Tempo de leitura: 2 minutos
Andrade: morto na BR-101 (reprodução).

O ex-prefeito de Aurelino Leal, José Augusto Neto, vai ao banco dos réus nesta quinta (10) sob acusação de ter orquestrado o assassinato de Gilberto Andrade, em 5 de maio de 2007.

Andrade era prefeito do município sul-baiano à época do crime e foi morto com um tiro no peito. O júri popular será realizado no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, a partir das 8 horas.

Além de José Augusto Neto, o pastor Giovane Gagliano Lopes é outro ex-prefeito acusado de participar do assassinato de Gilberto Andrade. Os dois, conforme investigações, teriam pago R$ 20 mil a quatro bandidos. Dois deles estão mortos e restaram Leonardo Ramos Santos, o Leo, e Florisvaldo Souza Santos, o Cojack. Leonardo depôs e incriminou a dupla de ex-prefeitos.

Ao contrário de José Augusto Neto, que está preso em Salvador e vai a júri amanhã, Giovane Gagliano espera pelo seu julgamento em liberdade. O assassinato do então prefeito de Aurelino Leal ocorreu na BR-101, já próximo da cidade, na tarde de 5 de maio de 2007, um sábado.

Logo após o crime, a ex-esposa de Gilberto Andrade, Patrícia Sanches, e o pai dela, Joaquim Englada Sanches, foram apontados como os mandantes do crime. Gilberto foi socorrido e levado para o Hospital de Base de Itabuna, mas chegou sem vida. Ele teria apontado a esposa como a mandante. Com o avanço das investigações, a polícia chegou aos bandidos e – depois – aos ex-prefeitos.

Os bandidos mortos são Renato Domiciano, o Corcoran, e Israel Santos Torres. Renato apareceu morto à beira de uma estrada em Valença, no baixo-sul baiano. Já Israel, tombou após uma troca de tiros com a polícia em Mascote.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ontem, o jornal A Tarde demitiu um de seus melhores repórteres, Aguirre Peixoto, por pressão de representantes do mercado imobiliário. O fato ganhou destaque nas redes sociais e no microblog Twitter, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) emitiu nota condenando a atitude do veículo impresso mais tradicional do estado e os colegas do diário soteropolitano reagiram. Farão uma assembleia nesta quarta, às 14h, para tratar do assunto.

Uma reportagem de Aguirre Peixoto em dezembro do ano passado contrariou interesses do mercado imobiliário ao denunciar irregularidades e agressões ambientais na obra de construção do Parque Tecnológico da Bahia (Tecnovia), obra executada por um grupo de construtoras e pelo governo baiano. Um dos diretores d´A Tarde entregou o cargo após o episódio.

A direção do diário de Ernesto Simões Filho ficou mal na fita ao fraquejar diante das pressões – e da pior maneira, oferecendo a cabeça do repórter como prêmio aos algozes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Jornal Nacional exibiu reportagem contundente sobre a criminalidade em Salvador. O jornalístico da Rede Globo apresentou números assombrosos e a média de assassinatos por 100 mil habitantes na capital baiana.

Pois a situação é bem pior em Itabuna. O município sul-baiano atingiu média de 73 mortes violentas para cada grupo de 100 mil moradores em 2010, se considerada a estatística da Polícia Civil, contra 61 de Salvador.

Jornalistas que atuam como observadores da criminalidade em Itabuna apontam que a cidade teve bem mais do que os 147 homicídios apontados pela polícia.

Até 15 de dezembro, o número de mortos chegava a 165 no município de 204 mil habitantes, conforme o censo 2010 do IBGE, o que dá uma média de 81 homicídios por 100 mil habitantes, quando o considerado suportável pela ONU, segundo a reportagem do JN, é de, no máximo, 16 assassinatos.

