Tempo de leitura: < 1 minuto

Bandidos arrombaram a loja nesta madrugada (Foto Oziel Aragão/Plantão Itabuna).
Bandidos arrombaram a loja nesta madrugada (Foto Oziel Aragão/Plantão Itabuna).

Bandidos arrombaram a Loja Ricardo Eletro da Avenida do Cinquentenário, em Itabuna, na madrugada desta terça-feira. A gerência do estabelecimento ainda não tinha um levantamento do que foi furtado pelos arrombadores, informa o Plantão Itabuna.
Ao sair da loja, os bandidos derrubaram aparelhos eletroeletrônicos, como um televisor de 40 polegadas. A polícia desconfia que o crime tenha sido praticado por adolescentes infratores.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois homens foram presos hoje à tarde, após roubar uma loja na Avenida Inácio Tosta Filho, centro de Itabuna. Policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) prenderam José Eduardo Santos Neto e Lucas da Silva Lisboa.
Eles foram presos com R$ 200,00 e notebook, roubados da loja, numa abordagem dos policiais no semianel rodoviário. Lucas foi reconhecido por transeuntes. Para roubar a loja, os assaltantes usaram uma moto Honda CG 125. Com informações dO Crime não Compensa/Oziel Aragão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Policial e voluntário tentam levantar veículo (Foto Itororó Já).
Policial e voluntário auxiliam no resgate de passageiros (Foto Itororó Já).

Um micro-ônibus da Viação Transfreitas com 30 passageiros tombou na BA-262, próximo à Fazenda Cabana da Ponte, em Itororó, no centro-sul da Bahia. O acidente ocorreu no momento em que uma Ford Pampa tentava ultrapassagem e acabou  colidiu contra a lateral do micro-ônibus.
Com o impacto, o motorista perdeu o controle do micro-ônibus, que saiu da estrada e tombou logo em seguida. Os feridos foram atendidos pelo Samu 192 e levados para o Hospital Municipal. O micro-ônibus fazia a linha Itati-Rio do Meio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Caixa foi arrombado nesta madrugada (Foto André Oliveira/Itacaré Notícias).
Caixa foi arrombado nesta madrugada (Foto André Oliveira/Itacaré Notícias).

Munidos de pé de cabra, bandidos arrombaram um caixa eletrônico instalado no Terminal Rodoviário de Itacaré, nesta madrugada de segunda, 13. O equipamento é do sistema Banco24h, compartilhado por várias instituições bancárias. Não foi informado o valor levado pelos bandidos. A estação rodoviária fica a poucos mais de um quilômetros da BA-001.

Tempo de leitura: < 1 minuto

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda, 13, somente pela internet, e encerram-se em 27 de maio. O candidato poderá se inscrever somente pela internet, na página http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. Neste ano, as provas serão aplicadas um pouquinho mais cedo, nos dias 26 e 27 de outubro.
O resultado do Enem é usado para acesso a várias instituições de ensino superior ou tecnológico, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) e Ciências sem Fronteiras, além de meio para obter financiamento de estudo pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
INGRESSO NA UESC SÓ PARA QUEM FAZ ENEM
Quem deseja ingressar em curso de graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), deve ficar atento, pois, a instituição aboliu o vestibular. O acesso agora se dá somente pelo Sisu, o que exige que o interessado faço o Enem.
A inscrição custará R$ 35,00. Mas o Ministério da Educação ampliou a faixa dos que ficam isentos da taxa: aqueles que concluírem o ensino médio em escolas públicas neste ano e quem tenha renda per capita de até 1,5 salário mínimo, mas, para isso, deverá comprovar a renda.
Segundo o Ministério da Educação, o Enem 2013 será mais rigoroso que a edição de 2012. Ao anunciar as mudanças no edital, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um pedido: “Apelo para aqueles que se inscreverem para que realmente façam o Enem. Os custos levam em conta os inscritos e temos tido uma diferença importante”. No ano passado, foram 5,8 milhões de inscritos. Desses, 4,3 milhões fizeram a prova. Com informações da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

uesc 2O Núcleo de Estudos Sociedade, Educação e Políticas Públicas (Nesep), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), promove ciclo de debates, na próxima terça, 14. Fernando Tula Molina e Gesil Amarante participam de mesa redonda com o tema Políticas Científica e Tecnológicas e Práticas Cidadã, a partir  das 19h, no auditório de Direito, no campus da Uesc.
Fernando Molina abre a série com a abordagem “A responsabilidade tecnológica: um desafio contemporâneo”. Gesil Amarante falará sobre “Inovação tecnológica e cidadania”.
As inscrições podem ser feitas no local.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tiroteio nesta madrugada deixou cinco pessoas feridas no Espora (Foto Oziel Aragão/Plantão Itabuna).
Equipe do Samu socorre uma das vítimas (Foto Oziel Aragão/Plantão Itabuna).

