Tempo de leitura: < 1 minuto

O Vitória bateu o Bahia por 0 a 1 e ampliou a vantagem que tem na disputa por uma vaga na final do Baianão 2011. O rubro-negro venceu o tricolor-de-aço na “casa” do adversário, o estádio de Pituaçu. O gol foi marcado por Giovanni, ainda no primeiro tempo.

Na outra semifinal, o Bahia de Feira não tomou conhecimento do Serrano e enfiou 1 a 2, em pleno Lomantão, em Vitória da Conquista. Os finalistas do Baianão 2011 serão conhecimentos no próximo domingo (1º). Tanto Vitória como Bahia de Feira podem chegar à final mesmo se perder por um gol de diferença.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O feriadão da Semana Santa começou a ser aproveitado também por sete hóspedes da delegacia de polícia de Itacaré. Eles aproveitaram o horário de almoço do policial de plantão e “deram linha”. Eles quebraram a viga de sustentação do telhado da área de sol e, com o auxílio de uma tereza, pularam o muro da delegacia.

A cadeia pública está sem carcereiro há três meses e, nos finais de semana, apenas um policial dá plantão fazendo a vigilância do local. De acordo com a polícia, o perfil dos fugitivos é composto por assaltantes, traficante e estelionatário.

 

Tempo de leitura: 2 minutos

Marival Guedes | marivalguedes@yahoo.com.br

Sem coragem pra falar, Lupicínio decidiu revelar o caso através da música. Heitor compreendeu o recado, considerou a composição obra-prima e manteve a amizade.

Perdoem-me a redundância do título, já que musa é o mito que inspira.Mas assim fica melhor. Os artistas sempre têm suas musas. Caetano, várias.Ao contrário de Chico e Djavan, ele garante que “todas as suas músicas são  autobiográficas”. E filosofa: até as que não são, são. Poderia acrescentar: ou não.

Caetano compôs Avarandado para Dedé, sua então esposa. Estava em São Paulo e sentiu saudade. Pra ela, compôs também Este amor, Queixa, a belíssima Itapuã e Ela e Eu: “(…) Lágrimas encharcam minha cara/Vivo a força rara desta dor/Clara como o sol que tudo anima/Como a própria perfeição da rima para amor (…)”.

Numa entrevista, Caetano explicou: “[Ela e eu] Foi composta quando apareceram os primeiros problemas que levaram ao fim do meu casamento com Dedé”.” Caetano confessa que chorou muito no dia em que fez essa música”.

Branquinha para Paula Lavigne, Da maior importância foi sobre uma cena entre ele e Gal na praia. Rapte-me camaleoa, para a amiga Regina Casé e o sucesso Você é Linda foi dedicada à Cristina, uma menina que ele “gostou muito” e que morava defronte à sua casa em Ondina.

Tim Maia costumava dizer que “esta molecada jovem precisa é de receber um corno para compor boas músicas”. A frase nos remete a vários compositores. Lupicínio Rodrigues (1914-1974) é um dos mais famosos neste aspecto. A ele á atribuida a expressão “dor de cotovelo”, que siginifica o ato de colocar os cotovelos no balcão ou na mesa de um bar, “encher a cara” e chorar a perda da pessoa amada ou a “chifrada recebida”.

Lupe era constantemente abandonado pelas mulheres e buscava inspiração nos seus fracassos amorosos. Talvez Tim Maia tenha baseado sua “tese” neste gaúcho, já que ele compôs lindíssimas músicas gravadas por várias estrelas, inclusive a maioral Elis Regina.

Podemos citar Vingança, Cadeira vazia, Esses moços, Nervos de aço (de partir o coração) e Foi assim: “(…) Se todos no mundo encontram seu par/Por que só eu vivo trocando/Se deixo de alguém/Por falta de carinho/Por brigas e outras coisas mais/Quem aparece no meu caminho/Tem os defeitos iguais(…).

Mas Lupicínio nem sempre foi vítima. A famosa Se Acaso Você Chegasse foi feita quando ele “roubou” a namorada do amigo Heitor de Barros. Pra não perder o companheiro, resolveu contar a verdade. Sem coragem pra falar, decidiu revelar o caso através da música. Heitor compreendeu o recado, considerou a composição obra-prima e manteve a amizade.

“Se acaso você chegasse/No meu chateau e encontrasse/Aquela mulher que você gostou/Será que tinha coragem/De trocar nossa amizade/Por ela que já lhe abandonou? (…)”

Nota: As informações sobre Caetano são extraídas, principalmente, do livro Sobre as Letras, do poeta e professor universitário Eucanaã Ferraz.

Marival Guedes é jornalista e escreve às sextas no PIMENTA.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Governador disse que doará o dinheiro à Fundação Ayrton Senna.

