Tempo de leitura: 2 minutos

– Cidade é a 13ª mais violenta do país
se consideradas todas as faixas etárias

– Salvador aparece na 21ª posição no ranking da morte

 

Itabuna está entre as campeãs da violência, mas Estado vira as costas!!!

Em primeira mão

No intervalo de apenas um ano, Itabuna saltou de 11ª para 3ª cidade mais violenta do Brasil quando considerado o número de homicídios entre jovens na faixa de 15 a 24 anos em 2008 (confira o resultado do estudo de 2007). É o que revela o mais novo Mapa da Violência feito pelo pesquisador Júlio Jacobo, Instituto Sangari e Ministério da Justiça.

Conforme o estudo, o município registrou 92 assassinatos em que as vítimas eram jovens na faixa etária de 15 e 24 anos de idade. Maceió (AL) lidera o ranking de mortes violentas nessa faixa etária, seguido pela capixaba Serra.

O mapa da violência também traz em destaque no ranking as baianas Simões Filho (5ª posição), Lauro de Freitas (9ª), Porto Seguro (14ª), Salvador (21ª) e Eunápolis (22ª). Ilhéus aparece na 61ª colocação na relação das mais violentas para jovens de 15 a 24 anos.

A posição de Itabuna no ranking “melhora” quando comparados os dados envolvendo todas as faixas etárias. Neste caso, a cidade situa-se como a 13ª mais violenta do país. Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, é a 2ª mais violenta do Brasil, conforme o estudo.

Lauro de Freitas aparece na 16ª colocação, seguida por Porto Seguro (17ª).  Eunápolis aparece na 24ª posição. Itabuna, Porto e Eunápolis estão situadas na região sul da Bahia. Simões Filho e Lauro de Freitas, na região metropolitana.

O pesquisador Júlio Jacobo, autor do estudo, diz que ocorre uma desconcentração da violência das regiões mais ricas do país para o Nordeste. Segundo ele, o nordeste enfrenta uma maré positiva de geração de emprego e renda, mas sem a estrutura de segurança pública.

Confira ainda: ITABUNA SUPERA MÉDIA DE HOMICÍDIOS DE SALVADOR
Tempo de leitura: < 1 minuto

Três operários da obra de construção do metrô de Salvador (BA) sofreram acidente grave na explosão de um tambor de impermeabilizantes. Eles trabalham como soldadores e foram identificados como Antônio Francisco de Jesus, 30, Antônio Barbosa Cerqueira, 36, e Givaldo Pereira dos Reis Lima, 44.

Os operários foram encaminhados para o Hospital Geral do Estado. O estado mais grave é o de Antonio Francisco Cruz, que sofreu queimaduras em 40% do corpo, segundo informou ao PIMENTA o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial (Sintepav), Bebeto Galvão.

A explosão ocorreu no momento em que os operários usavam maçarico para abrir tambores de combustível. “Mesmo o tambor não estando cheio, ainda existem os gases [provocando a explosão]”, assinala, enfatizando que o consórcio do Metrô responde a ação civil pública movida pelo Ministério Público estadual contra a falta de segurança na obra.

O dirigente sindical afirma que o acidente ocorreu por negligência das empresas Siemens, Andrade Gutierrez e Camargo Correa, que integram o consórcio responsável pela construção do metrô soteropolitano.

Segundo Bebeto Galvão, nos dez anos da obra já foram computados mais de 300 acidentes que resultaram em duas amputações e três mortes. A obra possui atualmente 140 operários, número que deverá subir para 2 mil com a nova fase da obra, segundo o sindicalista. As empresas não possuem um mapa de riscos de acidentes da obra.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Veículos da educação é depenado e abandonado em via pública (Foto de leitor).

É impressionante o que os políticos fazem com a coisa pública. Um exemplo ocorre em Santa Cruz da Vitória, pequeno e pobre município situado no sul da Bahia: por lá, o governo faz das vias públicas um “cemitério” da frota de veículos paga com dinheiro público. A VW Kombi que aparece na foto acima tem poucos anos de uso e já se encontra em estado deplorável. A comunidade se queixa das dificuldades que alunos fora da zona rural têm para frequentar as aulas. O veículo “depenado” está numa rua ao lado da Secretaria da Educação de Santa Cruz da Vitória.

Veículo foi adquirido com recursos federais.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em primeira mão

Loja ocupará área de 1,4 mil m² no centro (Foto Pimenta).

Itabuna será a porta de entrada das Casas Bahia no sul do estado. A primeira loja da líder varejista no Brasil será inaugurada em maio e vai ocupar uma área de 1.400 metros quadrados na avenida do Cinquentenário, próximo à praça Camacã. As obras de construção da loja itabunense empregam 18 operários e têm previsão de conclusão em abril, segundo José Manoel Barbosa, da rede varejista.

A loja ocupará toda a extensão da antiga Galeria Macedo, entre a Cinquentenário e a rua Paulino Vieira, e terá três andares. O ritmo das obras é acelerado.

