Tempo de leitura: 2 minutos
Lessie, no momento em que era libertada (foto Francisco Ribeiro)
Lessie, no momento em que era libertada (foto Francisco Ribeiro)

Um caso absurdo de maltrato a um animal indignou os soteropolitanos esta semana. A vítima era uma cadela da raça rottweiler, chamada Lessie, de aproximadamente 50 quilos, que era mantida 24 horas por dia amarrada a uma pedra, num espaço de um metro quadrado, onde sequer conseguia girar o próprio corpo.

O fato ocorria na Rua do Curuzu, onde vizinhos denunciaram Edna Lopes,  dona da cadela. Na terça-feira, 30, uma oficial de justiça compareceu ao local para cumprir mandado de busca e apreensão expedido pelo Juizado Cível de Piatã.  A operação foi acompanhada pela vereadora Ana Rita Tavares (PV), que se destaca pela mobilização em defesa dos animais, e membros da ONG Terra Verde Viva. Houve ainda o apoio de uma guarnição da 37ª Companhia da Polícia Militar.

Na casa, encontraram Lessie com os membros anteriores atrofiados, devido à falta de exercícios, e ainda com aumento do fígado e do baço, decorrência da dieta desequilibrada. Os sintomas foram identificados pelo veterinário Nilson Carvalho, que também constatou a suspeita da doença do carrapato.

Uma moradora, que não quis se identificar, disse que a cadela ficava o tempo todo amarrada e deitada sobre as próprias fezes. À noite, a dona jogava água, a pretexto de “diminuir o mau cheiro”. A vereadora Ana Rita Tavares afirmou que pretende tomar as medidas judiciais cabíveis contra Edna Lopes e seu filho, apontados como agressores do animal. Lessie, felizmente, já tem um novo lar garantido.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Edson Gomes é atração de hoje no Festival Firmino Rocha.
Edson Gomes é atração de hoje no Festival Firmino Rocha.

As diversas formas de expressão artísticas estão presentes na sétima edição do Festival Multiarte Firmino Rocha, em Itabuna. O evento começou no último domingo e terá várias atrações nesta quinta (1º). A principal delas é o cantor Edson Gomes, um ícone do reggae nacional. O festival é promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc).

De acordo com Fernando Caldas, da Ficc, a novidade deste ano é que a edição do festival não é competitiva. Artistas locais têm espaço garantido para mostrar o seu talento no palco montado em frente ao Espaço Cultural Josué Brandão, na Beira-Rio (Avenida Mário Padre). A programação será encerrada amanhã, com Rosa de Saron. Confira as atrações dos dois últimos dias:

Quinta-Feira – 1º de agosto

À capela – Órion

Folk, blues e rock – Rômulo Macêdo

Rock manifesto – LemmySaves

Tão cego – Bad Maria

Quem tem groove tem tudo – Drink de Mandrak

Sem nome – Suzie, o Cigarro e a Bengala

Edson Gomes e Banda

Sexta-Feira – 2 de agosto

À capela – Órion

Tão cego – Bad Maria

O Grão do Amor – Emerson Mozart

Banda Rainha da Paz

Rosa de Saron

Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores e comerciantes da área próxima ao atacadão Maxxi prometem interditar a Rodovia Ilhéus-Itabuna, amanhã (2), às 9 horas, em protesto contra o empreendimento. O horário escolhido pelos manifestantes é justamente o momento programado para a inauguração da loja, no quilômetro 25 da rodovia.

Como este blog mostrou na terça, o Maxxi construiu pista de desaceleração no sentido Itabuna-Ilhéus e destruiu ou aterrou acessos a lojas e residências. Os imóveis mais afetados ficam exatamente em frente ao empreendimento.

Os moradores cobram da empresa que construa muretas de contenção e refaça os acessos aos imóveis. Alguns dos proprietários atingidos têm mais de 50 anos residindo na localidade. “A gente cresceu aqui, viu a estrada nascer e agora estão fazendo isso com a gente”, afirma um morador que preferiu não se identificar.

