Tempo de leitura: < 1 minuto

Três pessoas foram presas em uma operação da Polícia Federal de combate à exploração de caça-níqueis, chamada de “Reset”, na manhã desta quarta-feira, 1º, em Salvador. Os policiais detiveram os homens identificados por Simões, Requião e Leonardo, que são apontados como empresários do ramo de jogos de azar, em edifícios de luxo na Graça, Vitória e Alphaville I.
Os agentes também fazem buscas em depósitos de máquinas caça-níqueis. De acordo com as primeiras informações, são cumpridos 18 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão em Salvador e na Ilha de Itaparica, mas este dado ainda não está confirmado. Informações d´A Tarde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Superior Tribunal Militar (STM) abriu concurso público com oferta de 161 vagas para níveis médio e superior com remuneração que vai de R$ 4.052,96 a R$ 6.611,39. As inscrições começam nesta quinta (2) e serão encerradas no dia 19. A taxa custa R$ 55,00 para os cargos de nível médio e R$ 72,00 para os de nível superior (confira a relação de cargos no edital).
O concurso oferece vagas para as circunscrições do STM no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Minas Gerais, Paraná, Pará, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Bahia. A aplicação da prova está prevista para o dia 30 de janeiro e o resultado deve ser divulgado até 21 de fevereiro, conforme edital disponível no site www.cespe.unb.br/concursos/stm2010.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ana Cristina Oliveira | A Tarde
O Hospital Geral de Coaraci foi arrematado nesta terça, 23, pelo empresário do ramo dos transportes Raimundo Andrade. O imóvel, que estava avaliado em R$ 720 mil, foi a leilão para pagar dívidas trabalhistas de mais de 70 funcionários e ex-funcionários.
A disputa pela compra do imóvel foi acirrada, com lances a cada R$ 1 mil, entre o empresário Raimundo Andrade e o advogado de 42 dos funcionários, Luilson Pinho. O advogado afirmou que tentou adjudicar, ou seja, trazer o hospital para a administração dos próprios funcionários, mas o valor dos lances ultrapassou o crédito dos funcionários, que chegava a R$ 310 mil. “Se passasse deve valor, iria contrair uma dívida que eles mesmos não poderiam pagar”, disse.
Leia mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Nova expansão visa tornar o Conquista Sul o maior shopping do interior da Bahia.

O Shopping Conquista Sul passará a ter 180 lojas ao concluir a segunda etapa de expansão ao final do primeiro semestre de 2011, quando completará cinco anos de atividades.

As obras seguem a pleno vapor e o empreendimento ganhará novas lojas-âncoras, passará a contar com três megastores, hipermercado e 900 vagas de estacionamento, grande parte delas coberta. Atualmente, o empreendimento conta com 134 lojas, três salas de cinema com 750 lugares e livraria, além de grandes redes.

Os investimentos giram em torno de R$ 20 milhões nesta nova expansão e evidenciam o ótimo momento vivido pela economia conquistense. Uma das âncoras da expansão é a gigante Casas Bahia, além do hipermercado Bretas.
A área construída do Conquista Sul passará de 11 mil para 33 mil metros quadrados. O projeto da Ciclo Empreendimentos e da administradora Zolim é transformar o Conquista Sul no maior shopping do interior da Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Qual destinação dar ao lixo produzido em Itabuna? Se o poder público tá nem aí para essas questão, alguns moradores da cidade seguem na mesma “balada”. Basta ver o que acontece em algumas vias do município e numa das mais importantes feiras livres, a do São Caetano.
Imagens registradas pelas lentes do repórter Costa Filho comprovam que, apesar de pagar muito caro pelo serviço de limpeza pública, a prefeitura de Itabuna não tem fiscalizado e até permite que se transforme alguns pontos em verdadeiro lixão, a exemplo do semi-anel rodoviário (BR-415), altura do trevo de Mutuns.

Às margens do Semi-anel, em Itabuna, lixo é queimado e motoristas são obrigados a trafegar pela contramão. Risco de acidente é grande (Foto Costa Filho).

Canal e feira livre do São Caetano: uma imagem que diz muito do abandono da cidade. Quando a prefeitura chega lá, é para recolher taxa (Foto Costa Filho).
Tempo de leitura: < 1 minuto

Três estagiários da Vara do Júri da Comarca de Itabuna e que trabalham diretamente com a juíza Cláudia Panetta sofreram ameaças de morte nas duas últimas semanas, segundo publicou um jornal local. Uma das vítimas foi agredida fisicamente e intimidada no dia 8 de novembro, no centro da cidade.
Dois homens numa moto interceptaram o carro do estagiário, obrigando-o a sair do veículo. Logo após, aplicaram socos e pontapés no estagiário, além de provocar um corte de faca no pescoço da vítima. As agressões e ameaças de morte seriam, segundo os relatos, para que a juíza Cláudia Panetta “parasse de falar”.
Os agressores ameaçaram continuar com a onda de violência caso a juíza insista na apuração de crimes do tráfico de drogas e de corrupção no Fórum Ruy  Barbosa, em Itabuna.
A suspeita é que as ameaças tenham ligação com as investigações abertas contra uma quadrilha que matava, traficava drogas e tinha influência no Fórum, por meio da escrivã Sádia Pitanga, que está presa e acusou a juíza Panetta de “perseguição”. Sádia está presa há quase um mês, quando foi um dos alvos da Operação Themis, da Polícia Civil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ambulância transportava 4 pessoas (Foto André Silva).

O feriadão da Proclamação da República registrou 32 acidentes e uma morte em estradas que cortam o sul da Bahia, de acordo com balanços divulgados pelas policiais rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF).
No trecho Camacan-Santa Luzia da BR-101, o motorista Erivaldo de Araújo Silva, 46 anos, morreu na colisão do seu Fiat Uno (placas JMV-9523) com uma picape Saveiro (DSB-5936). O motorista da Saveiro fugiu do local.
A Polícia Rodoviária Federal prendeu Sânio de Cássio Medeiros, de Itabuna, por trafegar sem carteira de habilitação e por estar embriagado, conforme teste do bafômetro. No trecho sul-baiano da BR-101, foram registrados 22 acidentes.
A PRE contabilizou 10 acidentes nas estradas estaduais no feriadão. O de maior gravidade ocorreu às 23h56min do domingo (14), quando quatro pessoas saíram feridas de uma colisão da ambulância do município de Itacaré com um caminhão, no quilômetro 18 da rodovia Ilhéus-Itacaré, na BA-001 (confira aqui).
Um dos ocupantes da ambulância era o ex-prefeito de Itacaré, Jarbas Barbosa (DEM), que sofreu traumatismo craniano. Todas as vítimas foram levadas para o Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus. Informações do repórter Costa Filho, da rádio Jornal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Hospital registra novo desabamento em mesma enfermaria.

Parte do teto de uma das enfermarias do Hospital Calixto Midlej Filho desabou por volta das 3 horas da manhã deste domingo (14). Ocorreu um princípio de pânico, mas não houve feridos.
O acidente aconteceu na enfermaria Francisco Ferreira, conforme relatos de funcionários, sendo o segundo desabamento nesta mesma ala. O primeiro foi registrado no dia 13 de abril do ano passado.
Funcionários do Calixto Midlej acreditam que a causa do desabamento pode ter sido a forte chuva do final de noite de sábado e madrugada deste domingo.
“O teto estava em condições precárias, apesar do desabamento ocorrido no ano passado”, assinala um funcionário que não se identifica, segundo ele, por causa do clima de perseguição na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

Tempo de leitura: 2 minutos

“Descuido” causou morte de operário em 2009
Mais de um ano e meio após a morte do operário Rosivaldo de Jesus Santana (“Gordurinha”), 38 anos, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) ainda descuida da segurança dos trabalhadores e faltam profissionais para a supervisão dos serviços de manutenção de rede.
Os operários reclamam que apenas uma equipe com um engenheiro e dois técnicos em Segurança do Trabalho acompanha o serviço de campo, mas…
– A gente tem um engenheiro que nem vai pra rua. Fica lá na sede -, denuncia operário que, tendo razões óbvias, prefere não ser identificado neste post.
São estes profissionais especializados em Segurança do Trabalho que avaliam os riscos em operações mais complexas de reparos em redes de abastecimento de água ou de esgotamento sanitário e ajudam a evitar acidentes nas operações.
Outra queixa é que o técnico em Segurança do Trabalho disponível também não vai a campo. “Ele fica na estação de tratamento [no São Roque], distribuindo os equipamentos de segurança, não vem pra rua”, emenda outro operário. “A gente corre risco, moço”, completa. A outra funcionária da área de segurança está em licença maternidade.

MORTE

Rosivaldo de Jesus Santana morreu soterrado, em 23 de abril do ano passado, ao fazer reparo na tubulação da rede d´água que abastece parte da região do São Caetano, na avenida Manoel Chaves.  Ele estava dentro de um buraco no exato momento em que uma das encostas cedeu. Um outro funcionário saiu bastante ferido e outros três conseguiram escapar ilesos.
Foi também por falta de segurança no trabalho que dois operários da estadual Embasa morreram enquanto faziam reparos na rede de abastecimento, no muncipio de Eunápolis, no extremo-sul baiano. O acidente ocorreu na semana passada. A obra não era supervisionada pelo engenheiro responsável, segundo denunciado.

O conselheiro Jorge Hélio Chaves pedirá ao CNJ a abertura uma investigação contra juízes federais que participarem, de quarta a sábado, do XVII encontro da associação de classe cujas despesas serão bancadas, em parte, por bancos estatais e empresas privadas.
Sua decisão tem o respaldo de pelo menos três conselheiros, com os quais almoçou hoje.
Chaves vai pedir à administração dos cinco Tribunais Regionais Federais do país a relação dos magistrados que vão ao evento em Comandatuba, na Bahia.
Ele quer saber quais justificativas estão sendo dadas pelos juízes para serem dispensados do trabalho, uma vez que, segundo a programação, a parte do tempo será dedicada a atividades recreativas, como aulas de golfe.
Preocupado, Chaves vai propor também ao CNJ que crie um grupo de trabalho para limitar ou, pelo menos, deixar mais clara as regras para a concessão de patrocínios a juízes. Isso viria por meio de uma resolução. Diz Chaves:
– Enxergo como, no mínimo, esquisita esta relação. A idéia (da resolução) seria evitar que isso ocorra no futuro. Quebrar esse círculo vicioso.
Tempo de leitura: 2 minutos

Uesc divulga concorrência de cursos em 2011.A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) finalmente divulgou a concorrência para os 33 cursos de graduação oferecidos no Vestibular 2011. O campeão é o curso de Medicina: 73,10 candidatos por vaga. As provas serão aplicadas nos dias 16, 17 e 18 de janeiro.
Se não há surpresa em relação ao mais concorrido, o mesmo não se pode dizer do segundo colocado. “Estreante”, o curso de Engenharia Civil tem 28,43 candidatos por vaga, desbancando nesse quesito os tradicionais cursos de Direito e de Enfermagem.
O curso de Direito no turno matutino tem 21,12 candidatos por vaga e o Direito noturno tem 18,68 concorrentes. A concorrência do curso de Enfermagem é de 13,20 vestibulandos por vaga, superado pelo curso de Administração no turno noturno (13,25/vaga).
14.592 candidatos disputam 1.600 vagas divididas pelos 33 cursos de graduação. Quatro deles são novos. Além de Engenharia Civil, as novidades são Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. As primeiras turnas destes quatro cursos serão inauguradas no segundo semestre de 2011.
O Pimenta preparou ranking a partir dos mais concorridos. No outro extremo, aparece o curso de bacharelado em Matemática, que apresentou número de candidatos inferior ao de vagas disponíveis (0,83/vaga).
Confira a concorrência por curso/turno
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

