Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia confirmou 3.752 casos de Covid-19 e 3.218 recuperados (+0,8%) nas últimas 24 horas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Dos 431.786 casos confirmados desde o início da pandemia, 412.055 já são considerados recuperados. Novamente, superou a casa dos 11 mil o número de pacientes em isolamento ou internados por causa da covid-19. Conforme a Sesab, são 11.229 casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,83%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes são Ibirataia (9.698,28), Itabuna (7.079,44), Aiquara (7.040,04), Almadina (6.936,31) e Madre de Deus (6.921,73).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 825.668 casos descartados e 118.255 em investigação até as 17 horas desta quarta-feira (9). Na Bahia, 33.578 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

ÓBITOS 

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos nas últimas 24 horas. Metade dos óbitos ocorreu em dezembro e o restante no período de 13 de junho a 30 de novembro. Desde o início da pandemia, a Bahia confirmou 8.502 óbitos pela covid-19.

Tempo de leitura: 4 minutos

Desde o despertar em Canavieiras – com a alvorada de fogos – que assisto ao filme da minha vida, lembrando da infância, dos amigos presentes e os que se foram, sempre rogando por uma vida melhor. Não podemos mudar o rumo da vida, mas sempre é bom pedir a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e as bênçãos do seu filho para atravessarmos os perigos deste mundo. Mesmo sem festa, vamos vivendo.

Walmir Rosário || wallaw2008@outlook.com

Acordei às 5 da manhã desta terça-feira (8) com o espocar de fogos, o que não é nenhuma novidade aqui nesta Canavieiras de São Boaventura, acostumada à pirotecnia para comemorar de tudo, ou até mesmo nada. Olhos ainda entreabertos, perguntei à minha mulher em que dia estávamos, com a simples finalidade de tentar descobrir o que comemorávamos, uma data festiva, uma data religiosa, enfim, o porquê dos fogos.

Dia 8 de dezembro. Imediatamente passou um filme pela minha cabeça, quando ainda na juventude acordava de madrugada e me preparava para a comemoração de nossa Santa Padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Era um tempo próspero para o bairro da Conceição, em Itabuna, em virtude da chegada dos frades capuchinhos – freis Isaías, Justo e Apolônio – com a missão de construir uma igreja em sua homenagem.

Quando disse tempo próspero, não me enganei. O propósito de transformar uma simples capelinha de madeira em uma grande igreja era um desafio a ser vencido pelos capuchinhos e a singela comunidade. Aos poucos passamos a conviver com os três religiosos como se fossem de nossas famílias, dada a integração e o jeitinho de pedir todos os tipos de colaboração para a concretização da obra.

Para nós meninos – dos sete, oito, 10 anos – acompanhar as obras e as funções religiosas era uma vida nova, uma atividade bem diferente, a qual complementava o período de estudos, os jogos de futebol, gude e todos os tipos de brincadeiras. Passamos a conviver com operários de outros lugares, ávidos – como nós – a ouvir e contar histórias, muitas delas vindas do nosso imaginário. Creio que deles também.

Com mais pessoas circulando, o nem tão acanhado comércio do bairro passou a vender mais e a cada momento chegava um caminhão com pedra, areia, cimento, tijolos e até um bate-estaca, equipamento nunca visto por nós. Admirávamos o operador a manejar aquela máquina, subindo e descendo aquele enorme cilindro para cavar os fundos buracos onde seriam levantadas as potentes colunas.

Nas horas vagas, ajudávamos a carregar material de construção [não era crime o trabalho infantil, mesmo voluntário], conversávamos com os frades que nos cobravam bons resultados nas aulas de catecismo ministrada pela professora Maria Zélia e prometia lugar nas funções religiosas na atividade de coroinha. Fui o primeiro a vestir a batina branca com gola e faixa azuis de coroinha – cores de Nossa Senhora da Conceição. Uma glória!

