo auê por não sei o quê e depois eleger com facilidade CAPITÃES, CORONÉIS, FERNANDOS, JARDER’S, MALUFES, SARNEYS E CIA LTDA. Eu não incluo o LULA porque entendo que esse ainda foi – apesar dos pesares – o único que nos deu um pouco de dignidade. E volto a repetir: Ele, LULA, somente ganhou porque vendeu a alma ao diabo, pois se fosse depender de votos conscientes e desinteressados, jamais, ganharia! Tomara que ele resgate a alma um dia!
    Plagiando uma tirinha do FACE: “NÃO ADIANTA PROTESTAR COMO UM LEÃO E VOTAR COMO UM JUMENTO”

  9. Eu gostei no que li no “estou de olho”. O MPL – Movimento Passe Livre trás as bandeiras que lutamos no passado recente,reacende no brasileiro o gosto pela Política, sendo protagonista da sua História. O “passe livre” é proposta da esquerda, imagine se os empresários iriam gostar em devolver todas as linhas de ônibus ao setor Público! – Isso é Comunismo, diriam.Então, tem viés que é necessário pensar. O MPL neste momento não tem direção, ainda é um movimento difuso, de ampla pauta, portanto atinge a toda a sociedade e não sómente aos governos municipal, estadual e federal.Porém, é bom que seja assim, até algum instante.Um outro aspecto a considerar é que partidos fascistas, da extrema direita como o pps,dem,psdb e outros, estão se aproveitando do momento, visando amalgamar a massa endereçando aos seus interesses escusos.Observemos a propaganda na televisão.Não temos dúvidas que é necessário politizar as massas, isto é ótimo. Lembro-me (década de 70)eu era tesoureiro no Grêmio Estudantil Inácio Tosta Filho -Uruçuca/Ba e vinha comprar “informações” em Itabuna (jornais/revistas/discos/fitas). Recomendavam-me vejagrobofoiaestadãorobertocarlos… e eu levava Jornais Movimento, Versus, Pasquim,Inimigo do Rei, O Saco, Reporter, e por ai vai… e comprava os sons: Novos Bahianos, Gil, Geraldo Vandré, Chico Buarque… Quando chegava era uma tremenda bronca.Eu respondia:- o que tinha nas bancas era isso! mentira era opção ideológica. Para Todos. Viva o MPL! Viva o Brasil e principalmente àqueles que abriram o caminho contra a Ditadura, as Diretas Já, e a eleição do operário LULA.
    A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS,
    RUMO AO SOCIALISMO.

  10. Àquele que está de “OLHO”, pela sua mensagem descrita, percebemos o quanto você é “inteligente” e atenado com a vida política do país, portanto, pessoas como você que são politicamente esclarecidos, deveriam está a frente, no comando de manifestações como estas que reivindicam nada mais, nada menos, aquilo que é de direito da população, assegurado pela nossa Lei Maior, a Constituição Federal.
    Para tanto o que percebemos na sua escrita é uma grande defesa por um determinado partido político…
    Meu amigo deixa disto!!! Mostra também a sua cara e esquece as ideologias políticas, esta é a hora, vamos a luta por um país melhor, sem desmandos e corrupções…

  11. Zelão, diz: – Eu vi! Eu vivi para ver!
    Fazia tempos que eu não me emocionava tanto. Eu, incrédulo, diante da passividade demonstrada até então pelo povo brasileiro, diante das mazelas por que passa o país, juro, não acreditava que o “grito de basta” fosse dado, principalmente, pela juventude – que era apontada como despolitizada e sem causas.
    Me emocionou ao relembrar minha juventude distante, em que saímos às ruas para pedir a volta da democracia, com o grito DIRETAS JÁ!
    Cantei com fervor o Hino Nacional Brasileiro, entoado pelos jovens. Voltei no tempo e rememorei o cântico de guerra que entoávamos: – “Vem vamos embora que esperar não é fazer. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer…”
    Me deu vontade de abraçar a cada um daqueles jovens que hoje tomam os destinos do país em suas mãos e a cada um deles, em particular pedir perdão, por termos sidos; entre omissos e coniventes, culpados, pelo país que eles estão herdando.
    Jovens não abandonem as ruas. Não se calem! Não se intimidem diante dos poderosos corruptos: – Essa é a luta de vocês em nome e em defesa de todo o povo brasileiro.

