Tempo de leitura: 3 minutos

Ernesto marques2 www.pimenta.blog.brErnesto Marques

Gente como Edgard ajuda muito a dar sentido à luta. Porque lutamos pelo direito a uma vida plena.

Ok, pronto, já! Gritávamos essas palavras quando todos estavam posicionados na porta do avião para sincronizarmos a saída e evitar perda de tempo de queda livre, após a saída. Perdi as contas de quantas vezes eu e meu amigo-compadre-irmão Edgard Octacílio da Silva Oliveira fizemos isso em saltos a baixa altura, só para completar a lotação do Cesna 182 e assim viabilizar a formação de alunos quando estávamos fundando o paraquedismo na Bahia. O Brasileiro – como o chamávamos e como ele chamava os amigos -, fez o seu último salto ontem (sexta, 16). Partiu para o andar de cima depois de mais de três anos de belíssima luta pela vida.
Perdemos as contas de quantas vezes Edgard morreu desde março de 2011, quando chegou ao Hospital Regional do Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus, com falência múltipla dos órgãos. Saí de Salvador desesperado com a possibilidade não mais ver um irmão que a vida com me presenteou.  Eu o vi entubado, inerte, na UTI, e aceitei o prognóstico dos médicos: dificilmente sairia do coma. Conversei com ele assim mesmo. Lembrei das coisas que fizemos juntos, jurei cuidar de Aplo, meu afilhado, e me despedi. Pois ele saiu do coma e ali começou uma luta para permanecer vivo e ativo.
Piadista e exímio contador de casos, brincava com a sua situação e floreava o diálogo com o dono da funerária onde teria sido encomendado o seu enterro: “quero meu dinheiro de volta!”. Dependesse apenas da medicina tradicional, já teríamos chorado as lágrimas de hoje há muito tempo. Mas o Brasileiro nunca desistiu e, com sua determinação, continuou a zombar da medicina. Como alguém pode perder 5 litros de sangue numa hemorragia interna, tendo fígado e rins detonados, e voltar pra contar a história?
Dias antes de partir, acordei às 4 da madrugada com o telefone tocando. Vi o número dele e gelei: como ele já estava internado, precisei tomar coragem antes atender, esperando a má notícia. Era ele mesmo, preocupado com um idoso com quem dividia uma enfermaria do Hospital Sagrada Família. Dias atrás, em outro telefonema, me cobrou uma ficha de filiação ao PT: “você precisa de apoio, e eu e Apolo vamos nos filiar pra lhe ajudar”. Gente como Edgard ajuda muito a dar sentido à luta. Porque lutamos pelo direito a uma vida plena.
Quero contar como o Brasileiro viveu tanto tempo além do primeiro prognóstico médico sobre sua morte. Quero contar como ele conseguiu, depois de tantas visitas ao outro lado, recuperar parcialmente suas funções renais e hepáticas, a ponto de livrar-se do sofrimento nas sessões de hemodiálise por mais de um ano.
Dizem que só se sai da hemodiálise para uma mesa de cirurgia (transplante) ou para um cemitério. Nesse período, Edgard recuperou sua vitalidade e capacidade intelectual, escreveu livros, disputou e venceu um edital público para lançar uma coleção de livros de autores da sua querida Valença e engrenou uma pesquisa que poderá nos levar aos navios torpedeados pelos U-Boats alemães na Segunda Guerra. Mais do que isso: teve chance de conhecer David, seu neto que nasceu no Estados Unidos, e reencontrou o amor numa paixão da adolescência. O cara ainda voltou a fazer amor! Sim, porque transar naquelas circunstâncias era muito mais do que sexo. Nada disso teria acontecido se ele, a família e os amigos, aceitássemos a resignação oferecida pela medicina tradicional diante da morte. Mas ele lutou e venceu.
Quero muito contar como um sujeito genial e algo excêntrico conseguiu ajudar o meu compadre a viver plenamente nesses últimos anos. Não é só um médico, é um autêntico discípulo de Esculápio – talvez por isso seja visto com desconfiança por alguns e odiado por outros. E por isso devo preservá-lo até conversar sobre como poderemos contar essa história, sobretudo porque Edgar É (a morte não lhe tira este mérito, por isso o verbo no presente) uma figura rara, mas felizmente não é única.
Ontem reencontrei o Brasileiro numa UTI, poucas horas antes do seu último salto. Novamente me despedi, jurei honrar a minha obrigação de padrinho e jurei também que quando tiver netos como o seu David, eles saberão quem foi Edgar, o Brasileiro. Ainda com alguma esperança de vê-lo repetir mais uma vez a proeza de voltar, aceitei os fatos. O Brasileiro nunca foi de negar a porta – jargão do paraquedismo para definir quando alguém desiste de saltar na hora da saída. Não o faria desta vez. Ok, pronto, já! Edgard partiu, apenas. Quem viveu com tanta dignidade nunca morre.
Ernesto Marques é jornalista.
Postado, originalmente, no Facebook.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Correio da Bahia
As 18 pessoas detidas no primeiro dia da Operação 13 de Maio, da Polícia Federal, que investiga desvio de verbas que supera R$ 70 milhões em prefeituras baianas, foram libertadas dos presídios ontem, após cumprimento dos cinco dias previstos nos mandados de prisão temporária.
Seis estavam na Cadeia Pública, no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador, e outros 12 no presídio de Feira de Santana. Além deles, um suspeito foi preso em Brasília e também seria liberado ontem, segundo a PF. A informação foi confirmada, ontem, pelo major Júlio César, diretor prisional da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.
Além deles, as 7 pessoas que se entregaram à PF no dia seguinte à operação devem ser liberadas hoje. Entre elas, estão dois prefeitos: José Idelfonso Borges do Santos, de Fátima, e Clegivaldo Santa Rosa, de Sítio do Quinto, ambos do PDT. A operação foi realizada em 26 municípios do estado, além de Aracaju e Brasília.

Tempo de leitura: 3 minutos

Valéria Ettinger1Valéria Ettinger | valeria@emancipe-se.org

“[…] Se o Estado não promovia a melhoria da favela os favelados se uniram para tanto. Formaram-se associações comunitárias para defender os interesses da comunidade. À luz do direito oficial, as relações desse tipo estabelecidas nas favelas são ilegais ou juridicamente nulas e, essa intervenção ocorre como uma proteção jurídica oficial de que carecem. É exercido por um direito paralelo, não oficial, cobrindo uma interação jurídica muito intensa à margem do sistema jurídico estatal. Há uma inversão da norma básica, aquilo que é ilegal lá fora, lá dentro torna-se legal”. (SANTOS, BOAVENTURA SOUSA. O discurso e o poder: ensaio sobre a sociologia da retórica jurídica).

A alegoria trazida pelo mestre sociólogo demonstra que quando o Estado não se faz atuante ou não exerce o monopólio da força e do controle social, o povo retoma para si o seu poder e o faz com suas próprias mãos. É a chamada autotutela, ação que em um Estado de Direito é vedado constitucionalmente. É o jeito popular de se fazer justiça por meio de linchamentos, vandalismos e até saques.
É o atestado de um cansaço social decorrente da impunidade e inoperância estatal. Quero dizer inoperância para os seus, mas para os nossos… tudo acontece.  É a herança cultural da colonização brasileira, quando Portugal instituiu as regalias públicas e legais para os seus apadrinhados, que se traduz no chamado “jeitinho brasileiro”. É esse jeitinho que nos leva a creditar que a coisa pública é uma extensão da privada e não nos faz perceber que para exigir cidadania é necessário exercer essa cidadania.
É a demonstração de um Estado que não se impõe internamente, que não demonstra seu poder sobre os cidadãos e esses que não se sentem cidadãos clamam agressivamente: – Olha,  eu estou aqui e preciso de você. Sabe aquele filho que quer chamar a atenção do pai, mas o pai não percebe e, ao invés de abraçar seu filho, castiga?
O Estado brasileiro não consegue ser um bom pai que impõe a sua autoridade dando limites e, concomitantemente, acolhe e cuida do seu filho. Pelo contrário, o Estado brasileiro abandonou esse filho, não deu limites, tornou-se permissivo e ao mesmo tempo cruel, deixando esse filho a sua própria sorte que, de tão inseguro e desesperado, se transformou em um “Godzilla” sem controle.
Esse Estado, tomado por um controle privado e de interesses pessoais,  esqueceu de sua soberania e tem se permitido a receber ordens de entidades internacionais e de outros Estados, violando o “princípio da impenetrabilidade da ordem jurídica estatal” que diz: “no território de cada estado vige, tão-somente, a sua ordem jurídica.
Nenhum outro estado é dado a prática de atos coativos dentro do território de outro Estado”. E nesse caminho segue: a FIFA e suas imposições anticulturais, a ingerência política das grandes potencias mundiais e o poder paralelo e invisível que brota de uma sociedade abandonada, amedrontada e sem uma proposta coletiva de Estado e governo.
É o Estado brasileiro sendo dominado por outros Estados, por outras normas, por outras forças, com vários donos e todos por si e nenhum por todos.
E essa semana meu filho de 10 anos, ao ouvir a opinião de Romário sobre a ingerência da FIFA no Brasil, me perguntou: mamãe o que é um Estado dentro de outro Estado? Eu respondi: Filho!  isso ocorre quando o país permite ser dominado por outro país… E, assim, continuamos colonizados, desordenados e sem rumo enquanto coletividade.
Valéria Ettinger é professora extensionista e mestranda em Gestão Social e Desenvolvimento.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Maria Alice quer Fernando (foto Diário Bahia).
Maria Alice quer Fernando (foto Diário Bahia).

Após o evento político com a chapa das oposições em Itabuna, no sábado passado, a ex-secretária Maria Alice Pereira chamou os coordenadores regionais da campanha de Paulo Souto para dois dedos de prosa.
No Palace Hotel, Alice, Renato Costa (PMDB) e José Silva (PSDB) avaliaram como positivo o evento. Este foi um ponto, o outro diz respeito a 2016: “o candidato é Fernando”, disse Maria Alice.
Fernando, aliás, voltou ao DEM e saiu atirando no PMDB. Disse que a legenda dos irmãos Vieira Lima é “de aluguel”. E caiu nas graças dos democratas ao bancar metade dos custos do evento. Maria Alice bateu à porta de empresários e comemora não ter ouvido “não” aos pedidos de ca$calho para organizar o encontro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Juarez-NunesO jornalista Juarez Nunes será transferido nesta tarde (17) para a Unidade Cardio Intensiva do Hospital Calixto Midlej Filho, após três dias internado no Hospital de Base. Juarez sofreu acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI), no final da manhã da quarta (14).
O jornalista estava sozinho no escritório e foi encaminhado horas depois para o hospital, onde ficou em coma induzido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na quinta. O quadro de Juarez é considerado delicado.
A transferência de Juarez para a Unidade Cardio Intensiva será vital para acompanhar a drenagem no cerébro do jornalista e somente foi possível por causa do grande empenho dos médicos Marcus Silvane, Jan Rainel e Almir Gonçalves, além de colegas de profissão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Telexfree 2Do UOL
Nas últimas semanas, quem acessou o site da Telexfree se deparou com uma mensagem dizendo que o serviço estava fora do ar “para manutenção”, mas seria restabelecido “em 2 horas”. Nesta sexta-feira (16), o site traz uma mensagem oficial em inglês declarando a suspensão das atividades da empresa.
Quem tenta acessar o site brasileiro (www.telexfree.com.br) é automaticamente remetido para o site internacional da empresa (www.telexfree.com), onde está a mensagem.
O texto diz que a empresa entrou com pedido de recuperação judicial em Massachusetts em 13 de abril, e que a Telexfree suspendeu todas suas atividades e negócios “enquanto cuida de certos assuntos com a Corte de Falências e cuida de procedimentos pendentes com a SEC e outras agências do governo”.
“Já que não estamos atualmente em condições de apoiar nossa rede, é possível que os clientes enfrentem interrupção ou descontinuação do serviço. Associados independentes e promotores não devem representar a Telexfree de agora em diante sem aprovação de um novo plano de compensação pela Corte de Falência.” Leia mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

maconhaDa Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje (16) que está discutindo o reenquadramento da substância canabidiol, derivada da maconha e que atualmente integra a lista de substâncias proibidas no país.
“Um novo enquadramento seria necessariamente para uma categoria de produto controlado, semelhante à que já se adota para outros medicamentos de uso controlado no país”, informou a agência, por meio de nota.
Ainda de acordo com a Anvisa, o tema será debatido e deliberado pela diretoria colegiada em reunião pública. A próxima reunião está prevista para acontecer no dia 29 de maio.
Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

gggg
Cadastro é feito no ambulatório oncológico, no Manoel Novaes.

Marcos Alpoim se cadastra como doador de medula: "é rápido".
Marcos Alpoim se cadastra como doador de medula: “é rápido”.

O Banco de Sangue da Casa Casa de Misericórdia de Itabuna começou hoje (16) a cadastrar doadores de medula óssea. O cadastramento é feito no ambulatório de oncologia pediátrica do Hospital Manoel Novaes, das 8h às 17h. A meta é cadastrar, pelo menos, mil doadores.
A campanha de captação vai até o próximo domingo (18). Os doadores farão parte do Registro Nacional de Doador de Medula Óssea. A pessoa precisa ter entre 18 e 54 anos para se cadastrar como doador de medula óssea.
No cadastramento, a pessoa preenche formulário com dados pessoais e autoriza a coleta de mostra de sangue para testes que vão determinar as características genéticas e de compatibilidade entre doador e paciente.
De acordo com a médica Regiana Quinto, os dados pessoais são armazenados em um sistema informatizado, que realiza o cruzamento com os dados dos pacientes que necessitam de transplante. “Em caso de compatibilidade, o doador é chamado para exames complementares e fazer a doação”.
A medula óssea, explica, é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, sob anestesia, e se recompõe em 15 dias. O advogado Marcos Alpoim cadastrou-se como doador. “É rápido, não levou dez minutos”, disse ele ao PIMENTA.
A campanha de cadastramento é realizada pelo Banco de Sangue em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), com apoio de igrejas, clubes de serviço, Prefeitura de Itabuna e Blog Pimenta.
Voluntários participam de palestra sobre a importância da doação.
Voluntários participam de palestra sobre a importância da doação.

Tempo de leitura: 2 minutos

universidade para todosEstudantes de 12 municípios do Sul da Bahia que se inscreveram para vagas no cursinho preparatório do Universidade para Todos têm até hoje para confirmar matrícula.
A relação dos locais de matrícula pode ser encontrada no site da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) ou mais abaixo. Cerca de 1,4 mil vagas são destinadas a estudantes de Itabuna e Ilhéus. Na região, o programa da Secretaria Estadual de Educação é coordenado pela Uesc.
A convocação vale para os contemplados de Buerarema, Camacan, Canavieiras, Gandu, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itapé, Una, Uruçuca e Wenceslau Guimarães. Segundo a pró-reitoria da Extensão, as datas de matrículas para os demais municípios serão divulgadas posteriormente. Confira os locais de matrícula clicando no link ao lado: Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Colo-Colo e Jacobina fazem primeiro jogo da decisão amanhã (Foto José Nazal).
Colo-Colo e Jacobina fazem primeiro jogo da decisão amanhã (Foto José Nazal).

Colo-Colo e Jacobina começam a decidir o título da Série B do Campeonato Baiano de Futebol neste sábado, às 15h, no estádio municipal de Jacobina. A primeira partida estava prevista para domingo, mas foi antecipada pela Federação Baiana de Futebol. O segundo jogo das finais está marcado para o dia 25, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus.
As duas equipes fizeram as melhores campanhas da fase de classificação. Invicto, o Colo-Colo somou 23 pontos ao vencer sete jogos e empatar dois. O Jacobina fez 20 pontos e chegou à decisão por ter melhor saldo de gols que o Fla de Guanambi.
O time do sudoeste baiano informou a intenção de entrar com recurso contra o Tigre Ilheense, acusado de escalar, irregularmente o jogador Correia, na partida contra o Jacobina, na primeira fase. A Federação Baiana de Futebol (FBF) já havia informado que a alegação não prosperaria na Justiça Desportiva, quando o Jacobina tentou mesmo argumento. Assim, Colo-Colo e Jacobina estão garantidos no Baianão 2015.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Aécio Neves diz que busca campanha limpa (Foto Orlando Brito/D. do Poder).
Aécio Neves diz que busca campanha limpa (Foto Orlando Brito/D. do Poder).

