Tempo de leitura: < 1 minuto

Estudantes bloquearam ponte do Pontal no final da manhã (Foto Gabriel Almeida/Blog do Gusmão).
Estudantes bloquearam ponte do Pontal (Foto Gabriel Almeida/Blog do Gusmão).

Estudantes secundaristas interditaram a Ponte do Pontal, em Ilhéus, nesta segunda-feira (2) em mais um protesto contra o aumento da tarifa de ônibus. A partir do próximo domingo (8), a passagem saltará de R$ 2,40 para R$ 2,60. A ponte foi liberada por volta das 12h.
O prefeito Jabes Ribeiro havia determinado o reajuste da passagem há quinze dias, quando anunciou que a nova tarifa passaria a vigorar no dia 1º. Após os protestos da última sexta (30), Jabes assinou decreto adiando o aumento para o próximo dia 8.
Os protestos da sexta-feira interditaram ruas na região do Malhado. Manifestantes também bloquearam, na parte da tarde, o acesso ao terminal urbano, no centro.
PRISÃO POLÍTICA?
Ao contrário da semana passada, o protesto de hoje resultou na detenção de, pelo menos, três estudantes, informa o Blog do Gusmão. Um dos detidos pela Polícia Militar é o estudante Igor Carmo, membro do Reúne Ilhéus. O comando da Polícia Militar não quis explicar o motivo da prisão de Igor, o que levanta suspeita de que a detenção tenha motivação política.
Há pouco mais de dois meses, Igor foi esfaqueado por um dos seguranças do prefeito Jabes Ribeiro,Fábio Barreto. O episódio ocorreu em 29 de março. À época, o prefeito foi acusado de dar fuga ao segurança. Jabes nem sua assessoria não se pronunciaram quando ao fato.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Trindade: na marca do pênalti.
Itabuna quase perde R$ 150 mil do Programa Nacional de Acesso Ensino Técnio e Emprego (Pronatec). O município deveria abrir 400 vagas para cursos profissionalizantes. Não abriu.
Para evitar a perda, o prefeito Claudevane Leite transferiu, da Secretaria da Assistência Social para a Agricultura e Meio Ambiente, a coordenação do processo de abertura das turmas para cursos voltados a áreas como costura.
A mudança ocorreu durante reunião de Vane com o seu secretariado.
O prefeito disse ter sido chamado a atenção pelo IFBA do risco de perda da verba, que era disputada por várias outras prefeituras regionais.
Após relatar o puxão de orelha, Vane disse que não passaria mais por uma “vergonha dessas”. E mandou recado direto para o secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade. “Da próxima vez, eu exonero”.

Tempo de leitura: 2 minutos

morador de rua 1A Defensoria Pública do Estado da Bahia propôs ação civil pública contra o município, por conta da retirada deliberada de moradores de rua do Centro da cidade e arredores da Arena Fonte Nova. O motivo para a “limpeza humana” seria a realização dos jogos da Copa do Mundo.
O titular da Secretaria de Promoção Social e de Combate à Pobreza (Semps), Henrique Trindade, afirmou que as denúncias não procedem.
O documento, assinado pelas defensoras públicas Fabiana Miranda, Alexandra Soares e Bethânia Ferreira, foi baseado em depoimentos de pessoas em situação de rua, colhidos durante o segundo semestre do ano passado e início deste ano.
Nos relatos apresentados na ação, os moradores de rua afirmam que estariam sendo retirados à força de viadutos e marquises desde março deste ano. Para tanto, os agentes municipais estariam utilizando caminhões da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) para recolher papelões e pertences dos moradores de rua.
Em caso de resistência, estariam soltando jatos de água ou acionando agentes da Guarda Municipal para a retirada das ruas, dizem os relatos. Depois, seriam levados em veículos do tipo Kombi, com a marca da Prefeitura. De acordo com a defensora pública Fabiana Miranda, responsável pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento à População em Situação de Rua, o local onde essas pessoas são deixadas ainda é uma incógnita.
“Por meio dos relatos, conseguimos identificar que eles são levados para abrigos da prefeitura e, em alguns casos, são deixados em chácaras situadas em Simões Filho, Mata de São João e Candeias. Porém, não foi possível chegar a esses lugares, pois nem os denunciantes sabem ao certo a localização deles”, afirmou.
Confira reportagem completa de Luana Almeida n´A Tarde

Tempo de leitura: < 1 minuto

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram há pouco. Somente na Bahia, são oferecidas 2.649 vagas em duas universidades estaduais (Uesb e Uneb) e três federais (UFSB, UFOB e UFRB), além do IFBaiano. O estudante precisa ter feito o Examen Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e não ter zerado a redação para concorrer às vagas.
A inscrição é feita somente pela internet. O endereço é http://sisu.mec.gov.br/. O prazo encerra-se às 23h59min da próxima quarta-feira (dia 4). O resultado da primeira chamada do Sisu de meio de ano está previsto para a sexta (6).
UFSB
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) oferecerá 720 vagas no sistema de licenciaturas ou bacharelados interdisciplinares, nos campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Cada campus da UFSB oferecerá 240 vagas e a previsão é de início das aulas na segunda semana de setembro.
A instituição oferecerá total de 360 vagas para licenciaturas e 360 para bacharelados (sendo 30 vagas para cada uma das seguintes áreas: artes, ciências, humanidades e saúde). Após a conclusão do bacharelado (duração de três anos), o aluno participa de seleção para formação específica, a exemplo de comunicação ou medicina.

Tempo de leitura: 3 minutos

ensino_medio foto agencia brasilA porcentagem de estudantes em atraso escolar no ensino médio diminui desde 2006, ao passar de 46% para 29,5%, em 2013. A taxa de distorção idade-série corresponde aos estudantes com mais de dois anos de atraso escolar. Os dados são do Censo Escolar do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Nas escolas públicas, esse índice passou de 50% em 2006 para 32,7% no ano passado. Já nas particulares, de 11% para 7,6%. Os dados foram selecionados com o auxílio da plataforma de dados educacionais QEdu, onde as informações estarão disponíveis para a consulta a partir de hoje (2). O portal é uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos voltada para educação.
Quando o aluno ingressa no ensino médio, ele já passou por um percurso escolar de pelo menos nove anos no ensino fundamental. Segundo o coordenador de Projetos da Fundação Lemann, Ernesto Faria, o atraso no ensino médio mostra o problema do fluxo como um todo. “Temos altas taxas de reprovação, mas não temos política para lidar com os alunos que fazem a série novamente”, analisa Faria. “A reprovação pode estigmatizar os alunos e aumentar a chance de ele não terminar a educação básica”, diz.
Os dados de 2013 mostram que as maiores taxas de distorção idade-série no ensino médio público ocorrem nas regiões Norte e Nordeste, em escolas de áreas rurais. Consideradas escolas em zonas urbana e rural, Pará (57,3%), Sergipe (50,7%) e Piauí (49,2%) tem as maiores taxas. As menores são registradas em São Paulo (17,1%), Santa Catarina (18,4%) e Paraná (24,3%).
Nas escolas rurais, Amazonas (69,8%), Pará (60,3%) e Piauí (57,7%) apresentam as maiores porcentagens de alunos em atraso escolar. As menores taxas estão em São Paulo (13,8%), Santa Catarina (15,9%) e Paraná (22%).
“As taxas são muito altas. Diversas pesquisas mostram que a reprovação não melhora o desempenho. Não há ganho por reprovação, não há ganho para o sistema educativo, que acaba bancando um ano a mais desse aluno e não há ganho para o aluno, que perde um ano da vida para complementar a etapa”, analisa a gerente da Área Técnica do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

cabra macho

A Igreja Batista Teosópolis, de Itabuna, realiza pelo segundo ano consecutivo sua campanha de prevenção do câncer de próstata. Com uma abordagem leve e bem humorada, que visa quebrar o tabu existente nessa matéria, a campanha afirma, para eliminar qualquer dúvida, que “exame de próstata é coisa de cabra macho, sim senhor!”
Em 2013, a iniciativa contemplou mais de 400 homens, membros ou não da igreja. O objetivo agora é ultrapassar este número e chegar a 500 exames.
Homens com idade a partir de 45 anos estão  convocados a comparecer à IBT, no dia 14 de junho, às 19h30min, para assistir à palestra do médico João Correia; e no dia 15, a partir das 6 horas, para coleta de sangue e exame de próstata gratuito.
Para se submeter ao exame, é necessário estar em jejum (mínimo de 8 e máximo de 12 horas) e em abstinência sexual de, pelo menos, três dias antes do procedimento, além de não andar a cavalo ou de bicicleta na véspera.
De acordo com o Ministério de Ação Social da igreja, que organiza a campanha, todos os homens que forem examinados receberão logo em seguida um inquestionável  “Certificado de Cabra Macho”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Produção de grãos e cereais puxou alta na agropecuária.
Produção de grãos e cereais puxou alta na agropecuária.

A Bahia deve fechar 2014 com aumento de 3% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao ano anterior, segundo projeções da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan).
De acordo com a SEI, o estado teve expansão de 2% do PIB no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2013, com destaque para a agropecuária (alta de 17%) e serviços (2,6%). Já a indústria, apresentou retração de 0,8%.
A Bahia teve alta de 0,7% do PIB no primeiro trimestre deste ano, quando comparado ao último trimestre de 2013 (outubro, novembro e dezembro). No mesmo período, a alta do PIB nacional foi de apenas 0,2%.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabunense Sammir é convocado pela Croácia.
Itabunense Sammir é convocado pela Croácia.

O jogador itabunense Sammir, ex-Atlético Paranaense e Getafe/Espanha, está garantido na Copa do Mundo 2014. O atleta foi convocado pelo técnico da Croácia, Niko Kovac, na lista definitiva do país para a competição.
A seleção estreia na Copa justamente no próximo dia 12. E contra o Brasil, no Itaquerão, em São Paulo.
A Croácia tem como destaques Luka Modric, Ivan Rakitic e Mario Mandzukic. Além de Sammir, outro brasileiro defenderá a Croácia, na Copa do Mundo 2014: Eduardo da Silva, do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
Croácia e Brasil estão no Grupo A da Copa do Mundo, do qual também fazem parte México e Camarões.

Tempo de leitura: 3 minutos

Davidson MagalhãesDavidson Magalhães1

É preciso trabalhar ainda mais para adequar-se a essa nova potencialidade de desenvolvimento que se conjectura, sob pena de perdermos a passagem do trem da história.

Há sete anos, quando assumi a presidência da Bahiagás, passamos a investir pesado na construção de gasodutos para levar o gás natural aos municípios das regiões sul e extremo sul.
Com a chegada do gás natural e da rede de distribuição da Bahiagás, os municípios passaram a dispor de uma fonte de energia mais limpa e de menores custos, que favorece a implantação de indústrias, estimula o comércio, beneficia a construção civil e a economia familiar. Este panorama descortina novos horizontes de patamares econômicos e concretas perspectivas de melhoria da qualidade de vida para todos os habitantes.
A Bahiagás expandiu-se na região porque sabíamos que estrategicamente era preciso criar condições para atender à nova demanda do desenvolvimento regional, focada no sul da Bahia, onde se realiza um dos mais importantes eixos de obras estruturantes do governo Jaques Wagner que, em parceria com o governo federal, encarou o desafio.
O complexo logístico produtivo do sul da Bahia é uma infraestrutura fundamental e gigantesca para recolocar o progresso nos trilhos, a partir da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), Porto Sul da Bahia, Aeroporto Internacional de Ilhéus (o governo do estado já recebeu a autorização para a construção) e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), além da duplicação da BR-415, no trecho Ilhéus-Itabuna.
A Ferrovia Oeste-Leste, entre Ilhéus e Figueirópolis (Tocantins), com 1527 km de extensão, cria uma nova vertente de desenvolvimento ao integrar a economia do sul da Bahia ao oeste, zona de maior produção do estado, e a área de mineração de Caetité. Além de escoar a produção da Bahia, a Oeste-Leste servirá de elo para a interligação a outros polos do país, através da conexão que terá com a Ferrovia Norte-Sul, em Figueirópolis (TO), transformando o novo porto em Ilhéus no grande escoadouro destas produções.
A dinâmica deste complexo logístico tem como desdobramentos estratégicos a agregação de valor para cadeias produtivas do Semiárido, Oeste e Brasil Central, a sinergia com o turismo e a cadeia do cacau. Serão criadas condições para adensar cadeias produtivas nos segmentos têxtil, de alimentação, mineral, entre outros. Sem esquecermos o crescimento que advirá para a extensa cadeia de prestação de serviços.
Somos também a região de uma instituição do porte da Ceplac, com um complexo educacional de nível superior da qualidade da Uesc, agora acrescido com uma recente conquista de todos nos: a instalação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), oferecendo até o ano de 2020 cerca de 18 mil vagas, novas escolas técnicas federais e o Pronatec.
Este conjunto de cenários sociais dará à economia regional uma dinâmica excepcional para a atração de novos investimentos e geração de emprego e renda. Haverá substancial aumento dos recursos municipais, criando as condições para um novo ciclo de acumulação de capital, agora integrado por diversos segmentos econômicos e de perfil diferencial do capital agrário e mercantil do tempo do cacau.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vista panorâmica da área do Cidadelle Praia do Sul.
Vista panorâmica da área do Cidadelle Praia do Sul.

Corretores imobiliários e clientes se reúnem neste sábado (31) em um café da manhã na Cabana Armação, na Rodovia Ilhéus-Olivença, em uma ação de vendas do Cidadelle Praia do Sul. O encontro será em frente ao novo bairro planejado de Ilhéus.
A ação vai até amanhã (1º). De acordo com o Grupo Cidadelle, o residencial terá 450 lotes e ocupará área de 314 mil metros quadrados na região que mais cresce em Ilhéus. Corretores afirmam que o encontro é oportunidade para conhecer melhor o projeto e a localização do Cidadelle Praia do Sul.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Jamine AraújoO município de Ipiaú deu uma guinada no combate à dengue. O município está entre os poucos que sofreram uma epidemia da doença em 2009 e conseguiram mudar a própria realidade.
De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), Ipiaú apresentou quadro epidêmico de dengue em 2009, quando 1.639 casos foram registrados em uma cidade de pouco mais de 47 mil habitantes, segundo a secretária de Saúde, Jamine Araújo (foto).
O município reduziu a 46 o número de casos de dengue em 2013. Hoje, o índice de infestação predial – que define o percentual de imóveis que têm focos do mosquito da dengue – foi reduzido a 0,9%. O percentual está dentro do aceitável preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é abaixo de 1%.
Só para se ter uma ideia, o índice de infestação predial em Itabuna chegou a 21,76%, em fevereiro último.

Tempo de leitura: 2 minutos

WALMIR~1Walmir Rosário | ciadanoticia@ciadanoticia.com.br

Daqui de Canavieiras, onde mantenho minha sossegada trincheira, antevejo um futuro incerto para os manguezais lavados pelos rios Pardo, Salsa e Patipe, que formam esse imenso delta, berçário dessa colossal fauna marinha.

A designer sul-coreana Jeongwon Ji deslumbra o mundo ao apresentar uma invenção inusitada: transformar caranguejos chineses em plásticos. Acredito piamente nas novas tecnologias, mas, aqui pra nós, tenho minhas dúvidas sobre a eficácia dessa transformação. Não entendo nada de química, e poucas são as informações que disponho para travar um debate sobre essa estranha invenção.
Mesmo assim, fosse o contrário, minhas dúvidas por certo seriam infundadas, haja vista parecer mais eficaz que transformemos produtos inorgânicos em orgânicos. Não é de agora que nos chegam aos ouvidos notícias alarmantes sobre a destruição do meio ambiente.
Essa invenção dá a entender que este é um caminho aberto para alargar essa possibilidade. Imagino eu, a corrida aos mangues para a captura desenfreada dos nossos caranguejos-uçás, guaiamuns, aratus e outros crustáceos nem tão abundantes em nossos manguezais.
Pelos meus cálculos, nossos novos catadores promoveriam o extermínio desses crustáceos num piscar de olhos, antes mesmo qualquer reação do Ibama, Instituto Chico Mendes ou qualquer outra organização não governamental recém-criada com a finalidade de coibir a caça desenfreada aos nossos saborosos artrópodes.
De logo, vou colocando minhas barbas de molho com receio das medidas governamentais que poderão ser tomadas para a criação da Caranguejobras, aparelhada por companheiros e coligados. Devido à importância do empreendimento, por certo também serão acomodadas algumas centenas de ambientalistas, de preferência caranguejólogos, dada a especialidade.
Daqui de Canavieiras, onde mantenho minha sossegada trincheira, antevejo um futuro incerto para os manguezais lavados pelos rios Pardo, Salsa e Patipe, que formam esse imenso delta, berçário dessa colossal fauna marinha.
Para minha tristeza, serei testemunha ocular do sumiço da gostosa “cabeça de robalo”, uma das iguarias mais famosas da gastronomia canavieirense. Se fosse só por isso, me contentaria, mas ainda não somos conhecedores dos terríveis efeitos causados pelas devastações provocadas com a captura desenfreada de tão gostoso crustáceo.
Brincadeiras à parte, como Deus ainda não me concedeu o dom de prever o futuro, não vislumbro qualquer possibilidade de vantagem nessa invenção, com todo o respeito que devemos aos orientais. De minha parte, guardo reservas até que minhas conjecturas se confirmem infundadas.
*Com receio de ser importunado pelo progresso desenfreado.
Walmir Rosário é jornalista e editor do Cia da Notícia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vereador reuniu militantes para discutir o mandato e conjuntura política
Vereador reuniu militantes para discutir o mandato e conjuntura política

