Tempo de leitura: < 1 minuto

Espaço Gourmet quer fisgar amante do bom vinho e do bom papo (Foto Fred Oliveira).

Messila e Daniela, do Espaço Gourmet.

Um lugar sofisticado para degustar bom vinho, um café expresso, uma boa cachaça e petiscos é a nova “arma” do Hiper Itão para fisgar clientes. O Espaço Gourmet foi apresentado ontem e abriu, oficialmente, há pouco, na loja do São Caetano, e vai funcionar das 16h às 22h, com cardápio variado e sofisticado, aliando conforto e tranqüilidade, segundo o diretor comercial da bandeira Itão, Miguel Dantas.
Para imprimir qualidade ao atendimento oferecido, todos os funcionários do Espaço Gourmet e da seção de vinhos foram capacitados pela sommelier Daniela Carrer, do parceiro Miolo. O espaço será comandado por Messila Araujo. A preocupação é com a qualidade e o amante do bom vinho ou iniciantes na arte de degustar a bebida de Baco terá acompanhamento de especialistas – para orientações ou um bom papo.

Tempo de leitura: 2 minutos

Freire era uma das referências em medicina na Bahia (Foto Correio).

Itabuna perdeu uma de suas referências em medicina com a morte de Raimundo Freire Brandão, ontem. O médico cirurgião foi submetido a uma cirurgia de ponte de safena e há dias encontrava-se internado no Hospital Calixto Midlej Filho. O corpo de Raimundo Freire foi enterrado no cemitério Campo Santo, em Itabuna.
O colega Rommel Pires lembra que Freire era “um dos grandes cirurgiões de Itabuna”. Junto com amigos como Eduardo Fontes, Freire foi dos primeiros conselheiros da Organização Hospitalar São Lucas, fundador do Hospital São Lucas, hoje administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. “Era uma pessoa com uma integridade única”, completa Rommel.
26 MIL CIRURGIAS
Itabuna perde uma referência, mas fica o exemplo. Nos 48 anos dedicados à medicina, Freire fez cerca de 26 mil procedimentos cirúrgicos. “Foi o terceiro que mais realizou cirurgias na Bahia”, lembra, emocionado, o colega Eduardo Fontes.
Freire foi diretor do São Lucas, do Hospital Calixto Midlej Filho e do Manoel Novaes, além de chefe de cirurgia-geral do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), em Itabuna. Ele também coordenou o Samu 192 na sua fundação, em 2004.
A medicina estava no sangue. Freire era filho de um dos fundadores do Calixto Midlej, o também cirurgião Corbiniano Freire. “Raimundo Freire foi responsável por grande parte dessa turma de médicos de Itabuna”, relembra.
FREIRE E TANCREDO NEVES
A qualidade profissional do médico itabunense pode ser medida por uma das referências na medicina brasileira, o ginecologista e ex-deputado federal Aristodemo Pinotti, falecido em 2009.
Numa entrevista concedida à TV Santa Cruz, em Itabuna, Pinotti disse que Tancredo Neves seria presidente da República “se tivesse adoecido em Itabuna e fosse operado por Raimundo Freire”.
A entrevista é relembrada por Fontes. Tancredo foi escolhido o presidente da República na transição entre os tempos de chumbo e a democracia, na década de 80, mas o maranhense José Sarney, hoje presidente do Senado Federal, acabou assumindo, devido à saúde debilitada do político mineiro operado às vésperas de tomar posse.
Falhas médicas num tratamento de diverticulite agravaram o que, para muitos, era uma cirurgia simples. E os erros forçaram Tancredo a passar por sete cirurgias até a morte, em 21 de abril de 1986 (relembre aqui).
A citação de Pinotti e a memória de amigos revelam bem a falta que Freire fará à nossa medicina.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus gerou mais empregos com carteira assinada do que Itabuna em novembro, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O município sul-baiano abriu 313 novas vagas de trabalho e Itabuna, 179.
Quem puxou os bons números em Ilhéus foram os setores do comércio (144 novas vagas), serviços (113) e indústria (90). A cidade, no entanto, registra queda no emprego na construção civil. Em novembro, o setor cortou 38 postos de trabalho, resultado da admissão de 12 trabalhadores e demissão de outros 50.
O comércio itabunense também contratou mais no mês passado: abriu 110 vagas. Foi seguido pela indústria de transformação – 81 novas vagas. A construção civil, apesar do boom imobiliário, criou apenas cinco novos postos de trabalho.
No acumulado do ano, Itabuna abriu 1.100 novas oportunidades, ante 1.487 de Ilhéus. De acordo com o MTE, a Bahia gerou 10.681 vagas e foi o quinto estado brasileiro em número de novas vagas.

