Tempo de leitura: < 1 minuto

Ricardo foi assassinado quando chegava em casa.
Bancário foi assassinado quando chegava em casa.

Clientes dos bancos Bradesco e do Brasil em Valença ficaram surpresos na noite deste sábado, 8, quando foram aos caixas eletrônicos e não encontraram um real para sacar.  O problema começou ainda pela manhã, quando poucos caixas permitiam saques, mas à noite se agravou, pois o perrengue tomou conta de todos os equipamentos.
Há suspeita de que o desabastecimento dos caixas tenha sido uma represália ao assassinato do bancário Ricardo Queiroz, de 48 anos. Ele voltava para casa, a pé, na quarta-feira, 5, quando foi abordado por dois homens em uma moto. Um dos bandidos disparou dois tiros na cabeça da vítima, que chegou a ser levada para o Hospital da Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu (relembre).
Ricardo era sobrinho de Ramiro Campelo de Queiroz, ex-prefeito de Valença, e havia sido candidato a vereador nas últimas eleições.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Adeilton usava salão de beleza como fachada para o tráfico (Foto Divulgação).
Adeilton usava salão de beleza como fachada para o tráfico (Foto Divulgação).

Um salão de beleza no distrito de São João do Paraíso, em Mascote, era usado como ponto para o tráfico de drogas, segundo o comando da Polícia Militar em Camacan, no sul da Bahia. O ex-guarda municipal Adeilton Grigório dos Santos Filho foi autuado em flagrante por tráfico.
A polícia encontrou no imóvel do ex-servidor público seis papelotes de cocaína, 183 gramas de maconha distribuída em catorze tabletes e cinco blocos, além de uma balança de precisão e um rifle Diamond. A polícia iniciou a investigação após receber denúncia anônima. Quando chegou ao salão, na Rua Camacan, em Mascote, Adeilton negou que fosse traficante e apenas possuía um rifle de ar-comprimido.
Segundo o comandante da 69ª Companhia da PM, major Rodrigues Castro, Adeilton autorizou uma busca no estabelecimento. Na “geral” no estabelecimento, os policiais encontraram drogas, arma e dinheiro. A polícia promete intensificar as ações contra o tráfico em Mascote. Nesta semana, a comunidade interditou a BR-101 por mais de três horas (relembre aqui) em protesto contra a onda de violência no distrito de Paraíso.

Tempo de leitura: < 1 minuto

– NA BAHIA, OITO MUNICÍPIOS ESTÃO HABILITADOS
InternetêsA partir de agora, prefeituras, órgãos da administração pública direta e indireta e as organizações sem fins lucrativos vão poder prestar o serviço de banda larga diretamente, sem precisar contratar um provedor de acesso para fazer a intermediação.
Esta é uma das mudanças do novo regulamento do Serviço Limitado Privado (SLP) aprovado durante reunião da diretoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na quinta-feira.
A autorização do SLP vai custar R$ 400,00 e será por 20 anos, prorrogável por igual período. O novo regulamento também simplifica os procedimentos tanto para a obtenção das autorizações quanto para a homologação dos equipamentos que serão utilizados. As mais de 19 mil prestadoras cadastradas atualmente, que contam com 540 mil estações licenciadas pela Anatel, terão suas licenças de serviços adaptadas.
A medida deverá permitir a expansão dos programas governamentais de inclusão digital no país. A prefeitura, por exemplo, poderá prestar o serviço de internet de forma direta, sem precisar contratar nenhuma empresa. Até agora, ela contratava uma empresa autorizada a prestar o Serviço de Comunicação Multimídia para isto.
O programa Cidades Digitais, coordenado pelo Ministério das Comunicações, será um dos principais beneficiados com o novo regulamento do SLP. Informações d´O Globo.
 

Tempo de leitura: < 1 minuto

Flávio Rebouças disputa viagem a Nova Iorque.
Flávio Rebouças disputa viagem a Nova Iorque.

O itacareense Flávio Rebouças está entre os 11 finalistas do concurso nacional de fotografia Fotografe o Brasil, da iStockphoto. O trabalho foi selecionado entre 30 mil imagens de todo o país no concurso patrocinado pela Canon.
O resultado do concurso está previsto para a próxima terça (11) no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. O vencedor ganha viagem a Nova Iorque e câmera fotográfica profissional da Canon.
Rebouças define “Se Entrose na Minha”, a fotografia selecionada entre as 11 melhores, como um momento de espontaneidade, “registro de um momento de lazer, que fala da cumplicidade, do amor e da beleza natural e humana”. Ele é graduando em Comunicação Social na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Flávio ainda teve outras duas imagens selecionadas entre as 200 melhores do concurso.
"Se entrose..."  foi selecionada entre 30 mil fotos do concurso nacional.
“Se entrose…” foi selecionada entre 30 mil fotos do concurso nacional.

Tempo de leitura: 2 minutos

Estudantes fecham um dos corredores de ônibus da cidade (Foto Pimenta).
Estudantes protestam na Avenida Amélia Amado (Foto Pimenta).

Cerca de 100 estudantes e professores participaram de manifestação, hoje à tarde, contra o aumento da tarifa de ônibus em Itabuna. O prefeito Claudevane Leite (PRB) anunciou a intenção de reajustar a passagem de R$ 2,20 para R$ 2,40. O Conselho de Transporte autorizou aumento de 13,63%.
Os manifestantes iniciaram passeata no Jardim do Ó, seguindo pela Cinquentenário. O ato foi encerrado na Avenida Amélia Amado por volta das 17h. Sob aplauso de usuários de ônibus, os manifestantes fecharam a Amélia Amado por cerca de 15 minutos, revezando-se com discursos contra aumento da tarifa e pedindo passe-livre estudantil.
Líder do movimento, a estudante Cosmira Neres disse que haverá novas manifestações na próxima semana. “Vamos fazer um panelaço em frente à prefeitura para acordar o prefeito”, afirmou em entrevista ao PIMENTA. “Itabuna tem uma das passagens mais caras do país”, afirmou, também questionando a qualidade do serviço.
Além do panelaço na próxima semana, os estudantes definiram novo protesto no centro da cidade na terça (11), às 15h. Eles afirmaram que vão “parar Itabuna” caso haja reajuste de passagem. Não houve registro de incidentes durante a manifestação. Uma viatura da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran) acompanhava o protesto a distância.
Estudantes sentam e formam barreira para impedir avanço dos ônibus (Foto Pimenta).
Estudantes sentam e formam barreira para impedir avanço dos ônibus (Foto Pimenta).

Tempo de leitura: < 1 minuto
Transporte urbano em Itabuna terá reajuste de tarifa.
Transporte urbano em Itabuna terá reajuste de tarifa.

Estudantes de escolas públicas e particulares em Itabuna vão às ruas, nesta sexta (7), a partir das 15h, protestar contra o reajuste da tarifa de ônibus. Na última segunda-feira (3), o Conselho Municipal de Transportes aprovou aumento de R$ 13,63%. O percentual faz com que a passagem salte de R$ 2,20 para R$ 2,50.
A concentração dos estudantes começa às 14h, no Jardim do Ó, centro. Às 15h, eles saem em passeata até o Centro Administrativo Firmino Alves (sede da prefeitura).
Em contato com o PIMENTA, organizadores disseram que se tratará de manifestação pacífica contra o aumento.
Os estudantes podem ser recebidos pelo prefeito Claudevane Leite. O gestor municipal disse que haverá reajuste de passagem, mas defende que a tarifa seja de R$ 2,40.
Tempo de leitura: < 1 minuto

A edição de 2013 do Forró dos Comerciários deste ano vai comemorar os 67 anos de fundação do Sindicato dos Comerciários de Itabuna. A festa será realizada neste sábado (8). O arrasta-pé será animado pelas bandas Zabumbahia, Madame Buchada e Minha Banda.
O evento começa às 13h, no Recanto dos Comerciários, no Bairro Conceição. O forró é dos mais tradicionais de Itabuna e entra na “maioridade” em 2013 ao completar 18 anos. A primeira edição ocorreu em 1995. Os convites para a festa estão disponíveis na sede do Sindicato, na Avenida do Cinquentenário.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ônibus com funcionários de empresa do polo têm que desviar de crateras (Foto Rose Santos).
Ônibus com funcionários do polo desviam de crateras (Foto Rose Santos).

A falta de infraestrutura do Polo de Informática de Ilhéus espanta investimentos e cria entraves para as empresas instaladas no Distrito Industrial. As imagens mostram as condições das vias de acesso às indústrias.
As chuvas dos últimos dias deixaram ainda mais difícil o tráfego no distrito. As empresas de ônibus têm evitado entrar no polo, segundo denúncia, devido às quebras constantes de veículos. Motoristas que se arriscam com veículos de pequeno porte nas vias do polo têm sofrido prejuízo no bolso. A quebra de carro é constante.
Trabalhadores e diretores de empresas do polo reclamam do acesso, falta de iluminação pública e da segurança, além das condições de coleta de resíduos.  Tudo somado, reduz a competitividade do polo e dificulta a atração de novos empreendimentos. O Distrito Industrial ilheense é administrado pela Sudic (Governo Baiano).  (Atualizado às 12h54min).
Polo de Informática foto Rose Santos

Tempo de leitura: < 1 minuto

Polícia foi acionada para investigar o 60º assassinato em Itabuna (Foto Oziel Aragão/Plantão Itabuna).
Polícia foi acionada para investigar o crime (Foto Oziel Aragão/Plantão Itabuna).

Mais um assassinato em Itabuna. Nesta manhã de sexta-feira (7), dois bandidos mataram a tiros o comerciante Agnaldo José de Souza na loja de móveis New Star, no Bairro Santo Antônio.
Os autores do assassinato estavam fardados, usando roupa de cor azul, informa o site Plantão Itabuna. Agnaldo chegou a ser levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), mas não resistiu aos ferimentos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Thiago, Bruno, Marcos, Alexandro e Igor tocam a Five.
Thiago, Bruno, Marcos, Alexandro e Igor tocam a festa.

A estrutura já está pronta para uma das mais tradicionais festas da temporada junina no sul da Bahia, o Forró do Bom. O arrasta-pé começa às 22h desta sexta (7), na área verde da Gávea, no Jacanã, próximo à Penalty, em Itabuna.
O som está garantido com Lordão, Zabumbahia e Xamego a Mais. A festa deste ano tem um ingrediente extra. A Banda Lordão está completando 50 anos de estrada. E, para conforto do público, a área da festa é 100% coberta.
O Forró do Bom vai para a sétima edição. A festa começou em 2007 e é tocada pela Five Entretenimento, tocada pelo quinteto Thiago Barra, Bruno Alves, Marcos Alpoim, Alexandre Alpoim e Igor Brito.
Os ingressos podem ser adquiridos no Bicho Festeiro ou na Central de Ingressos. Informações pelo telefone 73-3215.4737.

Tempo de leitura: < 1 minuto

João Tatu morreu em confronto com a polícia (Reprodução Jequié Repórter).
João Tatu morreu em confronto com a polícia (Reprodução Jequié Repórter).

João Bispo da Silva, autor da chacina que resultou na morte de quatro pessoas, na última terça (4) em Itagi, no sudoeste baiano, foi morto nesta madrugada. De acordo com autoridades, ele tombou em confronto com policiais militares na zona rural do município.
Conhecido como João Tatu, o homicida matou a golpes de faca e machado os sogros, um catapaz de fazenda e um produtor rural em Itagi. Os crimes foram cometidos na tarde de terça. Segundo o Jequié Repórter, populares ameaçaram atear fogo no corpo do lavrador, nesta manhã, no Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Jequié.
João Tatu matou, supostamente por vingança, os sogros Joana Pereira de Carvalho e Eurides Alves Barbosa, o ex-patrão Hélio dos Santos Vieira e Ernesto Barbosa dos Santos, além de balear Maria Barbosa Alves, que não corre risco de morte. Ela era sogra de Genivaldo Santana, assassinado por João em um município de Minas Gerais (confira mais aqui).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Protesto provocou engarrafamento de mais de cinco quilômetros.
Protesto provocou engarrafamento de mais de cinco quilômetros.

