Os 24 membros do Conselho Municipal de Saúde de Itabuna (CMSI) elegem nesta quinta-feira (7), às 17h30min, a nova direção da instância de fiscalização e orientação da área de saúde pública. A eleição do conselho é realizada a cada biênio e sempre no dia 7 de abril, como reza a Lei 1749, de 1997. O pleito ocorre na sala de reuniões do CMSI, no centro de saúde José Maria de Magalhães Neto, antigo Sesp, no centro.
O governo tenta manobrar para jogar o pleito para outra data, pois não teria um nome para fazer frente ao da atual presidenta do Conselho, Maria das Graças Souza, nem indicações suficientes para compor uma chapa.
A tendência é de reeleição da atual presidenta, Maria das Graças, que é indicação do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna (Sintesi) mas teve atuação em que deu espaço e voz a todos os segmentos do conselho.
A dirigente aumentou o seu cacife dentro do conselho após resistir às pressões do governo para que o órgão de fiscalização da saúde quebrasse procedimentos e aprovasse, “na tora”, o retorno da municipalização da saúde (Gestão Plena). Até o final da tarde de ontem, o governo tentava seduzir setores do PCdoB para tentar encontrar um nome para o enfrentamento com a presidenta e candidata à reeleição.
Tempo de leitura: < 1minutoRonaldo, Jonas e Louro de Mô: acusados de assassinato (Montagem Pimenta/ Fotos RF Notícias).
A polícia civil prendeu por volta das 5h desta quinta-feira (7), em Caém, três vereadores acusados de mandar matar um colega. O homicídio ocorreu no dia 1º de dezembro do ano passado. João de Souza dos Reis, João de Quinho, foi assassinado dois meses depois de eleito para presidir a Câmara de Vereadores de Caém. O município fica localizado no centro-norte da Bahia.
Os vereadores Jonas Pereira, o Jotapê, “Louro de Mô” e Ronaldo Oliveira são acusados de encomendar a morte do colega de legislatura. O trio acusado do assassinato foi levado para o Complexo Policial de Jacobina. Quatro homens acusados de executar João de Quinho também foram presos pela polícia. Com informações do RF Notícias.
Tempo de leitura: < 1minutoDanilo Cardoso morreu em acidente.
Um acidente ocorrido na noite desta quarta-feira, 6, no quilômetro 934 da BR-101, município de Mucuri, extremo-sul da Bahia, matou o estudante itabunense Danilo Cardoso Teixeira, de 19 anos.
Danilo estava na picape Toyota Hilux, placa JSO-4841, que capotou depois que o motorista perdeu o controle do veículo. No momento, chovia bastante na região, o que pode ter contribuído para o acidente.
Segundo a Polícia Rodoviária, quem estava na direção era Roger Sábrio Soares, de 20 anos, que foi encaminhado para o hospital em estado grave.
Tempo de leitura: 2minutosMadrinha de aluna morta chora no massacre no Rio de Janeiro (Foto Wânia Corredo/O Globo).
Dez meninas e um menino foram mortos no massacre ocorrido nesta manhã de quinta-feira (7) na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, conforme o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes. Os tiros foram disparados pelo ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira, 23, que atirou contra a própria cabeça após ter sido baleado na perna por um sargento da PM.
O atirador entrou na escola e já no primeiro andar da escola, usou duas armas para deflagrar tiros contra 40 alunos da oitava série, que estavam em sala de aula. A maioria das vítimas feridas é do sexo feminino. São dez meninas e três meninos, segundo a polícia.
Uma irmã adotiva do atirador, de prenome Roselane, disse que Wellingont era “muito ligado ao Islamismo” e passava a maior parte do tempo em frente ao computador. A irmã falou à Rádio Band News-RJ. Ainda de acordo com a irmã, Wellington não tinha amigos, quase não saía de casa e falava “desse negócio de muçulmano”.
A escola Tasso da Silveira ficará fechada por tempo indeterminado, de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública. A presidenta Dilma Rousseff chorou ao ser informada e ao falar do massacre durante uma solenidade em Brasília do Programa do Empreendedor Individual. Ela decretou luto oficial de três dias por causa da morte e destacou que esse tipo de crime não é, não era característica do Brasil.
Um cidadão foi à agência do Bradesco da Avenida do Cinquentenário, nesta quarta-feira, 06, para receber pela primeira vez os seus proventos de aposentado e abrir conta para os recebimentos seguintes.
O sujeito pegou uma fila para se informar, outra para efetuar o saque e uma terceira para cadastrar uma nova conta. Já indignado depois de quase duas horas de espera, o aposentado conseguiu falar com um funcionário e lhe informou que não pretendia movimentar conta no Bradesco. Ainda assim, foi recomendado a um quarto atendente, que em tese deveria solicitar um cartão magnético apenas para que o cliente pudesse receber seus proventos todo mês.
Esgotado, o pobre aposentado quis saber se teria que esperar mais duas horas em outra fila para pedir o cartão. Deram-lhe qualquer resposta com desinteresse e ele suportou mais meia hora de castigo, até não aguentar mais.
A vítima do mau-atendimento foi embora sem solicitar o cartão e preocupada com o novo sofrimento que terá de enfrentar no próximo mês.
A reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) removeu portões dos acessos à instituição e acabou criando uma polêmica. Os portões da guarita foram retirados nesta quinta-feira (7) “para manutenção”, só que um dia antes da greve dos professores.
Para a Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Adusc), o “sumiço” faz parte de uma estratégia da reitoria para boicotar o movimento grevista. A associação fez um vídeo para relatar a situação da universidade, que já sofreu ataques de bandidos há mais de um ano. A greve foi aprovada em assembleia realizada ontem à tarde (relembre aqui).
O reitor Joaquim Bastos não foi encontrado para comentar o caso, mas a vice-reitora Adélia Pinheiro disse ao PIMENTA que a remoção estava programada pela Pro-Reitoria Administrativa (Proad). “Em hipótese alguma seria boicote, até porque a reitoria também é formada por docentes. Nós entendemos que a greve é um instrumento que a classe trabalhadora tem [para reivindicar]“.
A vice-reitora ainda enfatizou a participação de Joaquim Bastos na assembleia de ontem à tarde, quando os professores decidiram pela greve. Bastos falou aos professores sobre as ações da reitoria e do Fórum de Reitores, num último lance para sensibilizar os docentes a não paralisar as atividades.
Adélia informou ao PIMENTA que a reitoria aguarda, por parte da Adusc, a oficialização da greve. Amanhã, os funcionários da instituição também promovem assembleia para decidir se, também, cruzam os braços.
O secretário da Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Almiro Sena, esteve hoje reunido com agricultores e índios de etnia tupinambá no sul da Bahia. A visita à região visa distender o clima na disputa por terras no sul da Bahia. São 43,7 mil hectares disputados pelos tupinambás e pequenos produtores.
Aos índios tupinambás, Almiro disse o seu papel como secretário é tentar solução que não prejudique nem uma comunidade nem outra. “Vim aqui para parar essa guerra”, disse, durante encontro com os indígenas na Serra do Padeiro, entre os municípios de Una e Buerarema. Os tupinambás ainda pediram apoio ao secretário para o projeto de implantação de uma universidade indígena na área antes pertencente à Unacau.
Almiro diante de Cacique Babau: solução para conflito (Foto Elio Almeida).
A polícia identificou até agora oito dos 11 mortos na tragédia ocorrida nessa manhã de quinta-feira (7) na escola Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro.
1- Karine Chagas de Oliveira, 14 anos
2- Rafael Pereira da Silva, 14 anos
3- Milena dos Santos Nascimento, 14 anos
4- Mariana Rocha de Souza, 12 anos
5- Larissa dos Santos Atanázio, (aguardando documento)
6- Bianca Rocha Tavares, 13 anos
7- Luiza Paula da Silveira, 14 anos
8- Laryssa Silva Martins, 13 anos
Arte do G1 explica como se desenvolveu o massacre. Wellington Menezes de Oliveira matou 11 crianças e adolescentes, alunos da escola. Após os disparos fatais e ser atingido na perna por um policial, Wellington tirou a própria vida. Clique para ampliar.