Já no ano passado a rede havia anunciado a entrada em Itabuna, mas sem definir a data de inauguração, que ocorrerá numa das melhores datas do comércio, a semana do Dia das Mães, conforme apurado pelo PIMENTA.

A rede vai acirrar ainda mais a briga no varejo na cidade, que possui unidades de grandes do setor, como a Insinuante-Ricardo Eletro e Lojas Maias-Magazine Luiza, e recentemente ganhou filial das Móveis Simonetti.

A “Casas Bahia” possui mais de 500 lojas em todo o Brasil, 29 delas na Bahia, e emprega cerca de 56 mil pessoas. A rede afirma ter faturado em 2009 cerca de R$ 13 bilhões. No ano passado, juntou-se ao Pão de Açúcar e Ponto Frio, na maior fusão já ocorrida no setor varejista brasileiro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Valor Econômico

Os smartphones caíram no gosto dos brasileiros e, pela primeira vez, vão ultrapassar as vendas de computadores no país. Segundo dados da consultoria IDC, a expectativa é de que sejam vendidos 10 milhões de smartphones neste ano, o dobro de 2010. Os micros de mesa ou desktops vão somar 7,7 milhões de unidades, e os notebooks, 8 milhões. Em 2012, a projeção é de que os celulares superem as duas categorias de computadores juntas.

Os smartphones são celulares que usam sistemas operacionais, a exemplo dos computadores, o que os diferencia dos telefones comuns. Os aparelhos são capazes de executar várias tarefas ao mesmo tempo e oferecem funções avançadas, como edição de vídeos em alta definição. O principal atrativo é a capacidade de navegar na internet com uma facilidade semelhante à de um PC.

A popularização dos smartphones é decorrência de uma combinação de motivos, que inclui maior oferta de modelos, preços em queda e promoções das operadoras nos pacotes de internet. Esses fatores permitem que os aparelhos, até recentemente considerados uma exclusividade de executivos, fiquem acessíveis a um número maior de consumidores. Há modelos para todos os gostos e bolsos. Os mais baratos custam em torno de R$ 600 e os mais caros passam de R$ 2 mil. Dependendo da operadora, os aparelhos podem até sair de graça.

Tempo de leitura: < 1 minuto

As “meninas” do bloco “As Marrietes” desfilaram na tarde deste domingo, 20, pelas ruas, travessas e ladeiras do bairro Conceição, em Itabuna, um dia após a Lavagem do Beco do Fuxico. Famílias inteiras participaram da brincadeira de um grupo de amigos que curtem a folia de Momo, apesar de a cidade e seus administradores não promoverem mais a festa popular. Confira alguns lances captados pelas lentes de Luiz Conceição.

"As Marrietes" levaram graça às ruas do bairro.
As "meninas" puxaram uma legião de seguidores no cortejo pelo bairro.
Até a banda entrou no clima e arrastou multidão na "Marimbeta".
Tempo de leitura: 3 minutos

O Beco do Fuxico ficou pequeno… lavagem rolou na Cinquentenário (Foto Pimenta).
Olha quem tomou conta da avenida… (Foto Zeka)

Que o itabunense adora (e sabe fazer) carnaval, não é novidade. E quem foi à avenida neste sábado, pôde constatar que falta que o som do trio elétrico e a irreverência dos blocos tradicionais fazem na terra que revelou Luiz Caldas para o mundo.

Foi um sábado para lavar não só o Beco do Fuxico. O folião lavou a alma. A praça Adami estava tomada, cheia de gente. A avenida do Cinquentenário foi palco de desfile de blocos e três trios elétricos. Atrás deles, gente, muita gente. Pra lá de dez mil foliões e uns outros cinco mil “olheiros”.

Na praça Adami, todo mundo seguiu a ordem pra fazer ferver o chão (Foto Pimenta).

Foi uma festa como há muito o folião não curtia. Eram travestidos com as esposas e filhos ao lado, gente que ia dar uma olhadinha na festa e acabou puxando a namorada – ou namorado, os amigos. Gente que saiu (ops!), gente que tirou a fantasia do armário.

Maria Rosa, Mendigos de Gravata, Casados I… Responsáveis estavam lá. A festa coroou os 80 anos do mais antigo bloco de Itabuna, o Maria Rosa. As meninas “arrasaram” na avenida.

E teve novato fazendo bonito na avenida. Os Ousados saíram do São Caetano ao cair da tarde e passava das 10 da noite quando eles alcançaram a praça Adami.  A festa acabou mesmo à meia-noite, como planejava a organização. Ano que vem tem mais. Confira as imagens mais engraçadas da lavagem. Clique no “leia mais”, abaixo.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

O irreverente Maria Rosa completa 80 anos de avenida.
Lavagem atrai milhares à região do Beco.

A concentração já começou no centro de Itabuna para mais uma Lavagem do Beco do Fuxico. Pelo menos nove blocos carnavalescos vão desfilar alegria e irreverência pela avenida do Cinquentenário, praça Adami e rua Ruffo Galvão, a partir das 17 horas. E tudo vai acabar na Adolfo Leite com a tradicional lavagem feita por carros-pipas, lá pra meia-noite.

