As chuvas das últimas horas em Ilhéus alagaram as ruas do Malhado e o canal em frente à Central de Abastecimento ameaçava transbordar. Moradores da localidade reclamam da falta de manutenção de bueiros. O fotógrafo Clovis Junior captou o drama de quem passa pelo local e como ficou um dos principais corredores de ônibus de Ilhéus durante a chuva, por volta das 10h30min. “Basta qualquer chuvinha para alagar tudo”, reclama.
Chuva forte em Ilhéus alaga a Lindolfo Collor e canal ameaça transbordar (Foto Clovis Júnior).Moradores reclamam do "banho de lama" provocado pelos carros em rua algada(Clovis Junior).
Tempo de leitura: < 1minutoPerla deu golpe em 15 aposentados.
Perla Sampaio dos Santos, a “distinta” senhora que aparece na foto aí ao lado é finíssima estelionatária. Ultimamente, estava “se dando de bem” em Várzea do Poço, no norte da Bahia. A mulher aplicava seus conhecimentos para dar o golpe do empréstimo em aposentados e pensionistas. E assim fez, pelo menos, 15 vítimas.
A larápia se passava por funcionária de instituição financeira e assim conseguia o cartão magnético e a senha bancária dos velhinhos incautos. Daí em diante, ela rapava o que havia na conta das vítimas. Perla ia a postos bancários, fazia empréstimo online, transferia os valores para contas de comparsas e efetuava o saque.
As vítimas só percebiam o golpe quando as parcelas do empréstimo começavam a ser descontadas. A Justiça decretou a preventiva da estelionatária, que foi encaminhada para o Complexo Policial de Jacobina.
Não tem choro nem vela: a partir do próximo domingo, 27, quem pegar o busão em Ilhéus vai ter que desembolsar R$ 2,20. O aumento de 10% foi anunciado pelo prefeito Newton Lima, após analisar pedido das empresas e submetê-lo ao legislativo e ao Conselho Municipal de Transporte.
O conselho defendia uma tarifa menos salgada: R$ 2,10. Já a pedida das empresas era de R$ 2,29. E o prefeito cravou na coluna do meio.
Com o reajuste, o município ilheense terá uma das tarifas mais caras do Nordeste a partir do próximo final de semana. Historicamente, a passagem lá era mais barata do que em Itabuna, que continua a R$ 2,00.
Um cão da raça poodle desapareceu nas imediações da rua Rio Branco, Califórnia, em Itabuna. Segundo a dona do animal, Belo estava sem coleira quando desapareceu. Quem encontrar o animal – que aparece na foto abaixo, pode entrar em contato pelos telefones (73) 3612-5110 — 8109.3181– 8845.3831 (falar com Risagás) ou 3613-5114 (Josevaldo). Paga-se recompensa.
Tempo de leitura: 2minutosMarco auxiliará levantamento topográfico (Foto Clodoaldo Ribeiro).
Acabou a dúvida sobre os limites territoriais entre Ilhéus e Itabuna. Por volta das 16 horas desta segunda, uma equipe de técnicos localizou o marco oficial da Ilha dos Quiricós, que define com exatidão os limites entre os dois maiores municípios baianos na região do Makro e Atacadão.
A descoberta tem implicações econômico-financeiras para os dois municípios. E, por ele, os técnicos não têm mais dúvidas de que o Makro – além do Atacadão – está mesmo localizado em Ilhéus. Apenas cerca de 10% da loja, por esta descoberta, estaria em solo itabunense, segundo o chefe de Gabinete da prefeitura de Ilhéus, o memorialista José Nazal Soub.
Amanhã, às 8h30min, técnicos das prefeituras de Ilhéus e de Itabuna se encontram em frente ao Atacadão, no quilômetro 24 da rodovia Ilhéus-Itabuna, para oficializar a descoberta. José Nazal diz que o governo ilheense optou por um comportamento de equilíbrio, criando as condições para que a justiça fosse feita e sem traumas. “O tempo todo a administração defendeu a legalidade, sem privilégio para um ou para outro”, diz.
Quem descobriu o marco, uma coluna de aproximadamente 3 metros de fundura, foi o secretário de Serviços Públicos, Carlos Freitas. “Justiça seja feita a ele”, diz o sorridente chefe de gabinete, José Nazal. Sem o marco reencontrado hoje, a definição sobre onde começaria o território de Itabuna e onde terminaria o de Ilhéus duraria mais seis meses, segundo previsão da Secretaria Estadual de Planejamento.
