Tempo de leitura: 8 minutos

concursosPelo menos 25.286 vagas estão sendo oferecidas em concursos públicos neste semana em todo o país, segundo a publicação especializada Folha Dirigida.
Das vagas, 11.442 são destinadas a quem possui nível superior. Outras 9.010 são reservadas aos que têm, pelo menos, o Ensino Médio. Alguns dos concursos encerram prazo de inscrição nesta segunda (3). Clique no link abaixo e confira quais os concursos e os respectivos editais.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Adriana foi assassinada por Adriano, que se matou em seguida (Reprodução Plantão Itabuna.com.br)
Adriana foi assassinada por Adriano, que se matou em seguida (Plantão Itabuna).

O crime passional ocorrido na manhã de hoje em Itabuna teria como motivação o show do cantor Pablo do Arrocha, realizado na quarta-feira, no Espora de Ouro.
Adriano José dos Santos invadiu uma clínica e centro de estudos psicanalíticos, na Travessa Manoel Fogueira, região central da cidade,  matou a mulher Adriana Souza Andrade a tiros e, logo após, atirou contra a própria cabeça.
De acordo com testemunhas ouvidas pelo Blog do Thame, Adriano teria ameaçado matar a mulher, com quem vivia uma crise no relacionamento,  caso ela fosse ao show de Pablo do Arrocha. Ainda assim, ela  foi ao show, sem que ele soubesse.
Ontem (30) o casal ainda chegou a participar de um churrasco, mas na manhã desta sexta-feira, assim que soube que a mulher esteve no show, Adriano foi à clinica armado, matou a mulher e cometeu suicídio.
Confira a matéria na íntegra no Blog do Thame.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Explosão matou motorista em Maiquinique (Foto Blog do Anderson).
Explosão matou motorista em Maiquinique (Foto Blog do Anderson).

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida após a explosão de um caminhão carregado de fogos de artifício, na madrugada dessa sexta-feira (31), em Maiquinique.
Agnaldo Barbosa Santos, 52 anos, popularmente conhecido como “Rege dos Fogos”, chegou a ser levado para o Hospital Municipal de Maiquinique, mas não resistiu aos ferimentos.
O passageiro, Humberto Santos Barbosa, de 44 anos, foi encaminhado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. A ocorrência é investigada. Informações do Blog do Anderson.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Patrícia é aluna da Fundação Marimbeta e sonha ser bailarina.
Patrícia é aluna da Marimbeta e sonha ser bailarina profissional (Foto Gabriel Oliveira)

Patrícia Silva dos Santos, 9 anos, da Fundação Marimbeta, é uma das representantes de Itabuna na 8ª edição do Festival Nacional de Dança (Ballance 2013), que vai até o próximo domingo (2), na Cidade do Saber, em Camaçari.
Patrícia e mais 21 alunas do Stúdio de Dança Natália Azevedo participam do festival na Região Metropolitana de Salvador. A aluna mora no Fonseca e tem no balé um de seus sonhos. “Vou ser uma grande profissional”, diz.
A professora Tatiana de Jesus Moraes afirma que Patrícia é um dos destaques durante as aulas. O Ballance tem como julgadores professores da franquia do Balé Bolshoi  em Joinvile (SC) e tem a finalidade de descobrir novos talentos.
Os selecionados nos concursos de dança durante o Ballance ganham bolsas de estudo na escola catarinense. As duas melhores bailarinas garantem vaga no Youth American Grand Prix Brasil (YAGP/Brasil) para participar de festival em Nova York  em 2014.
 