Cinco pessoas foram baleadas nesta madrugada de domingo, 12, em frente ao espaço de shows Espora de Ouro, em Itabuna. As vítimas não correm risco de morrer e foram identificadas como  mototaxista Cleiton Luiz Santos Lima, Wilson Menezes Alvarenga Neto, Carla Costa Ribeiro e Larissa Oliveira Palmeira, além do policial militar Márcio José Silva Guimarães.
Todas vítimas foram levadas para o Hospital de Base. Segundo apurou o site Plantão Itabuna, o alvo dos atiradores era o mototaxista Cleiton Luiz Santos Lima. A suspeita foi levantada por agentes do Serviço de Investigação em Local de Crime, da Polícia Civil.
A motivação para o crime, no entanto, não foi revelada pela polícia. As vítimas participavam de uma das festas de forró mais tradicionais do sul da Bahia, o Forró da Jacutinga.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Comércio terá horário especial na véspera do Dia das Mães.
Comércio terá horário especial na véspera do Dia das Mães.

Um acordo estabelecido durante a assinatura da convenção coletiva entre comerciários e segmento patronal permitirá que as lojas abram em horário especial neste sábado, 11, em Itabuna. Na véspera do Dia das Mães, o comércio ficará aberto até as 17 horas.
O Shopping Jequitibá funcionará até as 23h deste sábado. No Dia das Mães, algumas lojas terão horário especial de funcionamento devido à data especial. Restaurantes e lanchonetes da praça de alimentação funcionarão das 12h às 21h.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação lançou, ontem, um programa de bolsa-permanência destinado a estudantes de universidades e institutos federais  com renda inferior a 1,5 salário mínimo e que estudem em cursos com carga de, pelo menos, cinco horas diárias.
As bolsas variam de R$ 400,00 a R$ 900,00 (esta voltada a indígenas e quilombolas) e serão sacadas por meio de cartão magnético em agências do Banco do Brasil e rede compartilhada.
À Agência Brasil, Speller informou que o cadastramento será online, com duração permanente e atualizado a cada mês pelas universidades. A iniciativa do Governo Federal integra o Programa Nacional de Bolsa Permanência.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Festa resgata tradições juninas no sul da Bahia (Foto Divulgação).
Festa resgata tradições juninas no sul da Bahia (Foto Divulgação).

A edição 2013 do São João nos Bairros começa no próximo domingo, 12, em Itabuna. A abertura terá Xâum Raxado e Bodexote no arrasta-pé na Praça Brasil Novo, na Urbis IV, a partir das 16 horas. A festa que antecipa o São João em Itabuna e Ilhéus é promovida pela TV Santa Cruz em parceria com as prefeituras dos dois maiores municípios sul-baianos e a iniciativa privada.
Neste ano, além da Urbis IV, o forró vai comer solto nos bairros Conceição (dia 26) e Fátima (9 de junho). Os bairros de Ilhéus contemplados serão Pontal (dia 19), Barra (2 de junho) e Olivença (16 de junho).
O projeto da TV Santa Cruz (Rede Bahia), além de manter a tradição dos festejos juninos, busca oferecer entretenimento e ações sociais, além da cultura de prevenção, a exemplo de palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids e dengue.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Funcionários da Maternidade encerram greve iniciada na quinta.
Funcionários da Maternidade encerram greve iniciada na quinta.