A assessoria do Maxxi, em contato com o PIMENTA, reconheceu que a obra provocou impacto em casas comerciais localizadas à esquerda do empreendimento. “Os imóveis que ficam nas proximidades da via de acesso, de fato, foram impactados com a construção de um meio-fio alto (15 cm de altura). Porém, desde a semana passada (4ª feira) foi iniciada a obra para rebaixar esse meio-fio”, disse o assessor Vinícius Costa.

O Maxxi, por meio da assessoria, não quis comentar os estragos provocados nas residências localizadas em frente ao atacadão, limitando-se a informar que o “trabalho está em acordo com as orientações do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba)”.

 

Tempo de leitura: 2 minutos
Aleitamento....
Aleitamento é fundamental para saúde do bebê (ABr).

Carolina Gonçalves | Agência Brasil

A falta de informações pelos profissionais de saúde torna ainda mais difícil o aleitamentos materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida do bebê. Muitas vezes, a orientação precária é uma realidade mais comum em unidades particulares do que em hospitais públicos. “Tive pouca informação na maternidade particular onde minha filha nasceu e sofri com mastites, dores, febre e bico do seio rachado. Minha experiência com amamentação foi um pesadelo”. O relato da jornalista Ana Carolina Andrade mostra uma das principais dificuldades das mães de primeira viagem.

Ela insistiu, mas quando a filha completou 4 meses ela decidiu tentar o leite industrializado. “Minha filha teve problemas sérios de obstrução intestinal e precisou de lavagem algumas vezes. Hoje tudo te leva ao leite artificial como se ele fosse a salvação, mas a realidade é que algumas vezes ele é o problema”, disse. Especialistas explicam que as crianças que passam a tomar o leite industrializado muito cedo podem desencadear alergias durante a infância e na fase adulta.

Quando teve o segundo filho, a jornalista estava determinada a estender a amamentação pelo tempo necessário para o bebê. Em um hospital público de Brasília, sentiu a diferença no tratamento dado pelos médicos e enfermeiros. “Saí do hospital com todas as instruções do pessoal do banco de leite e um telefone para ligar se precisasse. Isso fez toda a diferença. Aprendi novas posições para amamentar e sabia como proceder no caso de ter algum problema”, contou.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Médicos durante protesto na Feira de Saúde em Salvador (Foto Marival Guedes/Pimenta).
Médicos durante protesto na Feira de Saúde em Salvador (Foto Marival Guedes/Pimenta).

Médicos do SUS-Sistema Único de Saúde promoveram na tarde de hoje (31) manifestação na Avenida Centenário, em Salvador, contra o programa Mais Médico, do Governo Federal. Para atrair a população, os médicos promoveram uma feira de saúde com atendimento gratuito.

Nesta semana as entidades representativas da categoria colocaram anúncio publicitário nos veículos de comunicação convocando profissionais da área de saúde e estudantes a retornar às ruas para participar do protesto. A manifestação reuniu cerca de 100 médicos.

O programa Mais Médicos visa trazer profissionais de outros países ou brasileiros que estão no exterior para trabalhar nos municípios onde não existem médicos. Antes, segundo o Governo Federal, haverá concurso para a contratação de médicos brasileiros.

Durante o protesto, eles criticaram o projeto afirmando que o governo tenta colocar a população contra a categoria e que “os problemas de atendimento não serão resolvidos apenas com médicos. É preciso também investimentos e uma gestão eficiente, moderna e transparente”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Centro Espírita Luz e Paz, de Itabuna, terá programação especial na próxima semana, para festejar seus 69 anos de existência. A data será marcada pela 1ª Jornada Espírita da instituição,  nos dias 5 e 6, tendo como tema “O Mensageiro de Jesus”.

A jornada consistirá de duas palestras de estudiosos da doutrina espírita. Na segunda-feira, 5, às 18 horas, Cristiane Novais, fala sobre o tema “Kardec e sua missão espiritual”; na terça, dia 6, o palestrante será Ricardo Ferreira, da União Espírita de Vitória da Conquista, abordando o tema “Allan Kardec – o missionário e sua obra”.

O Centro Espírito Luz e Paz funciona na Avenida Amélia Amado, 53, próximo ao Hotel Imperial. A jornada terá entrada franca.

