Tempo de leitura: < 1 minuto

Um caminhão-baú e uma picape Ford Ranger colidiram no quilômetro 17 da rodovia Ilhéus-Itabuna, por volta das 16h10min. Os dois veículos pegaram fogo e ficaram praticamente destruídos.

O motorista do caminhão fugiu do local e a motorista da picape, Ana Paula Santana, foi socorrida por uma equipe do Samu 192 e levada para um hospital de Ilhéus.

De acordo com o repórter Costa Filho, da rádio Jornal, Ana Paula trabalha na Mars Cacau, e seguida de Itabuna para Ilhéus, quando houve a colisão. O trecho fica entre o Salobrinho e a sede regional da Ceplac.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Enquanto as lideranças dos dois principais municípios do sul da Bahia se digladiam por pedaços de terra, a velha Batalha de Quericós, Itabuna e Ilhéus registram um início de ano ruim quando o assunto é geração de empregos com carteira assinada.

Números “fresquinhos” do Ministério do Trabalho e Emprego revelam que Itabuna cortou 140 vagas nos três primeiros meses deste ano. Ilhéus também caminhou em igual sentido e “tesourou” 124.

Se a indústria itabunense registrou recuperação no trimestre, o mesmo não se pode dizer de setores essenciais à economia local: comércio, construção civil e serviços.

A indústria abriu 181 novos postos de trabalho no período, mas a área de serviço cortou 111 vagas, a construção civil cortou 94 e o comércio 93. Estes números são exatamente o resultado do número de contratações x desligamentos.

Ilhéus sofreu com o final da alta estação. O comércio demitiu forte no trimestre ao cortar 208 vagas com carteira assinada (548 contratações ante 756 demissões). Apenas os setores de serviços e de construção civil registram números positivos ao criar, juntos, 146 novas vagas.

Registre-se que a economia baiana também não fechou o mês de março neste quesito. Criaram-se apenas 2.758 novos empregos no período, embora todos os outros estados nordestinos tenham, ao contrário, cortado postos de trabalho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A postura atabalhoada no processo de negociação com o sindicato dos professores deixou o governo ilheense na maior saia justa com a categoria. Os trabalhadores da educação reivindicavam cerca de 15% de reposição salarial, mas acabaram aceitando a proposta de 6,47% oferecida pelo governo. Acordo fechado, era só voltar para as salas de aula… Isto se o governo cumprisse o acordo, o que não foi o caso.

Após ser autorizado pelo prefeito Newton Lima a oferecer os 6,47%, o secretário da Administração Antônio Bezerra foi desautorizado. Estava tudo resolvido na mesa de negociação, mas – como diz a presidente da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), Enilda Mendonça – “gato escaldado tem medo de água fria”.

Em entrevista concedida nesta manhã ao radialista Gil Gomes, no programa Alerta Geral (Rádio Santa Cruz), Enilda afirmou que os professores já estão “escaldados” com as “idas e vindas” do governo Newton. “Na verdade, não sabemos quantos governos existem na Prefeitura”, ironizou a professora.

Nesta terça-feira, 19, às 14 horas, a categoria se reúne em assembleia no auditório do IME-Centro, onde haverá deliberação sobre os rumos da greve. “Nosso posicionamento é de não aceitar nova proposta, pois o acordo já foi fechado”, afirma a presidente da APPI.

O governo explicou que a aplicação dos 6,47% faria o município ultrapassar o limite de gastos com a folha estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Ou seja, a Prefeitura apresentou a proposta antes de fazer as contas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O relatório do emprego em março, na Bahia, registra números negativos em cidades sul-baianas (confira abaixo) e desempenho crítico em Salvador, que cortou 2.756 empregos com carteira assinada em março, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.

Mas pelo menos duas cidades baianas se diferenciam das demais: Feira de Santana e Camaçari. Feira abriu 300 novas vagas no mês passado e 2.313 no trimestre. Camaçari criou 1.673 novos empregos no mês passado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde agosto do ano passado até o início deste mês, exatamente 70 presos conseguiram fugir da cadeia pública de Una, no sul da Bahia. Inaugurada em 1982, a “cadeia queijo suíço” passou apenas por uma pequena reforma (maquiagem seria o melhor termo) nos quase 30 anos.

