Waguinho leva às mãos à cabeça depois de lance que terminou em gol adversário || Reprodução TVE-BA
Tempo de leitura: < 1minuto
Caiu o último invicto do Campeonato Intermunicipal de Futebol da Bahia 2025. Neste domingo (16), a Seleção de Coaraci foi batida por Cachoeira, no Recôncavo, por 1 a 0. A equipe sul-baiana agora precisará vencer por dois gols para chegar à final sem precisar passar pelo sacrifício da “Loteria dos Pênaltis”. Coaraci havia vencido todos os 14 jogos disputados até ontem.
O gol que derrubou a invencibilidade de Coaraci saiu de um lance de fora da grande área. Daniel, que pouco menos de um minuto antes havia testado a meta adversária em chute pela esquerda, recebeu a bola, ajeitou e chutou forte. O zagueiro Waguinho tentou tirar de cabeça, mas acabou “matando” o goleiro, que levou bola no contrapé, aos 30 minutos do segundo tempo.
A equipe agora precisará vencer por, pelo menos, dois gols de diferença, em casa, no próximo domingo (23). Caso a vitória seja por apenas um gol, o time que passará à final do Intermunicipal será conhecido em cobrança de penalidades. Confira o lance decisivo do jogo no vídeo abaixo.
SANTO AMARO NA VANTAGEM
Na outra ponta da semifinal da competição, Santo Amaro bateu Castro Alves, também pelo placar mínimo. Precisará só de um empate para garantir a vaga na disputa pelo título de 2025. O gol surgiu em cobrança de falta. Tiaguinho definiu o placar aos 48 minutos do segundo tempo.
Grapiúna sofre massacre na Série B do Baiano || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1minuto
Com o pior time desde a sua fundação, em março de 1996, o Grapiúna Esporte Clube está afundado na lanterna da Série B do Campeonato Baiano. Não venceu um único jogo em seis rodadas e, neste sábado (31), jogando no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, foi humilhado por 7 a 0, pelo Bahia de Feira, que chegou aos 14 pontos e se manteve na vice-liderança do Estadual.
O líder é o Itabuna, que está em campo neste momento. A partida começou às 15h, no Estádio Alberto Oliveira (Joia da Princesa), contra o Ypiranga, quinto colocado, com seis pontos. O terceiro colocado é o Fluminense, que ontem bateu o Teixeira de Freitas por 2 a 0. Na quarta posição está o Vitória da Conquista, que enfrenta o SSA FC, no Estádio Lomanto Júnior, no sudoeste.
Com o massacre, o Grapiúna estacionou na última colocação da Série B do Campeonato Baiano, com um ponto. Faltando três rodadas para o final da primeira fase, o Bem-Te-Vi do Sul está praticamente fora da disputa por uma vaga na semifinal da Série B do Campeonato Baiano. De acordo com o regulamento da Federação Bahiana de Futebol (FBF), os quatro primeiros colocados garantem vaga na próxima fase da competição.
Grapiúna estreia na Série B do Campeonato Baiano no dia 30 de abril || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1minuto
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou a tabela básica, regulamento e plano de ação da Série B do estadual deste ano. A segunda divisão do Baiano 2025 será disputada por 10 equipes e começa no dia 30 de abril. Rebaixado no ano passado, o Itabuna fará a sua primeira partida contra o Fluminense de Feira, em local a ser confirmado.
O Itabuna tem mando de campo, mas o Estádio Fernando Gomes, o Itabunão, está em obras, com cronograma atrasado. O certo é que o time atuará com jogadores da equipe sub-23 do Vitória. O Azulino e o Rubro-Negro confirmaram a parceria estabelecida para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.
O Grapiúna é a outra equipe regional na Série B do Campeonato Baiano que não sabe onde mandará seus jogos. A equipe vai estrear na competição no dia 30 contra o Leônico. A série B deste ano será disputada ainda por Bahia de Feira, Galícia, Teixeira de Freitas, Ypiranga, SSA FC e Vitória da Conquista.
DUAS EQUIPES SOBEM
Na primeira fase, as equipes estarão no mesmo grupo e se enfrentarão em sistema apenas de ida, com pontos corridos. Os quatro melhores colocados avançam à semifinal. Já os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série C de 2026.
Na semifinal, os jogos passarão a ser disputados em jogos de ida e volta, com 1° x 4° e 2° x 3°. Os dois vencedores garantem as vagas na Série A do Baianão 2026 e na decisão. O título também será disputado em duas partidas.
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou, nesta segunda-feira (6), alterações em duas partidas do estadual deste ano. Uma das mudanças foi no jogo do Barcelona, na segunda rodada, que estava marcado para o estádio Alberto Ferreira, em Feira de Santana. Com alteração, a equipe de Ilhéus jogará contra o Jequié no Estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Salvador, no dia 15, a partir das 19h15min.