Tempo de leitura: 2 minutos
Moradores interditaram ruas e posto de saúde no Santa Inês (Foto Marli Vitória).
Moradores interditaram ruas e posto de saúde no Santa Inês (Foto Marli Vitória).

Cerca de 200 moradores do Santa Inês interditaram as principais vias de acesso ao bairro nesta manhã de quarta (31) e fecharam a Unidade de Saúde da Família Corbiniano Freire. Eles cobram mais médicos, equipamentos, ampliação do Programa Saúde da Família e reforma da unidade.

Além das obras e ações em saúde, os moradores cobram pavimentação da Rua de Mutuns e transversais, água encanada, ampliação da rede de esgoto e melhoria no campo de futebol do bairro e aumento das linhas de ônibus que atendem ao bairro.

Durante o protesto de quase três horas, a Avenida Bionor Rebouças e a Rua Nova foram interditadas com barricadas com pneus e madeira.

Moradores ocupam posto de saúde e interditam unidade (Foto Marli Vitória).
Moradores ocupam posto de saúde e interditam unidade (Foto Marli Vitória).

Segundo o líder comunitário Gilvan Barbosa (“Júnior”), a reforma da unidade é cobrada pelos moradores há nove anos. “Sempre há reforma de postos, mas nunca o do Santa Inês”, afirma. “Na verdade, não é reforma. Tem que construir outra unidade”.

Conforme Júnior, há dentistas, mas falta material para atendimento. O bairro conta com apenas uma equipe de Saúde da Família para atender a toda a comunidade, que hoje tem quase 10 mil pessoas.

O forro da unidade de saúde virou abrigo para morcegos, o que provoca forte odor. As agentes de saúde, segundo Júnior, estão sem sala para reuniões.

Ônibus ficaram retidos durante o protesto dos moradores (Foto Pimenta).
Ônibus ficaram retidos durante o protesto dos moradores (Foto Pimenta).

POSTO SERÁ REABERTO SÓ APÓS ACORDO
Os moradores passaram cadeado no portão da unidade de saúde. A promessa é só reabrir a unidade quando representantes do governo municipal sentarem à mesa para conversar com representantes da comunidade.

Posto de saúde é fechado após protestos contra condições precárias (Foto Pimenta).
Posto de saúde é fechado após protestos contra condições precárias (Foto Pimenta).

CONFIRA VÍDEO DO PROTESTO NA TV PIMENTA

Tempo de leitura: < 1 minuto
Curso atende 50 pescadores de Ilhéus e Itacaré
Curso atende 50 pescadores de Ilhéus e Itacaré

Um curso promovido pela empresa Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado, ensina pescadores sul-baianos a utilizar o sistema de localização definido pela sigla GPS (do inglês Global Positioning System). Cerca de 50 profissionais participam da capacitação, que começou nesta terça-feira, 30, em Ilhéus, onde prossegue amanhã.

O curso, que tem carga horária de 16 horas, será ministrado também em Itacaré, nos dias 1º e 2 de agosto (quinta e sexta-feira). No treinamento, os pescadores são orientados acerca do funcionamento do GPS, sistemas de unidades, coordenadas geográficas, cartas náuticas, entre outros temas.

Segundo a empresa, a ação faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística da Cadeia de Pesca da Bahia.

Tempo de leitura: 2 minutos

Yala Sena | Portal Terra

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coelho, admitiu nesta segunda-feira em Teresina (PI) que o curso de Direito irá sofrer mudanças na grade curricular. Entre as alterações, em debate, está o aumento de disciplinas – podendo aumentar o período de graduação para cinco anos – e estágio obrigatório em comunidades carentes.

Este ano, a OAB e o Ministério da Educação (MEC) firmaram termo de cooperação para definir um marco regulatório para o curso de Direito. O presidente da Ordem disse que o ensino jurídico no País é “ultrapassado” e pediu ao governo federal o congelamento dos cursos no Brasil. O MEC atendeu e deu um prazo de 12 meses para definir o marco. Segundo Coelho, nos últimos 20 anos, foram criadas mais de 1 mil universidades no País.