A festa deste ano é especial. O bloco de travestidos Maria Rosa, o mais antigo de Itabuna, completa 80 anos na avenida, momento máximo para a agremiação comandada pelo irreverente Geraldo Ribeiro (Caçolinha!).

Além do Maria Rosa, blocos tradicionais como Casados I…Responsáveis, Mendigos de Gravata e mais novos, como Os Ousados e Pó de Giz, garantem a animação.

A festa da Lavagem começou em 1998, quando a cidade ficou sem carnaval e a galera do Maria Rosa, Mendigos e dos Casados arregaçaram a manga e mantiveram a tradição. Tradicionalmente, e quando Itabuna realizava carnaval, a festa momesca era aberta com a lavagem. Agora, tudo termina lá. A concentração dos blocos já começou, no Jardim do Ó.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Travessa Isaura Pinho Lima era uma rua… (Foto Neandra Pina)

Ali não passa carro e moto e as pessoas caminham com medo e muita dificuldade. Era uma rua, a 3ª Travessa Isaura Pinho Lima, no Jaçanã, em Itabuna. Há muito tempo, o mato tomou conta e o esgoto corre a céu aberto. Festa para cobras e ratos, que “passeiam” por lá e colocam em risco a saúde dos moradores.

As principais vítimas do desleixo municipal são as crianças. Muitas adoecem pela falta de serviços públicos na Isaura Pinho. A prefeitura parece que não conhece o lugar. Carros e motos ficam no início da travessa e quando se precisa de atendimento médico móvel ou da polícia, é um sufoco.

Moradores disseram que o prefeito José Nilton Azevedo (DEM) esteve por lá há três meses. Atencioso, ouviu as queixas da comunidade e prometeu que tudo estaria resolvido em uma semana. Iria, pelo menos, mandar limpar a rua.

Até hooooooje, nada!

Tempo de leitura: 8 minutos

Com atraso de praticamente uma semana, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) divulgou a segunda chamada do vestibular 2011.

Os aprovados devem comparecer ao colegiado do curso na próxima segunda-feira (21) para efetivar a matrícula. O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 13h às 16h. Confira a relação de aprovados clicando no “leia mais”, abaixo.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação Baiana de Mantenedoras de Ensino Superior (Abames) promove o seminário “Análise Setorial do Ensino Superior Privado no Brasil e na Bahia – Panorama Atual”. O evento será realizado no dia 22 de fevereiro, das 8 horas ao meio-dia, no auditório do Centro Empresarial Iguatemi, em Salvador.

Quem fará a abordagem é o professor Carlos Monteiro, considerado como referência em todo o país na área de gestão educacional.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Maria Gadú, uma das maiores revelações da MPB, e o cantor e compositor baiano Jau se apresentam neste sábado (19), às 22 horas, na Concha Acústica, em Ilhéus. Os ingressos para o show de Gadú e Jau estão à venda no estande do Karioca e na Central de Ingressos e custam R$ 35,00 para pista e R$ 70,00 camarote.

A dupla é uma das atrações da XIV Regata Salvador-Ilhéus, que terá ainda apresentação-show do vice-campeão mundial de jet ski Bruno Jacob, na Baía do Pontal, ao meio-dia do domingo (20). A premiação dos competidores da regata ocorrerá no sábado, 19, no Jardim Atlântico, às 11h.

Abaixo, confira a interpretação de Maria Gadú em Linda Rosa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça decretou nesta segunda-feira a prisão preventiva dos soldados da Polícia Militar Luciano Logrado Peixoto e Eric Sátiro Vitório, integrantes da 67ª Companhia Independente da Polícia Militar de Feira de Santana, flagrados por câmeras agredindo um jovem no centro da cidade última quinta-feira.

Segundo informações da polícia, a prisão foi solicitada à Justiça Militar pelo presidente do Inquérito Policial Militar, o capitão José da Silva Lima, com o objetivo de evitar qualquer interferência nos procedimentos de apuração.

Os policiais militares foram apresentados na Corregedoria da PM e permanecerão custodiados no Centro de Custódia Provisória, CCP, localizado no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Confira as cenas da barbárie policial.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Garis cruzam os braços em protesto contra empresa (Foto Pimenta).

Os funcionários da Portocorp Ambiental cruzaram os braços nesta sexta (11), alegando falta de pagamento de insalubridade e das horas extras e a não-renovação do fardamento dos garis.

A empresa é responsável pela coleta de lixo em Ilhéus. O Sindicato dos Servidores Públicos de Ilhéus (Sinsepi) anunciou que a greve será mantida até que a Portocorp atenda as reivindicações dos trabalhadores. O PIMENTA não conseguiu falar com a direção da empresa.

Já o secretário da Fazenda, Jorge Bahia, disse que a prefeitura nada deve à empresa. “Nós estamos religiosamente em dia [com a empresa]”, assegura. O município paga à Portocorp Ambiental R$ 330 mil para a execução do serviço de limpeza na cidade, conforme o secretário.