Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Estadual de Administração divulgou hoje, no Diário Oficial do Estado, o resultado final do concurso da Polícia Militar da Bahia. O Diário também traz a homologação do concurso para soldado e bombeiro da PM.
CONFIRA RESULTADO FINAL E HOMOLOGAÇÃO
O certame teve total de 74 mil inscritos, que disputaram 2,2 mil vagas. A Secretaria de Administração ainda não informou a data de convocação dos aprovados para fazer os exames pré-admissionais e participar do curso de formação de soldados.

Tempo de leitura: 2 minutos

Vane dará reajuste a empresas com promessa de melhoria nos serviços (Foto Gabriel Oliveira).
Vane dará reajuste com promessa de melhoria nos serviços (Foto Gabriel Oliveira).

Dois dias antes de uma nova manifestação contra aumento na tarifa de ônibus, o prefeito Claudevane Leite participou de sessão, ontem (18), na Câmara e deu pistas de que está mesmo disposto a conceder reajuste da passagem. A viagem em Itabuna custa R$ 2,20. As empresas solicitaram reajuste para até R$ 3,00, segundo o prefeito, enquanto o Conselho Municipal de Transportes aprovou R$ 2,50.
Vane disse não aprovar os R$ 2,50, mas concederá reajuste com a promessa de que as empresas vão melhorar os serviços. Ele já anunciou que pensa em nova tarifa a R$ 2,40.
– O serviço de transporte vai melhorar. Ou melhora ou abriremos licitação. Eu só tenho compromisso com Deus e o povo de Itabuna. Não tenho compromisso com empresas.
Legalmente, o prefeito tem até o dia 3 de julho para anunciar a sua decisão.
Ainda na sessão ocorrida ontem, o prefeito falou de ações de governo e prometeu obras para o segundo semestre. Segundo ele, o município teve incremento de 31% na arrecadação de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) neste ano.
PROTESTOS
Logo após o Conselho Municipal de Transportes informar o valor considerado “ideal” para a passagem em Itabuna, o prefeito havia sinalizado de que concederia reajuste para R$ 2,40. Há duas semanas estudantes estão indo às ruas centrais itabunenses protestar.
Os cartazes utilizados pelos estudantes consideram o aumento “um assalto”, pedem melhorias no serviço e grandes faixas informam que “se a passagem aumentar, Itabuna vai parar”. Na manifestação prevista para esta quinta (20), às 14h30min, saindo da praça do São Caetano, os estudantes informaram que querem audiência com o prefeito.
CTB MUDA POSIÇÃO
A pressão contra o prefeito aumenta. Ontem, a regional Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) mudou o discurso em relação ao reajuste de tarifa em Itabuna. Se antes apenas exigia mais qualidade no serviço, passou a defender a manutenção do valor da passagem, segundo nota emitida ontem.

Tempo de leitura: < 1 minuto

(Foto Pimenta).
(Foto Pimenta).

Os estudantes que realizaram os dois primeiros protestos contra o reajuste da passagem em Itabuna decidiram antecipar a manifestação prevista para sexta (21). O ato contra o reajuste de R$ 2,20 para R$ 2,50 foi antecipado para a próxima quinta (20), às 14h30min, saindo da Praça Simão Fitermann, no São Caetano.
Os estudantes vão caminhar pela Avenida Princesa Isabel e darão uma parada em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves, onde pretendem exigir do prefeito Claudevane Leite, no mínimo, a manutenção da tarifa de R$ 2,20 e mais qualidade no transporte público.
O serviço de ônibus é operado por duas empresas. Segundo relatório da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, a frota é sucateada. O governo diz ter cobrado da São Miguel e da Expresso Rio Cachoeira mais investimentos na renovação da frota.

Tempo de leitura: < 1 minuto

João Veloso em apresentação no Centro de Cultura em Itabuna (Foto Jorge Bitencourt).
João Veloso em apresentação no Centro de Cultura em Itabuna (Foto Jorge Bitencourt).

