Plenária será neste sábado (5), no Colégio Arléo Barbosa, no CSU || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, no Centro Social Urbano (CSU), em Ilhéus, recebe, neste sábado (5), às 8h, a 1ª Plenária Popular da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, inciativa do Conselho Municipal de Saúde. De acordo com o CMS, o objetivo é reunir propostas dos trabalhadores para as conferências macrorregional, estadual e nacional de saúde.

“Esse é um espaço democrático de escuta, diálogo e construção de políticas públicas. Sua participação é fundamental para fortalecer a luta por condições dignas de trabalho e acesso à saúde”, afirmou a direção do Conselho em nota à sociedade ilheense. A plenária será aberta ao público.

 

José Nazal, Pedro Maia, Alicia Passeggi e Socorro Mendonça durante evento em Itabuna || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

A reação negativa à notícia de que o Ministério Público do Estado pretendia construir a nova sede da Promotoria Regional de Justiça de Ilhéus numa área verde da Avenida Soares Lopes levou o comando do órgão a mudar de planos, segundo informam o fotógrafo e memorialista José Nazal e a advogada Jurema Cintra, do coletivo Preserva Ilhéus.

Nazal, Jurena e Socorro Mendonça, do Instituto Nossa Ilhéus, aproveitaram a presença do procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, em evento na vizinha Itabuna e manifestaram posição contra a escolha do local para a nova sede da Promotoria.

“Conversamos agora com Dr. Pedro, Procurador Geral de Justiça da Bahia, e [ele] nos afirmou que o projeto da construção na avenida está suspenso e que já está procurando outra área”, relatou José Nazal em publicação no Instagram. O relato acompanhou foto em que Nazal e Socorro Mendonça aparecem ao lado de Pedro Maia e da promotora de Justiça Alicia Passeggi, que atua em Ilhéus.

“Agradecemos a escuta do MP e a tomada rápida de decisões . Assim, a luta continua em relação à União, que não pode dar destinação diferente ao espaço que não seja para um paisagismo sustentável, de lazer, cultura e conservação ambiental”, opinou a advogada Jurema Cintra.

ARGUMENTOS

O presidente da Associação do Turismo de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, fez parte do coro em reação à placa colocada no primeiro local escolhido para a nova sede da Promotoria, na Soares Lopes. Para ele, é evidente que a escolha locacional não condiz com a vocação da área verde da Avenida (veja aqui).

O próprio José Nazal apontou, em artigo, os conflitos de uma obra deste tipo com as leis municipais que regulam a ocupação do solo e o zoneamento de Ilhéus. A área acrescida da orla da Soares Lopes é uma Zona de Especial Interesse Ambiental. Devido a esse caráter, segundo o memorialista, a legislação municipal não estabelece parâmetros arquitetônicos e urbanísticos para a construção de um prédio naquele local (leia mais aqui).

Placa instalada pelo MP-BA informa obra da Promotoria de Justiça Regional de Ilhéus || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma placa do Ministério Público do Estado da Bahia informa que parte da área verde da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, receberá as “futuras instalações” da Promotoria de Justiça Regional. O aviso ganhou repercussão e gerou polêmica na cidade.

“Que absurdo é esse? Isso virou o quê? Sede do Ministério Público na Avenida, em área pública destinada ao convívio social, parque verde, desenvolvimento do turismo, cultura e esportes?”, questionou em uma rede social o empresário e presidente da Associação do Turismo de Ilhéus, Alcides kruschewsky.

Para o presidente da Atil, a construção de prédio público naquele local é iniciativa indecorosa e contrária aos interesses coletivos e às vocações das áreas públicas da cidade.

Advogado, professor de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz e ex-procurador-geral do município, Otavio Augustus Carmo entrou no debate, afirmando-se incrédulo. “Não acredito nisso. O MP da Bahia jamais construiria um monumento em homenagem ao desrespeito ao interesse público”.

O economista Carlos Mascarenhas também disse não acreditar na veracidade das informações expostas no aviso. “Estou achando estranha esta placa, por não estar dentro das especificações definidas para placas em obras públicas”, assinalou.

O OUTRO LADO

O PIMENTA entrou em contato com o Ministério Público do Estado da Bahia em busca de mais informações sobre o caso. O órgão confirmou a autenticidade da placa e informou que a demarcação da área foi  autorizada pela Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU) no último dia 20.

