Tempo de leitura: < 1 minuto

Cerca de 600 funcionários da Trifil de Itabuna cruzaram os braços por duas horas hoje.
Cerca de 600 funcionários da Trifil de Itabuna cruzaram os braços por duas horas hoje.

Funcionários da Trifil paralisaram as atividades por duas horas nesta quinta, 14, para pressionar a direção da empresa a negociar reajuste salarial e de tíquete-alimentação. A paralisação ocorreu das 14h às 16h.
De acordo com direção do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil e Calçadista do Sul da Bahia (Sintratec), os funcionários exigem tíquete de R$ 150,00 para todos os trabalhadores, reajuste de 20% e piso salarial de R$ 930,00. A Trifil emprega aproximadamente 2 mil trabalhadores na unidade em Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vistoria no transporte escolar começa na segunda, 18 (Foto Pedro Augusto/Divulgação).
Vistoria no transporte escolar começa na segunda, 18 (Foto Pedro Augusto/Divulgação).

A Prefeitura de Itabuna começará, na próxima segunda, 18, no Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, a vistoria de veículos que atuam no transporte escolar. Os donos de veículos devem ficar atentos, pois a vistoria será feita de acordo com a numeração final de placa.
Os carros com placas terminadas em 01 e 02 serão os primeiros. Na terça, 19, será a vez de quem opera no transporte escolar e a placa tenha final 03 ou 04. No dia 20, os vistoriados serão os de numeração final 05 e 06.
Os veículos de finais 07 ou 08 passam por vistoria na quinta, 21. O trabalho da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) será encerrado na sexta, 22, com a verificação dos veículos de final 09 ou 00.

Tempo de leitura: 2 minutos

Dom Ceslau elogia decisão do papa Bento XVI.
Dom Ceslau elogia decisão do papa Bento XVI.

A renúncia do papa Bento XVI foi comentada hoje pelo bispo da Diocese de Itabuna, Dom Ceslau Stanula. Para o bispo, Bento XVI deu “exemplo de coragem e humildade” ao renunciar ao cargo máximo (e vitalício) da Igreja Católica.
Dom Ceslau Stanula participou hoje da tradicional Missa da Misericórdia, celebrada às quintas-feiras na Catedral de São José, em Itabuna.
Para o bispo diocesano, o exemplo de desprendimento do papa permite à Igreja Católica ter “cada dia mais força” para se desenvolver. A saída do cargo se dará no próximo dia 28 de fevereiro.
O bispo, que tem a mesma origem polonesa do Papa João Paulo II, morto em 2005, citou razões como a idade para que Bento XVI renunciasse. Para ele, a decisão visa não enfraquecer a propagação do evangelho. “O papa não é apegado ao poder, não é apegado à glória [do cargo]”, disse.
Dom Ceslau ainda renovou as críticas aos políticos, notadamente aqueles que não sabem a hora de parar. “[A renúncia é] exemplo para muitos governantes que, nos dias de hoje, só visam o poder”, disse. Com a renúncia, destacou o bispo, o papa retorna à condição de cardeal.
A crítica aos políticos, feita por Dom Ceslau, coincide com uma campanha na internet que faz críticas a políticos como Renan Calheiros. Internautas “pedem” que Renan siga o exemplo do papa e deixe a presidência do Senado Federal, assumida no dia 1º de fevereiro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Carlinhos foi preso com mais de 5 quilos de maconha em Ilhéus.
Carlinhos foi preso com 5,4 quilos de maconha em Ilhéus.