Após alguns anos, Igreja Matriz pronta e inaugurada, nossa autoestima nas nuvens, nos igualávamos com os moradores de outros bairros e do centro da cidade, pois já gozávamos de privilégios tais como uma igreja, ruas calçadas com paralelepípedos e até água encanada em algumas ruas. Com a igreja pronta, os frades iniciaram a construção de um grande colégio. Passamos a nos sentir itabunenses de verdade.

Àquela época convivíamos harmonicamente com os “crentes” de todas as denominações, isso após ver o bom relacionamento entre os frades e os pastores. E foram frei Justo, frei Isaías e frei Apolônio os incentivadores sociais da comunidade. Durante a novena em homenagem à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, as barraquinhas com quermesses, bingos, comidas e bebidas típicas (doadas) reunia toda a comunidade.

E com nossa vida religiosa em alta, as vocações sacerdotais afloravam e, mais uma vez, fui o primeiro a ir para o seminário. Primeiro, Vitória da Conquista, em seguida, Feira de Santana, nas quais recebi educação escolar, moral e religiosa exemplar. Aos poucos vou recebendo os amigos de infância no seminário, não sei se por vocação ou por terem se inebriado com minhas visitas a Itabuna vestido com a batina de São Francisco.

Brincadeiras à parte, os frades capuchinhos foram responsáveis diretos pela transformação do bairro da Conceição, uma localidade acanhada e jocosamente chamada de Abissínia (em alusão ao país africano – Etiópia – em guerra), para um bairro charmoso e próspero. A igreja continua lá, altaneira, com seus ministros religiosos pregando a paz entre os povos.

Entretanto, este ano a Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição não pode realizar, como sempre fez, a festa em homenagem à Padroeira devido à pandemia da Covid-19. Se por um lado perde a convivência social, quem sabe do religioso contribui para o fortalecimento dos laços afetivos entre os moradores e fiéis, tão necessário nesses tempos difíceis, mas superáveis.

Desde o despertar em Canavieiras – com a alvorada de fogos – que assisto ao filme da minha vida, lembrando da infância, dos amigos presentes e os que se foram, sempre rogando por uma vida melhor. Não podemos mudar o rumo da vida, mas sempre é bom pedir a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e as bênçãos do seu filho para atravessarmos os perigos deste mundo. Mesmo sem festa, vamos vivendo.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Itabuna registra 149 casos de Covid-19 em 24 horas || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Subiu para 14.660 o número de casos de novo coronavírus em Itabuna.  A quantidade de casos ativos (pessoas doentes) também disparou nos últimos dias no município do sul da Bahia, passando de 556, ontem, para 592 nesta segunda-feira (7), conforme boletim epidemiológico.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Itabuna tem 352 óbitos causados pelo novo coronavírus.  Há 22 pacientes internados, sendo que 16 em estado mais grave, em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  Outros seis estão em leitos clínicos (enfermaria). Existem ainda 13.715 curados da doença.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Para tentar aumentar o faturamento com as vendas neste final de ano, o comércio de Itabuna já está funcionando com novos horários. De acordo com a CDL, até a próxima sexta-feira (11), as lojas serão abertas às 8h e fecharão às 19h. No sábado (12), o funcionamento será normal.

O comércio de Itabuna volta a funcionar no horário especial, das 8 às 19h, nos dias 14 e 15 (segunda e terça). Já no período de 16 a 18, será das 9h às 20h. No sábado (19), os estabelecimentos abrirão das 9h às 18h.

A CDL informou que o comércio funcionará no domingo (20) das 15 às 20h. Nos dias 21, 22 e 23 as lojas abrem das 9h às 22h. Na quinta-feira (24), véspera do Natal, as lojas ficam abertas das 8h30min às 17h.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou 2.310 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), período em que 3.542 infectados pelo vírus já não apresentaram mais sintomas e foram considerados recuperados.

