Tempo de leitura: < 1 minuto

A corregedoria do 15º Batalhão da Polícia Militar em Itabuna abriu processo para investigar um aspirante a tenente. Na quarta-feira, 18, ele teria xingado uma senhora e um jovem que assistiam à tentativa de uma patrulha da PM de prender assaltante que se lançou no rio Cachoeira.
O aspirante mandou que o jovem se retirasse do local. O rapaz atendeu à “ordem” e aguardava a multidão abrir espaço para que pudesse sair. O mal-educado aspirante foi identificado por foto. Chama-se Monivon.
Mal-educado pois usou palavras “duras” contra o jovem de 26 anos.
E bradou: – Vá tomar no #$! Vá se f*&+&!
O jovem reagiu lembrando da condição de ambos: – Sua sorte é que você é polícia, porque certas coisas não se fala para um homem”.
O aspirante voltou a intimidar, com uma perguntinha, digamos, básica: – Você quer tomar umas ‘broca’?
O jovem teve que responder que não, sob ameaças.
A denúncia na corregedoria diz que o policial ainda teria repetido os palavrões para o jovem. Quanto à senhora também vítima da sanha, foi intimidada quando tentou identificar a patente do militar.
Triste exemplo!

28 respostas

  1. É verdade Caio, essa nossa pm é uma piada! Claro que não podemos generalizar, mas 90% do seu efetivo deveria ser expulso da corporação. Ora, é do conhecimento de todos que PM’s, além de cometerem abusos contra os cidadãos, também recebem dinheiro, “por fora”, principalmente de prefeitos, a fim de perseguir seus adversários. Mas, infelizmente, estamos num mato sem cachorro, pois a PM não tem comando e o MP, que deveria zelar pela integridade do povo, até agora não se manifestou. Essa PM é mesmo uma VERGONHA!

  2. Taca nele, quem tem que tomar uma broca e esse Monivon, eu sei bem quem é esse sujeitinho, é ignorante mesmo, isso quer dizer que o poder da farda quer bater nos inocentes, solte ele no Maria Pinheiro ou na Nova Califórnia e manda bater nos traficantes rsss quer ser valente rss!

  3. ISSO É A CATEGORIA QUE ELEGEU UM DEPUTADO, UM PREFEITO,E AGORA QUER BOTAR OUTRO MILITAR NA POLITICA. E NÓS AINDA PENSAMOS EM VOTAR NELES .E ELES NÃO SABEM COMANDAR E NEM DICIPLINAR SEUS HOMES,VAI ACERTAR COMANDAR UMA CIDADE ,NEM MUITO MENOS UM MANDATO DE DEPUTADO ESTADUAL.O QUE ACONTECEU COM ESSE RAPAZ,NÃO VAI DAR EM MADA.VÃO PASSAR MEL NA BOCA DO RAPAZ.

  4. Nossa mãe já dizia… “Meu filho , estude pra nao virar PULIÇA”…
    Esses “puliçiais”, trabalham com baixoa salários, ñão possuem um nível de instrução… e acham q com um pedaço de pano no corpo e uma arma na cintura podem afrontar qualquer cidadão de bem… Acorda COMANDANTE, providencie um CURSO intensivo para seus “HOMENS” de BOAS MANEIRAS com a sociedade, pois eles estão precisando…

  5. Se for um aspirante que estou pensando, realmente é um truculento. Certa vez, estava no Bairro de Fátima, brincando com uns amigos jogando daminó, e uns policiais de motos, determinaram a um rapaz que estava dirigindo uma retro escavadeira para, assim o fizeram, entretanto, o motorista da retro escavadeira, estava bastante nervoso, se movimento para um lado e para outro. Não é que chegou depois um aspirante, magrão, alto. Menino, desceu o sarrafo no cara, o irmão do cara chegou, apanhou também. Por fim o motorista da retro escavadeira, de tanto apanha saiu desmaiado. Não tentei ajudar o cara com medo de apanhar, porque primeiro o sarrafo comia para depois saber quem era. Depois fui procurado pelo motorista da retro escavadeira, dei meu nome e endereço para indicar como testemunha da façanha dele, já que o motorista havia prestado uma “queixa” no Ministério Público, uma representação na Policia Militar. Até hoje quando vejo o “aspirante” lembro do caso. Deve ser o mesmo cara ou será que a Policia Militar está cheio destes tipo?
    A problema é que não vemos resposta destas ações, recentemente vimos o tenente Marcos Aurélio, salvo engano o nome, dá ré em um veículo e bater em um rapaz em frente a um Delegacia no Complexo Policial, tudo filmado e registrado. O que aconteceu??????? e assim são os outros casos.
    Estamos diante do registra-se e arquive-se.O que é uma pena, pois estão sujando o nome da nossa briosa PM.