O professor e escritor Aquilino Paiva e Mara Magalhães destacaram a obra do músico e compositor João Veloso e um marco na produção musical no sul da Bahia, o disco Raízes do cacau, da Banda Energia Azul.  Veloso faleceu ontem, em Ituberá. Fala Aquilino: – Perdemos João Veloso, um cantor dessas terras do sem fim. Raízes do cacau, composição de João, é um hino crítico grapiúna. Deveria ser cantada em toda manifestação por aqui, e inclusive parece falar muito bem para o nosso momento de insatisfação e insurgência, passe livre, copa do mundo e outras querelas. Lembremos que a canção foi feita nos anos 80, quando o cacau ainda era a grande riqueza e eles já perguntavam ” onde é que está o ouro do cacau?”. Aquilino e Mara resgataram essa relíquia, disponível na internet (clique aqui e ouça Raízes do cacau)

Tempo de leitura: < 1 minuto

A André Guimarães e a AZ Produções confirmaram uma edição da Casa Cor no Sul da Bahia em 2014. O evento de arquitetura, decoração e paisagismo será realizado pela primeira vez no interior do Estado. 
Segundo Alexandre Brandão, da AZ Produções, a edição de 2014 em Ilhéus e Itabuna será realizado simultaneamente em Salvador.
A realização da Casa Cor no sul da Bahia foi assegurada pelo diretor da Cidadelle Empreendimentos, Denis Guimarães, durante evento realizado no espaço do empreendimento da Construtora André Guimarães, no quilômetro 24 da Rodovia Ilhéus-Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vane tem até o início de julho para definir se concede reajuste (Foto Gabriel Oliveira).
Vane tem até o início de julho para definir se concede reajuste (Foto Gabriel Oliveira).

O prefeito Claudevane Leite (PRB) terá, legalmente, até o dia 3 de julho para se pronunciar se concede ou não o reajuste de passagem em Itabuna. É quando vence o prazo de 30 dias, após a manifestação do Conselho Municipal de Transportes.
No início deste mês, o conselho se reuniu e aprovou reajuste de 13,63% na tarifa. Hoje, o itabunense paga R$ 2,20 por uma viagem. O prefeito disse que pensa em conceder reajuste para R$ 2,40, inferior aos R$ 2,50 autorizados pelo conselho.
Entidades estudantis e de moradores planejavam para, ainda hoje, entrar com representação no Ministério Público da Bahia contra entidades que possuem assento no Conselho de Transportes, apesar de não possuir sede em Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os moradores de Ponta da Tulha, em Ilhéus, vão realizar o 1º Fest Forró, nos dias 22 e 23. O forró à beira da praia terá comidas e bebidas típicas, apresentação de quadrilha junina e bandas ao vivo.
O evento é promovido pela Associação dos Moradores de Ponta da Tulha e a Associação dos Veteranos.
Camisa para a festa pode ser adquirida com Jabes Borges ou “Delegado”. Contatos pelo telefone (73) 3656-9070.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Terminam hoje (14), às 23h59, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que devem ser feitas pela internet, na página do Sisu. Podem se inscrever os estudantes que participaram da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e que não tenham zerado a redação. Por meio do sistema, o estudante concorre a vagas em cursos de graduação em universidades e institutos federais de ensino superior.
Até essa quinta-feira (13) o total de inscritos era 644.473. O número superou as inscrições do segundo semestre do ano passado: 642.878. Nesta edição, são ofertadas 39.724 vagas em 1.179 cursos de 54 instituições.
Na página do sistema de seleção estão disponíveis as etapas da inscrição para orientar os candidatos. Antes de começar é preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha no Enem 2012. A primeira coisa a fazer é confirmar os dados pessoais – é por eles que o Sisu entrará em contato com o candidato. Informações da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Saulo Fernandes é atração confirmada do Festival do Chocolate.
Saulo Fernandes é atração confirmada do Festival do Chocolate.

