Tempo de leitura: < 1minutoDonos de lojas e populares usam baldes d´água para tentar apagar incêndio (Foto Joálisson Santos/Pimenta).
Empresários do centro de Buerarema, no sul da Bahia, contaram com a solidariedade de amigos e populares para evitar uma tragédia de grandes proporções na mais importante área comercial da cidade, no sábado à noite (23). Um incêndio destruiu uma panificadora e uma loja de utilidades domésticas na rua Paulo Portela, em frente ao ginásio de esportes Antônio Brito.
Como o Corpo de Bombeiros mais próximo fica a 18 quilômetros da cidade e a cidade não conta nem com brigada de incêndio, dezenas de homens usaram baldes d´água para impedir que o fogo avançasse sobre as outras casas comerciais.
A equipe de bombeiros chegou ao local 45 minutos depois, quando isolou toda a área e eliminou os últimos focos de incêndio. O fogo começou pela panificadora e atingiu a loja de utilidades, forçando os moradores a entrarem em ação para impedir o pior.
Fogo destruiu lojas em pouco mais de 20 minutos (Foto Joálisson Santos/Pimenta).
O programa Mina de Talentos, uma iniciativa da empresa Bahia Mineração em parceria com o Senai, terá sua aula inaugural nesta terça-feira, 26, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus. Com a proposta, a Bamin espera qualificar 6.500 pessoas, tanto em Ilhéus como na região de Caetité, visando formar mão-de-obra apta a ser contratada para o projeto Pedra de Ferro.
Mais de 700 trabalhadores serão capacitados na etapa inicial do programa, que tem foco nas primeiras demandas de pessoal da fase de construção do porto da Bamin em Ilhéus e da mina e usina de beneficiamento de minério em Caetité.
O investimento da empresa no programa de qualificação, ao longo de três anos, será de R$ 16,7 milhões.
O consumidor começará a sentir em maio o peso do aumento da conta de energia elétrica. As contas para o consumidor residencial terão reajuste de 9,79%. Já os industriais e comerciais de médio e grande porte vão pagar 10,16% a mais a partir do próximo mês. O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A tarifa para residenciais que consomem em média 140 kw/h saltará de R$ 70,88 para R$ 77,68. Aqueles que pagam tarifa social desembolsarão R$ 46,73. A Coelba se defende dos altos valores e afirma que o governo abocanha 34% em cobrança de impostos.
Protesto causou transtornos e mais de 10 quilômetros de congestionamento (Foto Costa Filho).
O protesto de moradores das localidades de Ilha Verde e Urbis IV causou transtornos e resultou em mais de 10 quilômetros de congestionamento no trecho Itabuna-Ibicaraí da BR-415. A pista ficou interditada das 7h às 10h da manhã desta segunda-feira.
A manifestação dos vereadores é uma tentativa para que o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia e a Secretaria de Infraestrutura façam uma operação tapa buracos e sinalizem a pista. No último dia 10, uma criança de seis anos foi atropelada e sofreu traumatismo craniano exatamente no local do protesto. Em alguns trechos da BR-415 o acostamento foi tomado pelo mato.
A interdição da pista dificultou a vida de quem estava retornando para casa após o Feriadão da Semana Santa. A BR-415 é a rodovia mais utilizada pelos turistas do sudoeste baiano e de Brasília que descem para o litoral sulbaiano. Equipes do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da Polícia Rodoviária Estadual, foram acionadas para liberar a pista.
Moradores da localidade atearam fogo em paus e pneus para fechar rodovia (Foto Costa Filho).
O título da nota poderia servir como nova nomenclatura do Setor de Compras e Licitações da Prefeitura de Itabuna, vinculado à Secretaria da Administração. Relatos colhidos pelo PIMENTA dão conta de que nada menos que sete servidores, entre efetivos e comissionados, deixaram o posto naquele departamento, que desde o início do atual governo está sob o comando da diretora Janice Borges.
Gente que passou por lá afirma ter sofrido toda sorte de humilhações e assédio moral e diz que o fato já havia sido levado ao conhecimento do ex-secretário Gilson Nascimento (quando no cargo), mas este nada fez. Agora se espera que o atual titular da pasta, Maurício Athayde, tome alguma providência.
Pelo que consta, não resta mais nenhum funcionário da equipe que começou a trabalhar no setor em janeiro de 2009. Todos pediram para sair, mudaram de departamento ou estão à disposição da Secretaria da Administração. Para o setor não parar, duas funcionárias foram escaladas há um mês, mas não se sabe até quando elas serão capazes de aguentar.
