Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

(Foto Max Haack/Bahia Notícias).

O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, tem razão quando diz que “a chapa majoritária sairá do projeto nacional”. Nas entrelinhas, a declaração é dirigida para os companheiros que querem Waldir Pires como candidato a senador.

O projeto nacional, que tem como prioridade a eleição de Dilma Rousseff para o Palácio do Planalto, é um verdadeiro rolo compressor. Quem ficar na frente da presidenciável é impiedosamente esmagado.

Os defensores do nome de Waldir Pires sabem que a parada é indigesta. O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, trabalha nos bastidores para que César Borges seja o titular de uma das duas vagas para o Senado.

Uma possível desistência do conselheiro do TCM, Otto Alencar, em decorrência do seu estado de saúde, pode amenizar o imbróglio da composição da chapa majoritária.

O governador Jaques Wagner, tido como um hábil articulador político, com Otto fora da disputa, ficaria com três nomes para três vagas: uma para a vice e duas para o Senado da República.

Como está totalmente descartada a possibilidade de uma chapa puro-sangue, Waldir Pires (PT) e César Borges (PR) seriam os candidatos ao Senado. A deputada Lídice da Matta, do PSB e ex-prefeita de Salvador, seria a vice de Wagner.

Waldir Pires faria uma “dobradinha” com César Borges. Os dois lado a lado no palanque com o governador Jaques Wagner. Coisas da política. Da moderna política, com gatos e lebres no mesmo balaio.

SÓ O PT

A professora Miralva Moitinho, agora no comando do PT de Itabuna, tem que ter cuidado com as palavras, sob pena de isolar a legenda na sucessão municipal de 2012.

“Quem trabalha por Itabuna é o PT”, esse tipo de declaração, além de politicamente desaconselhável, cria obstáculos para um futuro entendimento, principalmente com o PCdoB, o PSB e suas respectivas lideranças.

Acredito que Miralva, que também é diretora da Direc-7, depois de uma imprescindível reflexão, vai entender que sua principal missão é aproximar o PT dos partidos e não afastá-lo.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O vereador Wenceslau Júnior receberá, nesta segunda, 15, o secretário estadual de Infraestrutura, João Leão, e representantes do movimento social do sul da Bahia. O encontro ocorrerá no gabinete do vereador, pela manhã, e visa discutir ações do programa Luz para Todos na região.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Martinho afanou mais de R$ 460 mil (Foto A Região).

A titular da Vara da Fazenda Pública, juíza Milena Oliveira Watt, aceitou denúncia oferecida pelo Ministério Público estadual (MPE) e condenou o ex-prefeito de Itajuípe Paulo Martinho a pagar multa de R$ 450 mil, 50 vezes o salário que ele recebia em 2001.

A magistrada determinou ainda a suspensão dos direitos políticos de Paulo Martinho por cinco anos e o proibiu de contratar com o poder público, receber benefício ou incentivos fiscais por um prazo de três anos.

A condenação foi aplicada depois que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) encaminhou representação ao MPE. O TCM apurou que o ex-prefeito gastou, em 2001, R$ 456.763,11 e não comprovou o destino dos recursos públicos.

Leia mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itabuna (Sedur) está acelerando a reformulação do projeto de cobertura do canal Lava-pés, da avenida da Amélia Amado. O redesenho ocorre após o Instituto de Gestão das Águas (Ingá) negar autorização para que a prefeitura cobrisse o canal, promovendo um “encapsulamento”.

O Ingá viu possibilidade de inundações ainda mais fortes com a cobertura do canal e impermeabilização do solo no leito atual do córrego (esgoto a céu aberto, pra sermos sinceros!). A prefeitura parece ter entendido a coisa. Mas o ministro Geddel Vieira Lima acredita que a posição do Ingá é política, e não técnica. O ministro, claro, quer faturar. Mas o município quer é a obra e corre pra reformular o projeto.

Nessas horas, o que aparece de gente misturando as coisas…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Jovem saía de formatura quando foi atingida

Vítimas de acidente no Pontal (Fotomontagem Agravo).

Uma jovem morreu vítima de um “pega” na Avenida Lomanto Júnior, no Pontal, uma das vias mais movimentadas de Ilhéus. Regiane Vitório saía com o namorado e um amigo de festa de formatura no restaurante Boca du Mar, por volta das 4h50min deste domingo, quando o carro que dirigia, um Volkswagen Gol, foi atingido.

De acordo com testemunhas, dois veículos participavam do “pega” e eram dirigidos por jovens que promovem arruaças e disputas em alta velocidade em ruas de Ilhéus. Os carros estariam trafegando a mais de 100 km/h, no momento da colisão.