No período de 17 horas de ontem até a tarde de hoje (5), o estado registrou 28 óbitos, o maior dos últimos dois meses. As mortes ocorreram em diversas datas. De março até hoje (5), são 8.388 óbitos causados pela covid-19.

Já o número total de infectados desde o início da pandemia avançou para 419.044, dos quais 399.262 já são considerados recuperados. O número de pessoas em isolamento domiciliar ou internadas caiu, neste sábado (5), para 11.394, os chamados casos ativos.

Ainda segundo a Sesab, Salvador concentra 24,17% dos casos registrados no estado. Já os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes continuam sendo Ibirataia (9.397,86), Aiquara (7.040,04), Itabuna (7.000,18), Almadina (6.881,41) e Madre de Deus (6.879,06).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 815.619 casos descartados e 118.441 em investigação até as 17 horas deste sábado (5). Na Bahia, 32.762 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Buriti abriu seleção de profissionais para a nova loja do grupo que será aberta no Shopping Jequitibá, em Itabuna. De acordo com a diretora de Gente e Gestão, Maria Luíza Leão, serão abertas vagas para Vendedor, Conferente, Assistente Comercial, Serviços Gerais e Operador de Caixa.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail rh@lojasburiti.com.br até o próximo dia 12 de dezembro. O novo empreendimento faz parte do plano de expansão das Lojas Buriti.

A nova loja deverá ser inaugurada em março, conforme anúncio feito pelo grupo há duas semanas. A unidade no shopping itabunense será a segunda em Itabuna. O grupo possui filiais também em Ilhéus e Itacaré.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Caixa Econômica Federal abrirá 755 agências, neste sábado (5), das 8h às 12h, para atendimento a 7 milhões de beneficiários do Auxílio Emergencial e do Auxílio Emergencial Extensão nascidos em novembro e dezembro dos Ciclos 3 e 4.

De acordo com a Caixa, foram creditados R$ 5,6 bilhões para esse público. Desse total, R$ 2,4 bilhões são referentes às parcelas do Auxílio Emergencial e o restante, R$ 3,2 bilhões, às parcelas do Auxílio Emergencial Extensão.

Na Bahia, serão abertas agências em cidades como Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Feira de Santana, Eunápolis, Camaçari, Salvador, Itamaraju, Porto Seguro, Itapetinga, Valença, Jequié e Vitória da Conquista. Consulte aqui a relação de agências que estarão abertas neste sábado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna está promovendo o “Dezembro Vermelho” de prevenção e diagnóstico das ISTs e Aids. Durante a campanha de mobilização nacional, o município, por meio da Coordenação IST/Aids, intensificará as ações de prevenção e diagnóstico do vírus HIV e da Aids, além de outras infecções sexualmente transmissíveis.

Haverá palestras educativas, rodas de conversas, distribuição de insumos de prevenção e materiais informativos. O domingo (6) será dia do Pedal da Prevenção. Dirigido a quem possui bicicleta, o evento terá como ponto de concentração a Alameda da Juventude (Beira-Rio), a partir das 8h.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, nesta sexta-feira (4), a relação das unidades escolares contempladas com o “Destaque Anísio Teixeira em Gestão Escolar. Trata-se de um desdobramento do Prêmio Gestão Escolar (PGE), promovido pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED), que visa reconhecer e valorizar as lideranças e soluções coletivas que se destacaram em tempos de crise, mantendo a comunidade ativa no processo de continuidade da aprendizagem dos estudantes. No Litoral Sul, a unidade escolar Destaque Anísio Teixeira em Gestão Escolar foi o Colégio Estadual Félix Mendonça.

