
O ilheense Miguel Neto venceu o Campeonato Baiano de caratê Kyokushin Oyama, disputado em Salvador, no último final de semana, e agora se prepara para a disputa do Brasileiro, previsto para o próximo mês.
Campeão baiano na categoria principal, Miguel Neto, no entanto, depende de patrocínio para viajar para o Rio de Janeiro, onde acontecerá a competição nacional. Para disputar o baiano, afirma, recorreu a amigos e família.
O desabafo de um professor da rede municipal de ensino em Itabuna foi aplaudido por educadores durante encontro no auditório da FTC. Reinan Braga cobra projeto do atual governo para a educação, critica a situação das escolas e compara o vencimento da secretária de Educação, Dinalva Melo, com o de quem está em sala de aula. Secretários, diretores de agências e presidentes de empresas e fundações municipais recebem R$ 15 mil por mês em Itabuna.
Para Reinan, por enquanto, está “no contracheque o choque de gestão” prometido pelo prefeito Claudevane Leite. A alfinetada era referência a cortes nos salários dos educadores com a retirada de atividade de classe (AC) para quem não está em sala de aula. Confira o vídeo.
Há quase 30 dias sem comparecer ao Palácio Paranaguá, onde, neste mesmo período, acontece um protesto de estudantes e a greve dos servidores públicos, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, ganhou agora pela manhã, uma “folha de ponto” na entrada principal da sdede do governo.
Os manifestantes protestam contra a ausência do prefeito que, segundo eles, em nenhum momento está impedido de ir trabalhar. Jabes, entretanto, já falou que se sente incomodado com a presença dos manifestantes e só pretende voltar a despachar em seu gabinete, com a saída dos integrantes do Movimento Reúne Ilhéus e o fim da greve.
Os estudantes ironizam em mais este manifesto: “daqui a pouco não poderemos mais cobrar fora Jabes. Mas, sim, Jabes demitido”, afirmam. O prefeito de Ilhéus tem feito um “exercício de guerra” para reunir sua equipe de trabalho. Depois de manifestações ocorridas em “gabinetes alternativos”, a equipe só divulga locais e horários de reuniões minutos antes de elas começarem.
Todas as pesquisas eleitorais visando o Palácio de Ondina, encomendadas pelos dois lados, oposição e situação, apontam ACM Neto em uma posição privilegiada.
E mais: a diferença de Neto para a turma do governo, sob a batuta do governador Jaques Wagner, é considerável. Outro detalhe é que Paulo Souto e Geddel, segundo e terceiro colocados, são oposicionistas.
A fila segue com Lídice da Mata, Wálter Pinheiro, Otto Alencar, Rui Costa e Marcelo Nilo, respectivamente na quarta e oitava colocações. Todos da base de apoio ao governo estadual.
O engraçado no traiçoeiro e movediço jogo sucessório, quase sempre marcado por desconfianças recíprocas, fica por conta da senadora Lídice da Mata.
A ilustre parlamentar, que é presidente estadual do PSB e líder da legenda no Senado, quer o apoio do governador Jaques Wagner independente do cenário nacional.
“Se Eduardo Campos for candidato não impede que o governo me tenha como candidata”, diz a senadora. Campos é governador de Pernambuco e presidenciável pelo PSB.
Pois é. Lídice quer um palanque diferenciado, sem a presença de Dilma, que busca a reeleição, e de Lula. Quer se fortalecer com o apoio de Wagner para pedir votos para Eduardo Campos.
Lídice também criticou a articulação política do governo Dilma: “Ninguém imaginava Cézar Borges como ministro e Otto Alencar como vice de Wagner. O PT se misturou”.
Se o saudoso Gonzaguinha estivesse vivo, diria que o governador Jaques Wagner não tem “cara de panaca” e “jeito de babaca”.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.
O Comando Popular Itabuna fez ontem à tarde (8) críticas ao Conselho de Transporte de Itabuna durante manifestação no plenário da Câmara de Vereadores. O CPI reúne estudantes secundaristas e universitários e levanta bandeiras como passe livre e redução da tarifa de ônibus.
A Guarda Municipal foi acionada para tentar conter os manifestantes. Não houve confronto, mas um guarda tenta fazer com que estudante recolha cartaz.
Os integrantes do CPI encerraram a manifestação com palavras de ordem que se tornaram “hino” do movimento: “Se a tarifa não baixar, Itabuna vai parar”. Confira momentos do protesto no vídeo abaixo.