Outra alteração ocorreu na partida entre o Jacuipense e Bahia, pela 1ª rodada. O jogo foi transferido do Estádio Alberto Oliveira, em Feira de Santana, para o Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas. A partida está confirmada para o próximo domingo (12), às 16h.
O Campeonato Baiano de Futebol 2025 começa no sábado, com as partidas: Vitória x Barcelona, às 16h, no Barradão; Atlético x Colo Colo, em Alagoinhas, às 18h30min; Porto x Jacobina, no Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro, a partir das 21h. A rodada será completada no domingo, com Jequié x Juazeirense, no Estádio Waldomiro Borges, a partir das 18h30min.
MESMA FÓRMULA DAS EDIÇÕES ANTERIORES
O Baianão terá a mesma fórmula dos últimos anos. Os 10 clubes irão compor um único grupo para a 1ª fase. Os jogos acontecerão em sistema apenas de ida e os quatro melhores colocados avançarão para a semifinal, enquanto que os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B de 2026.
Na semifinal, os quatro clubes classificados serão divididos em dois grupos, de números 2 e 3, com a seguinte formação: Grupo 2 (1º do Grupo 1 x 4º do Grupo 1) e Grupo 3 (2º do Grupo 1 x 3º do Grupo 1). Nesta fase, eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta.
Os dois vencedores farão a final do campeonato e decidirão o título em duas partidas, de ida e volta. O Baianão 2025 terá o total de 13 datas, como estabelecido pelo calendário do Futebol Brasileiro apresentado pela CBF.
Campeão e vice-campeão garantirão as duas primeiras vagas na Copa do Brasil 2026. A 3ª vaga será do Campeão da Copa Governador do Estado, ou competição que receba outro nome, aprovada pelos clubes para ser iniciada em até 20 dias após a conclusão da 1ª fase do Baianão.
VAGA NA COPA DO NORDESTE
O campeão baiano terá direito à primeira vaga na Copa do Nordeste 2026. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do Estado no ranking Nacional de Clubes da CBF. Já a terceira vaga, na Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes presentes na primeira e segunda vagas.
Caso o clube da primeira vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Brasileirão, a terceira vaga será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF. As vagas na Copa do Nordeste são distribuídas de acordo com a deliberação da entidade nacional.
Terão direito às três vagas no Brasileirão Série D de 2026 os clubes melhores colocados do Baianão que não sejam integrantes das outras séries do Campeonato Brasileiro. O Campeonato Baiano será disputado de 11 de janeiro a 23 ou 26 de março.
Liberação do Mário Pessoa é confirmada pela FBF || Foto Clodoaldo Ribeiro
Tempo de leitura: < 1minuto
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) autorizou a realização de jogos do Campeonato Baiano de Futebol 2023 no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, segundo comunicado feito hoje (12) pela entidade aos clubes da competição. Barcelona de Ilhéus e Itabuna vão fazer o primeiro duelo no estádio pelo Baianão deste ano, no próximo dia 21, um sábado, às 16h.
A diretoria do Barcelona comemorou, em nota, a liberação de um dos mais tradicionais palcos do futebol baiano, inaugurado em 1940. “Quinta-feira, 12 de janeiro de 2023, um dia para festejar”, diz trecho da mensagem, que também dirige agradecimento aos gestores da Prefeitura de Ilhéus.
Ainda conforme a nota, na próxima semana, o Mário Pessoa passará por limpeza geral para receber os jogos do Baianão.
Com esse time da Associação era tiro e queda, não perderiam uma partida para seus rivais de Salvador. Quem sabe, ganhariam o campeonato baiano sem muito trabalho.
Walmir Rosário
Esta história que me proponha a narrar será novidade para um mundão de gente, mesmo os que são apaixonados pelo futebol baiano. O motivo é muito simples: muitos dos que terão acesso a esse escrito não tiveram a oportunidade de ver esses times nos gramados, sejam da capital soteropolitana ou de Itabuna, pois quando o caso aconteceu logo depois de encerrada a segunda guerra mundial. Nem eu ainda era vivo.
Imagine vocês um time médio da capital baiana pedir socorro a um coirmão de Itabuna para se sagrar campeão baiano. Sim, essa façanha realmente aconteceu e está registrada nas atas da vetusta Federação Bahiana de Futebol. Essa equipe era a Associação Desportiva Guarany, fundado em 12 de janeiro de 1920, mas que somente realizou essa proeza em 1946, após levar 10 jogadores da Associação Atlética de Itabuna.