  6. Infelizmente o referido aspirante ainda não aprendeu o que é abuso de poder, autoritarismo e exacerbação dos atos praticados por ele no exercício das funções, bem como de que cidadões comuns “pobres mortais” também tem direitos. E uma pena que tal militar está prestes a galgar o oficialato da BRIOSA POLICIA MILITAR. Muito triste.

  7. Como alguém se referiu aos militares como políticos, não devemos esquecer que, quem comanda a polícia, assim como os demais órgãos estaduais – espera-se – é o Governador e sua equipe de secretários(pelo menos deveria ser).
    Se o comando maior do estado é frouxo, não toma atitudes, os inferiores se acham no direito de cometer arbitrariedades, …!!!
    Enquanto isso a (in)segurança pública no nosso estado é de fazer vergonha a qualquer um, …!!!
    Em Salvador já estão matando dentro de casa. Não é preciso nem sair da sua redidência para morrer devido à falta de segurança pública, …!!!
    Aqui em Itabuna é cada vez maior o número de residências com alarme, cerca elétrica, além de outros aparatos, …!!!
    Quem está sorrindo à toa são as empresas de segurança privada. Estão lucrando como nunca, …!!!
    E nós, simples mortais, contribuintes, continuamos a pagar impostos para sustentar uma segurança precária, ineficiente, amadora e improvisada, feita por alguns que se esforçam, é bem verdade, mas por tantos outros que só fazem bobagem, como citado no exemplo da reportagem, tema dos comentários aqui postados, …!!!
    Quanto a este tipo de elemento, o “aspira”, nada como um bom psicoteste para descobrir quem é desajustado e retirar da corporação (trabalho profissional), …!!!

  8. esse rapais estavar na comfusao no restaurante galo vermelho com o tenente maco aurelio essa policia q nos temos coronel presso etenente querendo bater em gente de bem.

  9. Infelizmente esse fato é coisa muito comum quando se trata da polícia. Seja militar ou ciil. Eles se acham impunes e agem como se fossem a autoridade máxima, sem respeitas os direitos dos outros.Nesse caso, sem respeitas os outros mesmo.
    Tenho esperança que um dia essas pessoas possam serem punidas como outras quaisquer e que a justiça faça valer de verdade e para todos.
    Ao jovem,só posso dizer que lamento muito e que fique bem longe desse povo. Eles são muito piores do que o pobre bandido que pulou ni rio.

  10. Pois é o cara tá saindo como oficial,e já dar uma noçao da sua formamção como militar,imagine os saldados da vida…….corta pela raiz………………..

  11. Recentemente, escrevi a esse blog a respeito de uma cena de abuso policial e não de autoridade (já que de soldado a tenente nao existe autoridade) e não vi nada publicado nesse blog. Informei todos dos dados, como e onde ocorreu (proximidade da ponte Marabá na Pça Camacan) e não sei porque nada foi noticiado.
    Talvez esse jovem seja parente de algun dos blogueiros. Enfim, isso não tira o mérito da notícia. Espero que alguem resolva iniciar uma cruzada contra o abuso desses abutres que se vestem de policiais em Itabuna.
    PUNIÇ~ÇAO JÁ