Freitas, "o descobridor", sobre o marco da Ilha (Foto Clodoaldo Ribeiro).
Tempo de leitura: < 1minutoEstande destruído na praça Adami (Foto Pimenta).
O motorista de um Fiat Siena perdeu o controle do carro e destruiu o estande de vendas do Eco América Residencial, da Casa Própria Construtora, na praça Adami, centro de Itabuna, por volta das 4h30min deste domingo.
O motorista, de prenome Ubirajara, vinha em alta velocidade e não conseguiu evitar o choque ao completar a manobra entre a avenida do Cinquentenário e a praça Adami.
O Fiat Siena, placas JRD 2209, bateu na lateral e saiu arrancando a estrutura do estande. Adenilson de Jesus, que fazia a segurança do local, ainda teve tempo de correr enquanto a estrutura do espaço de vendas desabava.
Estande desmoronou com após choque (Foto Pimenta).
Tempo de leitura: < 1minutoIgor morreu em acidente nesta madrugada (Foto Radarnoticias.com).
O dono das academias Biofit, Igor Seara Mascarenhas, 25, morreu em um grave acidente na avenida José Soares Pinheiro, bairro Lomanto, em Itabuna, por volta das 4h deste domingo.
O carro dirigido por Igor, um Ford Ka (NTS-0237), capotou após bater no canteiro central da avenida, deixando a vítima presa às ferragens.
De acordo com testemunhas, Igor havia deixado amigos em casa e voltava para uma boate na J.S.Pinheiro.
A perícia técnica confirmou ao Radar Notícias que Igor estava em alta velocidade. Ele teria perdido o controle ao passar por um último quebra-molas, em frente à Faculdade Unime.
Carro capotou após quebra-mola e tentativa de frear (Foto Radar).
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) divulgou nova lista de aprovados no vestibular 2011. Os convocados devem efetuar a matrícula no dia 23 no colegiado do curso para o qual foi aprovado. O atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 16h.
O vestibular deste ano ofereceu 1.600 vagas em 33 cursos de graduação. Confira a lista de convocados no “leia mais”. As novidades foram quatro cursos na área de engenharia (civil, mecânica, elétrica e química).
Mais de 10 mil pessoas participaram da procissão em homenagem ao padroeiro de Itabuna, São José, nesta sábado. As festividades alusivas ao santo foram encerradas há pouco.
Por volta das 16h30min, os fiéis saíram em procissão, da Catedral de São José pelas vias Nações Unidas, Almirante Tamandaré, Cinquentenário e Ruffo Galvão, encerrando com a bênção ao Santíssimo Sacramento. Neste ano, os católicos tiveram um motivo a mais para agradecimentos: a reforma da catedral.
Fiéis lotam avenidas do centro de Itabuna em homenagem a Itabuna (Foto Pimenta).
Pelotão do Tiro de Guerra carrega imagem de São José (Foto Pimenta).Praça da igreja lotada para a bênção ao Santíssimo (Foto Pimenta).
O número de brasileiros com acesso à internet saltou de 67,5 milhões para 73,9 milhões entre 2009 e o ano passado, revela pesquisa feita pelo Ibope e divulgada nesta sexta (18). No comparativo com 2009, o aumento é de 9,6%.
O Ibope leva em consideração os acessos à internet realizados desde a própria residência do internauta a locais de trabalho, escolas, infocentros e lan houses e computa apenas os “navegadores” acima dos 16 anos de idade – taí um erro…
Ainda de acordo com esta pesquisa, o número de brasileiros com acesso à internet em casa cresceu 24% entre 2009 e 2010. Ou seja, o país possui 52,8 milhões de pessoas com computador na residência. E de 56 milhões o universo de internautas ativos que acessam em casa e no trabalho.
Os números do Ministério do Trabalho revelam uma alta do desemprego em Itabuna e Ilhéus em fevereiro, indo na contramão do país, que registrou recorde de emprego para o período.
Itabuna registrou 617 contratações ante 890 demissões, o que representou corte de 273 postos de trabalho com carteira assinada no mês passado. É a maior baixa já registrada nos últimos anos.
Os maiores responsáveis pelo resultado negativo, pela ordem, são os setores de comércio, serviços e construção civil. O comércio cortou 92 vagas e o setor de serviços limou outras 68.
