Enquanto no último levantamento do Datafolha a petista Dilma Rousseff ampliou para 22 pontos a vantagem sobre José Serra (PSDB) – ver nota abaixo – , o Ibope aponta a estagnação dos índices na comparação com a pesquisa realizada entre os dias 24 e 26 de agosto.
A nova pesquisa do Ibope foi realizada de 31 de agosto a 3 de setembro, colocando Dilma com 51% das intenções de voto contra 27% de Serra, números iguais aos da consulta anterior. Marina Silva (PV) cresceu um ponto, de 7% para 8%.
Considerando os votos válidos (excluídos os brancos, nulos e indecisos), Dilma teria 59% e venceria a eleição no primeiro turno.
Com as oscilações dentro da margem de erro, a ex-ministra e aliada do presidente Lula, Dilma Rousseff (PT), ampliou em mais dois pontos a vantagem para o segundo colocado nas intenções de voto, José Serra (PSDB), segundo o Datafolha. Dilma saiu de 49% para 50% e Serra caiu de 29% para 28%. Marina tinha 9% e foi a 10% agora.
A pesquisa foi divulgada na edição deste sábado, 4, da Folha. O levantamento foi feito na quinta e sexta, dias 2 e 3, e ainda apurou que o percentual de branco, nulo ou nenhum é de 4% e o de indecisos, 7%. Os demais candidatos não somaram, juntos, 1% das intenções de voto.
Quando computados os votos válidos, Dilma tem 56%, Serra fica com 32% e Marina alcança 11%. No embate direto Dilma versus Serra, no segundo turno, o placar seria 56% a 36%, com 5% em branco ou nulo e 4% de indecisos.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. O jornal não divulgou nem o número de pessoas ouvidas nem de cidades onde foi aplicado o levantamento.
Avenida Juracy Magalhães, 12h45min de sexta-feira, 3, um carro de som da campanha do peemedebista Geddel Vieira Lima ecoava, no mais alto volume e mixado:
– Folgado. Trabalha, rapaz!
Era um recadinho direto para um cidadão, jeitão e voz de papai noel, que vinha logo atrás, em carreata. Quem? Ele, Sir Jaques Wagner, governador da Bahia, a quem Geddel provoca na televisão com o “Sai pra lá com essa preguiça…”.
Nem é preciso dizer que o carro de som acelerou a mais de cem por hora com a proximidade do Galego. E sob vaias. Não sem antes largar outra: – Mamaram tanto e ainda querem continuar…
O Bahia empatou em 1×1 contra o Bragantino e perdeu a chance de terminar o primeiro asseguradíssimo no grupo dos quatro que sobem à elite do futebol nacional, o G-4. Quem pode tirar o tricolor-de-aço do grupo é a Portuguesa. O time paulista joga em casa, neste sábado, às 16h, para enfrentar o Sport. Se ganhar, entra no grupo e joga o Bahia para quinto.
O gol dos soteropolitanos foi marcado por Jael, o sétimo dele em cinco jogos. E foi marcado ainda no primeiro tempo, no estádio de Pituaçu, em Salvador. Mas o Bahia entregou o “ouro” aos 24min do segundo tempo. Léo Jaime (não, não é o músico!) acertou o gol para empatar.
O tricolor volta a campo, no 7 de Setembro, longe de Salvador, contra o América, em Natal (RN). O Bahia tem 31 pontos. O líder da Série B é o Figueirense, com 35, um jogo a menos que a Ponte Preta, também com 35. O terceiro é o Coritiba, com 33.
Adão Negro, Danado de Bom e Submarino são as atrações já confirmadas do Luau Universitário. A festa, promovida pela I.V.P. Entretenimento e Buiu Fest, acontecerá no dia 16 de outubro, às 21h, na boate Bunker, em Itabuna.
O evento será uma mistura de ritmos. O reggae de Adão Negro, o forró Danado de Bom e o pop rock da banda Submarino, tudo num só lugar, à noite, na Bunker. Curta um pouco de Adão Negro. É só clicar:
O prefeito de Itabuna, que anda na corda bamba entre diversas correntes políticas, tem no Centro Administrativo um grande professor de equilibrismo. É o seu secretário da Fazenda, Carlos Burgos.
Durante a carreata de Paulo Souto, Burgos, de bandeira em punho e “montado” numa caminhonete, exibia alta performance e segurança, mesmo quando o carro caía num dos inúmeros buracos existentes nas ruas da cidade.