Lembro bem de um depoimento concedido aos jornalistas José Adervan, Ramiro Aquino e este locutor que vos fala, Walmir Rosário, pelo ex-diretor do banco Econômico, Carlos Botelho, grande conhecedor de futebol baiano. Na entrevista, Botelho cita a década de 1940 como um dos períodos mais férteis do futebol itabunense, apesar da guerra, que convocou reservistas do Grêmio, Janízaros e Associação Atlética de Itabuna (AAI).
Botelho não deixou por menos e garantiu que a equipe da Associação Atlética foi o melhor time do interior baiano, naquela época dirigido por José Nunes de Aquino, Clóvis Nunes, Horácio Almeida, Domingos Almeida, lembrado com saudades pelos que o conheceram. Ele conta que era um time de decisão e acumulava campeonatos, apesar das equipes adversárias, como Grêmio Janízaros, Vasco da Gama, entre outros.
Time de elite, não se contentava, em todos os sentidos, de excelentes jogadores, era exigente a ponto de praticar alguma forma de racismo, vigente na época (à maneira do Fluminense do Rio), pois jogadores com tez mais escura não entravam no time. Basta ver um dos seus melhores elencos, formado por Balancê, Ventuíres e Aranha; Aloísio Smith, Valter Caetano e Anizinho; Tido, Galeão, Clóvis, Rosevaldo e Firmino, quase todos brancos.
Foi um custo contratar o primeiro homem de cor escura, o zagueiro Ruído, vindo de Jequié, o que provocou bastante celeuma. Com o passar dos anos, a Associação chegou a armar um time com jogadores negros, entre eles Balancê, Dircinho e Álvaro Barbeiro. Nesse período, destaca-se o atacante Pipio, um grande craque, que depois foi jogar no Bahia e, posteriormente no Pará, onde morreu.
Dessa mistura, na qual era permitida a presença de negros, a AAI se tornou talvez o maior time do interior baiano de todos os tempos, formado por Niraldo ou Mota, Bolívar e Bacamarte; Zecão, Amaral e Elvécio; Tombinho, Puruca, Juca Alfaiate, Tuta e Zezé. Era uma equipe invencível, que não se preocupava com os adversários, dada a qualidade de seus atletas. Entrava em campo para ganhar, só não se sabia qual o placar.
Embora a Associação Atlética de Itabuna, reinasse absoluta em campo, tinha, pelo menos, um adversário à altura. O Grêmio, que por volta de 1943 e 44, em plena Segunda Guerra, era outro grande time amador de Itabuna, classificando-se em segundo lugar, logo depois da Associação. A melhor formação do Grêmio, segundo Botelho, era: Babão; Sapateiro e Lameu; Zeferino, Noca e Colatina; Manchinha, Lubião, Juca, Macaquinho e Elísio. Observe-se que um futuro grande valor da AAI, Juca Alfaiate, nesse período, envergava a camisa do Grêmio.
A Associação Atlética Itabunense teve uma história gloriosa, o que é inegável até pelos adversários. Onde se tinha notícia de um grande jogador, a diretoria não media esforços para contratá-lo e assim formou a equipe mais temida do interior da Bahia. Faturou a maioria dos campeonatos de Itabuna, conquistando o título inédito de pentacampeão nos anos de 42 e 46, mesmo sem os 10 jogadores que foram para o Guarany.
E essa notícia chegou à capital baiana pelos dirigentes e jogadores das equipes soteropolitanas que vinham jogar partidas amistosas com os times das cidades do Sul da Bahia. Quando aqui chegavam davam de testa com a vencedora equipe da Associação, que não costumava a passar vergonha em campo, perdendo para um time qualquer que fosse, mesmo de Salvador.
E num jogo desses amistosos, a pequena, porém aguerrida equipe do Guarany se encantou com os atletas da Associação e vislumbrou a oportunidade de aparecer entre os grandes da capital. Com esse time da Associação era tiro e queda, não perderiam uma partida para seus rivais de Salvador. Quem sabe, ganhariam o campeonato baiano sem muito trabalho.
Esse feito foi o bastante para que os dirigentes do Guarani, de Salvador, contratassem 10 jogadores titulares da Associação. Entre os craques que deixaram a Associação estavam Bolívar, Bacamarte, Quiba, Elísio Peito de Pomba (o reserva de Juca Alfaiate), Elvécio, Tuta, além de outros quatro cujos nomes me falham a memória. Com esse timaço, o Guarani venceu o Campeonato Baiano de 1946, sua única conquista.
Foi o primeiro e único campeonato faturado, disputando a fase final numa melhor de três com o Ypiranga. Empatou a primeira por 2X2, vencendo a segunda por 1X0 e despachando o seu vice por 2X0 na terceira partida. Anos depois o Guarany abandona o futebol e nem mesmo sei se ainda existe. Mas que foi campeão baiano com os jogadores de Itabuna, ninguém há de duvidar.