Já no dia 12 de dezembro, o PIMENTA publicou post com os números de homicídios em território itabunense até aquele dia: 161. De acordo com a polícia, 75% das mortes estão relacionadas com o tráfico de drogas. Neste ano, a cidade já registrou 28 homicídios.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A produção industrial brasileira ficou em 10,5% no fechamento de 2010, de acordo com o IBGE. Este é o maior resultado em 24 anos. No acumulado do ano anterior, a taxa foi negativa em 7,4%.

Ao longo do ano passado, o crescimento da produção do setor perdeu força a partir do segundo trimestre. Informa a CBN que, entre os 27 ramos pesquisados, 25 registraram alta. Os setores de veículos automotores e máquinas e equipamentos tiveram a influência mais expressiva.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde ontem o consumidor baiano está pagando, em média, 10% a mais sobre as compras feitas pela internet ou serviço de telemarketing em empresas de outros estados. A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) fez os cálculos e afirma que a Bahia perdeu mais de R$ 85 milhões em ICMS devido ao comércio eletrônico em 2010. Só o estado de origem da empresa é quem ganha.

A mudança no regulamento do ICMS permitirá que as vendas pela internet ou telemarketing sejam inseridas no grupo da antecipação tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Desta forma, a empresa virtual terá que pingar nos cofres baianos, em imposto, 10% do valor da mercadoria.

Tempo de leitura: < 1 minuto

No primeiro mês de 2011, foram registrados mais de 1,6 mil casos de dengue na Bahia. Apesar de alto, o número representa uma queda, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando o sistema de informação epidemiológica registrou 2.341 casos – redução de 31,3%.

Os municípios mais críticos, que concentram quase 61% dessas notificações, são Barreiras, Irecê, São Gabriel, Feira de Santana, Gentio do Ouro, Jussara, Ibipeba, Ilhéus, Ibititá e Cristópolis. Entretanto o risco de epidemia ainda é preocupante: das 417 cidades baianas, 198 apresentam “risco alto” ou “risco muito alto” de sofrer um epidemia de dengue neste ano. Informações do jornal A Tarde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Hospital enfrenta segunda paralisação em menos de um mês.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv) distribuiu comunicado informando que os funcionários do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) só retornarão ao trabalho quando a prefeitura de Itabuna comprovar o pagamento do salário de dezembro do ano passado.

A direção do Hblem havia se comprometido a quitar o salário atrasado até o meio-dia desta terça (1º), mas os servidores alegaram que, devido ao histórico de atrasos da prefeitura, só retornariam ao batente quando o dindin estivesse na conta. É mais uma crise na gestão municipal da Saúde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Após quatro anos de promessa, a obra do Porto Sul começa a sair do papel. Licitação lançada pelo Departamento de Infra-Estrutura de Transportes do Estado da Bahia (Derba) vai selecionar empresa de engenharia para realização de estudos e sondagens na área marítima do novo terminal, que será construído na cidade de Ilhéus.

O edital já está disponível para download. As propostas serão abertas no dia 16 de fevereiro. O custo estimado do serviço é de R$ 310 mil. O contrato também envolve o fornecimento de embarcações de apoio, equipamentos de mergulho e de filmagem submarina.

O Porto Sul ainda não tem data para ficar pronto.  A realização do projeto depende de negociações com o governo federal. O novo terminal funcionará a três quilômetros do continente. Uma ponte ligará o porto à cidade de Ilhéus. Informações do site Gente e Mercado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Caixa Econômica Federal sorteou nesta segunda-feira (31) as dezenas do concurso 2511 da Quina. E um itabunense faturou sozinho o prêmio principal da loteria (03-21-39-45-53).

O sorteio ocorrido em Florianópolis (SC) garantiu ao sortudo exatos R$ 811.357,30. Outros 84 apostadores acertaram a quadra e vão embolsar, cada um, R$ 3.783,77. Quem acertou o terno, levou R$ 87,01.

Tempo de leitura: < 1 minuto
"Juninho" tinha apenas 17 anos (Reprodução Album Familiar/Radar).