“A Instituição ressalta que considerará os anseios da sociedade ilheense e observará, como sempre fez em sua trajetória, não apenas os aspectos legais da implantação, tais como as questões ambientais e urbanísticas, mas igualmente a utilização do terreno da forma mais proveitosa e benéfica a toda população do município”, acrescentou o MP-BA em nota.

O site também procurou a Prefeitura de Ilhéus, mas não obteve retorno até o momento.

Atualizado às 12h27min.

Nego de Saronga quer pavimentação de 22 quilômetros da BA-654 || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itacaré, Nego de Saronga (PT), se disse empenhado na articulação para que o Governo da Bahia faça a pavimentação completa do trecho de 22 quilômetros da BA-654 no município. A estrada liga o distrito de Taboquinhas à BR-101. Além da movimentação política, o gestor determinou a intensificação dos serviços de recuperação e manutenção da via.

Parte da estrada já recebe obras de pavimentação asfáltica no trecho de seis quilômetros entre Taboquinhas e a região de Gaô, resultado de parceria do município com o Governo do Estado.

Para o prefeito, a intervenção é importante, mas é necessário ir além. “Estamos fazendo a nossa parte, mesmo não sendo uma responsabilidade do município, porque entendemos a importância dessa rodovia para o desenvolvimento de toda a região. Mas, também estamos cobrando e dialogando com o Governo do Estado para que a pavimentação dos trechos restantes seja iniciada o quanto antes”, disse.

Prefeitura intensificou manutenção da rodovia

Nego de Saronga já levou a demanda da pavimentação completa da BA-654 ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). Enquanto isso, a Prefeitura de Itacaré usa máquinas e cascalho para melhorar a trafegabilidade na estrada.

Tum deixa a Seagri, que será assumida por Pablo Barrozo, na foto cumprimentado por Jerônimo || Foto Thuane Maria/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-deputado estadual Pablo Barrozo será o novo secretário estadual de Agricultura da Bahia, conforme anúncio feito nesta tarde de terça-feira (1º) pelo governador Jerônimo Rodrigues. Pablo substituirá Wallison Tum no cargo. Ambos estão no Avante, hoje presidido na Bahia pelo ex-deputado federal e empresário Ronaldo Carletto.

Durante apresentação do novo titular da Seagri, Jerônimo falou da experiência de Barrozo na política e sua familiaridade com questões orçamentárias e políticas públicas. “Tenho certeza de que, com a força do setor e a competência do Pablo, conseguiremos desenvolver uma boa agenda para a agricultura baiana”, afirmou o governador.

Pablo Barrozo reforçou o compromisso com o setor agropecuário e a importância da agricultura para a economia do estado.

– A agricultura é uma pasta extremamente importante, sendo uma das principais responsáveis pela economia do nosso estado, ao lado da pecuária. O governador foi claro ao exigir que a agricultura baiana esteja entre as melhores do país, e esse será o nosso foco: fazer mais e melhor, garantindo que o agro da Bahia continue crescendo e se destacando nacionalmente – disse Pablo Barrozo.

Na apresentação do novo titular da Seagri, o governo apontou que o novo secretário tem em seu currículo atuação destacada tanto na capital baiana quanto no interior do estado. Na Assembleia Legislativa da Bahia (2015-2018), “participou ativamente de comissões como Justiça, Agricultura e Política Rural, Ética e Decoro Parlamentar, além da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL)”. Já em 2020, o ex- deputado ocupou o cargo de secretário municipal de Cultura e Turismo de Salvador.

Rosivaldo Pinheiro e Sirleide Rosa foram eleitos, respectivamente, delegado e suplente da Regional Sul da Undime
Tempo de leitura: < 1 minuto

Rosivaldo Pinheiro foi eleito, nesta quinta-feira (27), delegado regional da União dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (Undime-BA), que tem nova diretoria. A escolha ocorreu durante o XXI Fórum da Undime, em Salvador. Rosivaldo será o delegado do Núcleo Territorial da Educação (NTE 5) e responsável por articular os municípios da regional com a Undime nos níveis nacional e estadual e colaborar na educação pública do território. Secretária de Educação de Barro Preto, Sirleide Rosa foi escolhida para a suplência na região.

– A Educação é um desafio para Itabuna e demais municípios do Litoral Sul. Com a nossa chegada para ajudar a coordenar o segmento no Território, aumenta a nossa responsabilidade. Em Itabuna, a gestão tem feito muito pela Educação, trabalhando diuturnamente para superar desafios e estabelecer uma política de transformação para a comunidade. Agora na Undime-BA, nosso compromisso por uma Educação de qualidade no município e no território se torna ainda maior – afirmou Rosivaldo.

A Undime propõe o fortalecimento da educação da Bahia, através da realização do Fórum que é considerado o evento mais significativo por reunir dirigentes municipais, equipes técnicas das Secretarias da Educação, gestores escolares e coordenadores(a) pedagógicos das escolas, dentre outros.

Também promove atendimento técnico do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O Fórum Estadual começou na última quarta-feira (26) chegando ao final hoje (28). A Undime renovou a sua diretoria estadual.

Secretário Adolpho Loyola e a prefeita de Ubaitaba, Gracinha Viana (Avante) em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

A prefeita de Ubaitaba Gracinha Viana (Avante) participou, nesta quinta-feira, 27, de uma audiência com o secretário de Relações Institucionais da Bahia (Serin), Adolpho Loyola, em Salvador, para tratar de projetos de infraestrutura do município do sul da Bahia. Também foi discutido patrocínio do Estado para o São João do município, um dos festejos mais tradicionais do estado.

Gracinha considerou a reunião bastante positiva e destacou a ótima relação com o Governo da Bahia. “O governador Jerônimo tem sido um grande parceiro e sensível às demandas de nossa cidade. Temos participado de audiências e solicitado os investimentos necessários”, disse a gestora.

– Adolpho nos recebeu muito bem e sinalizou positivamente sobre o projeto do São João. Também apresentamos projetos importantes em outras secretarias e em breve teremos grandes novidades, que certamente vão transformar a infraestrutura de nossa cidade – afirmou Gracinha.

Pancadinha durante entrevista ao "Café Ipolítica" confirma ida para a base
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado estadual Fabrício Pancadinha (SDD) confirmou rompimento político com ACM Neto (UB) e a ida para a base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). O parlamentar concedeu entrevista ao Café Ipolítica., na noite desta quinta-feira (27).

Ao ser questionado pelo jornalista Ricky Mascarenhas sobre a ida para o governo. Pancadinha confirmou que está conversando com o governador e, ainda ontem (27), esteve com técnicos da Conder (companhia estadual) visitando áreas para obras de infraestrutura e esportiva.

“Por essa linha, Fabrício, já deixou claro que deve seguir com o governo do Estado”, traduziu Ricky, ao lado da também apresentadora Naty Almeida.

A resposta de Pancadinha, rindo, não deixou dúvidas sobre o novo rumo político:

– Ah, você entendeu, que você não é doido…

Fazendo analogia com casamentos em crise, o parlamentar continuou em resposta. “Tem sua hora para tudo. Tem sua hora para encerrar ciclos. A vida é desse jeito. O cara faz a entrega, a ampliação do Hospital de Base… Aí, eu vou ficar agora fazendo oposição, tem que fazer oposição? Para com isso…”.

Pancadinha já sinalizava, desde o último dia 13, a mudança para a base do governador Jerônimo Rodrigues. Autor de emendas para os hospitais de Base, Manoel Novaes e São Lucas, ele participou das solenidades com Jerônimo e até deu abraço no adversário político e prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Ao PIMENTA, Jerônimo disse, naquele dia, que estava conversando com o deputado.

Assista a entrevista na íntegra.

Atualizado às 11h29min.

Polícia Federal faz operação em Gongogi para combater fraude || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (27), a Operação Jogo Sujo, para combater desvios de recursos públicos e fraudes em processos licitatórios para contratação de serviços de transporte escolar e de engenharia civil do município de Gongogi, no sul da Bahia. Os agentes federais fizeram buscas na prefeitura e outros prédios públicos no município.

De acordo com a Polícia Federal, as diligências apontam que os processos teriam sido fraudados para beneficiar duas empresas do município de Gongogi, que juntas receberam mais de R$ 7 milhões, entre 2021 e 2024. As duas empresas pertenceriam a uma mesma pessoa.

Os mandados de busca e apreensão cumpridos hoje visa a coleta de documentos como processos licitatórios, pagamentos e outros, e ainda mídias, como celulares, computadores e outros, para aprofundamento da investigação em relação à participação dos envolvidos e à (in)execução dos serviços pagos pela Prefeitura.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Gongogi e Salvador. Esta é a segunda investigação conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Ilhéus envolvendo contratos da Prefeitura de Gongogi. No ano passado, a PF fez operação para investigar desvios de recursos públicos, fraudes licitatórias e associação criminosa envolvendo contratos na área de engenharia civil. Neste caso, os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Itabuna.

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA ESQUEMA QUE DESVIOU MAIS DE R$ 7 MILHÕES NO SUL DA BAHIA

Bolsonaro é 1º ex-presidente réu por tentativa de golpe || Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tempo de leitura: 4 minutos

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (26) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro se torne réu pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. A decisão foi unânime.

É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988. Esses tipos de crime estão previstos nos Artigos 359-L (golpe de Estado) e 359-M (abolição do Estado Democrático de Direito) do Código Penal brasileiro.

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

O relator votou para que Bolsonaro também responda, na condição de réu no Supremo, aos crimes de organização criminosa armada, dano qualificado pelo emprego de violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Se somadas, todas as penas superam os 30 anos de cadeia.

Até o momento, seguiram o relator os ministros Flávio Dino e Luiz Fux. Ainda devem votar a ministra Cármen Lúcia e o ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, colegiado composto por cinco dos 11 ministros do Supremo e onde tramita a denúncia sobre golpe.

Em seu voto, Dino buscou garantir que as defesas terão oportunidade de construir suas próprias narrativas, que serão levadas em consideração no momento adequado. “Justiça é diferente de justiçamento”, disse ele.

“Temos que aferir a conduta, uma a uma, independentemente do julgamento moral que tenhamos sobre a pessoa”, assegurou.

Fux destacou que o voto do relator detalhou ponto a ponto as condutas e crimes imputados a Bolsonaro e outros sete aliados. “Em relação à autoria e a materialidade, a procuradoria e o ministro Moraes legaram à turma e à sociedade tudo quanto nós precisávamos saber para o recebimento da denúncia”.

O ministro ressalvou, contudo, que durante o processamento da ação penal deverá apresentar divergências em relação ao cálculo das penas. “Confesso que em determinadas situações me deparo com uma pena exacerbada”, afirmou.

ACUSAÇÃO

Conforme a acusação da PGR, Bolsonaro tinha conhecimento do plano intitulado Punhal Verde Amarelo, que continha o planejamento e a execução de ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

A procuradoria também garante que o ex-presidente sabia da minuta de decreto com o qual pretendia executar um golpe de Estado no país. O documento ficou conhecido durante a investigação como “minuta do golpe”.

Em seu voto, Moraes afirma “não haver dúvidas” sobre conhecimento de Bolsonaro acerca do documento:

“Não há dúvida que o denunciado Jair messias Bolsonaro conhecia, manuseava e discutiu sobre a minuta de golpe”.

Qual a implicação desse conhecimento para o cometimento dos crimes imputados pela PGR deve ser ainda verificada durante a instrução da ação penal, disse Moraes. “A interpretação do fato vai ocorrer durante a instrução penal.”

No voto, Moraes frisou que o plano de Bolsonaro começou a ser posto em prática em julho de 2021, quando em uma transmissão ao vivo pela internet o ex-presidente “atacou as urnas eletrônicas sem nenhum fundamento e sem apresentar nenhum elemento concreto”.

O objetivo seria insuflar aliados e criar o clima para que Bolsonaro permanecesse no poder mesmo com derrota na tentativa de reeleição, em 2022, conforme narra a denúncia, destacou Moraes.

A denúncia “aponta o aumento da intensidade da agressividade de forma progressiva, integrando a execução de seu plano” autoritário, destacou Moraes.

OITO RÉUS

A maioria da Primeira Turma votou ainda para que mais sete aliados de Bolsonaro se tornem réus na mesma ação penal sobre o golpe. Todos compõem o chamado “núcleo crucial” da denúncia. São eles:

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;
Augusto Heleno, general do Exército e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência – Abin;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

DETALHAMENTO

Em um voto longo, com mais de uma hora e 40 minutos de duração, Moraes recorreu a vídeos, tabelas e estatísticas para rebater cada uma das oito defesas. Ele começou por destacar a violência dos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por apoiadores de Bolsonaro.

Um vídeo com cenas da “batalha campal”, como descreveu o ministro, foi colocado durante a sessão da Primeira Turma do Supremo, colegiado responsável por julgar o caso. Para rebater as alegações de falta de provas, Moraes apresentou, na parte final de seu voto, uma tabela relacionando dos os atos apontados pela PGR como criminosos e todas as provas documentais colhidas pela Polícia Federal (PF).

Para Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, “descreveu satisfatoriamente os fatos típicos ilícitos, com todas as circunstâncias, dando aos acusados o amplo conhecimento dos motivos e das razões pelas quais foram denunciados”.

O ministro destacou que o julgamento desta quarta tem por objetivo somente verificar se há indícios materiais suficientes para se abrir uma ação penal, na qual as defesas terão a plena oportunidade de construir suas próprias narrativas sobre os fatos apresentados pela acusação. Da Agência Brasil.

Titular da PGR, Paulo Gonet lê resumo de denúncia em sessão do STF || Imagem TV Justiça
Tempo de leitura: < 1 minuto

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal de início, nesta terça-feira (25), ao julgamento da denúncia contra oito acusados de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e outros crimes, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a Procuradoria-Geral da República, Bolsonaro e os outro setes denunciados formaram o núcleo central da intentona golpista.

Caso aceite a denúncia, o STF tornará réus Bolsonaro; Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022; general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa; e Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Além do crime de organização criminosa armada e tentativa de golpe de estado, eles são acusados de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; dano qualificado pela violência e grave ameaça; e deterioração de patrimônio tombado. A soma das penas pode chegar a até 36 anos de prisão.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro negou as acusações, alegou não ter tido acesso total às provas e solicitou que o plenário – e não a 1ª Turma – do STF julgue o caso. Também pediu a anulação da colaboração premiada do tenente-coronel Mauro Cid e o afastamento dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino do processo.

A TV Justiça transmite a sessão de julgamento no seu canal no YouTube.

Governador anuncia mudanças nas forças de segurança da Bahia || Foto Joá Souza/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues promoveu mudanças no comando das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica (DPT). As nomeações estão publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (25).

O coronel Antônio Carlos Silva Magalhães assume o comando-geral da Polícia Militar em lugar do coronel Paulo Coutinho. O novo subcomandante-geral é o coronel Antônio do Nascimento Lopes.

Na Polícia Civil, o delegado André Viana foi nomeado delegado-geral, substituindo a delegada Heloísa Brito. O novo delegado-geral terá como delegada-geral adjunta Márcia Pereira dos Santos, ex-diretora do Draco, referência nacional no combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado.

Jerônimo com os novos comandantes || Foto Joá Souza/GovBA

O coronel Aloísio Mascarenhas Fernandes será o sucessor de Adson Marchesini no comando do Corpo de Bombeiros. No Departamento de Polícia Técnica, o perito criminal Osvaldo Silva assume como diretor-geral em lugar da perita Ana Cecília Bandeira.

O governador agradeceu aos policiais que deixam seus cargos e falou das escolhas para os comandos das forças de segurança. “É natural que mudanças aconteçam para oxigenar o trabalho. Os novos dirigentes chegam com respaldo técnico, experiência acumulada e credibilidade interna, prontos para impulsionar políticas de segurança mais modernas, articuladas e eficazes para a sociedade baiana”, disse o governador.

MP-BA emite parecer favorável à demissão de servidores aposentados || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Estado da Bahia emitiu, nesta segunda-feira (24), parecer favorável ao recurso da Prefeitura de Itabuna no processo que trata da demissão de servidores aposentados do quadro funcional do município. A Procuradoria-Geral de Justiça reforçou o entendimento da decisão provisória concedida anteriormente pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que já havia determinado a suspensão dos efeitos da decisão de primeira instância que mantinha os aposentados nos cargos.