  12. Qualquer dado adicional sobre o provavél ex-futuro Tenente ou qualquer denúncia sobre atitudes incorretas da PM-BA,favor contactarem com a ouvidoria da Policía Militar através do e-mail ou telefones abaixo para as devidas investigações.
    PM-BA
    Polícia Militar da Bahia
    Ten. Cel. PM André Souza Santos
    Telefones:(71) 3117 4470/ 4475/ 4480/ (71) 3117-4474
    e-mail: pmba@ouvidoria.ba.gov.br
    1-Quartel do Comando Geral da PMBA – Av. Carlos Gomes, Centro. Tel(71) – 3117-4470
    2-Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) – Comércio, Av. da França. Tel (71) – 3117-1556
    3- Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) – Av. Centenário, Shopping Barra – Térreo. Tel (71) – 3116-7831
    Ouvidoria Geral do Estado da Bahia
    0800 284 0011

  13. Querida Cíntia,
    a vítima do aspirante não possui nenhum grau de parentesco com os blogueiros. A denúncia de abuso do militar foi feita à corregedoria da Corporação. E o acusado está devidamente identificado.
    Abraços,

  14. Parabenizo os jornlistas deste blog. Vocês reproduziram o fato exatamente como ocorreu. Eu estava lá e presenciei tudo. Cena como aquela é lamentável e vergonhosa.
    O rapaz nada disse e fez, pelo contrário. Foi educado e comunicou ao aspirante que já estava retirndo sua bicicleta do local, pois temia que machucasse alguém.
    E mais o tal aspirante não estava de serviço, não. Ele chegou em um carro particular de cor verde, tinha um oficial à frente da situação que em momento algum destratou ninguém.
    Agora, segue a pergunta, entre espetáculo para prender um ladrãozinho de galinha e ofensas a um cidadão, a PM conseguiu pelo menos pegar o meliante?

  15. Caro companheiro de comentário Negrão, eu moro no bairro onde ocorreu o fato relatado pelo senhor. Talvez o amigo não saíba mas o motorista da retroescavadeira estava bêbado, e por pouco não atropelou algumas crianças que brincavam no local, eu inclusive liguei para a polícia militar para ir lá retirá-lo da rua.
    O homem além de bêbado estava agressivo com os moradores. Uma atitude insana daquele homem. Neste caso a PM ACERTOU!

  16. Caros amigos!!Li,refleti e conclui que ser policial nesse país é muito,mas muito difícil.Sou policial militar há treze anos,SOLDADO da PM/BA,trabalho aqui em Itabuna,pai de três lindas crianças,nono semestre do curso de Direito,e observo a aversão desmedida por uma classe que tão-somente sai de sua residência para trabalhar sem ao menos saber se retornará para sua casa ao final do dia,como faz qualquer “servidor público”.Pois bem,como postou o redator desse blog,o miliciano ora em comento já fora identificado e após sindicância saberemos se há materialidade e se acaso o aspirante deu causa ao ato da suposta arbitrariedade,a honrosa advogada descreveu bem,não somos autoridades e sim agentes de autoridade,mas abutres,até o presente momento a nossa Carta Magna não prevê essa tipificação para nós policias.A população leiga,tem um péssimo costume de generalizar um ato atribuído a um policial para toda uma classe de policiais honestos,honrados e acima de tudo zelosos com a missão que nos fora atribuída que é PRESERVAR a INCOLUMIDADE do CIDADÃO,mesmo com o RISCO da nossa própria VIDA.O treinamento estatal dado ao futuro policial militar é unificado no nosso Estado,se fosse a má formação,todos os trinta dois mil policias militares estariam cometendo desatinos e a Bahia sofreria com certeza uma intervenção federal,mas esse não é o caso.O policial trabalha em situações extremadas,pois,um vacilo e estaremos mortos ou ceifando vidas inocentes.Outro ponto a ser destacado,é que com advento da Constituição de 1988,todo e qualquer ato cometido por policiais(civis,militares ou federais)devam ser investigados por suas corregedorias e/ou pelo Ministério Público.Aquele que se sentir ameaçado por qualquer agente estatal de segurança pública deverá recorrer a esse remédio constitucional e não ficar insinuando perseguições ou desatinos de supostos policias à mando de prefeitos.A segurança pública está um caos devido a nossa própria culpa,se votamos mal,teremos péssimos gestores governamentais.Vivemos em um país democrático e em um estado de direito,democrático pela liberdade de realizarmos atos civis plenamente e de direito por estarmos legitimados a exerce-los,sendo esses direitos protegidos em toda a sua natureza.Ao ler os comentários postados aqui fiquei muito triste,percebi que todo sonho idealizador de fazer o melhor não significou nada,pois sou um ABUTRE,MAL EDUCADO e não ACULTURADO,porque quem é policial nunca sentou em uma cadeira escolar para ao menos escrever o nome,todos esses abusos com uma instituição que serve a sociedade baiana e não ao governo vigente temporário foi descrito aqui.Agradeço à vocês por me nortearem e saber que às vezes aquele que nos dá um bom dia ou um singelo sorriso,o faz não por virtude como pensava antes de ler esses comentários,mas por puro interesse.A POLÍCIA QUANDO ESTÁ PERTO INCOMODA,MAS QUANDO ESTÁ LONGE SENTEM FALTA!!!!Viva a DEMOCRACIA!!!!