Os funcionários da Maternidade Ester Gomes (Mãe Pobre) acabaram com a greve deflagrada na manhã da última quinta, 2. A paralisação foi encerrada após o pagamento do salário de fevereiro e a promessa de quitar o mês de março na próxima semana.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde em Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana, disse ao PIMENTA que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) cumpriu a promessa feita na manhã de quinta. Agora, os trabalhadores aguardam o repasse relativo ao mês de março.
A maternidade tem cerca de 70 funcionários e realiza média de 480 partos por mês. Apenas casos de urgência estavam sendo atendidos desde o início da paralisação e 30% do quadro de trabalhadores estavam em serviço, respeitando o que determina a constituição. Os funcionários voltaram ao serviço logo após o encerramento da assembleia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou média mensal de 105 notificações de casos de Aids em 2013. Dados atualizados da Secretaria Estadual de Saúde revelam que foram 420 casos desde o dia primeiro de janeiro.
Somente em Salvador foram 285 ocorrências. No interior, os municípios com maior número de casos são Vitória da Conquista, Juazeiro e Porto Seguro. Juntos, somam 60 notificações.
No sul da Bahia foram registrados casos em Ilhéus, Camacan, Itororó e Gongogi. Cada município fez uma notificação da doença, que em todo o estado já causou a morte de 33 pessoas. Confira a íntegra n´A Região.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O suspeito de estuprar a cozinheira Giovane de Jesus, 34, foi morto após cair numa emboscada preparada por moradores do Bairro da Paz na Região Metropolitana de Salvador.
– Fizeram uma armadilha. Colocaram uma mulher como isca e ela foi atacada. Os moradores pegaram o cara em flagrante, torturaram e até tiraram foto dele”, diz o delegado Alex Gabriel Chehade, do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
A emboscada contra o homem ainda não identificado ocorreu na quarta-feira, 1º, mas somente hoje a polícia localizou o corpo do estuprador, que foi amarrado e torturado pelos moradores.
Giovane de Jesus foi estuprada no dia 17 de abril. Após procura de dois dias, o corpo da cozinheira foi encontrado nu, com marcas de violência sexual e dois cortes profundos de faca, no pescoço e no peito, informa o Correio.
 

Tempo de leitura: < 1 minuto

A aula inaugural do curso Pré-Universitário para Afrodescendentes (PreAfro) será nesta sexta-feira, 3, às 19h, no auditório do Sindicato dos Comerciários de Itabuna, na Avenida do Cinquentenário.
As aulas do PreAfro serão ministradas de segunda à sexta, das 19h às 21h30min, nos núcleos da Escola Ubaldo Dantas (Califórnia) e Escola Dom Ceslau Stanula (Maria Pinheiro).
Egnaldo França, do Grupo Encantarte e idealizador do pré-universitário, diz que todos os educadores do PreAfro são voluntários, a maioria ex-alunos do projeto. O PreAfro aprovou 125 estudantes na Universidade Estadual de Santa  Cruz (Uesc), além de aprovação em mestrados na Uesc, Unicamp e Ufba.
 

Tempo de leitura: < 1 minuto

Gordo, Luís, Luan e Antônio formam a quadrilha (Foto PC/BA).
Gordo, Luís, Luan e Antônio formam a quadrilha (Foto PC/BA).

A Polícia Civil prendeu uma quadrilha especializada em roubar veículos. A estimativa é de que o bando liderado por Eurípedes Oliveira Pinto, o Gordo, tenha roubado, pelo menos, 50 carros desde o início do ano, na Região Metropolitana de Salvador, principalmente entre a capital do Estado e Lauro de Freitas. Os alvos preferidos dos assaltantes eram homens e os assaltos ocorriam entre 5h e 7h.
Além de Gordo, foram presos Antônio Martins dos Santos, Luís Benedito Vilanova Filho e Luan Santos de Almeida, o Negueba. Antônio, segundo a polícia, era responsável pela clonagem de placas de veículos. Durante a operação, a polícia apreendeu um adolescente de 16 anos. A quadrilha foi apresentada hoje, em Itinga, pelo delegado Cláudio Meireles.
A quadrilha estava com um Peugeot 308 branco (OKY-1988), VW Gol V (JSA-9134), dois Fiat Pálio (placas JRX – 4420 AID-9301) e VW Fox (JPY-9286). Com eles, também foram apreendidos uma pistola 9mm e revólver calibre 38.
Gordo depôs e entregou o modo como a quadrilha agia. Além de dispensar mulheres – que, disse, costumam reagir, pegava a vítima, amordaçava e jogava no porta-malas. Logo em seguida, partia para fazer saques em caixas eletrônicos. A média era de três assaltos por semana.