Tempo de leitura: 2 minutos

Quatro bandidos executaram um agente penitenciário em Jequié, no sudoeste baiano, por volta das 8h da manhã desta quinta-feira (16). Luciano Caribé, 34, trabalhava no Conjunto Penal de Jequié e era considerado linha dura. O agente foi assassinado com 14 tiros, na porta de casa, no bairro Caixa D´Água.
A polícia perseguiu os executores e dois dos bandidos morreram em confronto no bairro Jequiezinho. Um terceiro morreu a caminho do Hospital Geral Prado Valadares. O quarto homem conseguiu fugir. Na casa onde os bandidos tentaram se esconder, também estavam três mulheres. Elas iniciaram uma fuga, mas foram logo capturadas num loteamento próximo ao Jequiezinho.
As mulheres foram identificadas como Daniela Rodrigues – mulher de um traficante chamado Alex -, Joseane Teixeira – que é esposa traficante Bruno Camilo – e Marta Jesus Santana. Bruno Camilo e Alex estão presos no Conjunto Penal de Jequié.
Na casa foram encontradas duas motos, um GM Celta com placa de Itabun, seis armas e muita munição, além de R$ 10 mil em espécie roubados de uma mulher ontem à noite. Dentre as armas, uma Glock 9mm, três revólveres 38, um rifle 22 e uma pistola 380.
O delegado regional Joaquim José Ferreira trabalha com a hipótese de crime de mando, pelo estilo “durão” de Luciano Caribé com os internos do Conjunto Penal. O agente não dava “moleza” para os internos. O delegado classificou como “barril de pólvora” o presídio jequieense. Até o início da tarde ainda não haviam sido identificados os três bandidos mortos.
Atualizado às 14h23min – De acordo com a delegada Nereida Pina, que investiga o caso, Joseane e Daniela ordenaram a execução do agente penitenciário. Elas acabaram presas por tráfico de drogas por terem sido flagradas também com cocaína. Os três homens que morreram no confronto com a polícia, encontravam-se em Jequié há três dias e foram contratados para executar o agente. As mulheres e os traficantes presos são de Vitória da Conquista.

Tempo de leitura: < 1 minuto

SCMI ainda não pagou salário de novembro.

Os servidores da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna fazem manifestação nesta segunda, às 12h30min, na portaria do Hospital Calixto Midlej Filho. Vão protestar contra o atraso de salário.
Raimundo Santana, do Sindicato dos Servidores da Saúde de Itabuna, afirma que o mês de novembro ainda não “caiu” e o pagamento tem sido feito com atraso, todos os meses. A instituição emprega cerca de 1.800 pessoas.
A direção da Santa Casa promete quitar o salário no dia 17 de dezembro, após repasse a ser feito pela Secretaria Estadual de Saúde.
A explicação para os atrasos é que a provedoria antes usava o “limite” para pagar aos funcionários no início do mês. A operação se tornou inviável e agora o “cascalho” cai somente depois repasse da Sesab, feito a cada dia 15.
“A Sesab está em dia com a instituição. O mesmo não ocorre na relação da Santa Casa com os seus funcionários”, queixa-se Raimundo Santana.

Tempo de leitura: 2 minutos

Corpo de José Denisson, estudante morto na porta do Ciso (Foto Pimenta).

EXCLUSIVO
Itabuna atingiu nesta noite a marca de 161 assassinatos em 2010, dos quais 61 cometidos neste semestre, segundo estatística da Polícia Civil.
Mais de 70% das mortes têm ligação com o tráfico de drogas, como a ocorrida há pouco com a execução de Antônio Souza dos Santos, o Gordo, 35 anos (confira no post abaixo). Nesta noite, foram dois assassinatos. O segundo ocorreu no loteamento Gegéu Rocha, na região do São Caetano.
A maioria das vítimas é jovem e está a serviço do tráfico ou é usuária de drogas. Parte delas é aliciada e até executada na porta da escola, como foi o caso de José Denisson da Silva Neto, assassinado no passeio do Ciso, em maio deste ano.
A cidade registrou um total de 100 mortes entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano, obrigando as polícias civil e militar a trabalhar com maior integração.
Além das operações conjuntas, o trabalho preventivo e o policiamento em pontos críticos ajudaram a amenizar a escalada da violência. A Operação Nazireu e o programa Ronda nos Bairros, lançado neste semestre, são apontados como responsáveis pela redução dos homicídios.
De 1º de julho até esta noite (12 de dezembro), a Polícia Civil registrou exatos 61 homicídios em Itabuna. O número ainda é alto. Com os 161 homicídios até aqui, dá uma média anual de mais de 80 assassinatos a cada grupo de 100 mil habitantes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itabuna tem 204.710 moradores.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Receita Federal divulgará nesta segunda-feira (13) as regras para fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para 2011. Haverá mudanças como o limite mínimo de renda para a obrigatoriedade da entrega do documento, além do esperado fim da declaração em formulários de papel.
O supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, já havia comentado sobre as possíveis mudanças, e em relação aos formulários de papel, disse que causam certos transtornos para Receita por representar uma pequena quantidade em relação aos enviados pela internet. Quanto ao aumento do limite mínimo de renda das pessoas físicas para a declaração, que passaria de R$ 17.215,08 para R$ 22.487,25. Os valores podem ter uma variação. Informações do Bahia Notícias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Avenida do Cinquentenário, coração financeiro de Itabuna.

O PIB per capita itabunense aumentou em 2008 e o ilheense, caiu. É o que revela estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira, 10, pelo órgão federal.

Itabuna apresentou em 2008 PIB de R$ 1,945 bilhão (R$ 1.945.413.897,00). No ano anterior, era R$ 1.789.782.514,00. O PIB per capita por habitante – soma das riquezas divida pelo número de moradores – ficou em R$ 9.165,89, segundo o IBGE.
O município de Ilhéus caminhou em sentido contrário, registrando queda no PIB. Era R$ 1.704.985.264,00 e caiu para R$ 1.632.810.483,00.  O PIB per capita caiu para R$ 7.431,66.
Salvador tem o maior PIB da Bahia, alcançando R$ 29,6 bilhões. O segundo é Camaçari, com R$ 10 bilhões. Feira de Santana tem PIB de R$ 5 bilhões, e Conquista, R$ 2,6 bilhões. O município que tem o maior PIB per capita do Brasil é baiano: São Francisco do Conde tem PIB de R$ 288.370,81 por habitante.

As explicações para a queda de Ilhéus em 2008 podem estar no enfraquecimento do Polo de Informática, que respondia por grande parte das riquezas do município sul-baiano, que também opera com um aeroporto “meia-boca”.
No mesmo período, Itabuna ganhou novos empreendimentos e buscou consolidar a sua posição de polo de ensino superior. O fator negativo foi o enfraquecimento da rede de atendimento em saúde do município.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na terra da informalidade e do desemprego formal, os trabalhadores que tentam ganhar a vida por conta própria conseguiram um alento no Sebrae e conseguiram sair da informalidade. Até esta quarta-feira (8), a Bahia registrou 74.297 empreendedores individuais, superando a meta do Sebrae Bahia que era de 73 mil até o final do ano.
Os números registrados pelo Serpro também mostram que a Bahia permanece em terceiro lugar no país. O estado é o segundo do Brasil em formalizações. Mas ainda há muito a fazer: na Bahia, o número de estabelecimentos informais ainda é de superior a  860 mil. Informações do Bahia Notícias.