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.
Barcelona de Ilhéus é campeão da Segundona do Estadual de Futebol || Reprodução TVE
Tempo de leitura: 2minutos
O Barcelona de Ilhéus bateu o Botafogo de Senhor do Bonfim, por 3 a 0, neste domingo (8), e estará na elite do futebol baiano em 2022 ao ganhar a Série B do Campeonato Estadual deste ano. Os gols no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, foram marcados por Du Gaia e Piauí, que balançou a rede duas vezes.
O Barcelona precisava vencer por, no mínimo, dois gols de diferença para não levar a disputa para a cobrança de penalidades. Teve mais que isso. Começou com uma “mãozona” da arbitragem logo no início do primeiro tempo.
Aos 3 minutos, jogada iniciada por Müller acabou com bola batendo no travessão e depois ultrapassando toda a linha do gol, mas o árbitro não validou o gol do Botafogo. Melhor para o time da casa.
Três minutos depois, aos 6, Du Gaia abriu o placar em cobrança de escanteio. Foi o sétimo gol do artilheiro na Série B.
O Barcelona ampliou antes do primeiro minuto do segundo tempo. E, novamente, em outro lance de cabeça. Piauí, ainda no primeiro pau, deu “peixinho” para aproveitar cruzamento feito por Du Paraíba.
O 2 a 0 já bastaria para garantir o título para o Barcelona, derrotado por 2 a 1 na partida de ida, no último domingo. Teve mais. O gol que selou a conquista do título da Série B veio aos 26 minutos. Adnael é lançado pela esquerda, avança, bate o marcador dentro da grande área e toca para Piauí, que toca para definir o placar no Mário Pessoa.
CAÇULINHA CAMPEÃO
Com apenas três anos de criado pelo empresário Welinton Nascimento, o Barcelona torna-se o mais novo campeão estadual baiano da Série B. A campanha na fase de classificação teve três vitórias e duas derrotas. Na semifinal, bateu o tradicional Colo-Colo, também de Ilhéus e campeão baiano de 2006.
Diretoria do clube ilheense vai prestar contas do balanço financeiro de 2020
Tempo de leitura: < 1minuto
Tigre sofreu gol, mas despachou o Barcelona || Foto José Nazal
Num duelo caseiro, o Colo Colo goleou o Barcelona, por 4 a 1, e está na final da Série B do Campeonato Baiano de Futebol. A partida foi disputada neste domingo (22), no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. A goleada garantiu a vaga ao Tigre pelo saldo de gols, já que empatava em número de pontos com o ADJ, de Jequié. Ambos fizeram 10 pontos.
Nas finais, o Tigre Ilheense enfrentará o Unirb, de Alagoinhas, time de melhor campanha na fase de classificação da Divisão de Acesso. O Unirb venceu o Teixeira de Freitas (Portela) por WO, já que o adversário nem foi a campo neste domingo.
As datas e horários dos jogos das finais da Divisão de Acesso serão definidos pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) nesta segunda (23), durante reunião da entidade com os clubes finalistas e a TVE, transmissora dos jogos da Série B.
Baianão recomeça no do dia 22|| Foto Pietro Carpi / EC Vitória
Tempo de leitura: 2minutos
Após quase quatro meses, a bola vai voltar a rolar no futebol baiano. A Federação Bahiana de Futebol e os 10 clubes da Série A definiram, nesta quarta-feira (8), os últimos detalhes para o retorno. Na reunião do Conselho Técnico, realizada por videoconferência, foi decidido que os jogos serão retomados em 22 deste mês, paralelo à Copa do Nordeste.
A FBF informou que a tabela com datas, horários e locais das partidas será divulgada em breve. Quanto às vagas nas competições nacionais e o rebaixamento, foi mantido o regulamento da competição. O último colocado será rebaixado para a Série B do Baianão 2021. A competição foi paralisada em 17 de março, devido à pandemia da Covid-19.
Terá direito à primeira vaga para a Copa do Nordeste 2021 o clube campeão do Baianão 2020. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF. Já a terceira vaga, para a Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes detentores da primeira e segunda vagas.
Caso o campeão baiano não seja das Séries A ou B do Brasileirão, a vaga na Pré-Copa do Nordeste será do segundo clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF.
VAGAS NA COPA DO BRASIL
Terão direito às três vagas da Bahia na Copa do Brasil o campeão, vice-campeão e 3º colocado do Baianão 2020. Já para a Série D do Brasileirão 2021, duas vagas serão destinadas aos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro.