Nas faixas e convites alusivos ao aniversário de 89 anos do PCdoB, os comunistas itabunenses afirmam que são a “bola da vez”. Como já registrou este blog, a mensagem tem tudo a ver com o processo sucessório de 2012, no qual o partido objetiva lançar candidato próprio.
Quem se acostumou a ver o PCdoB acoplar-se ao projeto do PT em Itabuna, nos últimos 11 anos, ainda vê o arroubo de autonomia com ceticismo. E põe o senão, a la Tadeu Schmidt: “resta saber se essa bola da vez é mesmo bola cheia, ou se é bola murcha”…
Tempo de leitura: < 1minutoVovô Manoel Pereira: ladrão de carros, segundo a polícia (Foto Blog do Anderson).
O Grupo de Apoio Tático da Polícia Civil em Vitória da Conquista mandou para o xadrez Manoel Pereira da Silva, 65. O vovô foi flagrado com dois carros roubados, dinheiro, celulares, documentos de motos, revólver 38, espingarda, touca e farda com camuflagem.
Manoel escondia roubo e a “fantasia” em um sítio no município do sudoeste, segundo o Blog do Anderson. Manoel Pereira, segundo a polícia, terá a companhia do filho Eliezer Pereira da Silva, preso por tráfico de drogas.
A polícia suspeita que Manoel Pereira integra uma quadrilha de assalto a bancos que age no interior da Bahia.
De prenome Ezequiel, o ladrão roubou nove escritórios de advocacia no centro de Conquista na segunda-feira da semana passada. Acabou preso no último sábado (19), mas misteriosamente conseguiu escapulir no mesmo dia.
Ezequiel é de Feira de Santana, onde acumula nove passagens por estelionato e furto. Uma das vítimas de Ezequiel disse ao PIMENTA que o ladrão costuma ficar por volta de cinco dias, uma semana na cidade onde pretende aplicar os golpes – e se hospeda em hotéis.
Os locais preferidos para roubar são escritórios de advocacia e os “objetos de desejo” são notebooks. Preso em Vitória da Conquista, Ezequiel confessou que vende notebooks por até R$ 100,00.
Uma pessoa que participou do “flagra” em Ezequiel ainda em Vitória da Conquista diz que o ladrão finge ter problemas mentais (“ele se faz de doido”) e aproveita para estudar a movimentação tanto do escritório como do prédio onde vai atacar. “A bolsa que ele sempre carrega traz ferramentas para abrir as portas. É profissional nisso”, diz.
O PIMENTA também entrou em contato com um dos policiais que prenderam “Ezequiel” em Conquista. O soldado William Muniz diz que várias viaturas foram acionadas para prender o ladrão, que se hospedou no Hotel Fênix, no centro de Conquista. “Ele não se intimida com as câmeras e aqui em Conquista tinha pessoal certo para vender o que roubava”.
Um dos receptadores foi encaminhado para a delegacia. Detalhe: tanto Ezequiel quanto o receptador foram liberados, apesar das provas dos crimes.
Tempo de leitura: < 1minutoSádia tem pedido de habeas corpus negado (Foto A Região).
A ministra Maria Tereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), novamente negou habeas corpus à escrivã Sádia Consuelo Pitanga, presa no dia 21 de outubro do ano passado na Operação Themis, que levou para a cadeia mais de dez pessoas ligadas ao tráfico de drogas em Itabuna.
Abdon Abade dos Reis, advogado da escrivã, alegou no pedido que Sádia Pitanga é ré primária, tem endereço e trabalho fixos e a prisão preventiva não mais se justificaria. Não foi esse o entendimento da ministra do STJ, que decidiu por manter Sádia Pitanga atrás das grades.
A escrivã está presa na penitenciária Lemos de Brito, em Salvador. Ela era lotada na Vara do Júri e Execuções Penais e “caiu” após investigação de vários meses da Polícia Civil e do Judiciário. Um dos fatores que pesaram na decisão da ministra Maria Tereza de Assis em manter Sádia presa foi a acusação de que a escrivã teria delatado testemunhas em ações que envolviam traficantes de drogas. Uma delas acabou executada.
Tempo de leitura: < 1minutoCâmera flagra ladrão (camisa branca) no momento em que ele deixa o Módulo Center, pelo acesso Beira-Rio.
