Tempo de leitura: < 1 minuto

Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos.
Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos.

A primeira pesquisa da série encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope traz a presidente Dilma Rousseff (PT) com 39% das intenções de voto. Aécio Neves (PSDB) atinge 21% e Eduardo Campos (PSB), 10%.
O levantamento ainda traz Pastor Everaldo (PSC) com 3%, Magno Malta (PR) com 2% e José Maria (PSTU) com 1%. A soma de intenções de voto nos demais candidatos dá 3%.
A pesquisa aponta segundo turno na corrida presidencial, pois Dilma tem 39% e a soma dos adversários dá 40%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores no período de 13 a 15 de junho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00171/2014.
SEGUNDO TURNO
A presidente Dilma Rousseff bate os dois principais adversários no segundo turno. A petista tem 43% e Aécio atinge 30%. Já no embate com Eduardo Campos, Dilma tem 43% e Campos, 27%.
O levantamento também aferiu a rejeição aos candidatos: Dilma tem 43%, Aécio vai a 32% e Campos soma 33%.

Tempo de leitura: 2 minutos

(Foto Waldyr Gomes/Arquivo).
Seleção deve contratar 139 agentes(Foto Waldyr Gomes).

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Itabuna esclareceu que o município já descartou a empresa Excellence da realização para as novas provas da seleção pública para contratar agentes de combate a endemias (entenda clicando aqui).
À empresa é atribuída a série de problemas detectados no último dia 8, quando da realização das provas. “Está decidido que a G. Excellence não será mais a responsável pela aplicação da prova”, esclarece a Secom.
E completa: “O que a administração estuda é se a própria Prefeitura fará a seleção em todas as suas etapas ou se contrata outra empresa para aplicar a prova objetiva, etc”.
Atualização às 23h – O secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Itabuna, Giorlando Lima, enviou comentário à nota postada acima. Segue, na íntegra:
A Prefeitura não entende que a G. Excellence foi a responsável pelos problemas ocorridos no dia 8.
Os problemas de logística e organização final decorreram, em grande parte, à desmobilização provocada pela liminar que suspendeu a prova na antevéspera da data prevista. Não se atribui à empresa a responsabilidade exclusiva sobre os incidentes.
O afastamento da G. Excellence decorre de:
1. medida preventiva, já que a administração municipal quer que a seleção, quando for retomada, ocorra sem qualquer vínculo com qualquer dos fatores associados aos problemas do dia 8, para tranquilidade, em especial, dos candidatos
2. de recomendação do Ministério Público Estadual.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Rui rebate ex-governador e adversário (Foto Arquivo).
Rui rebate ex-governador e adversário (Foto Arquivo).

O pré-candidato petista ao governo baiano, Rui Costa, rebateu Paulo Souto, que acusou a gestão de Jaques Wagner de não ter cumprido promessas feitas na última campanha, a exemplo de barragens e obras estruturantes (veja post abaixo).
Costa disse que o governo investiu cerca de R$ 600 milhões em barragens e alfinetou Souto ao dizer que o democrata não está interado dos fatos porque não queria participar do pleito.
– Ele já foi governador por dois mandatos. Teve a oportunidade de trabalhar, mas esqueceu dos baianos que mais precisam. Por que não trabalhou? Ele parece não ter resposta para isso.
Quanto à acusação de que obras como Porto Sul e o aeroporto de Ilhéus se tornaram promessas não cumpridas, Rui defende a gestão da qual foi secretário estadual de Relações Institucionais e, depois, da Casa Civil.
– Há menos de uma semana foi anunciada a transferência da administração do Aeroporto de Ilhéus para o Estado e orçamento de R$ 220 milhões para aplicação, já em janeiro do próximo ano, na construção, inicialmente, de duas pistas de três mil metros cada, pistas de taxiamento e um terminal de passageiros.

Tempo de leitura: 2 minutos

smartphoneA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (18) uma proposta para reduzir os valores das ligações de celulares entre operadoras diferentes. Até 2019, o Valor de Remuneração de Uso de Rede da telefonia móvel (VU-M) deverá ser reduzido em mais de 90%, passando dos atuais R$ 0,23 para R$ 0,02 . O VU-M é o valor que as operadoras de celular pagam para usar a rede de outras empresas.
“Esta redução de preços de interconexão deverá se refletir nos preços dos serviços de telefonia ofertados pelas empresas ao consumidor, pois haverá aumento da competição no setor”, diz a agência. De acordo com a norma aprovada hoje, os valores dessas tarifas estarão referenciados aos custos e serão reduzidos gradativamente até o nível de custo eficiente de longo prazo.
Com a medida, a Anatel espera que os preços das ligações entre operadoras diferentes fiquem mais próximos dos preços cobrados para chamadas entre usuários da mesma empresa. Assim, o consumidor não precisará de vários aparelhos celulares ou vários chips em um mesmo celular para realizar chamadas para outras operadoras.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Souto discursa em convenção que homologou o seu nome.
Souto discursa em convenção que homologou o seu nome.