  17. Celson, não acertou não. O que discutimos aqui é a violência policial, a forma de agir. O cara poderia até está “bebado”, mais precisava massacrar o cara, até sair desmaiado? bater no irmão dele que chegou depois para ver o que ocorria? Veja que os policiais de moto que o inteceptaram, não bateram nele. Somente após a chegada da viatura foi que começou o massacre. Se ele estava bebado era só apreenderem o veículo, levar ele preso por esta conduzindo veículo bêbado e reter a CNH dele. Mais da forma como o aspirante a oficial agiu, foi errada. Garanto que aquilo ele não aprendeu na Acedemia de oficiais da policia militar.

  18. Neto,
    Tenho vários amigos na polícia, e sei das condições de trabalho precário e do baixo salário recebido pelo policial, no entanto não podemos deixar de reconhecer que a grosseria, a truculência e a violência foram institucionalizados nas PM´s há bastante tempo, práticas consolidadas no período de chumbo vivido no Brasil.
    Qual de nós não viu ou conhece relatos de policias que abusaram de poder? Infelizmente continuamos a tratar como casos isolados, que não é.
    Veja o exemplo do caso do bairro de Fátima. Mesmo estando bêbado, tendo cometido algum delito, arruaças, etc, não cabia a polícia aplicar uma surra ao cidadão em questão. Deveria ser imobilizado (o que não devia ser tão difícil) e conduzido a delegacia.
    É comum a população concordar quando a polícia age com violência contra um ladrão pego em flagrante, esquecendo ela que ao aprovar tal procedimento valida tais práticas pra qualquer outra situação, ou seja, a barbárie, a ausência de Lei.
    Penso diferente, policiais educados e que respeitam a Lei são exceção, e são vários.
    Precisamos efetivamente reformar nossa policia, e essa mudança começa com a mudança de oficiais que historicamente foram envolvidos ou coniventes com tais práticas. Essa era a minha expectativa com o Governo Wagner, o que não tem ocorrido.

  19. Se 90% (noventa por cento) dos nossos são abutres indesejáveis, por que fazemos tanta diferença quando simplesmente não podemos estar neste ou naquele lugar… Chovem os telefonemas na Central: Pedimos “abutres” para dar segurança em nossa(o) rua, praça, feira livre, campo de futebol… “Abutres desqualificados”, pelo amor de Deus, precisamos de vocês, não façam greve !!! Me desculpa gente, mas assim como Neto este velho policial tambem veste as cores da PM. Já se vão 12 (doze ) anos de intensa dedicação. Agora, somente agora descobrí que para a sociedade “tupiniquim” de Itabuna não passo de um “abutre mal formado”, alguém cuja presença ou não em algum lugar é descartável. Pobre sociedade, tão confusa… Sei quem sou e quem são a maioria dos nobres companheiros de farda, sabemos exatamente que quando estamos longe fazemos muita e muita falta. Não serão opiniões vazias que vão tirar meu orgulho !!!!