O namorado de Regiane, Edgard Matheus, está em coma induzido no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Um terceiro passageiro do Gol, identificado apenas como Tiago “Vaca”, sofreu fratura em uma das pernas, mas não corre risco de vida. As informações são do blog Agravo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O vereador Roberto de Souza protagonizou momentos de tensão no programa Bola na Mesa, da rádio Difusora. A competente Silmara Souza [apesar do sobrenome, os dois não são parentes] falava dos problemas do Itabuna Esporte Clube no Baianão e Roberto, que também é radialista, comentava do outro lado. Citavam o presidente Ricardo Xavier, empresários… Silmara, então, emendou: “É, mas o técnico é Ferreira”.

O vereador e radialista não seguiu o raciocínio e entrou de sola, carrinho, cotovelo:

– Nem Wanderlei Luxemburgo dá jeito, Silmara. E não adianta me dar indireta…

Com a educação que lhe é peculiar, a radialista explicou que a crítica era dirigida ao time, não ao colega de microfone. Mas Roberto custou a se acalmar. Foi preciso a intervenção do comentarista esportivo Luiz Alberto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Hugo, aos 47min do segundo tempo, selou a vitória do Colo Colo diante do Ipitanga. Ele fez o segundo gol do Tigre ilheense. Com o resultado, lidera o Torneio da Morte, grupo dos quatro piores times do Baianão 2010 que lutam para não cair para a Segundona. No outro jogo, Itabuna 0x0 Madre de Deus. O time Azulino saiu “na sorte”, pois o adversário perdeu pênalti.

O placar no estádio Luiz Viana Filho deixou o Azulino em situação crítica. No Torneio da Morte, apenas dois times permanecem na ‘elite’ do Baianão. O time enfrenta o Ipitanga, em Senhor do Bonfim, às 16h do próximo domingo. O Colo Colo joga contra o Madre de Deus.

BRIGA PELO TÍTULO DO BAIANÃO 2010

A primeira rodada da segunda fase do Baianão teve uma zebra no estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana. O Bahia de Feira aplicou 2×0 no Vitória. A rodada ainda teve, no sábado, o Bahia aplicando 1×5 no Feirense. O Atlético empatou em 1×1 com o Vitória da Conquista. No dia 11, Fluminense 4×2 Camaçari.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Colo Colo, de Ilhéus, conseguiu fazer o primeiro gol na sua estreia no “Torneio da Morte”. Aproveitando-se do fato de o adversário ter dois jogadores expulsos, passou à frente no placar com um gol de Marcelo. O jogo caminha para o fim. Colo Colo 1×0 Ipitanga.

No estádio Luiz Viana Filho, Itabuna 0x0 Madre de Deus.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Cacique Babau (Foto Época).

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) quer que a Polícia Federal submeta o índio tupinambá Rosivaldo Ferreira da Silva, o cacique Babau, a um exame pericial para constatação de eventuais lesões corporais sofridas na prisão. O cacique foi preso em sua casa, na quarta-feira, por agentes da PF e, segundo seus familiares, teria sido submetido a tortura.

ONGs do Brasil e do exterior se mobilizaram em torno do caso. Já circula pela internet um pedido da Anistia Internacional para que pessoas e organizações enviem mensagens às autoridades brasileiras exigindo a apuração do caso e garantias de segurança para a população indígena. O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) emitiu nota de repúdio, afirmando que a ação policial foi “ilegal e despropositada.”

No pedido de exame feito pelo Ministério Público, na sexta-feira, foi dado prazo de 48 horas para que a PF encaminhe o laudo do exame pericial. O pedido foi feito após uma antropóloga do Ministério Público Federal ter constatado que o índio, detido na sede da superintendência regional da PF, em Salvador, estava com o olho direito inchado e parecia machucado. A especialista também disse tê-lo encontrado algemado e reclamando de fortes dores no quadril.

De acordo com o Cimi, o cacique representa cerca de 130 famílias da aldeia da Serra do Padeiro, em Buerarema.

Leia mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna e Colo Colo jogam em casa e, por enquanto, vão empatando em 0x0. O Azulino joga contra o Madre de Deus. O Colo Colo enfrenta o Ipitanga. Os quatro times disputam o Torneio da Morte. Os dois times de pior campanha nesta fase… caem para a “Segundona”.

Para quem espera milagre, a realidade: O Itabuna conquistou apenas sete dos 36 pontos disputados na primeira fase. O Colo Colo foi um pouqinho melhor: somou 10 pontos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O atacante Nino, do Madre de Deus, não converteu cobrança de pênalti e ajudou o Itabuna, no estádio Luiz Viana Filho. O jogador mandou a bola para fora.

Por enquanto, o jogo está Itabuna 0x0 Madre de Deus. Os dois times lutam para não cair para a Segundona. O “baba” começou às 16h.