O parecer do MP-BA aponta que a permanência dos aposentados no serviço público, sem a devida previsão legal, gera grave lesão à ordem e à economia públicas. O órgão baseia sua manifestação no artigo 37, parágrafo 14, da Constituição Federal e na tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal no Tema 1150 de repercussão geral, que proíbe a reintegração ou permanência de servidores aposentados pelo Regime Geral de Previdência Social no mesmo cargo.

Além disso, o MP-BA ressaltou que a manutenção dos aposentados no quadro funcional resulta em ônus excessivo aos cofres públicos, pois implicaria no pagamento simultâneo de proventos de aposentadoria e salários para as mesmas funções. A situação, segundo o parecer, compromete a responsabilidade fiscal do município e inviabiliza a efetivação dos servidores aprovados no último concurso público.

De acordo com a Prefeitura, o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi), um dos requerentes da ação original (relembre), não apresentou recurso contra a decisão liminar que determinou a saída dos aposentados.

Estado cria os programas CNH da Gente e CNH na Escola || Foto Wuiga Rubini/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo da Bahia sancionou os programas CNH da Gente e CNH na Escola, que garantem isenção das taxas do Departamento de Trânsito (Detran) para a concessão da primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para os beneficiados. O anúncio foi feito pelo vice-governador Geraldo Júnior (MDB), ao lado da secretária estadual da Educação, Rowenna Brito.

“O CNH da Gente e o CNH na Escola garantem acesso gratuito à carteira de habilitação para milhares de jovens da rede pública, criando oportunidades de emprego e inclusão social. O governo segue comprometido com a juventude, oferecendo novas perspectivas e afastando os jovens da criminalidade por meio de ações como o Programa Bahia Pela Paz”, disse Geraldo Júnior.

A secretária Rowenna Brito destacou a importância da ação para os estudantes da rede estadual. “Estamos falando de 10 mil vagas no programa CNH da Gente, das quais 5 mil são destinadas a estudantes da rede estadual com mais de 18 anos e que fazem parte do Bolsa Presença. Além disso, 2 mil vagas são reservadas para estudantes com menos de 17 anos, que terão a oportunidade de realizar a parte teórica da habilitação ao longo de dois anos”, detalhou.

A medida vai beneficiar, especialmente, estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual. Além disso, o programa também atenderá a população cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), promovendo mais oportunidades para quem deseja ingressar no mercado de trabalho.

CRITÉRIOS

Os programas serão executados pelo Detran-BA. Para participar, os interessados deverão atender a critérios específicos, como ter mais de 18 anos, estar inscrito no CadÚnico, saber ler e escrever e residir no estado da Bahia. Os estudantes menores de 17 anos poderão iniciar a formação teórica, preparando-se para a obtenção da CNH no futuro.

O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, ressaltou a importância dos programas para a inclusão da juventude baiana. “A sanção dessa Lei promove dois projetos prioritários para o Governo do Estado da Bahia e para o povo baiano. A CNH da Gente e a CNH na Escola representam garantia do acesso à Carteira Nacional de Habilitação para estudantes e a população ingressa em projetos sociais. Nesse primeiro momento, são mais de 12 mil vagas. Nós faremos o anúncio, em breve, de quais são as regras e normas para que os interessados possam realizar o cadastro, que será feito integralmente pelo portal ba.gov.br”, afirmou.

Prefeitura vai fazer seleções para a Semps e a Sesau
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Ilhéus (Semps) instaurou comissão responsável por organizar processo seletivo simplificado para a Pasta. O grupo de trabalho é formado por cinco membros, inclusive a secretária Sayonara Machado, que preside os trabalhos.

A comissão também é composta pelo superintendente financeiro Antônio Ocké; a supervisora administrativa Lohaine Ribeiro; a assistente social Cristiane de Almeida; e a supervisora de Proteção Social Básica, Gabriele Silva Ribeiro.

A Portaria nº 295, publicada na última sexta-feira (21), estabelece que a comissão deverá encaminhar a seleção dos inscritos para a Secretaria de Gestão elaborar os atos de homologação do processo seletivo. Ainda não há data definida para a publicação do edital.

SELEÇÃO DA SAÚDE

A Prefeitura de Ilhéus também vai fazer processo seletivo para o preenchimento de vagas na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Medida semelhante já foi adotada pela Secretaria Municipal de Educação.