O Brasil foi o terceiro país em que mais se acredita em ‘Deus ou em um ser supremo’ em uma pesquisa conduzida em 23 países.
A pesquisa, feita pelo empresa de pesquisa de mercado Ipsos para a agência de notícias Reuters, ouviu 18.829 adultos e concluiu que 51% dos entrevistados ‘definitivamente acreditam em uma ‘entidade divina’ comparados com os 18% que não acreditam e 17% que não têm certeza’.
O país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo é a Indonésia, com 93% dos entrevistados. A Turquia vem em segundo, com 91% dos entrevistados e o Brasil é o terceiro, com 84% dos pesquisados.
Entre todos os pesquisados, 51% também acreditam em algum tipo de vida após a morte, enquanto que apenas 23% acreditam que as pessoas param de existir depois da morte e 26% ‘simplesmente não sabem’.
Entre os 51% que acreditam em algum tipo de vida após a morte, 23% acreditam na vida após a morte, mas ‘não especificamente em um paraíso ou inferno’, 19% acreditam ‘que a pessoa vai para o paraíso ou inferno’, outros 7% acreditam que ‘basicamente na reencarnação’ e 2% acreditam ‘no paraíso, mas não no inferno’.
Nesse mesmo quesito, o México vem em primeiro lugar, com 40% dos entrevistados afirmando que acreditam em uma vida após a morte, mas não em paraíso ou inferno. Em segundo está a Rússia, com 34%. O Brasil fica novamente em terceiro nesta questão, com 32% dos entrevistados.
Mas o Brasil está em segundo entre os países onde as pessoas acreditam ‘basicamente na reencarnação’, com 12% dos entrevistados. Apenas a Hungria está à frente dos brasileiros, com 13% dos entrevistados. Em terceiro, está o México, com 11%.
Entre os que acreditam que a pessoa vai para o paraíso ou para o inferno depois da morte, o Brasil está em quinto lugar, com 28%. Em primeiro, está a Indonésia, com 62%, seguida pela África do Sul, 52%, Turquia, 52% e Estados Unidos, 41%.
Tempo de leitura: < 1minutoDonos de lojas e populares usam baldes d´água para tentar apagar incêndio (Foto Joálisson Santos/Pimenta).
Empresários do centro de Buerarema, no sul da Bahia, contaram com a solidariedade de amigos e populares para evitar uma tragédia de grandes proporções na mais importante área comercial da cidade, no sábado à noite (23). Um incêndio destruiu uma panificadora e uma loja de utilidades domésticas na rua Paulo Portela, em frente ao ginásio de esportes Antônio Brito.
Como o Corpo de Bombeiros mais próximo fica a 18 quilômetros da cidade e a cidade não conta nem com brigada de incêndio, dezenas de homens usaram baldes d´água para impedir que o fogo avançasse sobre as outras casas comerciais.
A equipe de bombeiros chegou ao local 45 minutos depois, quando isolou toda a área e eliminou os últimos focos de incêndio. O fogo começou pela panificadora e atingiu a loja de utilidades, forçando os moradores a entrarem em ação para impedir o pior.
Fogo destruiu lojas em pouco mais de 20 minutos (Foto Joálisson Santos/Pimenta).
Uma pane da Oi atingiu nesta segunda-feira o número 192 do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Quem liga para a central de Itabuna acaba falando com unidades de outros municípios.
Até que o problema seja resolvido, os pedidos de socorro devem ser encaminhados ao celular 8859-6363. O número aceita ligações a cobrar originadas de telefones fixos.
Uma pane da Oi atingiu nesta segunda-feira o número 192 do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Quem liga para a central de Itabuna acaba falando com unidades de outros municípios.
Até que o problema seja resolvido, os pedidos de socorro devem ser encaminhados ao celular 8859-6363. O número aceita ligações a cobrar originadas de telefones fixos.
Tempo de leitura: < 1minutoTelefone danificado na Av. Soares Lopes
Com a popularização do celular, muita gente nem sabe mais o que é utilizar o telefone público. Mas ainda há quem precise do “orelhão”, embora seja difícil encontar algum funcionando.
No centro de Ilhéus, o PIMENTA testou neste feriadão vários aparelhos e a maioria estava com defeito. Na Avenida Soares Lopes, nosso repórter chegou pouco depois um vândalo ter destruído o telefone instalado em frente à sorveteria Danúbio Azul. A ação ocorreu à luz do dia e foi presenciada pelo proprietário e clientes do estabelecimento.
Curiosamente, o telefone danificado era o único naquelas imediações que ainda funcionava.
Moradores da Ilha Verde fazem novo protesto contra a falta de segurança e sinalização no trecho Itabuna-Ibicaraí da BR-415. Desde as 7 horas da manhã, eles fecharam a pista nos dois sentidos e o congestionamento já alcança seis quilômetros, segundo a Polícia Rodoviária Estadual.
Há 15 dias, uma criança de seis anos foi atropelada no trecho próximo ao parque de exposições Antônio Setenta (reveja aqui). Adriele Carvalho de Souza sofreu traumatismo craniano e foi internada no Hospital Manoel Novaes. Desde o protesto, nada foi feito no local, que é esburacado e não possui sinalização. As informações são do repórter Costa Filho, da rádio Jornal de Itabuna.
Itabuna registrou três mortes violentas e já atinge a marca de 58 homicídios em 2011. Os assassinatos ocorreram na Sexta-Feira Santa e ontem à noite. Na sexta, foram executados Rafael Rodrigues Santos, 21, apontado como líder do tráfico no Zizo, e Danilo Batista dos Santos, 18, baleado e morto próximo ao Conjunto Penal, no bairro Nova Ferradas.
Ontem à noite, por volta das 22h, um traficante apenas conhecido como Galego foi morto a tiros. O crime aconteceu no Jardim Grapiúna, também conhecido como Favela do Bode. As mortes de Rafael e Galego estariam relacionadas ao tráfico e a de Danilo seriam disputa entre gangues rivais, de acordo com a polícia.
Tempo de leitura: < 1minutoLoja do Makro em Ilhéus (Foto Pimenta).
Os resultados da rede de comércio atacadista Makro no Brasil pioraram no ano passado por causa de uma mudança na forma como as verbas de bonificação (desconto que o comerciante obtém em compras da indústria) são contabilizadas. A modificação, classificada como “saudável” pelo presidente da empresa no país, Roger Laughlin, contribuiu para a retração da margem bruta de 13,9% para 12,9%.
Em 2010, o Makro encerrou o exercício com lucro de R$ 38 milhões, 64% inferior ao resultado do ano anterior. Caso semelhante aconteceu em 2010 com o Carrefour, que teve perdas de € 550 milhões no balanço por causa da operação brasileira. Informações do Valor.
Permanece o impasse entre representantes dos professores da rede municipal de ensino e a Prefeitura de Ilhéus. A situação se complicou na semana passada, depois que o governo desistiu de um acordo firmado com os profissionais do magistério.
Na mesa de negociação, o secretário da Administração, Antônio Bezerra, ofereceu 6,47% de reposição salarial, índice que foi aceito pela Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI). Logo em seguida, o governo desistiu de sua própria proposta, alegando impacto na folha além do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Segundo matéria do Jornal Bahia Online, além da batalha entre APPI e governo, há também uma crise entre sindicatos. A associação disputa com o Sindicato dos Servidores Públicos de Ilhéus (Sinsepi) para ver quem tem o direito de representar trabalhadores como porteiros e merendeiras.
Para a APPI, esses servidores, embora não sejam do magistério, atuam na área da educação e devem ser representados pela associação. O Sinsepi entende de outro modo e reivindica a “paternidade”.
No centro da briga, o interesse está nas cifras do imposto sindical.
Tempo de leitura: < 1minutoDinho Gás chegou à presidência pelas mãos de Jailson Nascimento (Montagem B.Gusmão).
O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Dinho Gás, tem se cercado de todos os cuidados possíveis para evitar o acesso dos cidadãos às contas da gestão do ex-presidente Jailson Nascimento. Dinho, claro, age como escudeiro de quem lhe garantiu a presidência da Casa.
Ele é acusado de impedir, por exemplo, que os fiscais da campanha Quem não deve não teme possam fotografar os processos de pagamento.
O medo é natural diante de exemplos absurdos de superfaturamento na Casa de Jailson&Cia. Há uma semana, o Blog do Gusmão denunciou que CDs regraváveis eram comprados a preços superfaturados. O caso incomodou os mágicos do poder.
A unidade de CD saía a R$ 7,30, mesmo nos casos em que a Casa comprava em grande quantidade. O valor é aproximadamente seis vezes mais alto que o de mercado, R$ 1,00 a R$ 1,50.