As várias infiltrações, a fragilidade da estrutura e o número insuficiente de agentes são facilitadores das fugas no município. A cadeia registrou 16 fugas em oito meses. Ou seja, média de duas fugas por mês. Entre os fugitivos, vários são homicidas, a exemplo de Alisson Santos, que matou a idosa Adélia Santos, no final do ano passado, e tentou ainda matar o esposa da vítima, José Carlos Santos.

A comunidade local se mobiliza e aguarda uma sinalização do governo estadual para apresentar proposta de construção de um mini-presídio, que serviria ainda a Camacan, Arataca, Canavieiras, Santa Luzia e Mascote.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ousarme Citoaian lança seus olhos e ouvidos sobre as vocalistas negras baianas e destaca os nomes de Virgínia Rodrigues, Rosa Passos, Márcia Short, a ilheense Clécia Queiroz e a itabunense Alobêned (foto) – para quem é só elogios. “Alobêned é um furacão negro, uma monarca africana que só encontra comparação em Margareth Menezes”, derrama-se o colunista. O. C. ainda implica com a novel expressão “bandeira a meio mastro”, que a Globo “fabricou”, o que é motivo para manifestação de vários leitores. A todos, com atenção e bom humor, o colunista responde nos comentários do UNIVERSO PARALELO (como é sua rotina de todas as terças-feiras).

Para (re) ver a coluna desta semana, clique aqui.

Tempo de leitura: 2 minutos

Ricardo Ribeiro | ricardoribeiro@pimentanamuqueca.com.br

 

A população, no entanto, ainda depende da prefeitura ilheense, porque há mais de 20 anos cometeu o pecado da gula. Caiu na tentação de Jabes…

 

Bem no comecinho da década de 80, houve um movimento para que os distritos de Inema e Pimenteira, pertencentes a Ilhéus, se unissem para virar um município independente. Foi um momento em que vários distritos da Bahia se emanciparam, a exemplo de Jussari, que à época pertencia a Itabuna. Inema e Pimenteira quiseram surfar na onda, mas a tentativa foi sufocada por um churrasco.

No dia marcado para o plebiscito, um belo domingo de sol, o então prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, realizou uma festa no litoral norte do município, com música e fartura de carne e bebida. Tudo à vontade, de graça (inclusive o transporte), exclusivamente para moradores de Pimenteira e Inema. A ideia, naturalmente, era boicotar o plebiscito, que de fato acabou não acontecendo por falta de eleitores. Caíram todos na armadilha jabista e, em função disso, os distritos continuam até hoje atrelados a Ilhéus.

Os citados distritos ficam a cerca de 80 quilômetros da sede e o acesso se dá por estradas muito ruins, o que faz a distância parecer maior. Devido à localização remota, serviços essenciais não são prestados aos moradores a contento, o que motiva queixas frequentes. A população, no entanto, ainda depende da prefeitura ilheense, porque há mais de 20 anos cometeu o pecado da gula. Caiu na tentação de Jabes…

A história do churrasco que fulminou o sonho emancipacionista dos distritos de Ilhéus vem à memória no momento em que o deputado estadual Gilberto Santana (PTN) suscita a possibilidade de mexer na geografia ilheense. Não para emancipar Inema e Pimenteira, mas para torná-los distritos de outro município: Coaraci.

Santana também defende que o bairro do Salobrinho seja transferido para Itabuna, o que não somente colocaria os supermercados Makro e Atacadão em território itabunense, como ainda reservaria a este município a Universidade Estadual de Santa Cruz.

As sugestões do deputado não foram bem aceitas pelos ilheenses, que invadiram o espaço de comentários do PIMENTA com a “faca nos dentes” a fim de defender seu território. Santana acabou bombardeado pelos leitores do blog e agora deve estar arrependido da hora em que expôs a ideia de esquartejar o mapa de Ilhéus.

 

Ricardo Ribeiro é um dos blogueiros do PIMENTA e também escreve no Política Et Cetera.

Tempo de leitura: 2 minutos
Santana (à esq.) é chamado de "deputado infeliz" pelo vereador Carqueija.

O vereador de Ilhéus, Paulo Carqueija, disse nesta terça-feira (19), no plenário da Câmara Municipal, que vai encaminhar à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa da Bahia, um pedido para que o deputado estadual Coronel Gilberto Santana seja imediatamente afastado e substituído da Comissão de Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação, criada pela AL.