O ex-governador Paulo Souto teve o seu nome confirmado para a disputa ao Palácio de Ondina pelo DEM. A convenção do partido e de outras 16 legendas foi realizada nesta quarta (18), em Salvador. “Nas mãos do PT, a Bahia é um navio sem rumo. Não sabe para onde quer ir”.
Souto dedicou a maior parte do seu discurso a atacar o PT, principalmente em áreas como segurança pública, e lembrou de propostas que, segundo ele, não saíram do papel. “A resposta virá nas urnas. Chega de promessas vazias”, disse.
O democrata enumerou promessas como construção do aeroporto de Ilhéus e o Porto Sul, feitas pelo governador Wagner há quatro anos. “Estão prometendo tudo de novo”, afirmou em novo ataque ao governador e, mais diretamente, ao pré-candidato Rui Costa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Reunião do prefeito Claudevane Leite com a comissão de endemias.
Reunião do prefeito Claudevane Leite com a comissão de endemias.

A Prefeitura de Itabuna decidiu suspender a prova da seleção pública para agente de combate a endemias. A seleção estava marcada para este domingo (22), na FTC. Uma nova data será anunciada na próxima semana, após reunião da comissão responsável pela organização do concurso, no dia 25. A mudança, segundo nota emitida pelo governo, atende a recomendação do Ministério Público Estadual.
O procurador-geral do Município, Harrison Leite, disse que há a possibilidade de reabertura das inscrições. “Todas as pessoas que pagaram a inscrição terão a sua participação garantida”.
A prefeitura ainda estuda substituir a empresa responsável pela seleção, o Grupo Excellence. ” Também será definido na próxima semana se a prova e as demais etapas da seleção serão organizadas e realizadas pela própria Prefeitura ou se uma nova empresa será contratada para a tarefa”, cita a nota.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Blog do Thame chamou atenção para o assunto e, nas redes sociais, há várias críticas para o “não clima” de São João e Copa do Mundo no comércio de Itabuna.
Prejuízo para os próprios comerciantes, que veem suas vendas em baixa.
Quem pouco tem a reclamar é o comércio informal, que está vendendo bem e renovando estoques – claro, no clima da Copa do Mundo.
A Prefeitura de Itabuna e as entidades lojistas (CDL e ACI) fizeram gol… contra!
Por aqui, a decoração da Cinquentenário é a mesma de trocentos anos.
O clima é bem outro no extremo-sul. As principais cidades entraram no clima. E estão faturando bem, principalmente com as seleções da Alemanha e da Suíça utilizando Santa Cruz Cabrália e Porto como centros de treinamento.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Hugo foi apresentado em 10 de março. Hoje, anunciou despedida.
Souza (à esq.) foi apresentado em 10 de março. Hoje, anunciou despedida.

O atacante Souza pediu para rescindir seu contrato e está de saída do Vitória. O clube confirmou a informação através de e-mail enviado à imprensa.
O jogador vai dar uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (18) para explicar os motivos que o levaram a romper o acordo com o rubro-negro. Informações do Correio.

Tempo de leitura: 2 minutos

Dilma lança o Pronatec 2.0 com mais 12 milhões de vagas (Foto Agência Brasil).
Dilma lança o Pronatec 2.0 com mais 12 milhões de vagas (Foto Agência Brasil).

A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (18) a segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que vai ofertar 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos de nível médio e em 646 cursos de qualificação, a partir de 2015. A meta da primeira etapa do programa, criado em 2011, é oferecer 8 milhões de matrículas até 2014.
“Falamos em 12 milhões com a certeza de que esse número é viável porque ao longo deste período construímos nossa curva de aprendizado. Hoje sabemos como se faz e podemos melhorar muito o Pronatec”, disse a presidenta ao discursar na cerimônia de lançamento da segunda etapa do programa, chamada de Pronatec 2.0. Ela ainda destacou que a meta da primeira fase está próxima de ser alcançada, já que o Pronatec contabiliza atualmente 7,4 milhões de matrículas.
Dilma ressaltou a importância da educação para a redução da pobreza e para a economia brasileira. “Cada vez mais, a educação terá um duplo papel que é garantir a perenidade da redução da pobreza e desconcentração da renda que tivemos nos últimos 12 anos. O segundo papel é relativo à entrada do Brasil na sociedade do conhecimento. No curto prazo, isso passa pelo aumento da produtividade da nossa economia.”
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do A Região Online
A Runa Patrimonial Ltda foi condenada pela 3ª Vara do Trabalho de Itabuna a pagar indenização de R$ 300 mil por danos morais coletivos, por descumprimento de uma série de normas de saúde e segurança do trabalho.
A sentença atende a pedido do Ministério Público do Trabalho na Bahia, que deu entrada na ação civil pública depois que a empresa, do ramo de construção civil, se negou a assinar termo de ajustamento de conduta.
Segundo o inquérito do MPT, a Runa tem estrutura precária para acomodação de trabalhadores e descumpre normas de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho, além de infringir a legislação trabalhista.
De acordo com o procurador Ilan Fonseca, a indenização tem caráter de punição aos danos provocados, mas serve como parâmetro para coibir situações semelhantes na sociedade.
“Considero cada vez mais importante o papel pedagógico da indenização por danos morais, diante dos terríveis números revelados pelos dados oficiais sobre acidentes de trabalho no Brasil”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na véspera da convenção do DEM que oficializará a candidatura de Paulo Souto ao governo do estado, o mais combativo deputado estadual de oposição, Carlos Gaban (DEM), anunciou ontem (17) que não disputará as eleições deste ano.
Gaban entregará uma carta a Souto explicando os motivos de sua desistência. Em conversa com A Tarde, adiantou estar “decepcionado” e “cansado de brigar sozinho” – uma alusão indireta aos seus correligionários ou colegas oposicionistas. Afirma, ainda, ter sido a decisão mais difícil que já teve de tomar na vida.
“Abandonar o que a gente ama fazer não é fácil. Mas nada acontece. Quanta denúncia eu faço e nada acontece… contratos superfaturados, dinheiro desviado e nada acontece…”, diz, em tom de decepção.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Unidade da Nestlé em Itabuna.
Unidade da Nestlé em Itabuna enfrenta paralisação de 24 horas.

