Sufista Gato de Botas é destaque em competição nos Estados Unidos || Foto Jersson Barboza
Tempo de leitura: 2 minutos

Morador de Ilhéus e atleta do Bolsa Esporte da Praia do Norte, o surfista Dijackson Santos, de 30 anos, mais conhecido como Gato de Botas, conquistou o vice-campeonato do ISA World Parasurfing Championship 2025 em Oceanside, na Califórnia, nos Estados Unidos. Com uma diferença de um centésimo na pontuação final, o baiano perdeu apenas para o galês Llywelyn Williams na categoria men’s kneel.

Considerado um dos melhores da modalidade no país, Dijackson ajudou a colocar o Brasil na terceira posição geral, atrás apenas da França e dos Estados Unidos, com um resultado marcante na carreira. O vice-campeonato de Gatos de Botas foi conquistado na última sexta-feira (7).

O presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf), Marcelo Barros, destaca que desde a sua primeira participação na seletiva para o mundial em 2023, Gato de Botas já mostrava seu potencial. Naquele ano, o atleta consagrou-se campeão brasileiro em Cabedelo, na Paraíba, seu maior título. O sufista do sul da Bahia conquistou mais um troféu brasileiro nesta temporada, o qual o credenciou a retornar à disputa internacional.

“Gato de Botas sagrou-se campeão brasileiro e cravou sua vaga para o mundial da ISA na Califórnia, onde, de forma arrasadora, chegou à final. arrancando muitos elogios dos organizadores do evento. Ele passou em primeiro lugar em todas as suas baterias, perdendo por um décimo na última bateria. Ele, agora, retorna ao Brasil para uma série de treinamentos, visando melhorar sua performance para o próximo circuito brasileiro, em 2026, e mais um mundial” comentou Barros.

De acordo com Marcelo Barros, esse trabalho é fruto de uma parceria entre a FBSurf e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que, desde o primeiro campeonato, vem sendo o grande apoio do parasurf. Sem o apoio da Sudesb, não seria possível conseguirmos as passagens aéreas e terrestre que foram determinantes para a participação, além de Gato de Botas, de Lucas Santos, que ficou na segunda colocação, e João Lessa, que também foi campeão brasileiro na sua categoria, porém, infelizmente, sem garantir a vaga para o mundial. Ano que vem, vamos com uma equipe ainda mais forte em busca do bi mundial”, finaliza Marcelo.

Prefeito eleito de Itacaré cumpre agenda em Salvador || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito eleito de Itacaré, Nego de Saronga (PT), cumpriu, nesta quarta-feira (6), agenda estratégica no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e na Assembleia Legislativa Estadual, em Salvador. O petista foi à capital com objetivo de fortalecer as parcerias estabelecidas entre o município e o governo estadual, na gestão do prefeito Antônio de Anízio. Além disso, busca assegurar novos investimentos para o desenvolvimento de Itacaré.

Acompanhado dos secretários Marcos Japu (Turismo) e Marcelo Barros (Esporte), além do jornalista Albert Queiroz, Nego iniciou sua agenda com uma visita à Secretaria de Turismo do Estado, onde teve audiência com o titular da pasta, Maurício Barcelar. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para o fortalecimento do setor turístico, um dos principais pilares da economia de em Itacaré.

Prefeito eleito se reúne com o deputado estadual Rosemberg Pinto || Foto Divulgação

Na sequência, Nego de Saronga esteve na União dos Municípios da Bahia (UPB), onde formalizou o seu cadastro como novo prefeito de Itacaré. A UPB foi mais um espaço para o prefeito estreitar laços e garantir o alinhamento de ações em defesa dos interesses do município.

Prefeito eleito de Itacaré e atuais secretários municipais têm reuniões importantes em Salvador

No Centro Administrativo da Bahia, o prefeito eleito teve uma audiência na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), onde foi recebido pelo secretário Jonival Lucas. Outro ponto importante da agenda foi a visita ao deputado estadual Rosemberg Pinto, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Nego de Saronga reafirmou seu compromisso em continuar o legado das parcerias iniciadas pelo prefeito Antônio de Anízio. O prefeito eleito agora se prepara para iniciar oficialmente sua gestão, com um olhar voltado para o futuro de Itacaré e para o fortalecimento das políticas públicas que visam o bem-estar da população, segundo informou.

Primeiro Itacaré Fishing Festival deve acontecer em 2022 || Foto José Fernando Souza
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Antônio de Anízio (PT) se reuniu nesta quarta-feira (13) com o apresentador de TV Nelson Nakamura, referência da pesca esportiva no Brasil. Um dos principais polos turísticos do país, o município do sul da Bahia quer um lugar na agenda do circuito nacional da modalidade.