Ele é acusado por Carqueija de ter se posicionado prematura e preconceituosamente contra o município de Ilhéus, diante das discussões que as autoridades locais têm travado com Itabuna sobre os limites territoriais dos dois municípios.

Para melhor entender a “guerra”, clique aqui.

O vereador petista atribui ao deputado, afirmações que se constituem numa agressão desnecessária e raivosa contra Ilhéus. “Isso é muito preocupante quando vindas de um deputado estadual que tem assento na referida comissão encarregada de rever assuntos territoriais da Bahia”, afirmou.

No discurso feito no plenário da Câmara, Carqueija responsabilizou o deputado por comentários do tipo “Ilhéus precisa acabar com esta mania de querer tudo. É Itabuna quem faz tudo isso aqui. A população do Salobrinho, por exemplo, quer ser itabunense, basta fazer um plebiscito. Nós devíamos mudar o Salobrinho para o município de Itabuna, colocando a nova divisa depois da Universidade Estadual de Santa Cruz, a UESC, assim como também devem mudar Inema, Pimenteira e Banco Central para Coaraci”. As declarações teriam sido dadas durante uma Audiência Pública para debater o tema.

Na Câmara de Ilhéus, na tarde desta terça, Carqueija chegou a chamar o parlamentar baiano de “infeliz deputado” e de “asneira” o conteúdo do seu posicionamento na polêmica que envolve a questão territorial entre Ilhéus e Itabuna.

Confira mais no Bahia Online.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Pense num feriadão curtindo boa música e degustando os melhores pratos do mar, além de conferir exposições fotográficas de duas feras das lentes… Pois tudo isso estará reunido num só lugar, a partir desta quarta-feira (20), às 18h, no centro de convenções de Ilhéus, durante a edição 2011 do Festival Sons & Sabores do Mar.

O evento vai até o próximo domingo, 24, e terá pratos do mar, música regional e expressões como Adelmário Coelho e Seu Jorge. A programação gastronômica, nos dias 20 a 23, começará sempre às 18h e vai até a meia-noite. No domingo (24), será das 16h às 22h.

Durante todos os dias haverá apresentações de bandas e cantores regionais no centro de convenções. O acesso ao evento custará R$ 15,00 na quinta-feira (21) e o público poderá assistir aos shows de Zabumbahia e Adelmário Coelho. Nos demais dias, o acesso fica a R$ 5,00. O show de Seu Jorge será no sábado, 23, às 22h, na Concha Acústica.

O visitante ainda poderá conferir duas belas exposições de Anabel Mascarenhas e Maurício Maron. Anabel traz exposição sobre a Feirinha do Guanabara e Maurício apresenta mostra do que reuniu em fotos em 25 anos de jornalismo no Brasil e em Angola. O evento tem o apoio do PIMENTA, prefeitura de Ilhéus, Sebrae-BA, Atil, Secretaria Estadual de Turismo, Governo da Bahia, Bahia Pesca, Jequitibá Plaza Shopping e Record News.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Sidenilton Pereira trabalha pela demolição do colégio

O advogado José Sidenilton Pereira, diretor do Procon de Itabuna, é o mais entusiasmado defensor da anulação do tombamento do prédio onde funcionou o Colégio Divina Providência. Segundo foi apurado pelo PIMENTA, empresários planejam demolir a construção para que no terreno sejam instaladas uma unidade das Lojas Americanas e outra da Silva Calçados.

Pereira preside a comissão designada pelo prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, com a finalidade de proceder aos estudos e, em seguida, à “retificação dos atos de tombamento” do prédio do Divina. Os outros membros da comissão são o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, e a advogada Veneranda Andrade Santos.

Pereira, segundo informações de dentro do governo, tem mostrado elevadíssimo interesse no “destombamento”. Nesta quarta-feira, 20, às 15 horas, uma audiência pública vai debater o assunto na Casa do Educador. A convocação da Prefeitura para esta reunião foi discretíssima.

Tempo de leitura: 2 minutos

Medalhistas Luciana e Camila lideram ranking nacional, mas falta de patrocínio pode deixar a dupla de fora do circuito europeu (Foto Pimenta).

