Tempo de leitura: < 1 minuto

Marlúcia defende campus da Ufesba em Ilhéus.
Marlúcia defende campus da Ufesba em Ilhéus.

O município de Ilhéus promoveu – agora – discussão para atrair o campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba). O entendimento da secretária municipal de Educação, Marlúcia Rocha, acredita que ainda há tempo de um dos campus da futura universidade ser instalado em Ilhéus.
Marlúcia participou das discussões da Ufesba, ontem, na Câmara de Vereadores de Ilhéus. As discussões na Câmara foram puxadas pelo vereador Raimundo do Basílio (PMDB), para quem “a Ceplac seria um local ideal para implantação da universidade, tem fácil acesso, um bom espaço, o que poderia atender às necessidades dos estudantes e professores”.
O município de Ilhéus entrou tardiamente na discussão para sediar um dos três campi da Ufesba. O projeto de lei já foi aprovado pelo Congresso Nacional e aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff. Pelo projeto, a reitoria da Ufesba será instalada em Itabuna.

28 respostas

  1. Já vai chegar um porto, um aeroporto, uma ciderurgia, fábrica de chocolate….
    Aproveita, Secretária, e defenda também que Neymar e Messi se instalem na buracolândia, digo, Ilhéus.

  2. Vai ver que o prestigio que Jabes tem em Brasilia fará a presidente Dilma anular o projeto e fazer outro para incluir Ilheus como sede de reitoria.
    Pelo jeito, o cérebro da secretaria pegou no tranco, uai!

  3. So tem nego aproveitador.. Eu tb concordo que a UESBa seja instalada na CEPLAC, desde que Ilheus ceda os direitos da área..
    Outra coisa.. Quem disse pra essa senhora que na CEPLAC terá Facil acesso?? Ja viram o transito que tem naquele local??
    Não vejo qual o problema deles irem ate Ferradas assistir aulas.. Tem pessoas, como eu, que mudaram de estado para estudar.. Se tivesse em Ilhéus e tivesse que “viajar” ate Itabuna, este seria o menor dos problemas..
    Quero ver eles terem que ir para Teixeiras de Freitas.. hehe

  4. Vai sonhando…
    Em primeiro lugar a UESC já fica em Ilhéus e bem próxima a ceplac…
    Em segundo lugar não teria lógica duas universidades próximas uma da outra… já que o principal objetivo é ampliar o número de universidades publicas ao alcance dos estudantes… Centralizar só causaria caos, principalmente no transporte da Rota que não aguenta nem com a uesc (todo dia o ônibus está lotado, eu vou emper para a uesc, quando isso é possível, pois só vejo passando ônibus lotado e que não cabe mais ninguém, imagina com duas…
    Certamente essa secretária está movida por interesses pessoais, já que ela quer uma federal em ilhéus por que então ela não luta para federalizar a UESC… A fala sério, esse povo adora colocar olho gordo encima de Itabuna… aii vei com um papinho de Ceplac para induzir o governo… A conta outra!!!

  5. Absolutamente desnecessário um campus da UFESBA em Ilhéus, estando tão próxima da sede que será em Itabuna. Seria a mesma coisa que os itabunenses pedirem um campus de UESC em Itabuna. Os três campus do projeto UFESBA (Itabuna-Teixeira de Freitas – Porto Seguro) foram estrategicamente escolhidos para atender suas respectivas áreas de abrangência.

  6. Ilheus sempre querendo mamar nas tetas da vizinha Itabuna. Durante a discussão sobre a criação da universidade e mesmo no processo de “briga” para a aprovação na camara e senado nenhuma autoridade de Ilheus apareceu, agora que está tudo pronto eles acham legal o campus ser em Ilheus, me poupe vizinha.
    Alias secretária, gostaria de te dar uma recado, sou professor da rede de ilheus, e acho que a senhora deveria tentar resolver o problema da merenda escolar da cidade e do transporte escolar, já se vão três meses e os alunos estao sem alimmentação e transporte. Achas pouco esse pepino e ainda quer cuidar de campus de universidade? Se apresente também, 90% dos professores da rede não lhe conhecem.
    Um abraço!