A reunião também contou com a presença do secretário de Esportes, Mulher e Juventude Marcelo Barros e dos empresários Orígenes Araújo e Vinícius Canola, que são parceiros do município na organização do evento. A ideia é realizar o Itacaré Fishing Festival no próximo ano, sob a curadoria de Nelson Nakamura. A data da competição ainda não foi definida.

Secretários Barros e Ávila com o casal Ana e Edgar Morbeck, da Fazenda Santa Ana
Tempo de leitura: 2 minutos

Investir cada vez mais no turismo rural e de base comunitária, como forma de criar novos atrativos para os visitantes e garantir mais empregos e renda no campo, é um dos compromissos da Prefeitura de Itacaré. O município vem implementando diversas ações para o acesso a esses destinos, que vão desde a conservação das estradas vicinais, até as visitas em comunidades rurais, dialogando e traçando metas para os primeiros projetos pilotos.

Nesta semana os secretários municipais de Turismo, Jorge Ávila, e de Esportes, Mulher e Juventude, Marcelo Barros, respectivamente, visitaram a Fazenda Santa Ana, às margens do Rio de Contas, onde discutiram sobre o turismo rural, sustentabilidade, agricultura familiar e o cuidado socioambiental, que são os pilares da propriedade. Os representantes da Prefeitura foram recepcionados pelos proprietários Edgar e Ana Morbeck, que falaram das experiências positivas do turismo rural e do grande potencial que o município de Itacaré possui nesse setor.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio falou da importância desse projeto de incentivo ao turismo rural e de base comunitária, ressaltando que em vários países do mundo, inclusive no Brasil, esse setor tem sido uma tendência entre a preferência dos viajantes. “Mais do que visitar comunidades, o turismo de base comunitária valoriza a preservação ambiental, a história, os costumes, a cultura local, fortalecendo o sentimento de pertencimento e proporcionando trabalho e renda”, complementou o prefeito.

Fazenda é uma das referências para turismo rural em Itacaré

Assim como a visita na Fazenda Santa Ana, o projeto de Turismo de Base Comunitária desenvolvido pela Prefeitura de Itacaré vem sendo aplicado em diversas outras localidades com o potencial turístico, a exemplo do Assentamento Pancada Grande e as Cachoeiras de Noré e da Usina em Taboquinhas. A orientação do prefeito Antônio de Anízio é que o turismo rural e de base comunitária venha a se expandir cada vez mais, inserindo novas comunidades, gerando assim mais empregos e renda no campo.

Para o secretário Jorge Ávila, o turismo de base comunitária vem crescendo muito e já se tornou importante atividade econômica. Itacaré, afirma ele, possui todas as viabilidades e o potencial para esse setor. “O compromisso do prefeito Antônio de Anízio com a população de Itacaré é constante. Ele nos orientou e avançaremos nessa proposta”, explicou. O secretário adiantou ainda que a ideia desse conceito é promover um turismo mais justo, que coloque a população local no protagonismo em todas as etapas de planejamento, implementação, execução e monitoramento.

Tempo de leitura: 2 minutos

Surfistas baianos elegem nova diretoria da Federação

Ex-presidente da Associação de Surf de Itacaré, o itacareense Marcelo Barros foi eleito presidente da Federação Baiana de Surf, nesse domingo (10). A eleição ocorreu na Câmara de Vereadores de Itacaré em chapa única com a participação de várias entidades de surf da Bahia e dos representantes dos atletas amadores e profissionais. A eleição teve a participação de atletas de Belmonte, Canavieiras, Ilhéus, Itacaré, Valença, Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e diversos outros municípios baianos.
Além de Marcelo Barros, foram eleitos também para a nova diretoria o vice-presidente, Ricardo Luz; diretor financeiro, José Reis; diretoria executiva, Carla Circenis; diretor técnico, Bruno Galini; conselho fiscal, Brenda Carolina; além de Gilmar Bittencourt e Eliana Silva. Com a eleição na Federação, Daniel Lima assumiu a presidência da Associação de Surf de Itacaré, entidade da qual era vice.
Marcelo Barros falou que o desafio é grande e a participação e colaboração de todos serão imprescindíveis para alcançar o objetivo. “Estamos de braços abertos para quem quer o bem do surf e trazer as contribuições e sugestões para o novo tempo”, declarou o novo presidente.
O ex-presidente da Federação, Carlos Alberto Abdala, declarou que nesse período em que esteve na cidade percebeu que o surf significa muito mais que um esporte em Itacaré, mas é também uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social. Ele desejou sucesso à nova diretoria e se colocar à disposição para ajudar cada vez mais no desenvolvimento do surf na Bahia.