O advogado criminalista Cosme Reis foi mais uma vítima da violência em Itabuna. Um homem magro, aparentando ter entre 1,70m e 1,80m de altura e mais de 30 anos arrombou o escritório de advocacia do profissional e levou, pelo menos, um notebook.
O escritório fica no 13º andar do Módulo Center, o principal condomínio empresarial de Itabuna, localizado no centro da cidade. O larápio foi flagrado pleo sistema de videomonitoramento. As imagens são a esperança para localizar o “traquino”. O ladrão sabia o que queria, pois o escritório possuía outros objetos de valor e não foram furtados.
Torres da Primavera deveriam ser entregue em dezembro de 2010 (Foto Costa Filho).
Os clientes da Construtora Verti que compraram apartamentos do edifício Torres da Primavera estão apreensivos. Eles alegam que até agora a empresa não entregou os imóveis e não sinalizou quando a obra será concluída.
O condomínio de 164 apartamentos, localizado no bairro Jardim Primavera, em Itabuna, deveria ter sido concluído em dezembro do ano passado, mas houve uma combinação de atraso no cronograma da obra e – conforme o mercado – dificuldades de ordem financeira.
A pressão recai também sobre a Caixa Econômica Federal, financiadora da obra e acusada de não acompanhar os passos da construtora e a evolução do projeto.
A Construtora Verti enviou, nesta semana, comunicado a todos os clientes em que os convida para uma reunião no próximo dia 30, no canteiro do empreendimento. A empresa quer negociar um novo prazo de entrega, mas clientes lembram que este já foi dilatado para junho deste ano.
Os clientes assinaram os contratos de compra dos apartamentos em julho de 2009 e tinham a promessa de imóveis entregues em dezembro de 2010. O prazo acabou sendo esticado por mais seis meses. Os apartamentos tem valores que variam de R$ 85 mil a aproximadamente R$ 100 mil.
“OBRA SERÁ ENTREGUE NESSE ANO”
João Neto, da Construtora Verti em Salvador, disse ao PIMENTA que o atraso na obra se deve à falta de mão-de-obra. “Tivemos um atraso de sete meses por isso. A obra é grande, mas falta profissional no mercado, principalmente aí em Itabuna”.
João assegura que as obras da parte interna dos apartamentos estão adiantadas e já começou a trabalhar a parte externa. “Vamos fazer essa reunião no canteiro para que os clientes possam acompanhar, ver como está a evolução da obra”.
O executivo da Construtora Verti se negou a falar quando exatamente entrega as obras. “Tenho que anunciar primeiro para os clientes”, ressaltou. Questionado se a obra seria concluída ainda em 2011, disse que sim. “Será entregue nesse ano”.
O Brasil já é o segundo maior mercado em participação nas vendas da Volkswagen no mundo. A participação brasileira chegou a 15%, sendo superada apenas pelos chineses.
Os dados foram apresentados por Thomas Schmall, presidente da Volkswagen no Brasil, na apresentação do novo sedã Jetta.
A montadora prevê R$ 6,2 bilhões em investimentos no país até 2014 e o lançamento de um carro popular na faixa de R$ 20 mil a R$ 23 mil.
Metade do investimento será destinada à fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos modelos como Gol, Saveiro e Parati.
De acordo com o Valor Econômico, os dados apontam que a VW disputa com a Fiat, palmo a palmo, a liderança em vendas no mercado brasileiro em 2011. A diferença até o final da primeira quinzena era de aproximadamente 3 mil veículos a favor da Fiat.
Obras do DPT: há uma grande cabeça de jegue enterrada ali…
Nem parece que Ilhéus possui prefeito, vereadores ou deputada. Do contrário, talvez as obras de construção do Departamento de Polícia Técnica (DPT) já tivessem saído do papel – de fato – e aliviado a situação de famílias que perdem entes tanto no município como na região atendida pela 7ª Coordenadora de Polícia do Interior (Corpin), sediada em Ilhéus.
O DPT da Terra de Gabriela começou a ser construído por uma empreiteira que faliu e o Estado não deu conta dos procedimentos burocráticos para que a obra não sofresse paralisação por tanto tempo. À leniência do governo Jaques Wagner, o leitor pode somar a falta de iniciativa dos políticos ilheenses. A toda e qualquer morte violenta que ocorra em Ilhéus o corpo da vítima precisa ser levado para o DPT de Itabuna, para passar por necropsia.