O vereador e pré-candidato a deputado estadual Aldenes Meira (PCdoB) realizou plenária de seu mandato na noite desta sexta-feira (30). Na atividade, o comunista falou sobre aspectos de sua atuação legislativa e participou de um debate sobre a conjuntura política municipal, estadual e nacional.
O evento, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Itabuna, reuniu militantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), Movimento de Luta pela Terra (MLT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), sindicatos e associações de moradores.
Um dos participantes foi o vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior, que fez um balanço do governo municipal e mais uma vez afirmou que o atual prefeito enfrentou dificuldades por ter encontrado uma administração desorganizada e endividada. Wenceslau também falou sobre os avanços sociais conquistados nos últimos anos pelo Brasil e convocou a militância a defendê-los.
Aldenes declarou que seu mandato tem buscado levantar bandeiras associadas à melhoria da qualidade de vida da população, citando como exemplo a questão da mobilidade urbana. O vereador disse ainda que está empenhado na reorganização da Câmara Municipal e uma das propostas nesse sentido é a realização de um concurso público para contratação de servidores. O edital, segundo ele, será publicado em breve.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Maurício MaronO jornalista Maurício Maron anunciou nesta semana uma ausência de três meses do Jornal Bahia Online. Neste período, o site será comandado por Ari Chastinet.
Maron, aniversariante de ontem (30), partirá para mais um desafio profissional. Após experiências exitosas em várias regiões do Brasil e em Angola, terá nova missão no Norte do País.
Sucesso ao “Galego”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um dos empresários mais ricos do sul da Bahia, Eugenildo Almeida Nunes, está foragido desde a manhã desta sexta-feira (30). Ele, a esposa, Jane Oliveira, e as filhas Rejane Oliveira Nunes e Aline Hussel Oliveira estão sendo procurados pela Polícia Civil, acusados de cometer fraude fiscal superior a R$ 90,5 milhões.
A fraude foi cometida usando empresas distribuidoras de alimento e postos de combustíveis no sul da Bahia, segundo a força-tarefa que envole Polícia Civil, Procuradoria-Geral do Estado, Ministério Público Estadual e Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).
A força-tarefa envolveu 49 policiais civis, 3 promotores de justiça e 16 servidores da Sefaz na operação em Itabuna, Jequié, Ubatã, Caravelas, Ibirapitanga e Ipiaú.
Além de Eugenildo, a esposa e as filhas, também estão foragidos Marcus Paulo Pereira Nunes e uma irmã do do milionário, Rita Almeida Nunes.
A esposa, filhas, irmã e um “sócio” eram membros do esquema, segundo a polícia civil. Uma mulher foi presa em Jequié, onde a polícia cumpriu seis mandados de busca e apreensão.
Eugenildo responde a crime contra a ordem tributária. O processo corre na Vara Federal de Jequié. De acordo com as investigações, o esquema conta com 41 empresas e detém 48 imóveis, entre fazendas, terrenos e prédios residenciais e comerciais.
Denúncias recebidas pela Sefaz apresentam indícios de sonegação fiscal e interposição fictícia de pessoas na constituição dessas empresas.
Para as fraudes contra o fisco, eram cometidos crimes como blindagem patrimonial, por meio de doação de bens a familiares, simulações de alterações contratuais e constituição ou compra de empresas em nome de familiares e empregados de empresas do grupo.