Com base nos resultados da avaliação do PGE, o prêmio reconhece as escolas como Referência Territorial, destacando as iniciativas inovadoras desenvolvidas em cada um dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Como reconhecimento dessas iniciativas de gestão promovidas pelas escolas indicadas, a SEC organizará o lançamento de um E-book composto por todos os relatos de experiência submetidos ao Prêmio Gestão Escolar, que foram destaque em cada um dos Territórios de identidade.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, ressaltou a importância deste reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas unidades escolares. “As escolas baianas têm realizado um trabalho de interlocução com estudantes e familiares para manter vínculos e fomentar atividades de Educação e preparação para a retomada das atividades escolares. É um trabalho dedicado e de compromisso com a aprendizagem para todos”.

A gestora Rosimeire Guerra, do Colégio Estadual Félix Mendonça, localizado no município de Itabuna, que foi a vencedora do Território Litoral Sul, disse que ficou lisonjeada com o reconhecimento. “Ser uma das escolas a receber o Destaque Anísio Teixeira constituído pela SEC nos enche de orgulho e motivação, pois Anísio significa inspiração por todo percurso e legado educacional deixado ao longo de sua trajetória. As nossas ações escolares se baseiam na partilha e envolvimento dos segmentos para a formação plena do nosso aprendiz, proporcionando a constituição de um cidadão consciente, transformador e atuante”.

O gestor Manoel Augusto Dourado, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Irecê, no Território de Identidade de Irecê, também falou sobre a iniciativa. “Sou diretor há muito tempo e é sempre bom ser contemplado com reconhecimento. O trabalho desenvolvido no CJCC de Irecê busca ir à direção de promover a aprendizagem e o protagonismo juvenil, contribuindo para a construção da identidade de cada estudante. Agradeço em nome de todos que fazem parte do CJCC e de todos os gestores do território que lutam por uma escola mais democrática, humana e comprometida com a comunidade que está inserida”.

Vans escolares poderão operar sistema de transporte de passageiros em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Motoristas vão receber auxílio em 3 parcelas mensais

Profissionais que atuam no transporte escolar em Itabuna receberão R$ 1.800,00 de auxílio emergencial. O valor será pago em três parcelas mensais de R$ 600,00, conforme a Lei 2.519/2020, submetida a alteração e aprovada pelo legislativo local. O valor começa a ser pago agora em dezembro com a antecipação de R$ 142 mil em impostos.

O projeto original precisou ser revisto para retirada de artigo que limitaria o número de profissionais a serem assistidos pelo auxílio. Pela lei, terão direito ao auxílio as pessoas físicas cadastradas pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) e licenciadas para o serviço após vistoria anual obrigatória.

Ainda conforme a Lei, o auxílio é vedado aos motoristas profissionais que possuem renda formal ou outro meio de sobrevivência, com exceção do Bolsa Família e o auxílio emergencial do governo federal. Todos os dados devem ter sido comunicados à Sesttran, junto com o requerimento e a apresentação dos documentos do permissionário.

Itabuna registra 136 casos de Covid-19 em 24 horas.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os dados divulgados nesta quinta-feira (3) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que o número de casos de novo coronavírus disparou em Itabuna, entre domingo (29) e hoje. Os testes feitos em 211 pessoas deram positivo. Desses, 41  foram confirmados nas últimas 24 horas.

Até domingo (29), Itabuna registrava um total de 14.290 infectados. Esse número subiu para 14.501 nesta quinta. O número de casos ativos (pessoas doentes) também disparou nesta semana, passando de 343, no domingo, para 493 hoje. Nesse período, a quantidade de óbitos passou de 343 para 346.

De acordo com o boletim epidemiológico, Itabuna tem 21 pacientes positivados internados. Desse total, 13 estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em enfermaria. Hoje, existem 13 leitos de UTI disponíveis, incluindo os exclusivos para crianças. O município contabiliza 13.662 curados da doença.

Eliandrina Glória e Adenilson Cerqueira reencontraram parentes
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois moradores do sul da Bahia descobriram os destinos de parentes depois de muitos anos sem notícias sobre o paradeiro deles. Uma dessas pessoas foi dona Eliandrina Glória de Sousa, que mora em Buerarema e não tinha contato com o filho, Mário Elias de Sousa, há mais de 40 anos.