  12. É isso aí acorda BRASIL,,, acorda ITABUNA,,,, esta cidade precisa de melhorias,,,,e ai cadê o aeroporto,,,q nunca saiu,, mais hospitais e mais qualidade de vida……

  13. Foi bonito demais, ver a juventude na rua lutando por um país melhor!!! Faz nascer uma esperança no nosso coração que uma mudança ainda é possível e nem tudo está perdido. E mostra que lutando juntos, sem violência e vandalismo é claro, chegaremos lá…

  14. Parabéns POVO de Itabuna um magnífico manifesto por mudanças, ITABUNA ACORDOU TAMBÉM COM O RESTO DO BRASIL, QUE COISA LINDA. Que legal o Brasil parou e nem é Carnaval.

  15. Parabéns POVO de Itabuna um magnífico manifesto por mudanças, ITABUNA ACORDOU TAMBÉM COM O RESTO DO BRASIL, QUE COISA LINDA. Que legal o Brasil parou e nem é Carnaval. A união faz a força.

  16. Parabéns POVO de Itabuna um magnífico manifesto por mudanças, ITABUNA ACORDOU e mostrou sua força , quando o povo quer ele derruba governos.

  17. Gostaria que publicasse as reivindicações, pois nos cartazes estava um Ctrl+c Ctrl+v que apareceram na mídia. Os manifestantes perderam (pelo menos eu não vi, corrigiam-me se estive errado)cartazes com os problemas locais. As reformas da cidade que não foram concluídas, falta de infraestrutura dos bairros, os problemas nos hospitais…). E gritarem fora PSTU o movimento é do povo… sem partido rsrsrsrs

  18. Adorei, peço apenas que quando falar o oculto prefeito peça a ele para tira os incompetentes da prefeitura taid como:
    o Procurador Herrisson, pois ganhou dinheiro para realizar um curso aos guardas municipais, emboçou o dinheiro e não prestou o curso, documentos estão na prefeitura;
    A Secretaria de governo Cleide esta ainda armando as licitações, fez no governo de Fernando e esta fazendo agora;
    Marianta não sabe de nada;
    OTO MATOS, o MANDRAK se juntou com a SJ Informatica e está roubando, desviado as verbas, já fez isso no Hoapital de Base e continua fazendo…
    Queremos justiça, queremos honestidade,
    OTO MATOS, o MANDRAK, esta junto com a SJ Informatica roubando, roubando mesmo…..

  19. o Ronaldo disse que Não se faz copa com hospitais! Pra mim Foi uma entrevista em feliz mais como ele é um traidor do futebol Entao e não espero nada do ele fala. um cara que o cruzeiro botou ele no futebol ele não da nem agradecimento a torcida do cruzeiro ainda por cima traiu a torcida do flamengo Entao so podia esperar isso dele.

  20. Lindo!Fora a maconhada no meio do povo de alguns imbecis e bombas no meio do povo .Tem muito imbecil que não sabe nem qual a causa da manifestação.

  21. PERFEITO “EU AMO ITABUNA” E ESSE “JOSÉ CARLOS” COM CERTEZA É UM FLAMENGUISTA, POSSO APOSTAR NISSO PELO SEU TEXTO BEM “CULTO”. KKKKKKKKKKKKKK

  22. Estou de olho,
    Gostei do comentário, porém observo que na época dos caras pintadas em suas bases estavam articulados políticos e partidos a tirarem proveitos da situação. Há tempos que em conversas com amigos e familiares que eu preconizava que o mundo se transformaria graças à internet, meio rápido e livre na circulação da informação interativa, e as manifestações atuais, são fruto deste fantástico meio de comunicação. Por isto acredito no foco do movimento,apolítico, ordeiro e independente.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *