Campus do Ifba em Ilhéus ofertará 80 vagas para Engenharia Sanitária e Ambiental || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) aprovou dois novos cursos de graduação a serem ofertados. Os cursos de Bacharelado em Engenharia Civil e Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental, dos campi Euclides da Cunha e Ilhéus, respectivamente, são os primeiros cursos de Ensino Superior presenciais das unidades.

De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a previsão é que os cursos sejam implantados em fevereiro de 2026. O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, no campus Ilhéus, ofertará 80 vagas por ano, que serão distribuídas em dois semestres, 40 para o primeiro e 40 no segundo. Seu turno de funcionamento será vespertino e o curso terá carga horária total de 3.990 horas.

O curso de Engenharia Civil, no campus Euclides da Cunha, também disponibilizará 80 vagas por ano, com duas entradas, sendo 40 vagas para o primeiro semestre e 40 para o segundo. O curso tem carga horária total de 3.955 horas e seu funcionamento será em dois turnos, vespertino e noturno.

O processo seletivo para ingresso nos cursos ocorrerá, principalmente, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação (MEC), no qual a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizada como critério de classificação para candidatos.

O estudante também poderá ingressar no curso de Engenharia Civil por meio de reserva de vagas, processo seletivo interno, transferência compulsória ou facultativa e matrícula como aluno especial. Para o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, o ingresso será por meio de transferência interna e externa, categoria de discente especial, categoria de discente ouvinte, convênio, intercâmbio ou acordo cultural e portador de diploma de ensino superior via edital específico.

Tempo de leitura: < 1 minuto

EXCLUSIVO
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) definirá na próxima sexta (29), às 9 horas, se acaba com o vestibular e adota as notas de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de acesso aos 33 cursos de graduação.
Conforme apurou o PIMENTA, a tendência é manter o vestibular como forma de acesso a 50% das vagas em 2012. A outra metade teria como critério a nota obtida na prova do Enem que ocorrerá em outubro. O desempenho no exame nacional valerá para todas as vagas em 2013.
A proposta de adesão da universidade ao sistema do MEC será votada na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Uesc.
Proposta aprovada pelo conselho, a Uesc poderá aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação, já neste ano. Assim, em 2013 o estudante terá que se inscrever no Enem e depois no SiSU para disputar vaga na instituição de ensino superior sulbaiana.