A organização do V Festival Internacional do Chocolate&Cacau fechou a grade de shows do evento anual realizado em Ilhéus. O grupo Sambô abre a programação musical no dia 4 de julho. Saulo Fernandes, ex-Banda Eva, fecha a grade no dia 6.
O festival já está consolidado no calendário de eventos baiano. A abertura será em 3 de julho, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, reunindo desde produtores de cacau a indústrias e chocolatiers.
Confira o site do evento
Realizado pela APC e MVU Eventos, o Festival do Internacional do Chocolate&Cacau deve atrair cerca de 30 mil pessoas. Neste ano, uma das novidades será a Feira dos Municípios.
O evento terá ainda o Chococine (espaço voltado a obras cinematográficas relacionadas ao universo do cacau e derivados), Chocolarte – espaço para artistas regionais – e o Planeta Chocolate, destinado ao público infantil. Atualizado às 17h34min (13/06/2013)

Tempo de leitura: 2 minutos

A dupla Victor e Leo está confirmada no São João de Itagibá
A dupla Victor e Leo está confirmada no São João de Itagibá

A Prefeitura de Itagibá divulgou a grade do São João 2013. A festa começa no dia 21 e vai até 24. Pela grade, o arrasta-pé será aberto com o sanfoneiro Targino Gondim e a banda Só Filé. Na noite de São João, Victor e Leo e Zabumbahia garantem a animação na Praça do Forró, no centro da cidade.
A grade reúne 18 atrações regionais e de renome. Além de Targino Gondim e Victor e Leo, também estão confirmadas as bandas Cavaleiros do Forró, Cangaia de Jegue e Magníficos e o forrozeiro Adelson Viana.
O prefeito de Itagibá, Marcos Barreto (Marquinhos), afirma que as atrações e a estrutura preparada pelo município visam inserir a cidade, novamente, no circuito das melhores festas juninas do Nordeste. Confira a grade completa do São João de Itagibá clicando no “leia mais”, abaixo.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cláudio Rodrigues
Um ônibus da Viação Novo Horizonte que saiu ontem (10), às 20h, do distrito de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, com cerca de 40 indígenas da etnia pataxó, tombou hoje por volta das 6h30min, na BR 324. O acidente ocorreu no trecho de Amélia Rodrigues da rodovia, logo após passar pela praça de pedágio da concessionária ViaBahia.
Os índios seguiam para Salvador para participar, na manhã de hoje, de um evento na sede da Funai. 12 passageiros feridos foram levados para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, cinco deles em estado considerado grave.
Segundo relato de um passageiro, o ônibus foi fechado por uma caminhonete Hilux, tombando logo após. Nesse momento, há um congestionamento de aproximadamente 15 quilômetros na rodovia que liga Feira de Santana a Salvador.

Tempo de leitura: < 1 minuto

 

Funcionários da Nestlé fazem protesto debaixo de chuva em Feira.
Funcionários da Nestlé fazem protesto debaixo de chuva em Feira.

Funcionários das unidades da Nestlé em Itabuna e Feira de Santana cruzaram os braços nesta segunda (10), por duas horas, para forçar a multinacional a negociar reajuste salarial, além de conceder percentual de reajuste igual para as duas fábricas na Bahia. Eles aprovaram indicativo de greve em Itabuna e Feira.
A indústria em Feira tem 1.100 funcionários que acamparam em frente à unidade, mesmo debaixo de chuva. De acordo com Eduardo Sodré, do Sindalimentação-BA, a proposta dos trabalhadores é de reajuste de 13,16% para todos os cargos e piso de admissão de R$ 1.240,00 tanto para Itabuna como Feira.
A Nestlé quer conceder reajuste real de 7,3% para Feira de Santana e apenas 6,58% para Itabuna e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de R$ 3,9 mil para funcionários de Itabuna e R$ 4 mil para Ilhéus. O sindicato quer R$ 5.800,00 para as duas unidades. Sodré lamenta a “política excludente” praticada pela multinacional de alimentos.
Funcionários da Nestlé em Itabuna na paralisação de duas horas.
Funcionários da Nestlé em Itabuna na paralisação de duas horas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Thiago e Deusamar seguiam de Itabuna para Eunápolis (Reprodução/Facebook).
Thiago e Deusamar seguiam de Itabuna para Eunápolis (Reprodução/Facebook).