A construção civil, que até o segundo semestre do ano passado contratava forte, desempregou 65, contrastando com o cenário de investimentos no setor imobiliário.
Dos oito principais setores pesquisados, apenas a administração pública não registrou déficit – contratou 4 e demitiu em igual proporção. Itabuna registra nos dois primeiros meses de 2011 um total de 1.721 contratações ante 1.856 demissões. Foram cortados 135 empregos com carteira assinada, de acordo com o Ministério do Trabalho.
ILHÉUS
Ilhéus também registrou um fevereiro de cortes de postos de trabalho formais. Dois dos principais setores da economia ilheense cortaram, juntos, 140 vagas. O comércio demitiu 90 trabalhadores e o setor de serviços, 50, embora ainda estivesse no período da alta estação e às vésperas do carnaval.
O resultado foi um pouco melhor que o registrado em Itabuna porque a construção civil e a indústria de transformação fecharam fevereiro no azul em relação a empregos. A indústria abriu 27 novas vagas e a construção civil, 21. A economia ilheense registra um total de 1.407 admissões contra 1.455 desligamentos (saldo negativo de 48 vagas).
O mês de fevereiro também foi atípico para municípios como Itapetinga, no sudoeste baiano. A economia local, puxada pela indústria de calçados, cortou 490 empregos. Outro no mesmo caminho foi Juazeiro, onde 352 foram para o espaço. Em fevereiro, a Bahia criou apenas 3.127 empregos – 12.793 em 2011.
A prefeitura seguiu recomendação do Ministério Público estadual e vai reabrir as inscrições do concurso público que visa preencher 548 vagas e, assim, adiou as provas previstas para domingo (20). As novas datas serão definidas após alterações no edital do certame, segundo o secretário de Administração, Antônio Bezerra.
O concurso já possui 18.056 inscritos. Os salários variam de R$ 549,39 a R$ 1.813,82. Os cargos oferecidos no concurso são os de nutricionista, engenheiros agrônomo e ambiental, geógrafo, professor de educação infantil, de ciências e de matemática, agentes de trânsito e administrativo, salva-vidas, porteiro, merendeiro, auxiliar de serviços gerais, vigilante e motorista (categoria D).
Tempo de leitura: < 1minutoSoldado morreu horas depois em hospital de Conquista (Foto Rodrigo Ferraz/Resenha Geral).
O policial militar Ronilson Alves Ribeiro, 37, não resistiu aos ferimentos causados por dois tiros que disparou contra si e morreu ao final da tarde em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Antes de atirar contra a própria cabeça, Ronilson atingiu a ex-esposa, de prenome Maria Aparecida, no interior de uma loja na área central de Conquista.
Ronilson foi levado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista e chegou a ser anunciada a morte do policial, que conseguiu ser reanimado. O estado dele era grave e veio a falecer no final da tarde. O crime ocorreu por volta das 13h.
Ronilson entrou na loja, disparou contra a ex-esposa e, em seguida, tentou contra a própria vida. Ele foi socorrido e morreu horas depois no Hospital Geral. O estado de Maria Aparecida ainda era considerado grave. A mulher está internada no Hospital São Vicente. Com informações do Blog do Anderson e Resenha Geral.
Fabiana Vieira é moradora do Novo São Caetano e está pedindo providências urgentes à prefeitura de Itabuna. A situação da Rua D, onde reside, é crítica e comum a todo o bairro: está cheia de valas que ficaram ainda mais profundas depois das últimas chuvas, problema que uma patrulha mecânica resolveria facilmente.
Fabiana é deficiente visual e diz que o abandono do bairro por parte do município dificulta a vida de todos e a dela em particular. “Está difícil a minha locomoção e até mesmo a de vizinhos”. E exclama: “O Novo São Caetano pede socorro!!!”.
Um casal morreu soterrado e os três filhos ficaram feridos em um desabamento no bairro Maria Pinheiro, em Itabuna. Renato Pereira e Silmara Oliveira morreram após um barranco deslizar sobre um reservatório, que despencou sobre a casa onde as vítimas residiam. Uma das crianças teve fratura numa das pernas e foi encaminhada para o Hospital Manoel Novaes.
O casal já havia sido comunicado pela Defesa Civil para deixar a residência, que corria risco de desabamento. O Corpo de Bombeiros chegou ao local e conseguiu aida salvar as três crianças. A mais nova, de quatro anos, foi salva pelo casal, que a protegeu no momento do desabamento.