Tempo de leitura: 3 minutos

cigarroCristina Índio do Brasil | Agência Brasil
Os gastos da população com cigarros têm se mantido nos últimos anos e o peso dessas despesas no orçamento mensal dos consumidores “é relevante”, disse o  economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da  Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No Dia Mundial sem Tabaco, comemorado hoje (31), o economista comentou as implicações do consumo de cigarro para o orçamento doméstico. Segundo ele, os consumidores gastam com o cigarro o dobro do que usam para comprar arroz e feijão. “1,20% da renda média é gasta com cigarro. É um número representativo se se olhar o gasto com arroz e feijão, que é a metade disso, só 0,60%”, disse.
Segundo dados da Souza Cruz, em 2012, a empresa atingiu 74,9% do mercado brasileiro de cigarros, confirmando a primeira posição no setor. No quarto trimestre a participação teve um crescimento de 1,2 ponto percentual no ano, chegando à participação recorde na sua história, de 76.6%. Ainda de acordo com a empresa, o lucro operacional ficou em R$ 2.37 bilhões, que representa aumento de  9% em relação a 2011. O desempenho incluí os resultados com exportação de tabaco, que no mesmo período de comparação, conforme a companhia, teve crescimento de 106%.
O valor médio em reais dos gastos dos consumidores, no entanto, não é calculado, segundo o economista da FVG, porque varia conforme a quantidade de fumo por família e o número de integrantes de cada uma.
André Braz explicou que os gastos sempre tiveram peso relevante (acima de 1%), mas ficaram estáveis nos últimos dez anos por que quem gosta de fumar não abre mão do cigarro. Braz esclareceu que, apesar da queda no número de fumantes, o peso dos gastos permanece em destaque por causa da elevação do preço do produto. “O governo implementou uma política de aumento de imposto do produto para desestimular, então ainda que o número de fumantes seja em menor grupo, sustenta o vício a um preço maior”, disse.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), na população com mais de 15 anos de idade, o consumo de cigarros no Brasil caiu de 32 %, em 1989, para 17% em 2008. Os 17% correspondem a 25 milhões de fumantes.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

As inscrições para o concurso público da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) serão abertas na próxima quarta (5). Serão oferecidas 56 vagas para analista e assistente da Procuradoria. Os salários variam de R$ 1.029,86 (assistente) a RS 3.592,28 (analista)
A inscrição deverá ser feita somente pelo site da empresa organizadora do concurso, a Fundação Carlos Chagas (www.concursofcc.com.br). O edital do concurso será publicado na edição de amanhã (30) do Diário Oficial do Estado. O prazo de inscrição vai até as 14 horas do dia 28 de junho.
O cargo de assistente da procuradoria é destinado a quem possui, pelo menos, o nível médio. São 36 vagas para este cargo. A taxa de inscrição é de R$ 70,00. Cumprindo a legislação, 5% das vagas são destinadas a pessoas portadoras de deficiência.
Quem deseja disputar uma das 20 vagas de analista da PGE deve ter formação superior em Direito para a área de apoio jurídico ou Ciências Contábeis para a apoio calculista. Já as vagas destinadas a apoio administrativo podem ser disputadas por qualquer pessoa com formação superior. A taxa para estes cargos é de R$ 120,00.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Estadual de Administração publicou nesta quarta (29) o resultado das provas objetivas do concurso da Polícia Civil, após análise dos recursos. O concurso oferece 100 vagas para delegado, 100 para escrivão e 400 para investigador.
CONFIRA RESULTADO AQUI
Mais de 45 mil candidatos disputaram as vagas. A maior concorrência se deu para o cargo de delegado (média de 164,13 candidatos por vaga).
O resultado também está publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado, no site da empresa organizadora do concurso e no Portal do Servidor do estado. Pelo cronograma, o resultado definitivo sai em março de 2014, após a realização de todas as etapas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

sibutramina Agência BrasilDa Agência Brasil
Os emagrecedores à base de sibutramina continuarão com a venda liberada no país. A decisão, tomada hoje (27), é da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência reguladora monitorou o medicamento ao longo do ano passado.
Em 2011, a Anvisa decidiu banir os emagrecedores à base de anfepramona, femproporex e mazindol, os chamados anfetamínicos. Já a sibutramina permaneceu liberada, mas com restrições. Pacientes e médicos devem assinar um termo de responsabilidade, apresentado junto com a receita na hora da compra.
A Resolução 52, de 2011, da Anvisa, definiu que profissionais de saúde, empresas detentoras de registro e farmácias e drogarias têm de notificar, obrigatoriamente, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária em casos de efeitos adversos associados ao uso de medicamentos com sibutramina.
Em março, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, declarou não haver motivos para proibir a venda da substância, uma vez que estudos feitos pela agência não indicaram aumento no uso da sibutramina, mesmo com a proibição de outros emagrecedores.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Concurso vai escolher o maior jequitibá sul-baiano em área de cabruca.
Concurso vai escolher – e premiar – o maior jequitibá sul-baiano em área de cabruca.