  20. Neto. Generalizar e um grande pecado. Concordo com voce em grau e genero, mas o que estamos discutindo e arrogancia, truculencia de um policial que infelizmente esta sujando todos voces. Voces poliçiais corretos, honestos e dignos, tem que ajudar aos seus superiores a excluir sujeitos como esse tal de MONIVON. Que nao tem nenhuma condiçao de esta na poliçia e principalmente ser promovido a tenente. Quanto a tal sindicançia, nunca e divulgado para a sociedade, o resultado na maioria das vezes nao da em nada.Tenho amigos poliçiais, e estes se comportam dignamente. Agora que existe poliçiais que se ACHAM… Existe sim. E voce sabe muito bem disso.

  21. Governo vai, governo vem e a Polícia continua a mesma.: A da Repressão Violenta. A inabilidade de lidar com o cidadão e dificuldade de entender qual deveria ser o seu papel na sociedade.
    Em Itabuna vivi duas situações. Na primeira, policiais militares revistavam um cidadã quando meu vizinho, um menor de idade, passou pela local logo em seguida. Foi abordado de forma brusca, e encostado no muro. Quando cheguei perto para esclarecer que o garoto era meu vizinho e que acabava de sair de casa o pm se virou para mim com a arma em punho, gritando e ordenando que eu me afastasse. Na segunda vez encontrei pelas madrugadas uma mulher que fugia do marido, toda ensanguentava. Acompanhei-a até um telefone público e liguei para a policia militar solicitando uma viatura. A policial que me atendeu se resignou a perguntar o que nós estávamos fazendo na rua àquela hora e se havíamos bebido. Toque de recolher ? Lei Seca ? acabei levando a pobre para minha casa e no outro dia ela deu a quaixa.Estava na casa dela quando o marido chegou batendo. Liguei para a ouvidoria.
    Quando meu filho sai de casa tenho que orientá-lo a se defender dos miliantes e, o mais importante, se defender da Polícia Militar. Em Salvador a Policia está promovendo um verdadeiro extermínio.

  22. Um número significante de aloprados, imaturos, ignorantes,etc,etc,etc estão ingressando na PM através dos concursos públicos.
    Como? Um dado impressionante para essa aprovação em massa desses “cabras”, é revelado através do “decoreba”.
    Cadê a Psicologia? Cadê as Relações Humanas? Cadê o ” Curso Preparatório”?
    Esse tipo de “POLIÇA”, tem que ir pro “XI-LINDRÓ “. kkkkkkkkkkkkk

  23. Quem tem que ir pro “XI-LINDRÓ”, são os filhinhos de papai dessa cidade que ficam nos postos de combustivel cheirando pó (cocaína), quebrando garrafas, promovendo rachas, perturbando o sossego de todos nós…
    São eles que financiam o tráfico de drogas, comprando para “alegrar” suas baladas de fim da semana…
    Se há violência, a culpa é de vcs, todos hipócritas!!!!!!!!!!!

  24. Madeirada, vc é um abestalhado…
    Quem é vc pra falar alguma coisa seu sem moral!!!
    Parceiro, vc disse tudo, esses otários que financiam
    o tráfico de drogas e depois ficam dando uma de vitímas!!!
    Vão a merda todos vcs que pensam dessa forma.

  25. VCS MERECEM É FICAR COMO ESTÃO, NAS MÃOS DOS VERDADEIROS ABUTRES: OS TRAFICANTES, “OS MALAS”, BATEDORES DE CARTEIRA, PORQUE É DELES QUE VCS GOSTAM. QDO ALGUEM BONZINHO ENTRAR NA SUA CASA, NÃO DISQUE 190 NEM 197, LIGA PRA O DISK PIZZA, TAVEZ VCS POSSAM TER UM DIA FELIZ COM OS BANDIDOS QUE VOS PERTURBAM.
    VCS NÃO AJUDAM O TRABALHO DA POLICIA E AINDA CRITICAM. COMPREM ÓLEO DE PERÓBA.

  26. Caros leitores,
    Acredito que a nossa corporação está empregando seres humanos melhores, porém, não posso deixar de concordar que ainda existe uma deficiência na triagem de pessoal durante a formação do Oficialato. Acreditem, existem policiais militares que só querem fazer o que é certo com humanidade e benevolência. Tenham fé, porque eu tbm tenho.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *