Tempo de leitura: < 1 minuto

Raymundo Pacheco Sá Barreto era um exímio contador de histórias e estórias, além de ser aquele amigo que todo o mundo gosta. Profundo conhecedor de Ilhéus, sua política e história, foi nominado por Jorge Amado como o “Último coronel do cacau”. Também afeito à lide política, Sá Barreto costumava contar essa história do então candidato a prefeito (primeira campanha), Jabes Ribeiro.

O ano 1982, início de campanha, Jabes Ribeiro vai a campo em busca de votos. Para tudo tinha um discurso pronto e se apresentava como a solução para todos os problemas de Ilhéus que Antônio Olímpio ainda não tinha resolvido.

Nessa empreitada contava com Sá Barreto, conhecedor de todas as “bibocas” e seus ocupantes de Ilhéus. Lá, Jabes abria o vozeirão para prometer Ilhéus como o melhor lugar do mundo, desde que lhe elegessem, é claro. E a campanha crescia a olhos vistos.

Num determinado dia, Jabes falava para as professoras, exaltando as qualidades da categoria e dizendo ser testemunha disso, por ter sido sua mãe professora. Noutro dia, o mesmo discurso foi feito para as lavadeiras, sempre com a mesma defesa, o que preocupou o velho e experiente Sá Barreto, que pretendia levar Jabes em alguns locais não tão bem afamados.

Para evitar esse dissabor, Sá Barreto chama Jabes no dia seguinte e faz um alerta:

– Jabes, pare com esse discurso, pois amanhã nós vamos fazer campanha nas casas de umas “conhecidas minhas” e não fica bem você expor a pobrezinha de sua mãe num lugar daqueles – disse, com a autoridade de sempre.

Sá Barreto sempre jurou que essa história é verdadeira.

Do Cia da Notícia

Tempo de leitura: < 1 minuto
Demoras irritam usuários do transporte em Itabuna.

A tarifa de ônibus ficará mais cara em Itabuna, a partir deste sábado (30). A passagem terá aumento de 10% e passará de R$ 2,00 para R$ 2,20.

O reajuste foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte e autorizado pelo prefeito Capitão Azevedo (DEM) em decreto publicado no Diário Oficial eletrônico do município no último dia 30 de março.

Quem utiliza o serviço de transporte quatro vezes por dia, por exemplo, desembolsará R$ 19,20 a mais com o reajuste, mensalmente. Duas empresas operam no transporte coletivo urbano, a São Miguel e a Expresso Cachoeira.

O serviço prestado pelas duas concessionárias sofre críticas pelos atrasos constantes. A prefeitura nunca fez licitação do transporte urbano.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O primeiro dia de vacinação contra a gripe registrou problemas em Itabuna. Apenas o Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto disponibilizava vacinação e a promessa era regularizar o atendimento nesta terça.

A Secretaria de Saúde de Itabuna alegava que o município temia faltar energia elétrica nas unidades de saúde no feriadão da Semana Santa e, assim, perder as doses de vacina, segundo informa A Região.

A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 13 de maio. O público-alvo são as gestantes, idosos e crianças de seis meses a dois anos incompletos. Os postos atendem das 7h às 17h. O Dia D da campanha contra a gripe será o próximo sábado, 30.

Tempo de leitura: < 1 minuto

… E prefeito sem apoio. A situação político-administrativa em Buerarema voltou a se agravar neste final de mês. O prefeito Mardes Monteiro (PT) perdeu mais um apoio na Câmara de Vereadores com a renúncia do agora ex-líder de governo, José Eduardo (PR). O vereador, segundo disse a amigos, não aguentava mais ter que dar tantas explicações sobre os erros administrativos do governo. Zé Eduardo deixou o governo e foi para a oposição.

A última da gestão na confusa “Macuco” acontece na área do ensino: as escolas da rede municipal estão sem merenda. Para agravar ainda mais o problema, desde a semana passada os alunos da zona rural estão sem estudar, pois os veículos locados para transportá-los pararam por falta de pagamento por parte do município.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O primeiro dia de vacinação contra a gripe registrou problemas em Itabuna. Apenas o Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto disponibilizava vacinação e a promessa era regularizar o atendimento nesta terça.

A Secretaria de Saúde de Itabuna alegava que o município temia faltar energia elétrica nas unidades de saúde no feriadão da Semana Santa e, assim, perder as doses de vacina, segundo informa A Região.

A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 13 de maio. O público-alvo são as gestantes, idosos e crianças de seis meses a dois anos incompletos. Os postos atendem das 7h às 17h. O Dia D da campanha contra a gripe será o próximo sábado, 30.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Indústria emprega quase 14 mil no sudoeste.

A Azaleia gera aproximadamente 14 mil empregos na região compreendida entre os municípios de Itapetinga, Itororó e Potiraguá. Desde o final do ano passado, calcula-se que foram demitidos 1,5 mil trabalhadores nas unidades da empresa no sudoeste. As informações dando conta de uma retração dos investimentos da Azaleia Nordeste agitaram as três cidades.

Se especulações ou não, fato é que a própria empresa se nega a fornecer maiores detalhes sobre o que está ocorrendo. O PIMENTA fez três contatos nesta terça com a indústria em Itapetinga, considerada hoje a matriz dos negócios da Vulcabras. A informação na empresa era de que o diretor Adair Nobre estaria viajando e não poderia falar.

Apesar da conhecida dificuldade do setor calçadista brasileiro com a concorrência de países asiáticos, principalmente a China, o mercado tem uma leitura dos movimentos recentes da Azaleia: estes teriam a finalidade de pressionar o governo baiano em busca de mais isenções para continuar no estado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

The Piauí Herald

MATA ATLÂNTICA – A revoada de vereadores e deputados do ninho do PSDB, assim como os ataques de predadores kassabistas, ameaçam os tucanos de extinção. O grave alerta foi divulgado na manhã de hoje em Brasília pelo Ibama, instituto que monitora as espécies ameaçadas nos biomas brasileiros. Segundo o Ibama, os tucanos estariam sendo vítimas, ainda, de uma doença crônica das matas tropicias, o govenismus cronicus.

“O tucano era uma ave comum no cerrado e já foi até considerado uma praga no Planalto Central”, disse o ambientalista Paulo Nogueira Neto, presidente emérito do WWF. “Hoje em dia, é possível passar um dia inteiro no Congresso sem encontrar um único espécime sequer.”

A WWF também decidiu reclassificar o status da ave após o anúncio de que Walter Feldman, um dos fundadores do PSDB, está deixando o ninho. “Se até os tucanos históricos estão debandando, em breve não sobrará um único exemplar sequer para contar a história se não fizermos nada”, afirmou Marina Silva.

As medidas para salvar os tucanos da extinção dividem os especialistas. Um espécime de Minas foi apontado como capaz de garantir a perpetuação da espécie, mas estava bêbado demais para se reproduzir. Um espécime paulista de hábitos noturnos foi cogitado para liderar os poucos tucanos que restam, mas um exame mais detido revelou que se tratava de uma coruja. Foi proposta a criação de um corredor ecológico entre Brasília e São Paulo para a reprodução das aves. Empreiteiras já discutem nos bastidores quem vai ganhar a licitação para a obra.

Diante da ameaça, o cineasta Carlos Saldanha já trabalha no roteiro de uma sequência para a animação Rio. No novo filme da série, um tucano exilado em Nova York é trazido de volta ao Brasil para se reproduzir e salvar a espécie.

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Protesto causou transtornos e mais de 10 quilômetros de congestionamento (Foto Costa Filho).

O protesto de moradores das localidades de Ilha Verde e Urbis IV causou transtornos e resultou em mais de 10 quilômetros de congestionamento no trecho Itabuna-Ibicaraí da BR-415. A pista ficou interditada das 7h às 10h da manhã desta segunda-feira.

A manifestação dos vereadores é uma tentativa para que o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia e a Secretaria de Infraestrutura façam uma operação tapa buracos e sinalizem a pista. No último dia 10, uma criança de seis anos foi atropelada e sofreu traumatismo craniano exatamente no local do protesto. Em alguns trechos da BR-415 o acostamento foi tomado pelo mato.

A interdição da pista dificultou a vida de quem estava retornando para casa após o Feriadão da Semana Santa. A BR-415 é a rodovia mais utilizada pelos turistas do sudoeste baiano e de Brasília que descem para o litoral sulbaiano. Equipes do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da Polícia Rodoviária Estadual, foram acionadas para liberar a pista.

Moradores da localidade atearam fogo em paus e pneus para fechar rodovia (Foto Costa Filho).
Tempo de leitura: < 1 minuto

A sujeira e o consequente mau-cheiro continuam sendo presença constante na feira livre do Centro Comercial de Itabuna. Para complicar, a empresa Marquise, responsável pela coleta de lixo na cidade, deixa acumular os resíduos no local e só aparece para recolhê-los quando o volume já está praticamente insuportável.

Na manhã do Sábado de Aleluia, operários da empresa, com um caminhão compactador, faziam a coleta por volta de 10h30min, horário em que o movimento na feira era grande. A operação para remover a montanha de lixo levou um bom tempo e provocou engarrafamento na rua que dá acesso à feira.

Houve reclamações e buzinaço em protesto contra a deficiência e desorganização da limpeza.

Tempo de leitura: < 1 minuto

 

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física termina nesta sexta-feira, 29, mas grande parte dos contribuintes ainda não prestou contas ao leão. Até hoje (dia 25), apenas 542.279 baianos haviam declarado, conforme dados da Receita. O número é pouco mais da metade do volume de declarações esperado.

No Brasil, já foram enviadas 13,6 milhões de declarações, também pouco mais da metade dos 24 milhões de contribuintes que devem se entender com o “felino”.

A multa mínima para quem declarar fora do prazo é de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido. Quem deixar a obrigação para última hora corre o risco de enfrentar congestionamento nos servidores da Receita.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tacila Mendes e Anabel Mascarenhas ministram curso básico de fotografia, na Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci).  As aulas começam na próxima quinta e vão até o sábado (30).

O conteúdo do curso compreende a breve história da fotografia, conhecimento de elementos e recursos da máquina, treinamento do “olhar fotográfico”, regras básicas de composição de imagem e erros a serem evitados, além de prática da fotografia externa e análise e avaliação das fotos produzidas.

A inscrição custa R$ 30,00 e os contatos podem ser mantidos por email (fotografandomelhor@gmail.com) ou pelos telefones (73) 8803-9821, 9152-4308 e 8124-7176. Confira mais informações no blog do curso. As melhores fotografias de cada aluno vão compor uma exposição do curso.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O balanço da Polícia Rodoviária Federal aponta a ocorrência de quatro mortes nas rodovias federais que cortam o sul da Bahia no Feriadão de Tiradentes e Semana Santa. No mesmo período do ano passado, a PRF registrou apenas uma morte. A polícia rodoviária também efetuou uma prisão por desrespeito à Lei Seca.

Já nas estradas estaduais no sul da Bahia, não houve registro de mortes, apesar de ter ocorrido 13 acidentes. A polícia prendeu um homem na BA-001, foragido da justiça (lembre aqui). Desde a última quinta (21) até as primeiras horas da manhã desta segunda (25), a Polícia Rodoviária Estadual fez 1.155 abordagens a veículos.

Ontem, dois ônibus da São Miguel foram retidos na BR-415, porque estavam com faróis queimados. A empresa opera no transporte urbano em Itabuna. A polícia rodoviária liberou os veículos após mecânicos efetuarem a troca de lâmpadas. Confira balanço completo da movimentação nas rodovias no programa Tribuna Livre, com o repórter Costa Filho, na rádio Jornal, a partir das 14h15min (ouça aqui).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tacila Mendes e Anabel Mascarenhas ministram curso básico de fotografia, na Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci).  As aulas começam na próxima quinta e vão até o sábado (30).

O conteúdo do curso compreende a breve história da fotografia, conhecimento de elementos e recursos da máquina, treinamento do “olhar fotográfico”, regras básicas de composição de imagem e erros a serem evitados, além de prática da fotografia externa e análise e avaliação das fotos produzidas.

A inscrição custa R$ 30,00 e os contatos podem ser mantidos por email (fotografandomelhor@gmail.com) ou pelos telefones (73) 8803-9821, 9152-4308 e 8124-7176. Confira mais informações no blog do curso. As melhores fotografias de cada aluno vão compor uma exposição do curso.

Tempo de leitura: 2 minutos

Da BBC

O Brasil foi o terceiro país em que mais se acredita em ‘Deus ou em um ser supremo’ em uma pesquisa conduzida em 23 países.

A pesquisa, feita pelo empresa de pesquisa de mercado Ipsos para a agência de notícias Reuters, ouviu 18.829 adultos e concluiu que 51% dos entrevistados ‘definitivamente acreditam em uma ‘entidade divina’ comparados com os 18% que não acreditam e 17% que não têm certeza’.

O país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo é a Indonésia, com 93% dos entrevistados. A Turquia vem em segundo, com 91% dos entrevistados e o Brasil é o terceiro, com 84% dos pesquisados.

Entre todos os pesquisados, 51% também acreditam em algum tipo de vida após a morte, enquanto que apenas 23% acreditam que as pessoas param de existir depois da morte e 26% ‘simplesmente não sabem’.

Entre os 51% que acreditam em algum tipo de vida após a morte, 23% acreditam na vida após a morte, mas ‘não especificamente em um paraíso ou inferno’, 19% acreditam ‘que a pessoa vai para o paraíso ou inferno’, outros 7% acreditam que ‘basicamente na reencarnação’ e 2% acreditam ‘no paraíso, mas não no inferno’.

Nesse mesmo quesito, o México vem em primeiro lugar, com 40% dos entrevistados afirmando que acreditam em uma vida após a morte, mas não em paraíso ou inferno. Em segundo está a Rússia, com 34%. O Brasil fica novamente em terceiro nesta questão, com 32% dos entrevistados.

Mas o Brasil está em segundo entre os países onde as pessoas acreditam ‘basicamente na reencarnação’, com 12% dos entrevistados. Apenas a Hungria está à frente dos brasileiros, com 13% dos entrevistados. Em terceiro, está o México, com 11%.

Entre os que acreditam que a pessoa vai para o paraíso ou para o inferno depois da morte, o Brasil está em quinto lugar, com 28%. Em primeiro, está a Indonésia, com 62%, seguida pela África do Sul, 52%, Turquia, 52% e Estados Unidos, 41%.

Leia na íntegra

Tempo de leitura: < 1 minuto

O programa Mina de Talentos, uma iniciativa da empresa Bahia Mineração em parceria com o Senai, terá sua aula inaugural nesta terça-feira, 26, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus. Com a proposta, a Bamin espera qualificar 6.500 pessoas, tanto em Ilhéus como na região de Caetité, visando formar mão-de-obra apta a ser contratada para o projeto Pedra de Ferro.

Mais de 700 trabalhadores serão capacitados na etapa inicial do programa, que tem foco nas primeiras demandas de pessoal da fase de construção do porto da Bamin em Ilhéus e da mina e usina de beneficiamento de minério em Caetité.

O investimento da empresa no programa de qualificação, ao longo de três anos, será de R$ 16,7 milhões.