Mário Elias mora em São Paulo e há anos tentava descobrir o destino da mãe. Por isso, na quarta-feira (2), usou um quadro na TV Santa Cruz para localizá-la. Não demorou muito para o telefone tocar. “Fico muito feliz e agradeço de coração por ter encontrado minha família, em breve a gente vai se ver. Realizei o sonho de puder localizar minha mãe depois de 40 e poucos anos”, comemorou

Quem também reencontrou um parente depois de tanto tempo foi Adenilson Cerqueira, de 37 anos. Morador de São Paulo, ele localizou o pai, Cláudio Adão, em Itabuna. Ele não tinha contanto com o pai há mais de 30 anos. Da Redação com informações da TV Santa Cruz.

Feira reúne produção das regiões sul e sudoeste do estado em Conquista
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul participa da Feira de Economia Solidária do Cesol Sudoeste Baiano e município de Itapetinga, no 1º piso do Shopping Conquista Sul, em Vitória da Conquista. O evento tem a parceria do Instituto Casa da Cidadania e segue com stands de visitação e atividades culturais até o próximo domingo (6).

Itens da cadeia produtiva do cacau, a exemplo de chocolates com percentuais variados de cacau, veganos, sem açúcar, mel de cacau e melaço de cacau, além de bebidas e produtos especiais do período natalino como panetones veganos e 70% cacau, são algumas opções do Sul da Bahia à disposição dos consumidores da região Sudoeste do estado.

A Feira agrega ainda produtos do Cesol Sertão Produtivo, da região de Guanambi, que também participa comercializando alimentos e itens típicos daquela região, tudo feito por produtores da economia solidária do território Sertão Produtivo, além de expositores de empreendimentos assistidos pelo Cesol Sudoeste e município de Itapetinga.

Os centros regionais apresentam diversidade de itens da agroindústria familiar, como queijos, doces, biscoitos, embutidos e artesanatos. A programação inclui ainda oficinas para empreendedores, uma aula show de culinária aberta ao público e apresentação de artistas regionais.

Tempo de leitura: < 1 minuto
O governador Rui Costa entrega 62 viaturas à Polícia Civil, nesta quinta-feira (3), às 10h, no estacionamento da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia. Os novos equipamentos vão substituir veículos antigos para reforçar a segurança na região metropolitana, capital e interior do estado. No total, 284 unidades foram adquiridas pelo Governo do Estado, sendo esta a primeira etapa das entregas para unidades operacionais e especializadas.
Serão 20 viaturas para Salvador, três para Feira de Santana e duas para Jequié. Serão beneficiados, com uma viatura cada, Abaré, Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brumado, Canavieiras, Curaçá, Eunápolis, Glória, Guanambi, Iguaí, Ilhéus, Ipecaetá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Macururé, Morpará, Paulo Afonso, Rafael Jambeiro, Remanso, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e Xique-Xique.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Audiência de Augusto (1º à direita), com Saulo (esq.), Magalhães e Marcus Cavalcanti

O trecho semiurbano da Rodovia Ilhéus-Itabuna que vai do Posto Cachoeira, no Fátima, até a Churrascaria Los Pampas, no Parque Verde será duplicado, segundo Augusto Castro. O anúncio foi feito após audiência do prefeito eleito de Itabuna com o secretário estadual da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e o diretor da Superintendência de Infraestrutura de Transporte da Bahia (SIT), Saulo Pontes.

Ainda segundo o prefeito eleito, a Superintendência de Infraestrutura de Transportes vai realizar o projeto da obra. “Eu solicitei essa obra e o senador Otto Alencar ratificou o pedido junto ao secretário Marcus Cavalcanti. Essa obra é muito importante para melhorar a mobilidade urbana da cidade”, disse Augusto ao Políticos do Sul da Bahia.