Em um de seus livros, Jorge Amado contou ter nascido no “c…” do mundo, afirmação que irritou alguns itabunenses, repentinamente tomados de um ufanismo pelo torrão natal, que não aparece no zelo pela cidade no dia a dia, nem pelo respeito à memória de quem deu alguma projeção a este lugar.
Neste sábado, 10, Jorge completaria 101 anos. Nasceu em Ferradas, onde no ano passado foi instalada uma estátua de resina em sua homenagem. Em janeiro de 2013, vândalos dispararam tiros e apedrejaram a escultura, que precisou ser removida para passar por reparos.
Pois bem, mais de seis meses já se foram e a estátua, feita pelo artista plástico Lavrud Durval, permanece esquecida em uma sala da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). A restauração, pelo jeito, não é prioridade.
Durval disse que, no final de janeiro, a Ficc lhe solicitou um orçamento do serviço, que ficaria em R$ 5 mil. Desde então, não houve mais contatos. O descaso, lamentável, foi lembrado hoje no blog do jornalista e escritor Daniel Thame, um estudioso da obra de Jorge Amado.

Adivinha quem chegou para reforçar o ataque do Bahia… Ninguém!
A piada é inevitável diante de uma mancada da assessoria tricolor, que nesta quinta-feira, 8, divulgou a aquisição por empréstimo do atacante William Barbio, de 20 anos, cujo passe pertence ao Vasco.
Barbio é uma aposta do técnico Cristóvam Borges, com quem a jovem promessa trabalhou no Vasco. Em 2012, o garoto disputou 28 partidas pelo alvi-negro, até ser cedido ao Atlético Goianiense, no início de 2013.
Bem, mas por que a história do “Ninguém”?. É que a foto distribuída pela assessoria traz um enquadramento infeliz. Barbio aparece em frente à inscrição “Ninguém nos vence em vibração”, parte do hino do Bahia. Só que o fotógrafo fechou a imagem na primeira palavra da frase, criando uma situação constrangedora para o atleta logo em sua chegada.
Barbio terá agora que jogar muito para mostrar que não é nenhum Zé Ninguém. Caso contrário, o apelido pode pegar…
Da coluna Tempo Presente (A Tarde)
Na Fieb, ontem (8), Jaques Wagner foi abordado pelo jornalista Biaggio Talento:
– E aí, governador, como é que está o namoro com ACM Neto?
– Por enquanto, é só administrativo.
ACM Neto ia passando, Wagner chamou:
– Olha, Neto. Biaggio está me perguntando como vai nosso namoro e eu estou dizendo a ele que por enquanto é só administrativo.

Itabuna registrou queda de 25% no número de homicídios nos sete primeiros meses de 2013 quando comparado a igual período do ano passado. Segundo o coordenador regional da Polícia Civil, Evy Paternostro, o município registrou 77 assassinatos entre 1º de janeiro e 31 de julho deste ano ante 104 em 2012.
Os números da Secretaria de Segurança Pública revelam que julho foi o mês que apresentou maior redução de mortes violentas no comparativo com igual período do ano passado. Foram 4 em 2013 contra 14 em 2012. Além de destacar a criação de uma delegacia especializada para tratar de homicídios, Paternostro também reforça as megaoperações realizadas no combate ao tráfico de drogas.
– A transferência de líderes do tráfico de drogas, já presos, para presídios de Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) e o encaminhamento, de alguns deles, para outros estados também colaboraram para a redução dos crimes de homicídio no município – disse Paternostro.

Um acidente ocorrido às 5h40 da manhã, no centro de Itabuna, tirou a vida de uma funcionária do Hospital Calixto Midlej Filho.
Thayzane Ferreira, 27 anos, estava no banco do carona do Ford Fiesta conduzido pelo marido, Thiago Sacerdote, que teria invadido o sinal no cruzamento entre a Rua Alício de Queiroz e a Avenida do Cinquentenário. O carro acabou atingido na lateral por um ônibus da empresa São Miguel.
O motorista do Fiesta saiu ileso, mas, com o susto, Thayzanne sofreu parada cardíaca. O Samu foi acionado e enviou duas ambulâncias, que – segundo testemunhas – chegaram dez minutos depois. Houve tentativa de reanimar a vítima por mais de uma hora, no próprio local, mas ela não resistiu e acabou falecendo. O marido e colegas de trabalho da jovem estavam desesperados.
Nem o motorista nem os passageiros do ônibus sofreram ferimentos. Entre as pessoas que viram a colisão, algumas diziam que o condutor do Fiesta ultrapassou o sinal vermelho; outras afirmaram que o sinal estava amarelo no momento em que Thiago atravessou o cruzamento.
Uma senhora, desprovida de dondoquice, estava em uma loja de grife que realizava lançamento de sua nova coleção de bolsas. Ao experimentar um dos acessórios, chegou o fotógrafo contratado pelo estabelecimento, perguntando se poderia fazer um registro, no que a senhora assentiu tranquilamente e fez lá sua pose, sorrindo e feliz como toda mulher com uma bolsa nova.
Pois a felicidade foi pro beleléu, no momento em que uma funcionária da tal loja se aproximou e disse ao retratista que ele não deveria clicar qualquer uma, mas apenas as “clientes exclusivas” (leia-se: pseudo-socialites, peruas e assemelhadas).
A vítima da grosseria e estupidez ficou pasma. E saiu da loja, naturalmente para não voltar mais. Como ela prefere ficar no anonimato, o nome da empresa também não será publicado.