Duas atletas baianas que lideram o ranking nacional da canoagem de velocidade ainda não sabem se vão disputar a Copa do Mundo e o Mundial. As duas competições serão disputadas, respectivamente, em maio (Alemanha, Polônia e República Tcheca) e agost (Hungria).

O motivo da incerteza é aquele velho conhecido de todos os esportes de base no país, a falta de patrocínio. Luciana Costa, 32, e Camila Lima, 24, são de Ubaitaba, no sul da Bahia, ainda não perderam a esperança. E não é só apenas participar, mas brigar pelas melhores colocações. No ano passado, elas retornaram com várias medalhas num esporte em que os europeus dominam e as baianas mandam ver.

Competindo em dupla (C2), Luciana e Camila faturaram medalha de bronze em Poznan (Polônia), em agosto passado, na Copa do Mundo. Luciana também competiu no individual (C1) e faturou duas medalhas de ouro na Regata Internacional de Monlong, na França.

Elas competem tanto no individual como em dupla nas distâncias de 200, 500 e 100 metros. As meninas de Ubaitaba trouxeram medalhas ainda ns etapa da Copa do Mundo na Alemanha e ainda fizeram bonito no Sul-Americano disputado em La Plata, na Argentina, onde faturaram o primeiro lugar nas baterias disputadas.

Luciana Costa diz que a dupla está preparada para manter as medalhas e disputar títulos nas etapas da Copa do Mundo e, ainda, no Mundial. “Podemos brigar de igual para igual com as europeias”, entusiasma-se. No ano passado, as meninas estiveram em todas as finais. Não à toa, exibem a vasta quantidade de medalhas na foto acima.

Para Camila Lima, será uma pena ficar de fora, caso não pinte patrocínio. “Seria duro não disputar as duas competições, sabendo que poderemos estar entre as melhores pelos resultados alcançados”.

A dupla ainda tem esperança de contar com patrocínio governamental e da iniciativa privada para disputar as competições na Europa. Os olhos da dupla marejam ao falar da possibilidade, principalmente quando lembram que o C2 será incluído entre as categorias olímpicas em 2016, no Rio de Janeiro, e no próximo ano deve estar entre as de demonstração, em Londres.

As empresas interessadas em patrocinar as duas atletas podem entrar em contato por telefone – (73) 8162-0232 e 8146-880 – ou email: lucianakayak@yahoo.com.br e camilacanoa@bol.com.br. Enquanto não rolam os patrocínios para as competições na Europa, elas estudam Educação Física. Estão no 5º semestre do curso na Unime-Itabuna. A faculdade concedeu bolsas integrais às atletas. Patrociná-las dá nisso, mídia espontânea e gratuita em grandes veículos.

Calendário das competições

Copa do Mundo
Etapa Polônia – 6 a 8 de maio
Etapa Rep. Tcheca – 20 a 22 de maio
Etapa Alemanha – 27 a 29 de maio

Campeonato Mundial
Hungria – 18 a 21 de agosto

Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

O comando estadual do DEM vai jogar duro com os prefeitos que ficam de namorico com os partidos da base aliada do governo Wagner.

O comando estadual do DEM, agora sob a batuta do ex-deputado federal José Carlos Aleluia, vai jogar duro com os prefeitos que ficam de namorico com os partidos da base aliada do governo Wagner.

José Carlos Aleluia, político de posições firmes, principalmente quando o assunto em pauta é a fidelidade partidária, acompanha cada passo de quem se elegeu pelo DEM, incluindo aí os vereadores.

Entre os chefes de Executivo demistas, José Nilton Azevedo, prefeito de Itabuna, é o que chama mais atenção da nova cúpula do Partido do Democratas.

Ninguém sabe, por exemplo, em quem o prefeito de Itabuna votou na última sucessão estadual, se na reeleição do governador Wagner (PT), em Geddel (PMDB) ou Paulo Souto (DEM).

Aleluia, que não é de pestanejar e, muito menos, de passar a mão na cabeça, não vai permitir que o Capitão Azevedo tenha um posicionamento dúbio em relação ao processo sucessório municipal.

O prefeito de Itabuna tem que tomar cuidado com o novo demismo aleluísta, sob pena de não disputar um segundo mandato (reeleição).