Trata-se de uma via-crúcis em que a maioria das famílias não tem direito nem a velar o corpo do pai, irmão, filho ou parente. Primeiro, o corpo leva até um dia para ser encaminhado a Itabuna, onde se aguarda mais outro período para o trabalho dos legistas e, depois, liberação para sepultamento.
Quem cobre plantões policiais ou acompanha um drama desses profissionalmente não tem como não se comover com o drama dessas famílias. E ficar indignado com esse descaso absurdo dos políticos locais e do governo baiano. Para completar, 42% das necropsias feitas no sucateado, esquecido DPT de Itabuna são encaminhadas pela regional de Ilhéus.
E um lembrete: se os mortos não dão voto, pensem nos vivos que ficam – e votam.
Tempo de leitura: < 1minutoJorge Arouca sofre assalto após plantão médico.
Arouca foi assaltado quando retornava de Santa Luzia para Ilhéus
EXCLUSIVO
O Pálio Weekend que capotou há pouco na BR-101 (confira abaixo) pertence ao secretário de Saúde de Ilhéus, Jorge Arouca. Ele foi assaltado por volta do meio-dia, quando retornava para Ilhéus após dar plantão médico em Santa Luzia.
Os bandidos abordaram o médico numa estrada de chão que liga Ilhéus a Arataca. Além do carro de Arouca, os assaltantes também levaram celular, documentos e dinheiro.
Os ladrões deixaram o secretário de Saúde na estrada de chão e pegaram a BR-101, mas não contavam com um protesto que interditou a BR-101 em São José da Vitória.
A polícia rodoviária federal foi informada do roubo do carro e ao avistar o veículo iniciou a perseguição. O carro acabou capotando nas proximidades da Curva do Casemiro, entre São José da Vitória e Buerarema, e os ladrões fugiram pela mata. Até há pouco, nenhum dos bandidos havia sido capturado pela polícia.
Um caminhão-guincho foi acionado para resgatar o Pálio Weekend. A polícia rodoviária federal já confirmou que o veículo pertence ao secretário ilheense. O PIMENTA conseguiu falar há pouco com assessores de Jorge Arouca. O secretário não sofreu agressão durante o assalto e passa bem.
Tempo de leitura: < 1minutoJose Pietro, do BID, premia Davidson (à direita) com o Century Era 2011 (Foto Divulgação).
Os investimentos da Bahiagás na expansão de gás natural desde 2007 levaram a Business Initiative Directions (BID) a premiar a companhia baiana de gás com o Century ERA 2011.
De acordo com o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, a premiação é reconhecimento à evolução pela qual passa a empresa nos últimos quatro anos, com enfoque nos investimentos e gestão.
Davidson aponta que a empresa praticamente dobrou o faturamento no comparativo dos anos 2006 e 2010, quando saltou de R$ 635 milhões para uma movimentação de R$ 1,26 bilhão e salto de quase 200% nos lucros, saindo de R$ 50 milhões para R$ 141 milhões em igual período.
O dirigente também antecipa que a empresa pretende fechar o ano com uma malha de 665 quilômetros de gasoduto ante os 609 atuais. A expansão tem como principal alvo o sul da Bahia e os investimentos carreados na distribuição de gás natural devem atingir R$ 60 milhões. Deste valor, a maior parte será direcionada para o sul e extremo-sul do Estado.
A empresa espera aumentar o fornecimento de gás para os segmentos automotivo, comercial, industrial e residencial. O volume de gás fornecido praticamente quadruplicou na área industrial, segundo a empresa.
Os policiais Luciano Logrado Peixoto e Eric Sátiro Vitório, que foram flagrados por câmera de segurança espancando um adolescente no centro da cidade de Feira de Santana, a 109 km de Salvador, no dia 10 de fevereiro deste ano, tiveram a prisão preventiva revogada na tarde desta terça-feira. O pedido de revogação da prisão foi feito pelo advogado Péricles Novaes, que alegou que os policiais não representam perigo à sociedade.
Os dois estavam presos no Batalhão de Choque de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador e podem voltar às atividades, realizando trabalhos internos. O processo continua em andamento na Corregedoria da Polícia Militar. Informações do Estadão.
Tempo de leitura: 2minutosÔnibus incendiado hoje pela manhã, em Santa Luzia.
A polícia civil já tem os nomes de alguns dos suspeitos de atear fogo em um ônibus escolar em Santa Luzia, por volta das 7h desta quarta-feira (23). De acordo com testemunhas, o veículo foi incendiado a um quilômetro do distrito de Betânia, quando levava os estudantes para escolas localizadas na área urbana de Santa Luzia.
