Protesto de moradores de Ilhéus cobrou recuperação da estrada
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra-BA) informou ao PIMENTA que o início da manutenção na BR-251, trecho Ilhéus-Buerarema, está agendado para a primeira quinzena de junho, quando é esperada a diminuição dos dias chuvosos no sul do estado.

Ontem (7), moradores bloquearam a BR-251 no distrito de Coutos, em Ilhéus, e cobraram a recuperação da via. Inaugurada em 1972, a estrada nunca recebeu pavimentação (veja aqui). Apesar de ser uma rodovia federal, a Seinfra-BA assumiu, por de Termo de Ajustamento de Conduta, o compromisso de conservá-la.

Já a conclusão da rodovia é objeto de ação civil pública que tramita no Tribunal Regional Federal da 1ª Região desde 2011, em processo do Ministério Público Federal contra a União.

URUÇUCA

O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Junior (UB), solicitou que a Seinfra-BA e o Consórcio de Desenvolvimento Litoral Sul façam a manutenção da BA-262, entre o município e Ilhéus; e da BA-653, que liga a sede de Uruçuca ao distrito de Serra Grande.

Ao PIMENTA, a Seinfra-BA informou que os serviços de manutenção rotineira estão em andamento nos dois trechos mencionados, sob a responsabilidade do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul.

Tonho de Anízio, primeiro à esquerda, é reeleito para o comando do CDS-LS
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por unanimidade, o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio (PT), foi reeleito presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul CDS-LS, para os próximos dois anos, durante assembleia geral da entidade, em Itabuna. Tonho de Anízio comandará o Conselho pela quarta vez consecutiva.

A diretoria terá como vice-presidente Milton Cerqueira, prefeito de Almadina, enquanto o prefeito de Maraú, Manassés Souza será diretor administrativo. Mário Alexandre, Marão, assume a diretoria de Relações Institucionais. As prefeitas Gilcélia Santana (Floresta Azul) e Monalisa Tavares (Ibicaraí) integrarão o Conselho Consultivo do CDS-LS.

Considerado liderança política sul-baiana e bem articulado, o prefeito Antônio de Anízio vem se destacando como uma referência política que, à frente do Consórcio, conseguiu implementar convênios importantes em parceria com o Governo do Estado da Bahia para o atendimento às demandas de infraestrutura urbana e rural, resíduos sólidos, meio ambiente, educação, segurança e turismo.

– Tivemos grandes conquistas nesse ano, passando pelos resultados positivos e pelo avanço em demandas históricas da região. A entidade vai seguir sua atuação em busca de recursos, investimentos e programas para os 16 municípios consorciados, reforçando o diálogo com os governos estadual e federal – afirmou Tonho de Anízio.

Presidente da Amurc, Marcone destaca papel do Litoral Sul na regularização de resíduos
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, participou da reunião de trabalho, no Teatro Candinha Doria, em Itabuna, comandada pelo presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul, Tonho de Anízio. Marcone parabenizou o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), Nelson Pelegrino. O titular da Sedur anunciou que o CDS-LS vai aportar o projeto piloto que vai estruturar e organizar a destinação correta e o manejo dos resíduos sólidos no Território Litoral Sul.

Marcone disse estar muito feliz em ver o interesse do Governo do Estado no Consórcio Litoral Sul, aportando o projeto piloto que será exemplo para toda a Bahia. “Nós saímos extremamente otimistas. Foi uma das reuniões mais produtivas direcionada para os resíduos sólidos que tivemos. Os prefeitos e prefeitas da região estão empenhados na resolução dos resíduos sólidos”.

Participaram do encontro prefeitos e representantes dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itapé, Jussari, Itaju do Colônia, Una, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Barro Preto, Ubaitaba, Aurelino Leal, Arataca, Maraú e Itapitanga. Ainda estiveram presentes representantes dos Consórcios da Mata Atlântica e do Consórcio Interfederativo de Saúde Policlínica Regional de Itabuna e Ilhéus, e o deputado estadual e líder do Governo Rui Costa na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto.

APELO A ILHÉUS E ITABUNA

O presidente do Consórcio e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, fez um apelo aos gestores de Itabuna e Ilhéus para que possam se associar, tendo em vista que a participação dos maiores municípios da região é importante na tomada de decisões em benefício do sul da Bahia. “Nós prefeitos precisamos fazer o dever de casa lá no início, na coleta seletiva para que a sociedade entenda e possa replicar. Esse é o passo principal, começar na nossa casa, partir para os prédios públicos”.

A correta destinação dos resíduos sólidos é uma determinação da Lei 12.305, de 2010. Ela exige dos setores públicos e privados o gerenciamento correto dos resíduos. “A ideia é estruturar e organizar a destinação dos resíduos sólidos na região visando transformar o projeto piloto em uma experiência exitosa para ser replicado em outras cidades do Estado”, afirmou Pellegrino.