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) descartou, a princípio, processar o dono de um perfil no Twitter que sugere campanha para “desmistificar” que o tucano é “viciado em cocaína”. O perfil “Dilma Bolada” é um dos mais famosos do microblog no país. Quem o mantém é Jefferson Monteiro, ganhador de prêmios mundiais com os perfis fakes bem-humorados relacionados à presidente, tanto no Twitter como no Facebook.
– Me deixem em paz e foquem na campanha de vocês em desmistificar a fama do seu candidato de viciado em cocaína – respondeu o responsável pelo perfil ao ser provocado sobre corrupção e suposto uso de dinheiro público para treinar petistas a reagir a acusações nas redes sociais. A provocação foi feita pelo perfil “@AecioDigital”, que pode ser processado pelo tucano.
Pré-candidato à presidência da República, Aécio disse ter recomendado a retirada do posto no Twitter com acusações a Dilma Rousseff. “Não é esse o debate e a pré-campanha que eu quero fazer”, disse ele ao Diário do Poder, do jornalista Cláudio Humberto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Loane foi atacada dentro da delegacia (Reprodução Facebook).
Loane foi atacada dentro da delegacia (Reprodução Facebook).

Um gari acusado de estuprar as filhas, de 17 e 20 anos, matou a facadas a escrivã Loane Maranhão Silva Thé, 32, dentro da delegacia de Polícia Civil de Caxias, no Maranhão. O crime ocorreu enquanto Loane colhia depoimento de Francisco Alves Costa, de 43 anos.
De acordo com testemunha, Loane estava em uma sala da Delegacia da Mulher tomando o depoimento, quando o gari puxou a faca e atacou a escrivã. A arma estava escondida na roupa do criminoso.
O gari ainda atacou a facadas a investigadora Marlene Almeida, que tentou socorrer a colega. Marlene está internada no Hospital Regional de Caxias e, segundo o Portal Uol, não corre risco de perder a vida.
Francisco conseguiu fugir da delegacia, mas foi preso no terminal rodoviário da cidade maranhense. O comando da polícia civil do Maranhão informou que apenas a escrivã e a investigadora estavam na delegacia no momento do crime.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Aidê e João morreram em acidente na BR-101 (Foto Gilvan Martins/Arquivo).
Aidê e João morreram em acidente na BR-101 (Foto Gilvan Martins/Arquivo).

Um casal morreu hoje à noite em acidente ocorrido na BR-101, próximo a São José da Vitória, no Sul da Bahia. As vítima residiam em Vila Operária, Buerarema, e foram identificadas como João da “Malária” e a esposa, Aidê Santos.
João e Aidê morreram na colisão do Fiat Uno em que estavam e um GM Vectra, que seguia para Porto Seguro. O agricultor perdeu o controle do carro ao entrar em uma curva entre São José da Vitória e Buerarema.
Cinco pessoas foram socorridas em estado grave e encaminhadas ao Hospital de Base de Itabuna. Quatro delas estavam no Fiat Uno. Uma quinta, identificada como Janaína Moura, estava no Vectra e encontra-se internada no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Com informações de Gilvan Martins.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Aldenes - fotoPré-candidato à Assembleia Legislativa da Bahia, o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira (PCdoB), aparece em uma lista de nomes com a cotação em alta.
Quem coloca o comunista entre os que possuem boa chance de conquistar mandato no legislativo estadual é o jornalista político Luís Augusto, que há anos acompanha o cenário político estadual e comanda o blog Por Escrito.
Augusto aponta uma tendência de renovação na Assembleia e inclui o vereador itabunense (por engano identificado como presidente da Câmara de Ilhéus) entre os que têm “chances reais de se eleger em outubro”.