  7. O QUE É QUE ILHEUS TA QUERENDO? UMA CIDADE TURISTICA BONITA MAS JOGADA AS TRAÇA, TRATADA PIOR DO QUE M CACHORRO DE RUA… UMA CIDADE CHEIA DE LIXO ON NÃO DDÁ PRAZER UM TURISTA PASSAR UMA FÉRIAS NO MAXIMO UM FINAL DE SEMANA E OLHE LÁ.
    VCS QUEREM UMA FACULDADE FEDERAL SO POR CAUSA DO ARRECADAMENTO? ACORDA ÍLHEUS UMA CIDADE LIMPA BONITA BEM TRATADA VALE MAIS DO QUE UMA FACULDADE. ITABUNA É MAIS NOVA E ESTÁ ANOS LUZ NA SUA FRENTE…

  8. Quem tudo quer, nada tem, …!!!
    A propósito, como andam as escolas públicas unicipais lá em Ilhéus, …?!?!?!
    Devem ser de “primeiro mundo”, de “referência”, para a Sra. Secretária querer Universidade Estadual, Escola Técnica Federal, Universidade Federal, tudo no território dela, …, e nada para os outros, …!!!
    Só muito Óleo de Peroba, …!!!

  9. E enquanto Ilhéus e Itabuna ficam na disputa por um palmo a mais para lá ou para cá…muitos outros alunos de outras regiões estão sendo bem preparados para ocupar as vagas dos nossos meninos e meninas grapiunas…triste mundo esse…em que a educação tem até uma casa…mas não tem quem a defenda. Acorda meu povo! Nós precisamos nos unir para darmos condições aos nossos alunos para que consigam uma vaga….Na UESC Na UFESBA ou seja lá onde for!

  10. Só acho que Itabuna tem que achar logo esta área, já que deseja tanto que seja em seu território, porque se não Ilhéus tem grande vantagens, haja vista, as mais variadas opções de lugar em Ilhéus. E outra coisa, essa briga das cidades em uma ser melhor que a outra já esta cansando, por mim tanto faz ser o campus em Ilhéus já que a reitoria será aqui em Itabuna mesmo. Por causa destas questões de uma cidade querer se achar demais e não pensar que o que parece um perda é um grande ganho que todos perdem.

  11. Só está faltando os comentaristas explicarem por que, em um ano não conseguiram localizar um local adequado para a instalação da Universidade Federal em território itabunense.
    Pode ser que essa Universidade seja “virtual”!, basta hospeda-la em algum provedor de internet e o problema estará resolvido.

  12. Ilhéus tem UESC, CEPLAC, AEROPORTO, PORTO, POLICIA FEDERAL, PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL,IFET, IBAMA, poxa vida, deixem alguma coisa para os outros.Logo logo Ilhéus vai querer o Distrito Federal!!! Quanta gulodice!!

  13. Eu acho engraçado esse bairrismo. Tanto faz Itabuna ou Ilhéus, a proximidade. O problema de Itabuna sempre é a morosidade. Sempre com dificuldades de apresentar locais para construção, aconteceu com o Atacadão, com o fórum novo. Tudo só depende da prefeitura agora dispor do local para instalação da UFESBA, que é muito bem vinda. Agora Aline, vc como universitária, acho estranho vc ir pra UESC “EMPER”. E vamos lembrar ao mais animados nessa questão do bairrismo, que foi Itabuna quem pediu revisão territorial para tomar o que hj é o Atacadão e o Makro, além de Ilhéus ter cedido áreas que hj compreendem o bairro de Fátima e Califórnia, acho que ja ta na hora de acabar com essa picuinha e pensar em um integração entre as duas cidades. Pena que esse tipo de pensamento não é só de ambas as populações, mas dos incompetentes que as gerem. Zona Metropolitana do Cacau, isso sim é uma boa.