Caminhonete S10 foi um dos cinco veículos atingidos pela árvore
Uma árvore desabou sobre dois carros (um Corsa e uma picape Chevrolet S10) e três motocicletas no início da tarde desta quinta-feira, 07, em Ilhéus. O incidente ocorreu na Avenida Dois de Julho, imediações do espaço cultural Bataclan, onde os veículos se encontravam estacionados.
Comerciantes da área afirmaram que há bastante tempo a árvore dava sinais de fragilidade e de que poderia cair a qualquer momento. O impacto causou danos em todos os cinco veículos, cujos proprietários ameaçam acionar o governo na justiça para obter o ressarcimento.
Com a “corda curta”, Geraldo Simões já não consegue “comer em todos os pastos”, como se diz na pecuária, e procura aparecer nos eventos sozinho.
Nos últimos dias Itabuna passou a ser o centro das atenções dos possíveis “prefeituráveis”. Constantemente, em eventos públicos e privados, lá estavam desfilando garbosamente políticos de todos os matizes e agremiações partidárias, com a desenvoltura de sempre, cumprimentando pessoas, distribuindo sorrisos, amabilidades nem sempre gratuitas.
Mas, enfim, é esse o comportamento do político que pretende agradar a pessoas ou grupos, além de apresentar um comportamento politicamente correto. Melhor demonstração de procedimento republicano, para usar uma palavra em moda, não existe. Circular de mesa em mesa, perguntar por pessoas, mesmo as indesejáveis, faz parte desse protocolo.
São nessas apresentações e aparecimentos públicos que o candidato ou muitos deles dão uma pista de qual o caminho pretendem seguir. Nesse périplo, também ficam conhecidos os correligionários, camaradas, companheiros ou simples coligados. Claro, eles fazem parte do séquito e buscam um lugar ao sol, ou melhor, na futura chapa. É a lei que rege a política.
Para melhor ilustrar essas mal traçadas linhas de pouco raciocínio, o comunista Davidson Magalhães “correu” Itabuna de Norte a Sul, de Leste a Oeste, visitando pessoas, instituições, dando palestras, mostrando sua competência à frente da Bahiagás. No caminho, comemorou os 89 anos do velho e renovado partidão, o PCdoB, em Itabuna, como não poderia deixar de ser.
Nada mais plausível para quem deseja vencer a eleição no próximo ano e dirigir os destinos de Itabuna. Aqui virá constantemente, para acompanhar obras e a expansão da Bahiagás, conceder entrevistas durante oferecimento de café da manhã aos profissionais de imprensa. Contudo, não deixará fora de sua agenda o encontro com os possíveis eleitores. Nada mais justo.
Quem leva uma dianteira nessa “maratona” é o atual prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, que com o seu Projeto de governo Prefeitura Móvel não sai da periferia da cidade. Não abre mão de suas visitas às comunidades mais carentes, prometendo um “mar de leite e uma ribanceira de cuscuz” para que os eleitores renovem seu mandato.
Enquanto o Governo Federal não manda o dinheiro para transformar Itabuna na megalópole do Sul da Bahia, segue abrindo ruas, tapando buracos, sempre perto de uma máquina e homens com picaretas a cavar valas para implantar esgotos e canos de água.
Da periferia caminha para o centro, conversa com dirigentes de partidos políticos – de preferência os nanicos – para prestarem irrestrito apoio. Também namora o PMDB, cujo latifúndio mais cobiçado é um espaço generoso no horário eleitoral gratuito e muita gente ocupando cargos de relevância no governo federal. Estratégia importante para a liberação das verbas. Sem contar com o Partido Progressista (PP), com quem mantém um affair e troca juras de amor eterno. Acredito até que teremos casamento à vista.