“A grade curricular do curso de Direito é ainda do século 19, e a metodologia e o sistema de avaliação são precários. Queremos um curso de Direito que prepare cidadãos conscientes de seu papel no mundo e não meramente burocratas ou tecnocratas”, afirmou o presidente da OAB, que lançou na capital piauiense a coleta de assinaturas para a reforma política popular batizada de “Eleições Limpas”.

Segundo Coelho, a maioria dos alunos sai das instituições de ensino superior sem conhecimentos básicos como processo eletrônico e prática do Direito. Para se formar, o estudante cursa quatro anos de graduação e realiza seis meses de estágio em fóruns, juizados e tribunais.

De acordo com Coelho, a OAB está realizando audiências públicas para formatar o novo curso de Direito. “A Ordem vai apresentar uma proposta concreta de ensino jurídico que pode ter ampliação da carga horária, de disciplinas, e pode ter estágio obrigatório em comunidades carentes, e não estágio faz de conta”. O exame da ordem não será discutido no novo debate, já que é previsto na Lei Federal 8.906, garantiu Coelho.

Tempo de leitura: 2 minutos
Índice de desenvolvimento de Itabuna apresenta evolução, mas fica abaixo da média nacional (Foto José Nazal).
Índice de Itabuna apresenta evolução, mas fica abaixo da média nacional (Foto José Nazal).

– IDH REVELA QUE ILHEENSE VIVE MAIS QUE ITABUNENSE

– ITABUNENSES TÊM MELHOR EDUCAÇÃO E MAIOR RENDA

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Itabuna apresentou evolução de mais de 57,17% entre 1991 e 2010, segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, divulgado nesta segunda (29). No período, o índice que afere longevidade, educação e renda saltou de 0,453 para 0,712, situando-se na faixa dos municípios com IDH alto. A média nacional é 0,727.

A evolução ocorre mesmo o município estando, por vários anos consecutivos, entre os mais violentos do país, o que afeta um dos fatores do IDH (longevidade). Itabuna apresenta o 5º melhor índice dentre os 417 municípios baianos. No Brasil é o 1456º.

O que contribui para o alto IDH de Itabuna é o fator longevidade (0,807), seguido de renda (0,695) e educação (0,643). Na média, o itabunense vive 73 anos e 4 meses, de acordo com o estudo. Em 1991, a expectativa de vida era de 61 anos e 4 meses.

O estudo considera IDH muito baixo aquele situado entre 0 e 0,49. Já o baixo, situa-se entre 0,5 e 0,59. O médio, de 0,6 e 0,69. O alto varia entre 0,7 e 0,79. O muito alto vai de 0,8 a 1,0. Segundo o atlas, cinquenta municípios brasileiros possuem IDH muito alto.

ILHÉUS

Ilhéus aparece no estado com IDHM médio: 0,690 em 2010. No início da década de 90, o índice era 0,389. A evolução do IDH ilheense, no período, foi de 77,38%.

De acordo com o estudo feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ilhéus tem o 13º melhor IDH da Bahia e o 2182º do país.

O fator longevidade apresenta índice 0,808. Já o educação, 0,590 e o renda, 0,688. Em 2010, de acordo com o estudo, o ilheense tinha expectativa de viver 73 anos e cinco meses.

COMPARATIVO

Quando destrinchados os números por áreas, os ilheenses vive mais que os itabunenses, mas possuem renda e educação inferiores aos vizinhos. As diferenças nos quesitos renda e expectativa de vida, porém, são pequenas. A distância é maior no índice educacional.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Cerimônia na qual foi assinado o termo de cessão do imóvel onde funcionará a reitoria da Ufesba (foto Pedro Augusto)
Cerimônia na qual foi assinado o termo de cessão do imóvel onde funcionará a reitoria da Ufesba (foto Pedro Augusto)

Com a assinatura do termo de cessão da área em Ferradas onde funcionará a reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Itabuna, foi dado um passo importante para que as aulas da instituição de ensino superior sejam iniciadas já no próximo ano. A cerimônia aconteceu neste domingo (28).

Durante o ato, o prefeito Claudevane Leite, que assinou o termo juntamente com o reitor da universidade, Naomar Almeida Filho, disse que “a universidade é uma luta de muitos e uma conquista de todos”.  Com esta frase, o prefeito buscou minimizar a famosa disputa pela “paternidade” da Ufesba.