Um adolescente de 17 anos é a 25ª pessoa assassinada em Itabuna em janeiro. Josenil Jesus dos Anjos Filho foi morto com quatro tiros disparados por um homem até agora identificado como “Ademir”. O crime ocorreu no bairro Santa Inês nesta tarde de domingo (30).

Josenil teria sido morto por estar namorando com a jovem L.J.L., que antes teve um relacionamento com Ademir. O adolescente era filho do sindicalista Josenil de Jesus, do Sindicato dos Comerciários de Itabuna.

O garoto havia apresentado a namorada ao pai neste domingo, pouco antes do crime. Ele deixou a motocicleta em que estava e caminhava por uma rua de acesso ruim quando sofreu o ataque, informa o Radar Notícias.

Ademir ainda atirou nas pernas e nas costas da ex-namorada. L.J.L. foi levada por uma equipe do Samu 192 para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) e não corre risco de morrer. Josenil faleceu no local.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do IG

O Ministério da Educação divulgou, nesta sexta-feira, os candidatos aprovados em primeira chamada para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que distribui 123.170 bolsas de estudo em aproximadamente 1,5 mil instituições de educação superior de todo o País. Nesta primeira fase, foram pré-selecionados 117.644 candidatos — 79.823 para bolsas integrais e 37.821 para parciais.

Neste ano, o programa criado em 2004 recebeu número recorde de inscrições:1.048.631 candidatos. No ano passado, foram 822 mil inscrições, até então a maior marca.

Veja se foi selecionado no site do Prouni

Os candidatos selecionados têm até 4 de fevereiro para comparecer à instituição de ensino na qual foram aprovados para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula. Após esse prazo, caso ainda haja bolsas disponíveis, será feita uma segunda chamada de candidatos, em 11 de fevereiro. O programa oferece 80.520 bolsas integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade.

Tempo de leitura: 3 minutos

Ricardo Kotscho | Balaio do Kotscho

A opção dele era morrer. Aos 37 anos, quando chegou aos 218 quilos, sem mais poder andar ou trabalhar, o garçom mineiro Odair José da Costa optou pela vida – e foi à luta. Sem condições financeiras para custear um tratamento médico, ele recorreu à Justiça e, desde junho do ano passado, internado num spa médico no interior de São Paulo, por conta da Prefeitura de Uberaba, já perdeu 118 quilos.

Caçula de nove irmãos, Odair era o único gordo da família. Desde pequeno foi assim. “Comia de tudo, uma vez por dia: começava cedo e só parava de noite na hora de dormir. Só via prazer e felicidade na comida”, lembra ele, sempre de bom humor, contando os dias para poder voltar a levar uma vida normal.

Já era muito obeso quando conheceu a mulher Lacelda Euripa, com quem vive há 18 anos e tem um filho de 14. Com a ajuda dela e de uma irmã, Maria Aparecida, Odair resolveu se tratar no ano passado. O primeiro passo foi obter uma declaração do médico Adão Jair de Souza, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, atestando que “o paciente é portador de obesidade mórbida (grau avançado IMC = 80,39) e necessita de tratamento urgente. Tais tratamentos não podem ser realizados neste serviço (UFTM)”.

O documento foi levado à promotora Cláudia Marques que imediatamente o encaminhou à juíza Regina Ferreira Lima. Em apenas 41 dias, foi dada a decisão: a Prefeitura de Uberaba, onde Odair nasceu e vive, deveria pagar o tratamento. Levado para um spa em Jundiaí, que não tinha estrutura para recebê-lo nem fazer o tratamento, Odair acabou voltando para Uberaba, numa viagem de 12 horas em que passou muito mal.

Foi a própria promotora quem se encarregou de entrar em contato com uma clínica de Sorocaba, o Spa Médico São Pedro, que imediatamente se prontificou a receber o paciente. Desta vez, Odair veio numa UTI Móvel, contratada pelo prefeito de Uberaba, Anderson Adauto. Viajou acompanhado de médico e assistente social, que acompanharam a sua internação e os primeiros exames.

De um dia para outro, ele passou a receber uma dieta diária de apenas 600 calorias, e nunca se queixou. “Eu queria viver, não sofri nada com a dieta, te juro. Aprendi que o prazer de viver é muito melhor do que o de comer”. Nestes sete meses, completados na quarta-feira, ele só saiu duas vezes do spa para ir com outros pacientes a um shopping. Recebeu três visitas da mulher e do filho.

Quando lhe perguntam de onde tira forças para enfrentar o tratamento, Odair dá um sorriso de mineiro: “Tudo que aconteceu comigo tinha que ser assim. Não fiquei obeso por acaso. Deus me pegou para provar que é possível perder peso na raça. Você tem que decidir o que vai fazer da tua vida”.

Seu peso atual é de 100 quilos e a dieta passou para 900 calorias por dia. “Ainda quero chegar aos 90 antes de sair do spa”, planeja Odair, que fará uma abdominalplastia, cirurgia para a retirada de pele, já marcada para o próximo dia 10. “Não precisa fazer cirurgia de redução de estômago, nada disso, sou contra. Só precisa de força de vontade e determinação”.

Além da dieta, ele faz seis horas diárias de exercícios. Sua primeira providência ao chegar a Uberaba será procurar uma academia para se inscrever. “Não vou mais conseguir ficar sem fazer exercícios por nada nesta vida”, diz Odair, que só está preocupado com sua situação financeira, depois de um ano desempregado. “Chegando lá, vou logo arrumar um serviço, acabou a moleza…”, brinca com ele mesmo.

Para entrar em contato com o Odair José Costa e saber mais da sua história: dadaberaba@hotmail.com

Leia o Balaio do Kotscho

Tempo de leitura: < 1 minuto

Colisão na rodovia Ilhéus-Itabuna "retorceu" caminhonete (Foto Ana Messias).

O motorista de uma caminhonete F-1000 sofreu  vários ferimentos numa colisão frontal com uma carreta-tanque da Volvo, no quilômetro 24 da rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), em frente às lojas do Makro e do Atacadão-Carrefour.  O acidente ocorreu por volta das 17h.

O motorista da F-1000 foi socorrido por uma equipe do Samu 192 e encaminhado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.  Com o impacto da colisão, o  homem foi lançado para a frente da caminhonete. O motorista da carreta atribuiu a culpa pelo acidente ao condutor da F-1000.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Pouquíssimos consumidores têm o hábito de conferir a validade dos garrafões de água mineral, que agora não podem mais ser utilizados após três anos da data de fabricação. Esta se encontra gravada no fundo dos recipientes, mas quase ninguém olha e, em consequência, muitos ficam no prejuízo.

Ocorre que existem comerciantes inescrupulosos que continuam vendendo água em garrafas vencidas, embora saibam que o cliente não poderá trocá-las depois. Para quem compra o produto em estabelecimentos diversos, fica difícil saber depois quem lhe passou a perna.

Em Olivença, estância hidromineral ilheense, há um comerciante que exagera. Ele não só recusa as garrafas vencidas, como exige que o recipiente do freguês seja tão novo quanto o dele. Ou seja, só troca sua garrafa 2010 por outra do mesmo ano. Se for mais velha, mesmo estando dentro da validade, não tem jogo.

Claro que a prática desse comerciante é abusiva e não deve ser aceita pelo consumidor.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Francisco Costa Ferreira, 50, foi preso no final da noite desta segunda (24), na zona rural de Uruçuca, no sul da Bahia. Ele é acusado de espancar até a morte uma criança de 2 anos, filha de Clemilda Araújo dos Santos, com quem Francisco se relacionava há dois anos.

Riquelme Santos morreu no caminho para o Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus. O irmão, de 5 anos,  também foi espancado e levou um corte em um dos pés. Sidnei nega que tenha tentado matar as crianças, como afirma Clemilda. Ela teria fugido em busca de socorro na vizinhança e já viu um cenário monstruoso quando retornou. Francisco Ferreira ou Sidnei está preso em Ilhéus.