A Polícia Militar apreendeu nesta quarta-feira, 13, mais de 5,4 quilos de maconha durante operação no Alto da Cascalheira, Conquista, em Ilhéus. A droga pertencia a José Carlos Santos do Nascimento, o Carlinhos, de 28 anos.
Natural de Sergipe, Carlinhos foi preso, além da droga, com uma pistola ponto 40 com carregador contendo 11 cartuchos intactos, R$ 75,50 em espécie e um medidor de energia elétrica.
De acordo com o comando da 68ª Companhia Independente da PM, o material apreendido e o traficante foram encaminhados à 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) em Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O balanço parcial das polícias rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF) revelou 47 acidentes e cinco mortes em estradas que cortam o sul da Bahia, além de trechos de rodovias no extremo-sul e sudoeste baianos.
Duas das mortes ocorreram no trecho em obras da Rodovia Ilhéus-Itabuna, próximo à sede regional da Ceplac, no sábado à noite. O casal Mário César Silva e Valéria Macedo morreu na colisão da moto em que estavam e um Fiat Uno (relembre aqui). No mesmo local, um dia depois, um motociclista de 36 anos colidiu contra um GM Corsa e fraturou as duas pernas.
No balanço divulgado no programa Tribuna Livre, apresentado por Costa Filho, na Rádio Jornal, a subcomandante da PRE no sul da Bahia, Tereza Rachel, informou outras duas mortes em rodovias estaduais.
A Polícia Rodoviária Federal fez balanço parcial. Até a meia noite passada, ocorreram 16 acidentes nos trechos sul-baianos das rodovias BR-101, BR-030 e BR-330, sendo 13 sem vítimas, 2 com passageiros feridos e um deles com morte.

Tempo de leitura: < 1 minuto

poodle plocO cão Ploc desapareceu ontem à tarde, dia 11, por volta das 15h, próximo à Câmara de Vereadores, no Conceição.
O animal pertence a Camila Porto. Segundo a dona de Ploc, o cão da raça poodle tem problemas cardíacos e precisa tomar medicamento controlado.
Quem tiver informações do paradeiro ou tenha localizado o animal, pode entrar em contato com Camila, pelos telefones (73) 9116.4746 ou 8822.5886.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um casal morreu por volta das 21h40min deste sábado, 9, em colisão envolvendo uma moto e um Fiat Uno. O acidente ocorreu próximo à Fazenda Primavera, quilômetro 17 da Rodovia Ilhéus-Itabuna. As duas vítimas estavam na moto e foram identificadas como Mário César Silva e Valéria Macedo, neta dos donos da Pedreira J. Macedo, em Itabuna.
De acordo com as primeiras informações, o motociclista perdeu o controle do veículo, que invadiu a contramão e colidiu frontalmente com o Fiat Uno. O trecho do acidente tem desnível acentuado devido a obras de reforma da pista. Informações do repórter Costa Filho/Rádio Jornal, especial para o PIMENTA.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vista panorâmica do povoado ilheense de Banco do Pedro (Foto José Nazal).
Vista panorâmica do povoado ilheense de Banco do Pedro (Foto José Nazal).

Os moradores do povoado de Banco do Pedro cobram a presença de policiamento ostensivo na localidade situada nos limites de Ilhéus com os municípios de Uruçuca e Itabuna. Na semana passada, homens armados invadiram um estabelecimento comercial no povoado, renderam seis pessoas e roubaram R$ 334,00 em espécie.
Nesta quarta, 6, três bandidos em duas motos espalharam o terror na localidade. Dispararam vários tiros e executaram um homem conhecido na localidade como “Bujão”. Após a execução, os bandidos fugiram tomando como rumo a estrada de acesso à Vila de Mutuns, Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Porcos fazem a festa em vaso de lixo na rua de acesso à Ponte Nova .
Porcos fazem a festa em vaso de lixo na rua de acesso à Ponte Nova.

Está se tornando cena comum a presença de animais, principalmente porcos, nas ruas entre a Vila Vital Teixeira e o Bairro de Fátima, próximo ao Posto Cachoeira. Ele reviram lixo e, frequentemente, se transformam em risco a quem transita pela área. Acima, um flagra de leitor que passava pelo local por volta das 16h30min. Encontram fartura (de lixo) e campo “ideal” para procriar.
Alô, Zoonoses.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Facebook pode lançar um novo aplicativo em breve para monitorar a localização dos amigos na rede social, de acordo com fontes da agência de notícias Bloomberg . O aplicativo, que deve ser lançado na metade de março, será usado para ver quais amigos estão por perto e rodará em segundo plano no aparelho, para que os amigos possam saber qual a localização do usuário a todo momento.
O novo aplicativo, segundo a agência, poderia ajudar o Facebook a lucrar mais, já que pode facilitar a venda de publicidade baseada em geolocalização. Se a rede social souber, por exemplo, a região onde o usuário trabalha, poderá mostrar anúncios de restaurantes próximos na rede social.
Segundo as fontes, a equipe do Facebook que cuida do aplicativo de geolocalização é liderada por Peter Deng, um diretor que trabalha na empresa desde 2007.
Leia a íntegra no IG Tecnologia

Tempo de leitura: < 1 minuto

Sinos da Catedral de São José voltam a tocar após longo silêncio "imposto".
Sinos da Catedral de São José voltam a tocar após longo silêncio “imposto”.