Mas ainda tem aqueles que, como Geraldo Simões, escondem o jogo com a mesma desfaçatez com que enganam o eleitor. Após a rejeição ao nome de sua esposa, Juçara Simões, junto aos cardeais do Partido dos Trabalhadores (PT), que não “engolem” a imposição da vontade individual de Geraldo sobre os filiados do partido.
Com a “corda curta”, Geraldo Simões já não consegue “comer em todos os pastos”, como se diz na pecuária, e procura aparecer nos eventos sozinho, seguido apenas por uns dois ou três apaniguados hospedados em seu gabinete na Câmara Federal. Juçara ao seu lado nos eventos políticos: nunca mais. Por questão de estratégia, é claro.
E foi assim, no Seminário de Marketing, onde cometeu grandes besteiras, no shopping de Itabuna, na solenidade de aniversário do PCdoB, no qual agiu com indelicadeza com os anfitriões, e por aí afora. Como uma das simples lições que nos dá o marketing, “quem não anuncia não é lembrado”, o produto a ser vendido aos itabunenses é Geraldo Simões e não Juçara Feitosa.
Se o Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral deixarem, é claro, por ter um passado administrativo não muito recomendável.
Em votação realizada nesta terça-feira, 5, a comissão do Senado que trata sobre a reforma política aprovou o financiamento público das campanhas eleitorais. Pela proposta, os candidatos ficarão proibidos de receber doações de recursos de entes privados.
Para virar lei, a matéria ainda precisa ser votada nos plenários da Câmara e do Senado.
Neto diante dos clientes: promessa de entrega da obra em dezembro deste ano.
Os mutuários da Caixa Econômica Federal que compraram apartamentos do residencial Torres da Primavera, da Construtora Verti, receberam da direção da empresa um cronograma e a promessa de entrega das obras em dezembro deste ano. João Bernadino Lima Neto, diretor da Verti, reuniu-se com clientes nesta terça (5), no canteiro da obra, no Jardim Primavera, em Itabuna.
Ele reconheceu que a obra enfrentou problemas de ordem financeira, mas atribuiu à falta de mão de obra qualificada o atraso na entrega, antes programada para dezembro de 2010. O residencial com 164 apartamentos terá três torres e imóveis com preços variando entre R$ 85 mil e R$ 100 mil.
Os mutuários começaram a pagar o financiamento em 2009. Quem foi à reunião estranhou a falta de representante do agente financeiro da obra, a Caixa Econômica Federal.
Clientes de planos de saúde em todo o país ficarão sem atendimento nesta quinta-feira, 7, em virtude de um protesto dos médicos. A categoria acusa as operadoras de praticar uma série de condutas indevidas, como criar obstáculos à realização de exames e internações e pressionar pela redução de procedimentos e antecipação de altas.
Os profissionais de medicina ressaltam que as atitudes das operadoras configuram desrespeito contra a própria categoria e os usuários.
Durante a paralisação desta quinta-feira, apenas os casos de urgência serão atendidos.
Cacique Babau, figura polêmica em terras sul-baianas, conseguiu a proeza de fazer o Derba iniciar a recuperação de 58 quilômetros de estradas vicinais na região de Buerarema, após solicitação feita há um mês.
A recuperação das estradas foi iniciada no último sábado (1º). Lá pras bandas de Macuco, o cacique já é chamado de “Prefeito Babau”. Antes, o ex-prefeito Eudes Bonfim e o atual, Mardes Monteiro, fizeram igual pedido, mas faltou prestígio.
José Damião da Silva Carvalho é daquelas figuras que não perdem uma oportunidade de ganhar dinheiro no mole. Estrepou-se ao tentar vender água encanada como sendo mineral. Zé Damião foi preso no depósito onde, supostamente, armazenava galões com água “torneiral”, em Barreiras.
A polícia recolheu no depósito cerca de 400 galões e um filtro d´água conectado à rede geral de abastecimento.