  14. Tenho vários motivos para não concordar com a instalação da citada Universidade no municípios de Ilhéus, mas vou preferir não enumera-las aqui. Entretanto, compreendo que a secretária está exercendo o seu papel. Cada um puxa a sardinha para sua lata.

  15. Tá querendo demais.Será que essa senhora não sabe que a Bahia não se resume a Ilhéus????Me poupe.A bBahia é grande minha senhora,e tem municípios muito mais carentes e que precisa de progresso… URGENTEMENTE.

  16. Não duvido nem um pouco. Também com essa representação fulera que nós temos no congresso e na assembléia legislativa, pudera. E também a lerdeza de nossos representantes aqui em nossa cidade. Já deixaram os atacadões irem prá Ilhéus, a UFESBA pode ir prá Ilhéus também. Se depender de nossos representantes……….

  17. Fala sério. Esta conversa nós ouvimos na época da instalação da Uesc, que para ser em Ilhéus e Itabuna aceitar, eles diziam que a universidade era das duas cidades. Depois, o discurso mudou e a Uesc passou a ser somente de Ilhéus. Eles brigavam com tudo, só não conseguiram impedir que os alunos de Itabuna entrasse em número maior na Uesc por competência. Agora estão de olho na universidade Federal? Inveja mata! Vão aprender a transformar Ilhéus que Deus abençoou com uma natureza maravilhosa a ser verdadeiramente um ponto turístico de qualidade. Perder em turismo para Porto Seguro ainda vai, mas perder para Itacaré, é vergonhoso!

  18. Lá vem mais uma briguinha regionalista. Isso não leva a nada, gente… O problema de Itabuna é a falta de local e bons terrenos apropriados para instalação de empreendimentos. Infelizmente a cidade cresceu de forma desordenada. Aqui as favelas se misturam com mansões e a periferia está sem nenhuma infraestrutura. As ruas são estreitas e desniveladas e esburacadas. Estive em Vitória da Conquista ontem e dei um passeio pela cidade em companhia de um parente. Agora não tenho dúvidas de como a cidade conquistense está grande e crescendo ordenadamente e ficando bonita. Até a periferia dá gosto – quase todas as ruas são pavimentadas; são muitas construções de condomínios e a cidade cresce para todos os lados. A avenida Olívia Flores terá um grande Shopping Center; já existe um campus da UFBA (que terá o curso de medicina),tem a UESB; a Justiça Federal; terá a futura sede do Fórum de Justiça Estadual; tem a Justiça Eleitor; condomínios; 32 KM de ciclovias; muitas avenidas largas e extensas, inclusive uma perimetral projetada (já aprovada e com recursos) que está orçada em R$ 58 milhões de reais; projetos de três viadutos e muito mais. Ficaria aqui digitando por horas as boas coisas que ocorrem naquela cidade. Vejas no site http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1440088 .
    Lá em VC a política é séria e honesta. O povo é exigente e cobra constantemente. Não posso negar que existem muitos problemas também, mas se consideramos a cidade sob a realidade nordestina e baiana, é uma das melhores cidades do interior para se viver: (comida boa, variada e com bons preços); bom e diversificado comércio; muitas concessionárias de veículos (dá um banho nas demais); boas opções de moradia (não conheço outra cidade com essa qualidade e opções); sete instituições de ensino superior; muitas agências bancárias sendo construídas; projetos de dois shoppings, sendo um na zona oeste voltada ao entretenimento e o outro com área já demarcada e o stand de vendas pronto).Fico triste com as coisas aqui em Itabuna. Teremos a UFESBA e nem sequer tem um terreno decente e bem localizado para a sua instalação.

  19. Boa Luis! Realmente Vit da Conquista é um exemplo a ser seguido. Talvez tenhamos de importar um administrador competente de lá. Porque “a coisa” aqui tá feia!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *