Doação de trator a agricultores de Itabuna (foto Pedro Augusto)
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão do governo baiano, está em campo com um projeto de apoio à agricultura familiar. Uma das medidas concretas com essa finalidade vem sendo a doação de tratores agrícolas a produtores em diversos municípios do Estado, como ocorreu em Itabuna e Uruçuca, na região cacaueira.
O diretor-executivo da CAR, José Vivaldo Mendonça, afirma que o objetivo do projeto é fortalecer e melhorar as condições de trabalho no campo, aumentando a renda de famílias na zona rural. Segundo Mendonça, além da mecanização, os agricultores serão incentivados a se unir em cooperativas, visando construir melhores condições para a produção.
Hoje, é mais fácil o PT conquistar a velha classe média do que FHC atrair a nova.
Dilma Rousseff enganou todos nós. Achávamos que era um poste, uma marionete do presidente Lula.Uma pessoa incapaz de se segurar sozinha no cargo. E, de repente, decorridos pouco mais de 100 dias de governo, cai a nossa ficha.
Com 73% de popularidade, que devem ter ido a quase 100% depois das lágrimas públicas pelos “brasileirinhos” do Realengo, descobrimos que ela não desembarcou no Palácio do Planalto a passeio.
A cada dia que passa, fica mais claro que Dilma é um projeto político de oito anos – uma mulher que tem tudo para se reeleger em 2014 com um pé nas costas. E, se Lula quiser voltar depois, serão os tais “20 anos de poder”, com os quais sonhava Sérgio Motta, o ex-tesoureiro tucano.
Essa reflexão deve ter sido feita pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Só isso explica seu manifesto pela refundação do PSDB, em que pregou um ativismo maior das oposições e a busca de uma nova base social. Não o “povão”, que teria sido cooptado pelo PT, mas sim a nova classe média, que hoje compra apartamentos em 30 anos, adquire eletrodomésticos à vista e viaja quando quer para o Exterior.
Lamento, FHC. É mais fácil Dilma conquistar a velha classe média do que o PSDB atrair a nova. Primeiro, porque ela tem demonstrado uma compostura ímpar no cargo, com muito mais respeito às instituições democráticas do que seu antecessor. Segundo, porque tem visão estratégica.
Ela entendeu que os tablets podem provocar uma verdadeira revolução do conhecimento no País e volta da China trazendo uma fábrica de iPads na mala – além disso, pretende pressionar as operadoras telefônicas a oferecer banda larga de verdade no País. Terceiro, porque deixou claro que o Brasil de hoje tem chefe. Com Dilma, candidatos a eminências pardas e a “superministros” não terão vida longa.
Os oposicionistas que têm mandato já perceberam que não adianta remar contra a correnteza. Dois governadores tucanos, o paulista Geraldo Alckmin e o mineiro Antônio Anastasia, já frequentam a copa e a cozinha do Palácio do Planalto.
O PSD, do prefeito Gilberto Kassab, também não fará oposição a Dilma. E o senador Aécio Neves, pelo primeiro discurso que fez na tribuna, também deixou claro que não tem vocação para esse papel.
O que restou? José Serra, escrevendo artigos num jornal, e FHC, criando um blog na internet, além de experiências de laboratório com subcelebridades sendo urdidas nos bastidores.
Num país que cresce 5% ao ano e que pode retirar milhões da pobreza nos próximos anos, seria mais inteligente bater à porta do Palácio e, de forma humilde, pedir uma conversa. Em vez de se afastar de Dilma, o PSDB faria melhor se buscasse um caminho de entendimento e cooperação.
Leonardo Attuch é jornalista e escreve para a IstoÉ.
O PIMENTA migrou de endereço em novembro passado e atingiu seu pico de visitação na nova fase. Foram 370.007 acessos únicos nos últimos 30 dias e exatos 1.126.572 páginas vistas (pageviews). Os dados são do Google Analytics, mecanismo de aferição de audiência na internet mais utilizado pelas principais agências de publicidade devido à sua credibilidade.
Os números fazem deste blog um dos mais acessados da Bahia e o mais visitado da região cacaueira, conforme dados do mercado publicitário. O período analisado vai de 20 de março a 19 de abril. Os gráficos também revelam tendência de manutenção do crescimento já que o site possui altíssima taxa de aprovação dos leitores (retornos) e de novas visitas, segundo o Analytics.
O jornalista Ricardo Ribeiro diz que os resultados obtidos no período reforçam a condição do PIMENTA como uma das principais fontes de informação do sul da Bahia. “Nosso foco é o que acontece diariamente em nossa região e no estado, mas sempre antenado com o que acontece Brasil afora”. Davidson Samuel, um dos diretores do site, lembra que a migração do blog para um novo endereço veio de uma outra novidade, um site gratuito de classificados, o ClassiPimenta.
Tempo de leitura: < 1minutoMagela: resultados contestados.
Passados mais de 100 dias da posse do secretário de Saúde de Itabuna, Geraldo Magela, começaram a pipocar as cobranças quanto ao desempenho do titular de uma das mais complicadas pastas do governo.
Na avaliação de uma fonte governista, os três meses iniciais de Magela apresentaram, de positivo, apenas a briga pelo retorno do Comando Único do SUS, mas faz uma constatação: “O embate travado com o Conselho Municipal de Saúde, em parte, escondia a frustração com os três primeiros meses da sua gestão”.
A mesma fonte, no entanto, diz que o governo cometeu equívocos na disputa e, por isso mesmo, acabou unindo o conselho. “A eleição por aclamação da Maria das Graças era reflexo dos equívocos”.
O governista ainda dá ponto ao secretário por ter conseguido mudar a direção do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem). “A nova administração é antenada com a área de saúde”, diz. “Mas os resultados são comprometidos pelo empreguismo”, relata a fonte.
No período, Magela – e o prefeito Capitão Azevedo – ainda se viu obrigado a ouvir um autêntico sermão do bispo diocesano Dom Ceslau Stanula, há um mês, ao final da procissão de São José. As cobranças agora são internas.
O deputado estadual Gilberto Santana (PTN) voltou a defender a redução do território ilheense. Ele falou nesta quarta-feira, 20, ao programa Alerta Geral, da Rádio Santa Cruz de Ilhéus.
Entrevistado pelo radialista Gil Gomes, Santana, que é membro da Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa, Santana abordou novamente a proposta de anexar o bairro do Salobrinho a Itabuna e transferir os distritos de Inema e Pimenteira para o município de Coaraci.
A ideia, segundo o parlamentar, pode ser concretizada a partir da lei estadual 12.057, que determinou a revisão dos limites territoriais entre os municípios baianos. Segundo Santana, a mexida no território de Ilhéus atenderia mais a um interesse social do que ao econômico. Ele, no entanto, não deixou de abordar a disputa pela área onde estão os supermercados Makro e Atacadão. “É um absurdo que a área onde estão essas empresas faça parte do território de Ilhéus”, opinou.
O deputado disse que ouviu apelos de vários moradores do Salobrinho, que teriam manifestado o desejo de transferir a propriedade do bairro para Itabuna. Ele também declarou que os distritos de Inema e Pimenteira não são bem assistidos pela Prefeitura de Ilhéus e recorrem a serviços básicos em Coaraci e Itajuípe.
Gil Gomes fez ressalvas ao posicionamento e, durante a entrevista, houve certa tensão entre o entrevistador e o entrevistado. O radialista perguntou quantos moradores o deputado teria consultado e afirmou a necessidade de um plebiscito. Santana ficou irritado.
Ontem, o vereador Paulo Carqueija (PT) criticou o deputado e afirmou que encaminharia ofício à Mesa Diretora da AL, solicitando a substituição de Santana na Comissão de Assuntos Territoriais.
Tempo de leitura: < 1minutoCaribé ficou preso às ferragens por uma hora.
O prefeito de Itabela, Osvaldo Caribé (PMDB), e dois assessores sofreram um grave acidente por volta das 21h desta terça-feira (19), no quilômetro 550 da BR-101, trecho de São José da Vitória, a 480 quilômetros de Salvador.
O prefeito retornava de Salvador para Itabela, no extremo-sul do estado, quando a Toyota Hilux saiu da pista e caiu numa ribanceira de 40 metros. Caribé e os dois assessores, um deles o tesoureiro Mauro Nunes Pereira, foram encaminhados para o Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O carro saiu da pista e virou na queda na ribanceira.
Equipes do Samu 192 de Itabuna e do Corpo de Bombeiros se deslocaram para São José da Vitória para o atendimento às vítimas. Moradores da área próxima ao acidente foram os primeiros a socorrer o prefeito e os assessores.
Caribé ficou preso às ferragens do veículo e os assessores, Mauro Nunes e outro de prenome Bruno, conseguiram sair do carro e pedir socorro. Com informações do Radar 64.
Uma notícia veiculada na segunda-feira (18) por uma rádio comunitária de Itiruçu, no sudoeste baiano, levou pânico aos moradores de Entroncamento de Jaguaquara. A emissora divulgou que um homem com distúrbios mentais teria ameaçado invadir as escolas da região para matar alunos e professores, em alusão à chacina de Realengo, no Rio de Janeiro. A polícia saiu à procura do suspeito, identificado como Erivan Oliveira Santos, de 30 anos, que já teria matado um cavalo a golpes de faca.
A mãe do suspeito, Maria das Dores, procurou a delegacia para desmentir o boato e afirmou que o filho é vítima de uma denúncia falsa. “Meu filho estava depressivo e foi levado para Feira de Santana, onde ele irá se recuperar. Disseram que viram ele no Entroncamento e isso não é verdade. Eu estou decepcionada com a rádio e com quem disse isso, ele é inocente”, afirmou.
As declarações, no entanto, não acalmaram os ânimos dos moradores da localidade. A todo o momento surgem novos boatos de que o homem estaria prestes a atacar. A Polícia Militar (PM) realiza buscas na região. Informações do Blog Marcos Frahm.
A polícia identificou o motorista do caminhão-baú que causou o acidente grave na rodovia Ilhéus-Itabuna, por volta das 16h10min de ontem. O caminhão VW 8150, placas NTF-0528, era dirigido por Fábio Alberto do Rosário.
Uma das testemunhas do acidente, o médico Rommel Santos Pires, disse à polícia que o caminhão seguia em alta velocidade, no sentido Itabuna-Ilhéus. O motorista perdeu o controle do veículo na curva do quilômetro 17, invadindo a pista contrária e colidindo com a Ford Ranger (HEI-8259).
Os dois carros pegaram fogo logo após a colisão. A picape era dirigida por Ana Paula Santana Loures e pertence à Mars Cacau. Ana Paula sofreu queimadura nos braços, hemorragia interna e teve fraturas nas costelas. Exames também vão apontar o nível de lesão à coluna da motorista no impacto com o caminhão-baú, que pertence à Comercial Mascarenhas.
Após ter sido encaminhada pelo Samu 192 para o Hospital Geral de Ilhéus, Ana Paula Santana foi transferida para o Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. As informações exclusivas são do repórter Costa Filho, da rádio Jornal.
Alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) decidiram externar no Twitter suas insatisfações com a situação enfrentada pela instituição de ensino, em greve há dez dias. A ideia dos estudantes é tornar o manifesto um dos assuntos mais comentados entre usuários brasileiros da rede social.
Para engrossar as fileiras do movimento, basta fazer qualquer postagem no microblog, inserindo a hashtag #euqueroaula. Todas as manifestações vão parar nesta página.