Homens mandaram o motorista parar e tiveram a ajuda de algumas pessoas para destruir o ônibus. Alguns dos passageiros carregavam coquetel molotov, usado para incendiar o veículo.
Gervásio: ato teria conotação política.
Há pouco, o PIMENTA conseguiu entrar em contato com o secretário municipal de Educação, Gervásio Correia Filho. Para ele, o incêndio tem conotação política, pois o veículo era seminovo e encontrava-se em perfeito estado.
O secretário admite que um outro ônibus escolar usado pela prefeitura tem molhação, mas serve a estudantes de outras localidades. Gervásio disse que os estudantes da região de Betânia terão outro ônibus já amanhã pela manhã e poderão estudar nesta quinta, 24.
Ainda de acordo com o secretário, o veículo destruído não pertencia à prefeitura. “Era locado pelo município”, diz. O carro era seminovo e ainda não foi estimado o prejuízo com a ação nesta manhã de quarta-feira.
Estudantes teriam incendiado ônibus em Santa Luzia, no sul-baiano.Cartaz deixado por manifestantes. Ao fundo, crianças bricam em ônibus destruído.
Um ônibus escolar utilizado pela prefeitura de Santa Luzia foi destruído numa ação até aqui atribuída a estudantes e moradores da região de Betânia, distrito do município. A princípio, a comunidade teria se revoltado contra o péssimo estado de conservação do veículo.
O ônibus atendia estudantes da zona rural do município localizado no sul da Bahia. O Pimenta tentou contato com a prefeitura local, mas os telefones estavam mudos. Os manifestantes deixaram um cartaz informando o porquê de tocar fogo no veículo.
<a href=”http://157.230.186.12/wp-content/uploads/ônibusdestruídocartaz-www.pimenta.blog_.br_.jpg”><img class=”size-medium wp-image-69284 ” title=”ônibusdestruídocartaz www.pimenta.blog.br” src=”http://157.230.186.12/wp-content/uploads/ônibusdestruídocartaz-www.pimenta.blog_.br_-300×225.jpg” alt=”” width=”300″ height=”225″ /></a>Cartaz deixado por manifestantes. Ao fundo, crianças bricam em ônibus destruído.
Tempo de leitura: < 1minutoMarcos Andrade, Webert Silva e o "menor" M.J.G.S, detidos com carro roubado.
Um carro roubado na última sexta-feira (18) foi recuperado pela polícia militar por volta das 23 horas de ontem, em Itabuna. O VW Polo, prata, estava na rua da Glória, na Califórnia, em Itabuna.
Duas horas depois, a polícia militar conseguiu prender Marcos Andrade Rocha e Webert Silva Santos e apreender o menor M.G.S, de 17 anos. Os três são acusados de roubar o veículo.
Os três foram abordados pela polícia militar no semi-anel rodoviário (BR-415), no início desta madrugada de quarta-feira, 23. Marcos Andrade mora na Califórnia, Webert no Parque Boa Vista e o menor M.G.S mora no Parque Boa Vista.
Além de estar com o carro roubado na última sexta, o trio é acusado de assaltar um bar na rua São João, no bairro de Fátima. Marcos Andrade e Webert serão encaminhados para o Conjunto Penal de Itabuna.
Tempo de leitura: < 1minutoO que era para ser uma quadra de esportes virou matagal. E aí, secretário Zé Alencar?
A administração pública parece ter relegado ao abandono a Urbis IV, em Itabuna. Os moradores sofrem com a coleta de lixo irregular e a insegurança provocada pela iluminação deficiente e o matagal que toma conta de áreas importantes, como a quadra do bairro.
Moradores relatam que o lixo é colocado na porta à espera da coleta que não vem. “Quando chove, o lixo começa a descer, parando na porta do comércio ou de residências”, diz uma das vítimas do abandono. “Isso, fora o mau-cheiro e os ratos que andam por lá”, complementa.
O abandono é tanto que até a quadra de esportes do bairro não tem sido mais usada pela comunidade. A prefeitura não faz a manutenção do equipamento esportivo, que deu lugar a um matagal.
Secretário José Alencar, tá na hora de mostrar serviço, não?
Coleta irregular: lixo é lançado nas ruas à espera da Marquise, que não chega.