Ainda não está decidida a data, mas o governador Jaques Wagner perderá uma de suas principais marcas faciais, a barba. A Gillette fez a proposta e o Galego topou passar a lâmina e ficar de cara lisa por R$ 500 mil.

O dinheiro – avisou – irá para obras assistenciais. Segundo o amigo Walter Pinheiro, o dinheiro será doado ao Instituto Ayrton Senna. Como exigência do governador, o dinheiro será aplicado em ações sociais do instituto na Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna é acusada de promover seleções simplificadas para contratação de servidores, sem fazer ampla divulgação das mesmas. Até o período de inscrição nos processos seletivos ocorrem em datas meio “estranhas”, como depois do Carnaval e da Semana Santa.

Esse último caso é de uma seleção para a Secretaria da Educação, cujas inscrições foram marcadas para os dias 25 e 26 (segunda e terça-feira próximas). O objetivo é contratar merendeiras, professor de música e auxiliar de serviços gerais.

Também foi divulgada recentemente uma seleção simplificiada para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que visou contratar 190 trabalhadores da construção civil. A informação sobre o concurso foi feita pouco antes do período de inscrições (dias 15 e 16 de abril).

Quem levanta a suspeita é o blog Tempo Presente.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Hoje é dia de malhar. Não o corpo, mas o Judas do Ano. E aqui no PIMENTA, como já virou tradição, o leitor tem espaço garantido para detonar (com o devido respeito) o traidor da vez.

Na seleção do ano passado, o Judas Iscariotes foi o excelentíssimo prefeito Capitão Azevedo. E agora, quem será? Haverá “reeleição”?

O leitor aqui tem liberdade para indicar quem “vai pro poste”. Basta correr à seção de comentários, dizer o nome e explicar por qual motivo o “inocente” deve ser o Judas do momento. Ao final do dia, a gente dá o resultado da eleição.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Zelão

O que parecia ser apenas uma crise gerada pela ganância, acabou – mesmo sem que os seus principais protagonistas desejassem – revelando a trama de um crime maior.

Ao defenderem a “incorporação” do Bairro Salobrinho, sob a alegação de que a população daquele bairro de Ilhéus depende mais dos serviços públicos de Itabuna, os defensores da “causa perdida” revelaram um crime eleitoral: – Grande parte dos eleitores do Salobrinho vota em Itabuna.

Ao fazer o recadastramento, apenas da 27ª (Vigésima Sétima) Zona Eleitoral de Itabuna, a Justiça Eleitoral de Itabuna, deixou de fora os eleitores da 28ª (Vigésima Oitava), onde devem estar cadastrados os “eleitores fantasmas” vindos de outro município.

As suspeitas sobre a “migração” de eleitores não residentes em Itabuna já existiam desde o pleito de 2004, quando uma dirigente partidária foi acusada de ter sido pega, no dia da eleição, com cerca de dois mil títulos de eleitor (o que não foi confirmado pela Justiça Eleitoral). Falou-se naquela época que a “fábrica de títulos” tinha origem na sede do SAC/Itabuna.

Por infeliz coincidência, membros do mesmo grupo que havia se beneficiado desde 2004 com a “criminosa migração de eleitores” fazem parte do grupo que quer “oficializar” o crime.

Zelão é astuto observador da cena política sulbaiana.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Zelão

O que parecia ser apenas uma crise gerada pela ganância, acabou – mesmo sem que os seus principais protagonistas desejassem – revelando a trama de um crime maior.

Ao defenderem a “incorporação” do Bairro Salobrinho, sob a alegação de que a população daquele bairro de Ilhéus depende mais dos serviços públicos de Itabuna, os defensores da “causa perdida” revelaram um crime eleitoral: – Grande parte dos eleitores do Salobrinho vota em Itabuna.

Ao fazer o recadastramento, apenas da 27ª (Vigésima Sétima) Zona Eleitoral de Itabuna, a Justiça Eleitoral de Itabuna, deixou de fora os eleitores da 28ª (Vigésima Oitava), onde devem estar cadastrados os “eleitores fantasmas” vindos de outro município.

As suspeitas sobre a “migração” de eleitores não residentes em Itabuna já existiam desde o pleito de 2004, quando uma dirigente partidária foi acusada de ter sido pega, no dia da eleição, com cerca de dois mil títulos de eleitor (o que não foi confirmado pela Justiça Eleitoral). Falou-se naquela época que a “fábrica de títulos” tinha origem na sede do SAC/Itabuna.

Por infeliz coincidência, membros do mesmo grupo que havia se beneficiado desde 2004 com a “criminosa migração de eleitores” fazem parte do grupo que quer “oficializar” o crime.

Zelão é astuto observador da cena política sulbaiana.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Pelo menos 1,3 milhão de pessoas a partir de 60 anos deve ser vacinadas, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, a partir da próxima segunda-feira (25), primeiro dia da campanha nacional de vacinação dos idosos. As pessoas que se encontram em casas de repouso, abrigos, asilos e em outras instituições também participam da campanha.

A vacina deve ser aplicada também em cerca de 190 mil trabalhadores de saúde de unidades que fazem atendimento para a influenza, 266 mil crianças entre seis meses e menos de dois anos, 20 mil indígenas e 273 mil gestantes, totalizando em torno de 1,8 milhão de pessoas. Do G1 Bahia

Tempo de leitura: 3 minutos

Gerson Marques | gersonilheus@gmail.com

 

Não seria necessário lembrar que o Coronel Deputado tem uma longa história de serviços prestados às causas do autoritarismo e da ditadura.

 

Mal-assessorado ou mal-intencionado, sabe-se lá, o coronel, deputado Gilberto Santana, inventou um factoide certo de que isso pode render votos ao seu projeto de se tornar prefeito em Itabuna. A ideia mirabolante é tomar grande parte do território de Ilhéus, estendendo a fronteira itabunense para logo depois da Uesc (sentido Itabuna/Ilhéus). Da noite para o dia, seriam de Itabuna não somente os dois hipermercados, como também Ceplac, Uesc, Salobrinho, seus habitantes, bichos, rios e florestas.

Pode-se até imaginar uma reunião do deputado com sua assessoria como em uma cena do famoso desenho animado dos anos noventa, “Pink e Cérebro”, em que um dos personagens fricciona as mãos e diz: “qual a ideia genial para dominarmos o mundo hoje, chefe?”, no que o chefe dana a apresentar suas ideias mirabolantes que nunca dão certo.

O Coronel Deputado faz parte de uma comissão da Assembleia Legislativa encarregada de resolver exatamente litígios territoriais entre as cidades baianas. Ao inventar esse factoide, ele abre mão da condição de juiz e torna-se parte, o que o descredencia completamente para permanecer na comissão. Nesse caso, paira sobre o deputado uma suspeição, ele já tomou lado antes de concluir os trabalhos.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Medalha é entregue a Wagner pelas mãos da presidenta Dilma Rousseff (Foto Renato Cobucci).

Três baianos nascidos ou adotados receberam homenagem durante o encerramento da Semana da Inconfidência em Minas Gerais. O governador Jaques Wagner, o vice Otto Alencar e o artista plástico Frans Krajcberg receberam a Grande Medalha da Inconfidência, em solenidade comandada pelo governador mineiro, Antonio Anastasia. A homenagem a Wagner foi concedida em 2007, mas entregue só agora.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Fundador do PSD (Partido Social Democrático), o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse nesta quinta-feira que não vai adotar o número 51 para a legenda por estar “muito associado” a conhecida marca de aguardente.

O número é um dos poucos ainda disponíveis para novos partidos e chegou a ser cogitado por entusiastas da legenda por ser de fácil memorização. “51 é uma marca muito famosa”, disse.

O prefeito disse ainda que não tem um número de sua preferência. Um dos discutidos é o 30. “Existem alguns disponíveis. O 30 é um desses números, mas o momento da escolha do número é o momento quando concluir esse processo. O número 41 também não está disponível”, disse.

Kassab evitou comentar a debandada de seis vereadores tucanos de São Paulo. A maioria deles deve seguir para a nova sigla. “Eu não participo desse movimento. É questão interna do PSDB”, disse. Informações da Folha.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de ter concluído que os políticos fichas sujas tinham o direito de concorrer na eleição do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá agora dar o aval para que a Lei da Ficha Limpa impeça as candidaturas a partir de 2012. A maioria dos ministros do Supremo já se posicionou abertamente ou de forma reservada a favor da entrada em vigor da lei como forma de moralizar os costumes políticos no Brasil.

O STF deverá se manifestar sobre a polêmica lei durante o julgamento de ações do PPS e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O PPS protocolou na terça-feira uma ação declaratória de constitucionalidade (ADC). A OAB promete entregar o seu pedido na próxima semana. Caberá ao ministro calouro do Supremo, Luiz Fux, o papel de relator do caso.

Leia texto completo no Estadão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A presidenta Dilma Rousseff desistiu de participar do Fórum de Líderes Empresariais, que acontece no Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba. Na noite desta quinta-feira, 21, ela seria homenageada no evento, com o prêmio “Personalidade do Ano”.

Para cancelar a participação, Dilma teria alegado cansaço após viagem à China. Participantes do evento, porém, falam que a presidenta foi aconselhada a desistir da viagem para evitar um possível confronto com setores oposicionistas do empresariado. Com informações da Folha