O casal Thiago Carvalho Messias e Deusamar Bezerra Homem faleceu em um acidente em um trecho da BR-101 próximo a São José da Vitória, no Sul da Bahia, no início da noite de hoje (9). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o casal, o filho, Pedro, e uma mulher identificada como Marlene Mota dos Santos seguiam em um Fiat Siena para Eunápolis. O veículo rodou na pista e colidiu com um caminhão.
A criança e Marlene Mota foram encaminhados para hospitais de Itabuna. O casal era de Itabuna, mas estava residindo em Eunápolis, no Extremo-Sul baiano. Deusamar era professora de Educação Física e Thiago, ex-aluno da Unime de Itabuna, trabalhava em uma empresa da área de saúde. Nas redes sociais, amigos e colegas prestam homenagens ao casal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Stanley colocou catraca e pode perder um dos dedos (Foto Branca Magalhães).
Stanley colocou catraca e pode perder um dos dedos (Foto Branca Magalhães).

Branca Magalhães*
O morador de rua conhecido como Fernando ou “Stanley” vive em Itabuna há alguns anos. Usuário de drogas, Fernando tem uma vida como a maioria dos mendigos da cidade.
Há pouco mais de dois meses, Fernando colocou em seus dedos algumas catracas (peças de bicicleta). Após alguns dias, um dos dedos começou a inchar e encontra-se no estado revelado pela foto acima.
Cidade com pouco mais de 200 mil habitantes, Itabuna já foi conhecida pelo acolhimento, pela convivência pacata. No entanto, a cidade encontra-se decadente, fortemente desestruturada e marcada pela miséria pública e violência. O abandono na área educacional, saúde, segurança e outros, tem sido o fruto mais colhido nos últimos anos.
Em todo canto da cidade é possível notar a presença de algum morador na rua, crianças, jovens, adultos e idosos. Pessoas que, por diversos motivos, deixaram de viver dignamente, de estarem integradas à sociedade itabunense. O decreto 40.232/01 atribui ao poder público a responsabilidade de prestar atendimento aos moradores de rua.
As oportunidades são nulas. Essas pessoas são vistas como incômodo para a maioria da população, que, por sua vez, o máximo que fazem é doar algum tipo de alimento quando solicitado.
*Estudante de jornalismo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Joelma anuncia projeto gospel (Foto Flávio Alves/G1).
Joelma anuncia projeto gospel (Foto Flávio Alves/G1).

Com o anúncio do fim da banda Calypso, a cantora Joelma avisou aos fãs que pretende seguir agora a carreira gospel. A declaração foi dada durante um show na madrugada deste domingo, 9, no São João da Capitá, festa junina de Recife.  Os fãs que estavam presentes na apresentação ficaram consternados com a mudança de estilo.
A filha da artista, Natália Sarraff, usou seu perfil no Facebook para apoiar a decisão da mãe: “tudo que é bom dura pouco? Pelo contrário, tudo que é bom dura para sempre, pois tudo de Deus dura para sempre. Feliz por sua decisão, minha mãe. Eu te apoio, pois te conheço e sei o que se passa em seu coração, e sei que agora você está feliz de verdade”.
Em entrevista ao G1 de Pernambuco, o empresário da banda Fábio Macedo afirmou que, por conta dos compromissos já assumidos, Joelma, que é evangélica, só vai se dedicar ao novo ritmo em 2015. A assessoria da banda, no entanto, ainda não se pronunciou sobre o fim da banda Calypso.
Leia a íntegra n´A Tarde