Tempo de leitura: 2 minutos

Placa adulterada: 9 virou 3 (Foto Costa Filho)

Um motociclista acabou preso pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao trafegar pela BR-415 sem carteira de habilitação e, pior, com placa adulterada. Roberto Coutinho Santos foi detido e encaminhado para o Complexo Policial de Itabuna. Ele pilotava uma Yamaha YBR 125, quando foi abordado pelos soldados Costa e Valdir, no posto da PRE no bairro Nova Itabuna.
A placa verdadeira da moto é JRY-3934, mas a numeração foi raspada e o 9 virou 3, transformanda em JRY-3334. Levado para o Complexo Policial, Roberto Coutinho disse que havia comprado a moto em setembro de um vizinho. A Polícia Civil investigará quem cometeu o crime. A moto será periciada.
Coutinho ficou detido.

Se comprovado que foi o próprio Roberto Coutinho quem adulterou a placa da moto, ele responderá ao crime que prevê pena de três a seis anos de prisão. Coutinho ainda responderá pela prática de direção perigosa (condução sem estar habilitado).
Coutinho “caiu” no dia no dia em que a Polícia Rodoviária Estadual e a PM intensificaram a fiscalização nas saídas de Itabuna e principais pontos da cidade, na chamada Operação Nazireu. Na segunda-feira, 6, duas moto foram roubadas na cidade. Uma foi recuperada. Informações do repórter Costa Filho, da Rádio Jornal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Sem crédito e com uma crise financeira que vem atrasando salários, Itabuna terá uma melhoria no trânsito graças à Coelba, que vai doar lâmpadas LED para substituir todas as usadas (ou queimadas) dos semáforos da cidade.
Com a parceria com a Coelba, a secretaria de Transporte e Trânsito já começou a substituição de lâmpadas em 30 semáforos na área central e nos bairros da cidade.
Os Diodos Emissores de Luz (LED em inglês), tem maior luminosidade e consumo bem menor de energia. Segundo o secretário Wesley Gonçalves, o projeto foi elaborado por técnicos da prefeitura.
Os LED foram doados pela Coelba dentro de seu programa de racionalização do uso de energia. O secretário alega que os semáforos queimados não estavam funcionando porque as lâmpadas deixaram de ser fabricadas.
Leia mais n´A Região

Tempo de leitura: < 1 minuto

Leley: assassinato em ritual (Teixeira News).

O vocalista e empresário da banda Bonde da Tarraxinha, Wesley Pereira dos Santos (Leley Sampaio) foi recapturado ontem, em Teixeira de Freitas.
O cantor era foragido da Justiça e havia sido condenado a 18 anos de prisão em regime fechado por ter matado um homem durante ritual satânico em Itaúna (MG), em 2003. O julgamento ocorreu no ano passado.
Leley morava há quatro anos em Teixeira de Freitas, onde montou um estúdio. A banda comandada pelo empresário e vocalista tinha 14 shows marcados no sul e extremo-sul somente neste mês de dezembro, informao Teixeira News.
Quando foi preso, ontem, Leley admitiu que participava de rituais de magia negra e confessou a morte de um homem. O cantor também era conhecido no extremo-sul por sua veia humorística e produção para emissoras de rádio da região.

Tempo de leitura: 2 minutos

Se não bastasse a dor pela perda de amigos, sacoleiros de Itabuna, Ilhéus e Uruçuca que sobreviveram ao acidente na BR-101 também tiveram que lidar com “abutres. “Estes, saqueavam o que viam pela frente enquanto as polícias militar e Rodoviária Federal não chegavam ao local. Tradicionalmente, os sacoleiros levam dinheiro vivo para as compras. Algumas das vítimas estavam com até R$ 2 mil.
Um policial de prenome Roberto tentava impedir os saques. Ele era um dos mais de 40 passageiros do ônibus da Transporte Central do Brasil (TBC) e conta que o ônibus capotou oito vezes. Roberto fez o que pôde para evitar os saques, até que desfaleceu ao perceber que sangrava.
Na queda do veículo, o policial sofreu um corte profundo na cabeça. Quando se recuperou, percebeu que os saqueadores haviam levado a sua arma. Hora de ajudar amigos e contar os mortos (clique aqui e confira a relação das pessoas que morreram no acidente).
VÍTIMAS EM OBSERVAÇÃO NO HBLEM
No início da noite, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), de Itabuna, confirmou os nomes de sacoleiras e acompanhamentes que estavam no ônibus da TBC. Elas sofreram escoriações, pancadas na cabeça ou pernas e não apresentam fraturas expostas. Outros pacientes foram encaminhados para hospital de Gandu, conforme a Polícia Rodoviária Federal.
As vítimas estão sob observação no pronto-socorro do Hospital de Base e não correm risco de morte. De acordo com o Hblem, as pacientes são de Itabuna, Uruçuca e Ilhéus, além de uma aposentada que reside em São Paulo.
Os nomes das pacientes são Anaildes Alves dos Santos Lima (Uruçuca), Gilcleide Teixeira dos Santos (moradora do bairro São Caetano), Inês Coelho da Silva (do bairro Parque Boa Vista), Avanir Pereira de Oliveira (do município de Uruçuca), Cleudes Maria dos Santos (Itabuna), Rejane Dias de Souza (Uruçuca), Adélia Costa dos Santos (bairro João Soares), Jane Oliveira (bairro São Caetano) e Joelma dos Santos Novaes (Ilhéus), além de Maura Reis dos Santos, uma aposentada que reside em São Paulo e viajava para visitar parentes em Pernambuco.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os funcionários da Coelba vão parar por 24 horas na próxima segunda-feira (6). De acordo com o Sindicato dos Eletricitários da Bahia (Sinergia), a empresa se nega a negociar alguns pontos da pauta da campanha salarial 2010.
De acordo com Cristina Brito, do Sinergia, a paralisação deverá afetar serviços como ligação, reparo e manutenção de rede, além do atendimento ao público. A parada é de advertência, mas os eletricitários ameaçam greve por tempo indeterminado.
Dentre os itens que a direção da Coelba-Neoenergia resiste a discutir estão a fixação Plano de Cargos e Salário (PCCS), ampliação da estabilidade da pré-aposentadoria para 36 meses e mais recursos para a Fundação de Previdência e para o plano de saúde, terceirizado há um ano. 
O sindicato observa que a Coelba apresentou lucro líquido de R$ 678,7 milhões nos nove primeiros meses deste ano, representando crescimento de 22,20% ao mesmo período do ano passado, período em que a companhia de eletricidade havia lucrado R$ 555,4 milhões. Estes números são usados pelo Sinergia para forçar a empresa a negociar em melhores termos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal baiano Geraldo Simões (PT) é um dos nomes ventilados para ocupar o Ministério do Desenvolvimento Agrário, conforme o jornal Estadão. A publicação diz que há “um entendimento no partido” de que o nome deverá sair da região amazônica ou do Nordeste.
No grupo cotado para a Pasta, segundo o jornal, “estão a senadora Fátima Cleide (RO), que ficará sem mandato a partir do próximo ano, os deputados Pedro Eugênio (PT-PE) e Geraldo Simões (PT-BA), e ainda os senadores eleitos Wellington Dias (PT-PI) e José Pimentel (PT-CE)”.