DAVIDSON, SENA OU WENCESLAU?

O PCdoB tem três bons nomes como prefeituráveis: o “velhinho” Sena, o vereador Wenceslau Júnior e Davidson Magalhães, diretor-presidente da Bahiagás.

O critério para a escolha do nome que irá disputar a cobiçada prefeitura de Itabuna não pode ser assentado no aspecto individual. Se um é mais popular do que o outro, se é mais carismático ou administrador.

O candidato deve ser o que tiver mais possibilidade de aglutinar outros partidos em torno da candidatura, viabilizando uma coligação com boas chances de vitória.

Os recentes fatos políticos apontam que a melhor opção do PCdoB é Davidson Magalhães, já que conta com a simpatia do PMDB de Renato Costa, do PSDB de José Adervan, do PDT de (?) e de boa parte do PSB.

WAGNER QUER GERALDO

A articulação política do governador Jaques Wagner quer o deputado federal Geraldo Simões como o candidato do PT na sucessão do prefeito Azevedo.

Com Geraldo – e não Juçara Feitosa – seria mais fácil convencer os partidos aliados a não lançarem candidatura própria, como pretende o PCdoB.

Se o candidato for Geraldo Simões, o governador Jaques Wagner vai se empenhar pessoalmente no convencimento de que o diálogo é imprescindível para a retomada do Centro Administrativo.

Alguns membros do diretório do PT de Itabuna já fazem coro a favor do ex-prefeito, que continua obstinado com a pré-candidatura da ex-primeira-dama.

FIDELIDADE

Os quatros maiores partidos de oposição ao governo estadual – DEM, PSDB, PMDB e o PR – só questionam a infidelidade partidária quando ela sai do círculo oposicionista.

Ou seja, para um partido da base aliada do governador Wagner. O vereador Solon Pinheiro, por exemplo, não comete infidelidade quando sai do PSDB para o DEM.

Se o prefeito Azevedo trocar o DEM pelo PDT ou qualquer outra legenda situacionista, é logo taxado de infiel. Mas se ir para o PSDB, PMDB ou PR fica tudo em casa.

Marco Wense é articulista da Revista Contudo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Gilson Araújo, José Campos e José Vicente andam tão animados com a estratégia de filiação em massa do PCdoB que já falam em levar para a legenda o ex-prefeito Fernando Gomes (PMDB) e o atual presidente da Câmara e sócio comunista, Ruy Miscócio (PRP).

– A gente tá aceitando todo mundo. Até Geraldo Simões.

E o blogueiro, na galhofa, pergunta se eles dançariam com Fernando também.

– Geraldo, Fernando… A gente filia na hora – respondeu o trio comunista.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Flagrada em ultrapassagem indevida na rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), uma advogada itabunense e defensora pública municipal saiu-se com essa, na tentativa de livrar-se de uma multa por infração:

– Quem paga seu salário sou eu.

O patrulheiro rodoviário não deu ouvidos e ainda fez observar que ela estava sem calçado adequado para dirigir. A advogada estrilou e disse que iria comunicar a multa ao chefe do policial.

O patrulheiro não se intimidou e desceu a “canetada” para que a desatenta senhora passe a respeitar mais as regras de trânsito.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Eduardo Salles conversa com líder do MST

O secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, retornou neste fim de semana da viagem à China, na qual acompanhou o governador Jaques Wagner, e se reuniu neste domingo, 17, com integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) que estão acampados ao redor do prédio da Seagri em Salvador.

Acompanhado pelo superintendente de Agricultura Familiar Wilson Dias, o secretário conversou com o diretor estadual do MST, Márcio Matos, sobre a pauta de reivindicações do movimento.

Nesta segunda-feira, Salles terá um encontro com o secretário das Relações Institucionais da Bahia, César Lisboa, também com a participação dos representantes do MST. A expectativa é concluir o processo de negociação dos itens que são da competência do governo estadual.

Durante o período em que se encontram acampados nos arredores da Secretaria, os sem-terra vêm recebendo atenção especial do governo. Cerca de 600 quilos de carne são fornecidos ao grupo a cada dia e também foram instalados 30 sanitários químicos para dar mais conforto aos membros do movimento. O apoio está sendo questionado pelo Ministério Público.