O dono de propriedade com o maior jequitibá no sul da Bahia e que esteja em área de cabruca poderá ganhar até R$ 20 mil para investimentos em trilha ecoturística. Na próxima quarta (29), o Instituto Cabruca lança na próxima quarta (29) um programa que estimula a conservação de árvores no Sul da Bahia associada à cadeia produtiva do cacau. O evento está marcado para as 15h, na Fazenda Yrerê, quilômetro 11 da Rodovia Ilhéus-Itabuna.
As inscrições começam no próximo dia 30 e podem ser feitas em escritórios locais da Ceplac ou no site do Instituto Cabruca. O prazo será encerrado em 31 de outubro. Pelo regulamento do concurso, podem disputar pessoas físicas, jurídicas ou associações tradicionais. A premiação ocorrerá na primeira quinzena de dezembro.
O programa, que tem patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo e do Ministério Público da Bahia, definiu a relação de espécies para as próximas edições do concurso. Em 2014, a ideia é premiar quem conserva o pau-brasil. Na sequência, vinhático, cedro em 2016 e putumuju em 2017.

Tempo de leitura: 3 minutos

bolsa femininaO professor do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maulori Cabral, confirmou que bolsas femininas têm mais micróbios do que na maioria dos vasos sanitários, como é apontado por estudo da empresa Initial Washroom Hygiene, do Reino Unido, especializada em limpeza de banheiros públicos.
“Tem mais micróbios na superfície das bolsas das mulheres do que na superfície dos vasos sanitários. As mulheres colocam a bolsa em tudo que é lugar. Pegam na bolsa o tempo todo e ficam passando micróbios da mão para a bolsa. E ninguém passa água sanitária na bolsa”, diz.
O estudo feito pela companhia britânica revela que o creme de mãos, batons e estojos de maquiagem são os itens mais sujos que as mulheres carregam nas bolsas. Maulori Cabral concorda com a pesquisa. “É o que ela [mulher] toca mais, mas, pelo lado de fora”. Ele explicou que os batons, sozinhos,  já têm agentes antimicrobianos. O mesmo ocorre em relação ao creme para mãos. Já os frascos que contêm o creme estão a todo momento sendo segurados pelas mãos femininas.
Maulori Cabral esclareceu que quando uma pessoa segura algum objeto, transfere para ele parte da sua microbiota. “Todo bicho vivo que você conhecer tem uma população de micróbios associada ao próprio corpo. Cada pessoa tem as suas populações bacterianas. Esse conjunto de populações bacterianas que está associada ao corpo denomina-se microbiota”, disse.
Cabral descartou, entretanto, que o fato de as bolsas femininas apresentarem mais micróbios que a superfície de vasos sanitários ponha em risco a saúde humana. “De maneira nenhuma. Isso tudo é injeção de pânico”. A microbiota faz parte da evolução dos seres vivos. Cada pessoa carrega cerca de 100 trilhões de bactérias.
“O corpo adulto é  formado por  10 trilhões de células que são descendentes da fecundação, ou seja, da nossa origem embrionária”. Quando a criatura nasce, se contamina com bactérias, inclusive da própria mãe e, quando fica adulta, carrega dez vezes mais bactérias do que células embrionárias. “Quando você encosta em uma coisa, passa para ela seus micróbios”.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Beneficiários correram aos caixas eletrônicos n fim de semana passado (Foto Pimenta).
Beneficiários correram aos caixas eletrônicos n fim de semana passado (Foto Pimenta).

A Caixa Econômica Federal admitiu neste sábado (25) ter liberado saques antecipados do Bolsa Família na véspera do início dos boatos de cancelamento do benefício e de um suposto pagamento extra pelo Dia das Mães. Em nota, o banco esclareceu ter oferecido o saque independentemente do calendário individual na sexta-feira (17).
De acordo com o banco, responsável pela operação do programa social, melhorias no cadastro de informações sociais permitiram que o pagamento de todos os benefícios fosse liberado no dia 17. O banco esclareceu ainda que a antecipação de saques já é autorizada em caso de calamidade ou de necessidade de melhoria de sistemas.
Pela regra oficial, o pagamento do Bolsa Família ocorre de forma escalonada na segunda quinzena do mês. O saque é liberado a cada dia conforme o último dígito do cartão. Os beneficiários com cartão de final 1 recebem primeiro. Quem tem final 0 retira o benefício por último.
O banco informa ainda que o aumento no ritmo de saques só começou por volta das 13h de sábado (18). Na sexta-feira (17), a Caixa registrou 649.018 saques, número inferior às 852.602 retiradas feitas no primeiro dia de pagamento em abril. Informações da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

fdfdfd (Foto Pimenta).
Fila na tarde do último domingo em uma agência da Caixa em Itabuna (Foto Pimenta).

A Polícia Federal informou ontem ter as primeiras pistas da origem do boato do fim do programa Bolsa Família. A PF investiga uma empresa de telemarketing do Rio de Janeiro da qual teriam partido as primeiras ligações para beneficiários do programa de transferência de renda.
O boato levou milhares de beneficiários do programa a sacar benefício nas agências da Caixa em, pelo menos, 12 estados. Em Itabuna, agências da Caixa, pontos de autoatendimento e lotéricas enfrentaram longas filas (relembre aqui).
Coincidentemente, a Caixa Econômica havia liberado o pagamento, no sábado e no domingo, para todos os beneficiários, embora não tivesse comunicado a liberação. Essa atitude reforçou entre os beneficiários a suspeita de que o programa estaria chegando ao fim ou seria suspenso.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Noelder (no destaque) foi assassinado dentro da caminhonete (Fotomontagem Radar64.com).
Noelder (no destaque) foi assassinado dentro da caminhonete (Fotomontagem Radar64.com).

Noelder Oliveira, perito do Departamento de Polícia Técnica, foi assassinado na manhã de hoje, 25, no Bairro Dinah Borges, em Eunápolis. A polícia desconfia de assalto, mas nada foi levado da vítima. Ele levou dois tiros quando estava dentro da sua picape VW Amarok.
O perito estava armado e pode ter reagido, segundo as primeiras informações, a dois homens em uma moto escura, informa o Radar64.com. A perícia encontrou, no local, cápsulas de pistola 765. Noelder era irmão do gerente de comunicação da Petrobras no Nordeste, Darcles Andrade, e primo do deputado federal Jânio Natal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dom MauroO site Jornal Bahia Online, do jornalista Maurício Maron, revelou hoje que o bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnolli, foi assaltado e feito refém no último dia 10.
Segundo o site, o assalto ocorreu no momento em que o bispo chegava à sua residência. Era noite de sexta-feira. O bandido anunciou o assalto quando a autoridade religiosa estacionava o veículo.
O bandido entrou na casa de Dom Mauro, de onde levou dinheiro, e fugiu com o carro, já recuperado. Confira os detalhes no JBO (clique aqui).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Marlúcia defende campus da Ufesba em Ilhéus.
Marlúcia defende campus da Ufesba em Ilhéus.

O município de Ilhéus promoveu – agora – discussão para atrair o campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba). O entendimento da secretária municipal de Educação, Marlúcia Rocha, acredita que ainda há tempo de um dos campus da futura universidade ser instalado em Ilhéus.
Marlúcia participou das discussões da Ufesba, ontem, na Câmara de Vereadores de Ilhéus. As discussões na Câmara foram puxadas pelo vereador Raimundo do Basílio (PMDB), para quem “a Ceplac seria um local ideal para implantação da universidade, tem fácil acesso, um bom espaço, o que poderia atender às necessidades dos estudantes e professores”.
O município de Ilhéus entrou tardiamente na discussão para sediar um dos três campi da Ufesba. O projeto de lei já foi aprovado pelo Congresso Nacional e aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff. Pelo projeto, a reitoria da Ufesba será instalada em Itabuna.