Moradores de São João do Paraíso, em Mascote, interditaram a BR-101 por mais de três horas, ontem (5), para cobrar melhorias na segurança pública. Cerca de 300 pessoas, conforme o comando da 69ª Companhia Independente da PM, participaram da manifestação.
A comunidade do distrito do município baiano se queixa do alto número de arrombamentos de residências e casas comerciais, além de tentativas de homicídio. O major Castro Rodrigues negociou com os líderes da manifestação e a pista foi liberada com a ajuda de tratores.
O protesto deixou a rodovia congestionada. Houve reunião do comando da PM com o prefeito Washington Santana para definir ações na segurança da localidade.

Tempo de leitura: < 1 minuto

skyA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está disposta a recorrer a todas as instâncias da Justiça para obrigar a Sky a transmitir os 14 canais que formam rede de TV aberta nacional previstos na legislação. A afirmação foi feita nesta terça-feira pelo presidente em exercício e vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, durante audiência pública na comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara.
A Sky conseguiu suspender na Justiça na semana passada o prazo de 10 dias para que ela começasse as transmissões dos seis canais, do total de 14 obrigatórios que ainda estavam faltando. Segundo Valente, apesar da empresa informar que não tem capacidade técnica, ela está transmitindo outros canais que não são exigidos pela agência, “ela tem capacidade de carregar (transmitir) 26 canais”.
Jarbas Valente disse que a Anatel entregou hoje as explicações técnicas pedidas pela Justiça. Ele disse que os especialistas da agência analisaram a questão do ponto de vista técnico e econômico. Segundo o presidente, se a Anatel conseguir cassar a liminar, a Sky volta a ter o prazo de 10 dias para iniciar as transmissões. Caso não cumpra a decisão, a Anatel poderá aplicar multas; suspender a comercialização de novas assinaturas e, em caso extremo, suspender o serviço. Leia mais n´O Globo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os servidores do Ministério Público baiano cruzaram os braços hoje (4) para cobrar a efetivação integral do Plano de Cargos e Salários (PCS) e revisão do sistema de promoção. A manifestação de 24h ocorre em todo o estado, liderada pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público (Sinsemp-BA).
Segundo a direção do sindicato, o “alerta” tem o objetivo de restabelecer a negociação com a administração do Ministério Público. A queixa principal é que o Plano de Cargos e Salários foi fatiado, “não sendo aprovado na integralidade”, segundo o presidente Abetcal Nonato.
Os servidores acreditavam, conforme Abetcal, que teriam a reposição da inflação e e o Plano de Cargos e Salários seria implementado. Também não houve a revisão do sistema de promoção.
O sindicato já havia feito paralisação similar em dezembro do ano passado (reveja aqui). O presidente do Sinsemp diz que o MP tem enfrentado alta evasão de servidores devido à falta de valorização. Quem fica, sente-se desmotivado.
– Essa paralisação é uma luta por direitos, isso porque é preciso que os administradores do Ministério Público baiano e a sociedade compreendam que não há como prestarmos um serviço de qualidade sem que nossos direitos sejam respeitados.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Professores fazem manifestações no centro e bairros (Foto Jeremias Barreto).
Professores fazem manifestações no centro e bairros (Foto Jeremias Barreto).

Os professores da rede municipal em Itabuna completaram uma semana em greve. A paralisação por tempo indeterminado foi deflagrada na segunda, 27, após os educadores rejeitarem, em assembleia, a proposta de reajuste de 7,97% parcelado em duas vezes.
Os professores pedem 15% de aumento, parcelado em três vezes. Enquanto os dois lados não se entendem, os professores fazem manifestações na região central de Itabuna e nos bairros.
Segundo a presidente do Sindicato Municipal dos Professores Públicos de Itabuna (Simpi), Normagnolândia Guimarães, o objetivo é chamar a atenção para os motivos da greve. A dirigente do Simpi contabiliza adesão de 95% da categoria.