Esnobe que só ele, o secretário chegou a “fazer o quatro” enquanto segurava o estandarte de seu candidato. Se lhe oferecessem uma bola, ele ainda faria embaixadinhas…
O ex-governador Paulo Souto (DEM) repetiu em Itabuna o discurso de que mostrará a “verdade à população da Bahia” para reverter o quadro que aponta reeleição de Jaques Wagner (PT) ainda no primeiro turno. “Começamos a fazer isso na televisão e está dando muito certo”.
A última pesquisa, divulgada pelo Vox Populi, aponta Wagner com 46% e Souto com 17% (reveja aqui).
Hoje, Souto realizou carreata em Itabuna junto com a chapa majoritária e secretários municipais, como Carlos Burgos (Fazenda), Marcelino Oliveira (Agricultura) e Gustavo Lisboa (Educação). “Essa foi uma cidade que sempre esteve comigo e tenho certeza que aqui teremos
Souto insistiu que, além de falar da “realidade” da Bahia, também falará das suas obras e ações nos dois governos (1995-1998 e 200-2006). “Vamos mostrar o que já fizemos e como esse governo [de Wagner] abandonou a região. O sul da Bahia sofreu crise grande e teve absoluto desprezo do sul da Bahia”.
Entre os planos para o sul da Bahia, o ex-governador falou na polêmica estadualização do Hospital de Base (que o governo de Azevedo rejeita) e duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna.
O democrata disse que, seja qual for o eleito presidente, vai discutir “um plano verdadeiro não só para o cacau, mas para a economia do sul da Bahia”. Ele fez críticas à lentidão do PAC do Cacau, que previa liberação de R$ 2,52 bilhões para a economia regional. O candidato encerraria a carreata com um comício na praça Rio Cachoeira (Beira-Rio).
O Datafolha acaba de registrar pesquisa para aferir as intenções de voto a presidente, governador e senador na Bahia. O campo será de 8 a 10 de setembro. E a divulgação do resultado poderá ocorrer na próxima sexta. Pela primeira vez, e conforme questionário apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o instituto também vai medir a influência da internet na decisão do voto dos baianos.
Esta será a quarta pesquisa Datafolha sobre a sucessão na Bahia desde quando começou o período da campanha oficial.
A prefeitura de Itabuna enviou release aos veículos de comunicação no qual reconhece as dificuldades de funcionamento do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem).
A assessoria do município ouviu o médico Cristiano Conrado. O profissional questiona a proposta de estadualização do hospital – apresentada pelo secretario estadual Jorge Solla. O boletim informativo da prefeitura diz que lá se sobrevive a duras penas tendo como receita o repasse de R$ 1,5 milhão, do SUS.
O município é apontado como um dos responsáveis pela crise no Hospital de Base. Antes, ‘travava’ a liberação mensal de R$ 300 mil para a unidade. Depois, reduziu o valor para R$ 200 mil, mas o repasse não vem sendo feito.
A situação do hospital é crítica. E o calote foi reconhecido pelo prefeito Capitão Azevedo (DEM). Pior, a dívida saltou de R$ 2,7 milhões em 2005 para R$ 30 milhões em 2010.
Saiu mais uma rodada da pesquisa modalidade tracking contratada ao Vox Populi pelo portal IG e Rede Bandeirantes. A notícia não é boa para o presidenciável tucano José Serra (PSDB). Dentro da margem de erro, Dilma Rousseff (PT) saltou para 52% e Serra caiu para 24%, aumentando a diferença em dois pontos percentuais.
O primeiro levantamento apontava 51% a 25%. Marina Silva (PV) soma 8% das intenções de voto (na quarta-feira pontuava com 9%). Brancos e nulos são 4%, indecisos somam 11% e os outros candidatos têm, juntos, 1%.
A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados. Na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado ao entrevistado, Dilma tem 41%, Serra 19% e Marina Silva 6%.
A petista lidera em todas as regiões do país. Dilma tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde soma 68% dos votos contra 15% de Serra e 5% de Marina. Já a melhor performance de Serra ocorre na região Sul, onde ele soma 31% e Dilma tem 47%. A julgar por estes números, o noticiário sobre a quebra de sigilo fiscal de tucanos ainda não mordiscou os votos da petista, a quem Serra responsabiliza pelo “ato criminoso”. Informações Pimenta e portal IG.
O presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, que se licenciou do cargo para integrar a coordenação política da campanha de Jaques Wagner, confirmou hoje ao Pimenta que poderá candidatar-se a prefeito de Itabuna em 2012. Esse interesse foi comentado pelo blog, em nota do dia 16 de agosto.
Pela manhã, na carreata do governador e candidato à reeleição, Magalhães afirmou que sua prioridade no momento é trabalhar pela vitória de Wagner, Pinheiro e Lídice da Mata (estes candidatos ao Senado). Vice-presidente do PCdoB no Estado, ele disse também que está trabalhando para ampliar a representação do PCdoB na Câmara e na Assembleia Legislativa.
Ultrapassando os objetivos de curto prazo, o comunista mira na Prefeitura de Itabuna. “A consequência natural desse processo que estamos construindo hoje será a conquista de novos espaços em governos municipais em 2012”, declarou, acrescentando que daqui a dois anos a população sul-baiana começará a sentir os efeitos econômicos positivos de projetos como o Complexo Intermodal e o Gasoduto.
“Estou na Bahiagás, mas sou da região e tenho grande motivação para contribuir com o projeto das forças progressistas em 2012”, enfatizou Magalhães. Sobre Itabuna, ele afirmou que, “se for para aglutinar”, unindo forças com todos os partidos de centro-esquerda e lideranças como o petista Geraldo Simões, poderá ser candidato nas próximas eleições municipais.
EXCLUSIVO
O governador baiano e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), definiu como “desespero” a tentativa do presidenciável José Serra de atribuir à adversária petista Dilma Rousseff a responsabilidade pela quebra de sigilo fiscal de filiados ao PSDB e de Verônica Serra, filha do tucano.
– É desespero. Nosso governo, nosso partido seguramente não têm nada a ver com isso. Se tiver co-responsável, tem que ser punido. Nós não convivemos com falcatrua. Agora, Serra, na ausência de votos, quer atribuir a nós a falcatrua. Eu também poderia suspeitar que o grupo dele montou [o esquema de quebra de sigilo] para criar esse mal-estar.
Apesar desse imbróglio, Wagner disse confiar que a Dilma Rousseff seja eleita ainda no 3 de outubro. “A posição da ministra Dilma é bem consolidada para ganhar no primeiro turno”. Ele também falou sobre as perspectivas de reeleição. “Já temos 18 pesquisas consecutivas indicando a nossa reeleição no primeiro turno, mas estamos na rua, trabalhando e conversando com o eleitor”.
Na entrevista exclusiva concedida ao Pimenta, o governador Jaques Wagner antecipou que que o presidente Lula vem ao sul da Bahia ainda neste mês para o lançamento da pedra fundamental da Ferrovia Oeste-Leste. A obra encontra-se em fase de licitação e absoverá recursos da ordem de R$ 4 bilhões, integrando o centro-oeste brasileiro ao sul da Bahia.
O projeto é parte do complexo intermodal Porto Sul, que prevê aeroporto internacional, porto e ferrovia em Ilhéus. A pedra fundamental da ferrovia será assentada em solo ilheense.
Wagner também falou de ações para o sul da Bahia e em relação a Itabuna, onde participou de carreata nesta sexta, 3, disse que os projetos de duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna e do trecho da 415 entre os bairros Nova Itabuna e Ferradas foram finalizados.
O petista disse não ter dúvidas de que é preciso reativar o aeroporto de Itabuna, “não para que funcione comercialmente, mas para recepcionar aqueles que investem na região”, além de serviços de urgência, como UTI aérea. Por fim, considerou que o ritmo da sua campanha à reeleição tem sido o ideal. “Estamos a exatos 30 dias do pleito e a avaliação é positiva e acho que a gente vai ganhar a eleição”.
Deu-se verdadeira guerra de cotoveladas na caminhonete que transportou o governador Jaques Wagner e demais integrantes da chapa majoritária, durante a carreata em Ilhéus. Era pouco o espaço para acomodar tanta gente que nunca viveu em perfeita harmonia política.
Um espião do Pimenta acompanhava de perto o “chega pra lá, chega pra lá” e notou que Jabes Ribeiro parecia incomodado. Alguém comentou que o culpado era o vereador Paulo Carqueija, do PT, que teria pisado umas três vezes no pé do ex-prefeito, naturalmente sem querer.
Pior é que Jabes, que iniciou a carreata em cima do veículo principal, desapareceu em determinado trecho (ninguém sabe dizer exatamente qual). E os maldosos saíram espalhando que Carqueija teria empurrado o adversário no momento em que o carro passava pela Ponte Lomanto Júnior.
Tudo uma grande gozação, exceto que Jabes de fato não ficou no carro até o final do cortejo. E que ele mancava.




