Walmir Rosário
Neste domingo (3), antes da celebração da primeira missa do dia, era visível e manifestado o júbilo dos católicos paroquianos da Catedral de São José, em Itabuna. O contentamento estampado nos rostos tinha como consequência a volta do toque matinal do carrilhão do maior templo católico de Itabuna. Os mais ansiosos chegavam a cantarolar aquela música consagrada entre os cristãos: “Bate o sino pequenino/sino de Belém/ já nasceu o Deus Menino/para o nosso bem.”.
Os sinos da Catedral de São José ficaram mudos por algum tempo, obedecendo “ordens superiores”, o que criou um clima de insatisfação entre os católicos paroquianos da Catedral. O motivo seria a reclamação de perturbação pelo toque do sino por parte de uma moradora daquela redondeza, embora não exista nenhuma queixa por parte da vizinhança por cerca de 50 anos (relembre o caso).
Leia a íntegra no Cia da Notícia (clique aqui).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou, há pouco, o quarto assassinato em menos de 24 horas. Desta vez, o crime ocorreu na Rua Santa Maria, na Califórnia. Joselito Souza, porteiro do Colégio Presidente Médici, foi alvo de, pelo menos, três tiros.
Segundo testemunhas, os tiros foram deflagrados por dois homens que passavam pela rua em uma moto. Joselito morreu no local. Ainda não se sabe o que teria motivado o assassinado. Familiares negam qualquer relação da vítima com o crime.

Tempo de leitura: 2 minutos

O campus ilheense do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba) divulgou o resultado do processo seletivo para os cursos de Edificações, Informática e Segurança do Trabalho. As provas foram aplicadas no início de janeiro.
CONFIRA AQUI RESULTADO
De acordo com edital, o prazo de matrículas dos aprovados será de 14 a 19 de fevereiro, das 8h às 17h, para os alunos aprovados para os cursos na modalidade integrada. Já para quem for aprovado na modalidade subsequente, o prazo vai de 18 a 20 de fevereiro, das 14h às 20h.
O aprovado que não confirmar a matrícula nestes prazos, conforme edital, perderá a vaga. Clique no “leia mais”, abaixo, e confira documentação e requisitos para assegurar a vaga no Ifba.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Abílio lutava contra câncer de próstata.
Abílio lutava contra câncer de próstata.

Parentes e amigos prestaram as últimas homenagens, hoje, 3, ao empresário Abílio Pereira, ex-dono da Viação Fátima, adquirida em 2001 pela Expresso Rio Cachoeira. O empresário faleceu por volta das 8h30min deste domingo, no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna.
Português de origem, Abilio, deixa esposa a ex-secretária de Governo Maria Alice Pereira, filho e netos. Durante a manhã e a tarde, o corpo do empresário foi velado no SAF. O enterro ocorreu por volta das 17h, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.
Abílio, além de empresário, atuou também na Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna (Settrans) e candidatou-se a vereador e chegou à suplência no legislativo itabunense. Abílio lutava contra câncer de próstata há quase três anos e morreu neste domingo ao ter o quadro agravado por uma infecção hospitalar. Em 2009, uma filha do empresário, Carla Pereira, morreu após sofrer complicações cirúrgicas (relembre aqui).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Balneário de Serra Grande tem das mais belas vistas da Costa do Cacau.
Balneário de Serra Grande oferece uma das mais belas vistas da Costa do Cacau.

Representantes dos governos federal e estadual e a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) inauguram amanhã, 2, às 9h, o sistema de esgotamento sanitário da localidade de Serra Grande, Uruçuca, no sul da Bahia.
A solenidade terá participação do governador Jaques Wagner e do presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, além da prefeita Fernanda Silva. A obra teve investimento de R$ 4,7 milhões e beneficia 2,3 mil moradores.
Logo após, Wagner se desloca para Itajuípe, onde entrega mamógrafo à Fundação Lourdes Lucas, às 11h. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o equipamento custou R$ 245 mil.