Segundo o estudante Lucas Vitorino, idealizador do protesto virtual, a iniciativa surgiu por ser muito mais fácil hoje em dia mobilizar os universitários via web. “Prova disso é o número de alunos que assistem, via twitcam, às assembleias que acontecem na Uesc”, constata.
Apurações da Polícia Federal revelaram a existência de pelo menos duas quadrilhas atuando nesses trechos, uma delas envolvendo um policial militar, melhor dizendo, um policial bandido.
É alarmente o número de acidentes que ocorrem em alguns trechos da rodovia BR-101 no Sul da Bahia.
Entre as áreas críticas podemos citar os trechos Arataca-Camacan e Eunápolis-Itabela, onde não passa um dia sem que seja registrada uma ocorrência, não raro com vítimas mortas.
Os acidentes poderiam ser atribuídos às curvas perigosas existentes nesses trechos, ao excesso de velocidade e à imperícia dos motoristas.
Essas são, sim, as causas da maior parte dos acidentes.
Mas, pelo que se depreende de uma apuração feita pela Polícia Federal, não são as únicas causas.
Existe um componente perverso, quase inacreditável, que dá a exata noção de como as pessoas perderam qualquer tipo de escrúpulo quando decidem se bandear para o mundo do crime.
Apurações da Polícia Federal revelaram a existência de pelo menos duas quadrilhas atuando nesses trechos, uma delas envolvendo um policial militar, melhor dizendo, um policial bandido.
O modus operandi é um primor de criatividade usada para o mal.
Ao invés do clássico assalto a mão armada ou da colocação de obstáculos na pista, como troncos de árvores ou pedras, que forçam o motorista a parar seus veículos, os marginais estão adotando uma tática que não deixa, digamos, impressões digitais.
Eles simplesmente espalham óleo pela pista e ficam a espreita de que aconteçam os acidentes. Com as chuvas que tem caído na região, a combinação óleo em pista molhada é explosiva.
Daí, feito abutres, avançam sobre os veículos e saqueiam a carga, numa operação rápida e executada de maneira profissional.
O principal alvo são as carretas, que por conta dos pedágios cobrados na BR 116 (a Rio Bahia) passaram a circular em maior número pela BR 101.
Mas pode acontecer também com ônibus ou automóveis, onde sempre há o que saquear, como bagagens, computadores ou telefones celulares.
Para esses marginais, pouco importa que, ao provocar intencionalmente os acidentes, pessoas morram ou sofram ferimentos graves.
A vida para eles (a vida dos outros, bem entendido!) não tem valor algum.
Cabe à polícia (a parte séria da polícia, bem entendido, de novo!) coibir a ação desses marginais, desbaratando as quadrilhas e colocando os responsáveis na cadeia.
A Polícia Rodoviária Federal deflagrou nesta quarta-feira (20) uma campanha de conscientização para que motoristas dirijam com maior segurança nas rodovias federais. Na delegacia de Itabuna, a campanha foi lançada há pouco e orienta os motoristas a trafegarem com os faróis baixos acesos mesmo de dia.
A campanha Uma Luz para a Vida – Acenda os Faróis vai até o final da noite do próximo domingo, quando será encerrada a operação Tiradentes e Semana Santa. De acordo com a polícia, o simples gesto de rodar com o farol baixo aceso melhora a visibilidade de veículos na rodovia e ajuda a evitar acidentes.
Circulam em Ilhéus e Salvador rumores de que o geólogo e bilionário João Carlos Cavalcanti está em vias de adquirir o hotel Jardim Atlântico, situado na zona sul de Ilhéus. O hotel pertence hoje ao empresário Raimundo Jerônimo Machado Júnior.
Há poucos dias, Cavalcanti anunciou a descoberta de uma nova jazida com 800 milhões de toneladas de ferro ao norte de Caetité. Foi ele também quem descobriu a mina que será explorada pela Bahia Mineração no projeto Pedra de Ferro.