Trabalhadores da linha de produção de leite da Nestlé em Itabuna iniciaram nesta noite de terça (17) paralisação de 24 horas. De acordo com o diretor do SindiAlimentação, Eduardo Sodré, esta é paralisação de advertência, para que a empresa apresente melhor contraproposta.
A multinacional ofereceu 7,5% de reajuste, enquanto os trabalhadores querem 9%, além de unificação do piso salarial (reveja aqui). Os funcionários já aprovaram deflagração de greve na unidade em Itabuna.
Segundo Sodré, a paralisação por tempo indeterminado pode ocorrer a qualquer momento, caso a multinacional não melhore a contraproposta. Os trabalhadores da linha de achocolatados também podem aderir à paralisação, segundo o presidente do Sindicacau, Luiz Fernandes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Edmundo Filho com o governador Jaques Wagner.
Edmundo Filho com o governador Jaques Wagner.

Edmundo Filho deixa o núcleo de rádio da Secretaria Estadual de Comunicação Social (Secom) ao final deste mês. Filiado ao PT, o jornalista está de olho em uma das 63 vagas da Assembleia Legislativa baiana. Será candidato a deputado estadual.
Seguirá os passos do ex-secretário de Comunicação Social, Robinson Almeida, que concorrerá a uma das 39 vagas baianas na Câmara dos Deputados.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Lance de Brasil e México em que aparece o destaque da partida, goleiro Ochoa (Foto ABr).
Lance de Brasil e México em que aparece o destaque da partida, goleiro Ochoa (Foto ABr).

O clima era amplamente favorável ao Brasil. Casa cheia em Fortaleza e a esperança de que o time repetisse, hoje, o desempenho contra o México, ano passado, pela Copa das Confederações.
Não contavam com um herói mexicano. Desempregado, Ochoa fechou o gol, o que complicava ainda mais a situação de um Brasil mal distribuído em campo. Não à toa, o goleiro foi eleito o melhor da partida. E, pela segunda vez nesta copa, um jogo terminou sem gol. E justo em uma partida do Brasil.
Melhor assim. Ruim mesmo foi para a tartaruga palpiteira “Cabeção”, que cravou vitória do México na partida de hoje. Aliás, esta foi uma terça-feira de futebol meia-boca. Logo cedo, a Bélgica, que chegou como o bicho-papão, até bateu a Argélia, por 2 a 1, porém ficou a desconfiança no ar. À noite, a Rússia empatou com a Coreia do Sul. O goleiro russo colaborou para o resultado ao levar um frango daqueles. Final: 1 a 1.
A copa terá mais jogos nesta quarta (18).
Austrália x Holanda, Porto Alegre, às 13h.
Espanha x Chile, Rio de Janeiro, às 16h
Camarões x Croácia, Manaus, às 19h.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Com o PRB indo de Souto, Vane tem um pepino nas mãos para descascar..
Com o PRB indo de Souto, Vane tem um pepino nas mãos para descascar..

O deputado federal Márcio Marinho (PRB) anunciou hoje que o seu partido apoiará o candidato do DEM ao governo baiano, Paulo Souto. Segundo ele, a decisão foi tomada após consulta às principais lideranças dos republicanos no interior e na capital do estado.
A decisão tomada por Marinho e pelo PRB contraria o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, para quem a melhor decisão seria apoiar o candidato petista, Rui Costa.
Vane deve anunciar nos próximos dias qual será o seu posicionamento na campanha eleitoral estadual, mas a tendência é de que mantenha o apoio a Márcio Marinho, mas fique neutro na disputa ao governo baiano.
Marinho e lideranças do partido estarão, amanhã, na convenção que sacramentará Souto o candidato do DEM.
VALDEMIRO APRESSOU O PRB
A posição tomada pelo PRB baiano pouco tem a ver com cálculo eleitoral. A reaproximação com o carlismo tem a ver com a ameaça de o Bispo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus.
Valdemiro estava disposto a jogar alto, financeiramente falando, na campanha de Souto, numa tentativa de aumentar os tentáculos da sua igreja na Bahia, mas no campo político e das comunicações (relembre aqui).