As secretarias estaduais de Administração (Saeb) e de Educação (SEC) prorrogaram até o dia 14 de novembro o prazo de inscrições no concurso que visa preencher 3.200 vagas de professor, com jornada de 20 horas semanais.
O salário inicial é de R$ 654,32, além de gratificação de R$ 204,02. O candidato pode se inscrever no site da Cespe, mediante pagamento de taxa de 70 reais.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um caminhão GM D-40 carregado com 80 caixas de cigarro Broadway, contrabandeado do Uruguai, foi apreendido nesta sexta-feira, 5, durante operação da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), no quilômetro 60 da BR-415, trecho Itabuna-Ibicaraí. A carga, avaliada em R$ 40 mil, tinha como destino o município de Itororó, no centro-sul baiano.
O veículo foi abordado por uma guarnição composta pelo sargento Gilvan Araújo e os soldados Valmário Mota e Resende. O motorista do caminhão, Jardel de Jesus, disse que ganharia R$ 700,00 pelo frete. O veículo era “escoltado” por Osmar Ribeiro Nunes e Maciel Santos Gonçalves, moradores de Itapetinga e que seguiam numa picape Fiat Strada, JMR-4298.
Segundo a polícia, o GM D-40, placas BXF-0200, estava em nome de Lorenna de Oliveira Queiroz e a Strada pertence a Genilda de Oliveira Queiroz. A carga apreendida foi encaminhada para a Polícia Federal. Nos últimos dez dias, a PRE apreendeu mais de 3.400 quilos de carne transportada ilegalmente, madeiras de lei e cigarros, informa o repórter Costa Filho, da Rádio Jornal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Carreta transportava cacau, ilegalmente (Foto Pimenta).

Uma carreta de uma auto-escola foi apreendida pela Polícia Rodoviária Estadual na Operação Rodovia em Paz. O veículo estava sendo usada ilegalmente no transporte de cacau. A irregularidade foi anotada durante abordagem no quilômetro 32 da BR-415 (Posto da Nova Itabuna).
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, veículos de auto-escola são proibidos de ter outro fim que não seja o de aprendizagem. Para isso, as empresas pagam impostos reduzidos desde a compra do veículo. A carreta foi apreendida, ainda, por circular em péssimo estado de conservação, a exemplo dos pneus carecas.
Policiais relatam que, durante a abordagem, o motorista da carreta tentou dar a conhecida “carteirada” para liberar a carreta irregular. Não funcionou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O produtor João Tavares tá numa alegria que só. Não é pra menos. Hoje ele teve a felicidade de ver as amêndoas de cacau da sua fazenda serem consideradas as melhores do mundo.
O título foi conquistado no Concurso Internacional de Amêndoas de Cacau, em Paris, na categoria “Cacau Chocolate”. A competição selecionou amêndoas de 150 produtores de 20 países.
– Isso é fruto do trabalho que estamos realizando há três anos. Plantamos aqui uma semente e abrimos as portas do mundo para o nosso cacau – festeja João Tavares.
Eduardo Salles, secretário estadual de Agricultura, diz que a vitória no concurso internacional “é o reconhecimento de que a Bahia produz cacau de qualidade e que está entre os melhores do mundo”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Médico Moacir Oliveira, ao centro, recebe homenagem (Foto Divulgação).

Aos 75 anos, o médico itabunense Moacir Oliveira homenageado pelos 50 anos ininterruptos de atividade profissional. O reconhecimento ocorreu durante as festividades do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) pelo Dia do Médico.  Moacir completa meio século de trabalho ininterrupto sem sofrer qualquer sanção ético-profissional, conforme destacado pelo conselho. A placa de reconhecimento foi entregue ao médico pelo filho Moacir e dirigente do Cremeb.