Terminou sem acordo a primeira audiência de mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) com os servidores e representantes da Prefeitura de Ilhéus. Com isso, a greve de 20 dias continuará, pelo menos, por mais uma semana.
O encontro ocorreu na sede da Procuradoria do MPT em Itabuna. Tanto o procurador Otávio Augustus Carmo quando o secretário da Administração, Ricardo Machado, sustentaram que é “zero” a chance de reajuste ao funcionalismo.
O encontro foi mediado pela procuradora do Trabalho Cláudia Soares e teve a participação de representantes de cinco sindicatos, que cobram reajuste de 5,84%.
A procuradora do Trabalho criticou o governo municipal por condicionar a possibilidade de reajuste à realização de auditoria e à intervenção do MPT e de outros órgãos, a exemplo da OAB (advogados).
Para ela, a proposta do prefeito Jabes Ribeiro é tentativa de “transferir responsabilidade própria do ente municipal de administrar suas finanças e realizar as medidas necessárias ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal”.
A crítica foi feita quando os representantes do município convidaram o MPT a participar de comissão para averiguar os índices de gasto com pessoal. O governo alega não ter como conceder reajuste, pois os gastos com a folha abocanhariam cerca de 68% da receita.
Os sindicatos estimam que esse gasto não ultrapassa 55%. Houve crítica, por parte dos sindicalistas, a licitações irregulares ou dispendiosas na iluminação pública e na coleta de lixo. Outro ponto no qual se concentraram as críticas foi a criação de vários cargos comissionados com valores acima dos praticados pelo governo anterior.

As comemorações pelos 18 anos do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) têm hoje, amanhã e sábado (8 a 10) o musical infanto-juvenil Auto do Boi da Cara Preta. O espetáculo será encenado na Tenda do TPI, na Avenida Soares Lopes, sempre às 20 horas. A entrada custa R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) e pode ser paga com cartão de crédito ou débito.
O espetáculo musical estreou em 2007 e ganhou nova roupagem, no final do ano passado, com a inclusão de mais personagens e canções. A inspiração para o Auto do Boi… é o bumba meu boi de seu Oreco, de Urucutuca. A histórica escrita pelo ator Romualdo Lisboa traz cantigas das lavadeiras, o aboio dos vaqueiros, o xaxado e o coco se misturam ao rock e ao blues, sob a direção musical de Elielton Cabeça. O espetáculo traz as desventuras de um homem para satisfazer os desejos da esposa, que está grávida.
Tânia Barbosa, diretora geral, diz que o Auto do Boi da Cara Preta é uma celebração da cultura popular que agrada todas as idades. “A montagem uma homenagem às tradições, mostrando ao público jovem como os pais, avós e bisavós se divertiam. E os mais velhos podem matar a saudade dos folguedos que participavam”.
SERVIÇO
Auto do Boi da Cara Preta
Onde: Tenda do TPI (Soares Lopes)
Quando: Dias 8, 9 e 10, às 20 horas
Quanto: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)
Pagamento em cartão de crédito ou débito

Lotado no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), o membro do PT tem sido uma “pedra no sapato” do gestor ilheense, como um dos integrantes do movimento Reúne Ilhéus, engajado na luta pela redução da tarifa do transporte coletivo.
Jerberbson também utiliza intensamente as redes sociais para criticar o prefeito, acendendo uma polêmica na qual os defensores quase sempre rebatem atacando o PT e os governos estadual e federal. Vale lembrar que Ribeiro é aliado do Partido dos Trabalhadores nessas esferas.
Segundo informações do Agravo, o deputado federal Josias Gomes e o senador Walter Pinheiro decidiram comprar a briga do correligionário. Jabes, que segue com o governo em situação delicada, deve perder mais essa.

Pinheiro disse que a Mesa tem ignorado seus requerimentos, e fez uma acusação séria à Secretaria Parlamentar. Segundo ele, este setor da Câmara teria manipulado o protocolo, prejudicando um projeto de sua autoria.
A proposta que o vereador afirma ter sido comprometida prevê a redução do recesso parlamentar, dos atuais 90 para 30 dias. Com a alegada “mexida” no protocolo, um projeto com o mesmo objetivo está registrado na Secretaria Parlamentar, com autoria atribuída não a Pinheiro, mas à Mesa Diretora.
A acusação foi contestada pela secretária Margareth Brandão, que nega ter havido alteração no protocolo. Segundo ela, o projeto subscrito pela Mesa Diretora foi realmente apresentado em primeiro lugar.


