Naomar Almeida fez previsões otimistas para a instituição. “Esta universidade será responsável, com toda certeza, por uma grande transformação social, cultural e econômica”, afirmou o reitor.

Ainda segundo Naomar, a universidade terá uma rede presente em todos os municípios da região e não apenas campi em cidades estratégicas. Segundo ele, essa estrutura, com diversos colégios universitários, permitira uma “interiorização mais justa”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

foto Clodoaldo Ribeiro (40)

Cultos de louvor e adoração abrem neste sábado, 3, às 19 horas, a programação comemorativa dos 55 anos de fundação da Igreja Batista Lindinópolis, em Ilhéus. A agenda prossegue no domingo, 4, prevendo três celebrações, com apresentação de corais, coreografias e participações musicais.

No domingo, os cultos serão às 10 horas e às 18h30.

Todas as atividades serão concentradas na sede da igreja, na Avenida Luiz Viana Filho, 281, Alto da Conquista. Além da sede, a Lindinópolis possui congregações no bairro Nelson Costa, Avenida Esperança (Roberto Santos) e no distrito de Coutos

Tempo de leitura: 7 minutos

Levantamento da Folha Dirigida mostra que existem hoje, pelo menos, 21.599 vagas em aberto em concursos públicos no Brasil. A maior remuneração é oferecida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

No total, são 118 concursos públicos pelo país. Das mais de 21 mil vagas, 9.419 são voltadas a quem possui nível superior. Outras 6.064 vagas são reservadas a quem possui nível médio. As demais são para nível técnico (2.399) e nível fundamental (3.717). Confira todas as vagas disponíveis e os respectivos editais no “leia mais”, abaixo.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Termina hoje (29) o prazo para adesão à lista de espera dos candidatos que ficaram de fora das duas convocações do Programa Universidade para Todos (ProUni). A adesão online está aberta no site do ProUni.

A lista estará disponível para consulta pelas instituições de educação superior integrantes do programa em 1º de agosto. No dia seguinte, será feita a primeira convocação dos estudantes pelas instituições. O candidato selecionado terá até o dia 7 para comprovar a documentação e fazer a matrícula. Em 12 de agosto, será feita a segunda convocação. O prazo para confirmação dos dados e matrícula vai até o dia 15.

O ProUni foi criado em 2005 e oferece bolsas de estudos integrais e parciais no ensino superior em instituições particulares a estudantes do ensino médio da rede pública. Também são atendidos bolsistas integrais da rede particular. Informações da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Moradores do Monte Líbano queimam pneus em frente à unidade de saúde Dilson Cordier (foto Pimenta)
Moradores do Monte Líbano queimam pneus em frente à unidade de saúde Dilson Cordier (foto Pimenta)

Um protesto acontece neste momento na Rua 3, Loteamento Monte Líbano, em Itabuna. No local, o prefeito Claudevane Leite deverá reinaugurar logo mais a unidade básica de saúde Dilson Cordier, que passou por uma reforma na qual foram gastos R$ 134 mil.

Apontando má qualidade da obra, além do abandono da rua, os moradores interditaram o trânsito e queimam pneus no cruzamento com a Rua Independência e em frente à unidade de saúde. “Nosso sentimento é de tristeza. Moro aqui há 22 anos e nenhum prefeito fez nada por essa rua”, lamentava o representante comercial João Elísio Guerreiro.

Guerreiro lembra que na gestão do prefeito Capitão Azevedo o Governo Federal liberou recursos para a pavimentação das ruas do Monte Líbano, mas a obra foi executada somente na parte baixa do loteamento.  Segundo ele, o descaso perdura na atual administração. “Vane fez o meio fio em fevereiro e depois sumiu”, diz.

Na rua da unidade de saúde Dilson Cordier, os buracos dificultam o tráfego e o acesso de gestantes e pessoas com deficiência. Há também canos da rede da Emasa quebrados, o que faz a água potável correr ladeira abaixo.

Os moradores também criticam a qualidade da obra da unidade de saúde.