Cavalcanti tem feito incursões na área política e anunciou que em breve irá se filiar ao Partido dos Trabalhadores.
O Conselho terá a competência de formular políticas públicas para comunicação social: fortalecimento do mercado, como o aumento da produção regional; ampliação da inclusão digital (…).
Diz um adágio do povo: “água e conselho se dá a quem pede”. Sobre o acesso a água é demais conhecido o pedido e há um exitoso programa do governo, o Água para Todos, em execução. Sobre conselho, uso o trocadilho para falar da regulamentação do Conselho Estadual de Comunicação Social, em tramitação na Assembléia Legislativa.
Os deputados estaduais aprovaram na Constituição baiana, em 1989, o artigo 277, §2º, que diz: “O Conselho de Comunicação Social, que formulará a política de comunicação social do Estado, terá sua competência e composição estabelecidas em lei”. Portanto, o pedido do Conselho é antigo.
De lá pra cá muita coisa mudou. Presenciamos a uma revolução tecnológica que alterou definitivamente a maneira de comunicação entre as pessoas em todo mundo. O computador, o celular, a câmera e a TV, ou estamos falando da mesma coisa, ditam a era digital. A internet revolucionou a forma de produção e consumo da informação.
Por outro lado, vivemos o mais longo período de continuidade democrática na República brasileira. As políticas públicas na democracia são produzidas com participação social. A regulamentação desse Conselho vem respaldada na compreensão de que a informação e a comunicação pertencem à categoria dos direitos sociais e se inserem na atividade econômica do estado.
Órgão auxiliar do governo, o Conselho terá a competência de formular políticas públicas para comunicação social: fortalecimento do mercado, como o aumento da produção regional; ampliação da inclusão digital; apoio a comunicação comunitária e a comercial no interior da Bahia; diretrizes para o investimento publicitário, entre outras ações.
Nascido nas esteiras da lutas sociais e democráticas, o governo Wagner tem o compromisso com a irrestrita liberdade de expressão. Liberdade para todos. Pra quem produz e pra quem consome notícias. Da nossa parte, está atendido ao pedido de Conselho, solicitado há 22 anos. Como diz outro ditado popular, “antes tarde do que nunca”.
Robinson Almeida é assessor geral de Comunicação Social do governo da Bahia.
Jonas Paulo e Yulo ouvem Zé Neto reconhecer unidade petista.
O governo baiano sofreu derrota na semana passada ao tentar aprovar a reforma administrativa que cria dezenas de cargos comissionados. Não houve quórum necessário para a pretensão governista, o que acabou por provocar um reboliço no Palácio de Ondina. Ontem, petistas de alto coturno na Assembleia Legislativa estiveram reunidos por duas horas para discutir a situação.
O líder da bancada petista, Yulo Oiticica, fez questão de enfatizar a unidade petista na Assembleia. “Os 14 deputados estão unidos e mostraram total entrega para reconciliar os interesses petistas com os interesses da base aliada”, ressaltou.
A reunião abordou ainda o comportamento dos aliados governistas, insatisfeitos. O líder do Governo na Assembleia, Zé Neto, ele também um petista, saiu do encontro despreocupado quanto ao comportamento do PT na sessão que ocorre hoje à tarde. O problema está entre os demais partidos da base.
Jonas Paulo, presidente do PT baiano, ainda ciente das dificuldades governistas na Assembleia fala em espírito de unidade também em relação às outras legendas. “A coesão entre o PT e a base aliada será a tônica do debate”, diz. O encontro ainda contou com a participação do primeiro secretário da Mesa Diretoria da Assembleia, o petista J. Carlos.
Em homenagem aos 70 anos de Roberto Carlos, o PIMENTA pinçou este vídeo no qual o rei interpreta uma de suas mais belas canções: Outra vez (Isolda). Essa é de 1979: