Tempo de leitura: < 1 minuto

Nomeação de Juliana será apreciada novamente dia 1º de abril (foto: Divulgação).
Nomeação de Juliana será apreciada novamente no dia 1º de abril.

A advogada Juliana Burgos teve sete votos favoráveis e seis contra a aprovação do seu nome para a Procuradoria-Geral do Município, há pouco. O resultado ainda não é definitivo, pois o nome dela ainda será submetido a uma segunda e decisiva votação na quarta-feira da próxima semana, dia 1º de abril.
Os vereadores Wenceslau Júnior, Raimundo Pólvora, Clóvis Loiola, Roberto de Souza, Ricardo Bacelar e Vane do Renascer votaram contra a nomeação de Juliana. Para isso, alegaram projeto aprovado na legislatura anterior e que proíbe o nepotismo em qualquer esfera do governo municipal.
Votaram a favor de Juliana os vereadores Didi do INPS, Gérson Nascimento, Milton Cerqueira, Milton Gramacho, Solon Pinheiro, Rose Castro e Ruy Machado. Estes, se revelaram sensíveis aos argumentos da família Burgos, dentre os quais o de que a lei antinepotismo é “falha”.
Ela precisa de nove votos para ter seu nome aprovado. Caso a rejeição ao nome de Juliana seja mantida, será a primeira derrota política contabilizada pelo prefeito José Nilton Azevedo (DEM). Até a próxima votação, dia 1º, o governo terá ainda mais tempo para negociar.
Quem dos seis vai ‘dar para trás’?

52 respostas

  1. É Solon se rendeu a mamata que a prefeitura ofereceu, seguiu os conselhos de DINDIM do INSS, fez um docinho pra aumentar o seu passe….
    Se toca Solon vc tem tudo para fazer um otimo mandato.

  2. Ra, Raai… QUAL É A MÚSICA, com 13 LETRAS ?
    A música é: “Geni E O Zepelim”, de Chico Buarque.
    “Joga pedra na Geni
    Joga pedra na Geni…”
    Que camara, que vergonha !!

  3. Não quero aqui, colocar em xeque a competencia da Dra. Juliana Burgos.
    Mas é inadmissivel que o edil crie a LEI ANTINEPOTISMO e, no momento de colocá-la em prática venha com argumentos falaciosos para assegurar o NEPOTISMO.
    Se for para criar LEI e não cumprí-la, que aprovem a permanencia de Dra. Juliana.
    Como diz o ditado popular: “bunda de indio ou calça de veludo”. Ou seja, ou se cumpre a lei ou então deixa a mulher trabalhar – ao menos esta tem competencia!!!

  4. Inté parece que estamos na cidade de Saramandaia que era governada por Uldorico Paraguassu, do Bem Amado…
    Pra quem não assistiu, tá vendo agora na vida real.

  5. A lei utilizada como argumentos pelos vereadores pra não aprovar o nome da procuradora é inconstitucional.
    Além disso, a norma deixa de contemplar os vereadores como detentores de cargo eletivo.
    Por ela, os vereadores não são eleitos, o que gera uma incongruência. Não se sabe por essa regra como eles foram investidos no cargo.
    Argumentos a favor se baseiam em entendimento consolidado no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, que através de súmula (Vinculante diga-se)se posicionou em diversos acórdãos pela não configuração do nepotismo em casos semelhantes.
    Mas como a Corte Suprema encontra-se na pirâmide abaixo da Câmara Municipal de Itabuna, resta concluir que estamos diante de mais uma instância recursal.
    Muito me admira, os representantes do Legislativo que recentemente juraram cumprir a lei orgânica e as leis do país votarem contra uma situação absolutamente legal.
    Sujos são aqueles que querem muito mais que a legalidade para aprovar o nome dessa mulher que possui plena capacidade para representar o Município.
    Que venha um incompetente para ocupar o cargo e VIVA a Não democracia, viva ao nosso NÃO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

  6. Sollon, já passou por vários lados em Itabuna, passou por Geraldo, Zé de Cuma, Renato Costa…
    O voto de Sollon a favor dos Burgos, custou muito caro. Fonte segura afirma que esse voto custou 12 cargos que ainda estão para ser nomeados e o contrato gordíssimo com o Jornal Agora. Mas como ética ficou para poucos, afirmo que Sollon não se inclue nesses poucos.
    O povo tá de olho!!! Um frangote desse ainda quer ser candidato a deputado estadual.
    Sai do muro Sollon. Desça do salto, pq já se passaram 3 meses, a ti restam 3 anos e 9 meses apenas. O tempo passa rápido.
    Quando vamos à uma guerra e no final da guerra õ guerreiro ganha uma medalha de honra, é porque ele fez por merecer foi honrosos, guerreiro e fiel, defendo a nação até o fim.
    Sollon, vc tem compromisso com o povo ou com o Capitão?

  7. Definitivamente Itabuna pareçe nao ter mais jeito. De onde voce menos espera, e que apareçe. Acreditar que Solon Pinheiro votou a favor do Nepotismo, e o fim da picada. Os outros que votaram a favor, nos nao podemos esperar nada de digno, pois sabemos o que sao, o que fazem, como e porque foram eleitos. Meus pesames, Solon.

  8. Ah!! Eu tb quero ser da família BURGOS, até tenho Burgos no sobrenome, mas num tá valendo né?
    Mas que vergonha esse governo do Sr. Azevedo!!
    Realmente uma vergonha para nossa cidade, principalmente em se tratando da família Burgos e do senhor então renomado advogado Carlos Burgos…
    Espero que esses vereadores façam cumprir a lei e mantenham-se firme, não se deixando comprar, pq com certeza tentarão!!
    Mas aguardar o tão esperado 1º de abril…

  9. Justificar o voto a favor de Juliana argumentando que a lei antinepotismo é “falha” mostra o caráter falho de tais vereadores, pois preferem buscar falhas para fazer o errado a simplismente comprir uma lei tão simples.

  10. doutora, competência a parte, a senhora é muito nova, tem um futuro pela frente, saia desta disputa, construa a sua história profissiomal longe deste meio. é o meu conselho.
    dr. carlos burgos, utilize a sua autoridade de pai e tire sua filha desta exposição moral, que absurdo. é o meu conselho.
    família burgos, saiam fora do governo, se vcs tem competência, procurem um emprego, saiam debaixo do guarda chuva de proteção do velho, do secretário, andem de cabeçca erguida. é o meu conselho.
    prefeito, recupere a moral do cargo e exonere todos da famílias burgos. é o meu conselho.

  11. NUNCA VIR TANTO PUXA SACO COMO HOJE NO PLENÁRIO,A PREFEITURA VEIO EM PESO PRA TOSER PRA JULIANA BURGOS. NAS NÃO TEVE JEITO,FALTOU UM POUQUINHO.ASSIM QUE SAIR DO TRABALHO, JÁ OUVIA ALGUAS PESSOAS COMENTANDO SOBRE A VOTAÇÃO.E NÃO FALAVAM SOBRE O RESULTADO,MAIS SIM O NOVO APELIDO DE SOLOM PINHEIRO, QUE ELE AGORA VAI SE CHAMAR SOLOM DINHEIRO.E ESSE APELIDO VAI PEGAR,POR CAUSA DESSE VOTO VÃO PARTI SOLOM DINHEIRO NO MEIO.

  12. rpz quen diria solon pinheiro q era do lado de lar juntamente com dr gerso nascimento quen diria hen oq dinheiro nao faz por um votaçao serar q acamara vai recuar vms ver onde isso vai dar agora min diga uma coisa serar q e no dia 1 de abril msm pode ser um dia muito espeçial ou melhor das mentirinhassss

  13. SOLON:
    NÃO MANCHE A HISTÓRIA POLÍTICA E DE VIDA, DE SUA AVÓ !
    OH MENINO, TOME PRUMO NA VIDA, VOCÊ LESOU A BOA FÉ DE MUITOS AMIGOS E AMIGAS DE SUA AVÓ, VOTANDO EM VOCÊ.
    SE RESPEITE. É O MEU CONSELHO.

  14. É impressionante como os homens não tem vontade própria. Não estou falando se Juliana é ou não é capaz. Mas, estou falando na incapacidade ideologica dos homens. Como podemos acreditar em representantes do povo quem não sabem a finalidade da função. Ficou claro que ambos os lados estão ali pela facilidade do poder e dos interesses. Como podemos esperar alguma coisa de uma povo pelo povo se o respresentantes do povo não pensam pelo povo, mas no interesse de quem me beneficiará mais. Sejam homens e assumam seus interesses é muito melhor. Juliana saia dessa vc é mais superior do que tudo isso.

  15. Parabéns aos nossos vereadores: Wenceslau Júnior, Raimundo Pólvora, Clóvis Loiola, Roberto de Souza, Ricardo Bacelar e Vane do Renascer… q até então fazem valer a força da lei!!!E Dra. Juliana… pare de se humilhar!!! A Sra. mendigando votos??? Ou seria comprando??? Q coisa ridícula!!! Tráfico de influências é crime, não sabe disso não???????!!!

  16. Anotem aí pessoal, os nomes dos vereadores que sempre se venderam:
    Ruy Machado (PRP),
    Milton Cerqueira (DEM),
    Milton Gramacho (PRTB),
    e Didi do INPS (PDT)
    Agora, anotem os nomes dos novos vereadores que já começaram se vendendo:
    Gérson Nascimento (PV),
    Rose Castro (PR),
    Solon Dinheiro (PSDB)

  17. O que fazer diante das seguintes situações: um homem pobre e faminto rouba um pouco de comida no mercado para alimentar a família; uma mulher grávida sem moradia habita ilegalmente um alojamento exclusivo para estudantes; os CDs estão tão caros nas lojas que as pessoas compram do comércio pirata; os impostos sobre as lojas são tão altos que os comerciantes os sonegam.
    Situações como estas resultam em um nó na cabeça de muitas pessoas. Às vezes, fatos não possuem um contorno muito definido entre o que é certo e o que é errado. Ou, se é certo por um lado, é errado por outro. Estas situações se localizam no ponto cego da sociedade, justamente sobre a fronteira entre a moral e o legal.
    A moral são aqueles princípios básicos de uma sociedade: liberdade, dignidade, direitos e deveres etc. Isto inclue a ética, que deveria ser defendida por todos, e os valores, que deveriam mapear os relacionamentos coletivos. Tudo isto, em suma, está à defesa da convivência harmoniosa, isto é, o essencial de uma sociedade em equilíbrio.
    O legal é aquilo regido por lei. A fiscalização e a punição servem unicamente para que a lei seja válida e aplicada igualmente a todos. As leis são, no fundo, um modo de regulamentar a moral de uma sociedade, cobrando seus cumprimentos para que não haja atrito entre as partes.
    Tomando o primeiro exemplo no início deste texto: um homem pobre e faminto, algo que bate de frente com o que deveria ser garantido pela Constituição, rouba comida, fato que bate de frente com as leis, que impedem o roubo. Como proceder quando um cenário de imoralidade (a fome) leva a um outro de ilegalidade (o roubo)? Deve-se punir por um ato aquele sujeito que já é punido diariamente?
    Pensando assim, os órgãos executivos da Constituição estão sendo imorais à medida que não fazem valer a lei, ou poderia dizer que estão sendo ilegais à medida que não viabilizam a moral. A questão é complexa. Naturalmente, pune-se, mas deve-se entender que “crimes” como estes não podem ser classificados no mesmo patamar de outros crimes.
    Os impasses mais complicados existem quando misturam de forma conflituosa a moral e o legal. Quando envolvem interesses diferentes nos quais um defende a moral, mas atua de forma ilegal, e outro defende o legal, mas atua de foram imoral. Acima de todos estes debates, nota-se que nem sempre a moral e o legal andam juntos. Às vezes, o choque entre os dois lados é tão forte que, para solucionar o nó, deve-se não fazer uma escolha fácil – o que pode ser impossível –, mas exigir um sacrifício. Moral ou legalmente, depende de qual escolher.

  18. É impressionante que ainda nos dias atuais sejam tão visivèis as marcas de uma política macabra, os interesses do individuo acima da coletividade. Percebi nessa plenária realizada hoje um mixto de circo dos horrores e gaiola das loucas. Tudo parecia tão teatral, com direito discursos emocionados e beijinhos no final. Que comovente!!! Nomes para procuradoria é que não faltam, a briga agora é de uma minoria elitizada chamada Juliana Burgos e família X a população itabunense.
    Essa vitória pdoe ser apenas dela, assim como a derrota será de todos nós e da democracia.
    Sem desmerecer competência de ninguém, mas na pior das hipóteses senhores legisladores e operadores do direito, Senhores doutrinadores e jurisprudenciais ( jurisprudenciaveis), na dúvida o melhor a fazer é não ultrapasar.

  19. Minha familia toda votou em Solon Pinheiro, pois ficamos decepcionado com a atitude desse vereador que tanto acreditei.
    Quando começaram a formar o grupo do G7 com objetivo de organizar a mesa do Legislavito Municipal, Itabuna em peso comentava que ali estaria um grupo de respeito unido para trabalhar com interesse no melhor para nossa cidade. Hoje Solon Pinheiro, Itabuna se envergonhou com o que você fez, se uniu com um grupo de vereadores que não tem o menor respeito com a nossa comunidade, pois só visam interesse próprio. Drª Juliana Burgos está ali a pedido de Fernando gomes junto com Dr. Carlos Burgos, o objetivo é pra ajudar o ex-prefeito nos processo judiciais que tanto tem para responder. Espero Solon, que na segunda vez não venha envergonhar nossa cidade, pois está em tempo ainda de se retratar com a população Itabunense. Pense que seu proposito é sair candidato a deputado estadual ou federal. Cargos na prefeitura não é tudo. Melhor do que isso tudo é o respeito com a comunidade. Não quero acreditar que você está se vendo para ajudar Juliana Burgos. Parabéns Vane, Wenceslau, Robeto de Souza, Ricardo Barcelar, Loiola e Raimundo Polvora vocês mostraram respeito com a comunidade e compromisso com toda população.
    Muito Obrigado
    Grupo jovem de Itabuna

  20. A sessão plenária só não pegou fogo porque tinha de um lado o Pastor Elias Fernandes (marketeiro diga-se de passagem com vasta experiência na assessoria de deputado e vereador)e o Pastor Sandro (articulador inteligente, da área do direito) cada um de um lado da plenária orando o tempo inteiro, pra que o capeta não estragasse a festa. Sábio foi Loiola de antemão reforçando seu time pois sabe que maus ventos estão o esperam..estratégia pura, de um vereador que,com certeza não será de um mandato só.

  21. PARABÉNS PARA OS HOMENS DE BEM DA CAMARA DE VEREADORES O G 6. ESTOU COMPLETAMENTE FRUSTRADO COM O JOVEM SOLON DINHEIRO. CARA, EU E GRANDE PARTE DA JUVENTUDE ITABUNENSE VOTOU NO CARA. ACREDITOU NA SUA LEALDADE, FIDELIDADE E HONESTIDADE.
    SOLON AMIGO, VC TRAIU A GALERA JOVEM,MUITOS PARCEIROS, AMIGOS E FAMILIARES.
    AÍ VEIO, VC VAI TER OUTRA CHANCE. VAI SE QUEIMAR POR CAUSA DO REINADO DOS BURGOS, ACEITAR DINHEIRO OU CARGUINHO? LEMBRA QUE TE ELEGEMOS QUANDO VC NÃO TINHA CAGOS, APOIOS E MUITO DINHEIRO.
    ERRAR UMA VEZ É PERDOADO. PERMANCER NO ERRO É QUERER NUNCA MAIS SER ELEITO.
    SE LIGA

  22. QUEM NÃO OUVE CONSELHO, OUVE COITADO. VGocê quer ser lembrado como o vereadores: Dindim, Ruy Porquinho, Paulo Luna, e tantos que jamais passarão de meros vereadores.
    A gente acredita em vc, num novo nome, numa nova força política nessa cidade. Se já no início manda errado, a gente vai buscar outro candidato. Alguém que não apenas pregue ou busque, fale bonito. A gente quer um nome que de esperança, fale verdade e seja acima de tudo um cara que ama Itabuna. QUEM AMA ITABUNA DIZ NÃO MONARQUIA DOS BURSOS. Nao dá pra acreditar. Você tá traindo toda sua gente por gente que na hora do vamo ver nunca fez nada por você.
    NOSSO PEDIDO. NA SEGUNDA SESSÃO, FAZ VALER O SEU VOTO. NÓS QUEREMOS OUVIR VC DIZER QUE É CONTRA A BURGUESIA. QUEREMOS QUE VC POSSA NO DIA SEGUINTE COLOCAR A CARA NA RUA COM DIGNIDADE E CABEÇA ERGUIDA.
    lEMBRA O ADÁGIO? “Nois botou, nóis tira”. Disistiu de ser prefeito foi. Vai querer ser vereador de 1 só mandato?

  23. Brasileiro tem mania de criticar por criticar. Nem procura se informar direito sobre a situação, apenas vamos ” descer o pau”. A ignorância impera nesse país. Vamos começar pelo Ilustre Presidente da República.
    Tem gente aí falando em ” Nepotismo”, mas nem sabe ao certo o que significa. E, ao contrário do que disse o nobre vereador Roberto de souza, toda Lei deve sim ser interpretada. Isso é ensinamento básico do curso de direito. Além disso, existe uma hierarquia das normas jurídicas em nosso ordenamento que obrigatoriamente devem ser respeitadas.
    Vamos acabar com essa hipocrisia! Deixem cair as máscaras! O que se esta votando não é sobre legalidade de lei, nem existência de nepotismo. O que tá faltando é o velho e conhecido “mensalinho”!!!
    Quando o povo vai entender que somos apenas marionetes??? Acorda, gente!!! PT, DEM, PC do B, PSDB,… é tudo a mesma coisa… só diferencia quanto ao cargo que ocupa. Hj tá bem, amanhã é outro dia…
    Existem tantos jeitos de se burlar o tão falado “nepotismo”, ou se manter sempre no poder como numa ditadura… Todos querem!!! O Ilustre Geraldo Simões(Impugnado pela justiça), não quis colocar a mulher no seu lugar??????????????

  24. ATENÇÃO PESSOAL ANOTE ESTES OS NOMES DOS TRAIDORES DO POVO.
    DIDI NO INPS(VIRA VIRA)
    MILTON CERQUEIRA(JÁ ERA DE $E E$PERAR)
    ROSE CASTRO(TÁ COMEÇANDO BEM! MAL!)
    RUY MACHADO(PORCO VIRA VIRA,)
    MILTON GRAMACHO(O COMPRADOR…)
    SOLON PINHEIRO(ESTE VAI CRESCER IGUAL RABO DE CAVALO “PARA BAIXO”)
    GERSON NASCIMENTO(DE ONDE SAIU ESTE!)

  25. Um bom analista político não teria colocado a Dra. Juliana nesse esparro. O cargo é político e a configuração política hoje na Câmara é desfavorável. Ela não tem necessidade de forçar barra em cima de cargo público. Ainda acho que isso é coisa de Pai Coruja. Dá tempo consertar. Mas acho que a família Burgos, que estava acostumada aos bastidores, agora ganha visibilidade. Pra bem ou pra mal…

  26. Quero deixar claro e ser EXPLÍCITO aqui sobre minha opinião!
    Em nenhum momento falei sobre a capacidade profissional de Juliana Burgos ou de qualquer membro de sua família!
    Apenas quis expor ser contra o NEPOTISMO no poder público, já que a Lei não permite. Se a Lei é falha, isso não cabe a mim julgar!
    Todos nós sabemos da credibilidade e competência de Carlos Burgos e Otaviano Burgos, jamais fui contra os seus valores e condutas.
    Como eu disse, apenas sou contra o NEPOTISMO e fiz um comentário a respeito!

  27. que vergonha essa falcatrua,muito me admiro esses vereadores votarem a favor do ANTINEPOTISMO…essa é a situação que o nosso munícipio se encontra

  28. os outros que votaram a favor dela sair da prefeitura queriam votar contra, pois eles querem moral com azevedo, porém azevedo negou empregos aos familiares deles e vai negar… a verdade e essa!

  29. DIZEM QUE CARLOS BURGOS JÁ ESTÁ “FUTUCANDO” OUTRO CARGO PARA A FILHA JULIANA, NA PREFEITURA DE ITABUNA. SÃO TÃO METIDOS A RICOS E FICAM MENDIGANDO, SE EXPONDO PARA CONSEGUIR MAIS UM CARGO NA PREFEITURA!

  30. Na minha opinião, o que interessa é a capacidade, o profissionalismo, carater. Drª Juliana é uma excelente advogada. Essa peceguição é uma vergonha,tudo isso é uma verdadeira politicagem. O que a inveja faz né?

  31. Oh amore, só dando uma dica… perseguição eh com “S”!!! E pelo amor de Deus, eh melhor fica calada do q abrir a boca pra falar besteira!!! Lei é lei e deve ser cumprida!!!

  32. Para os que falam demais vai aí um conceito pra ajudar:”Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é uma forma de corrupção na qual um alto funcionário público utiliza de sua posição para entregar cargos públicos a pessoas ligadas a ele por laços familiares, de forma que outras, as quais possuem uma qualificação melhor, fiquem lesadas.”
    Pelo que sei Capitão Azevedo não tem sobrenome Burgos.
    Para os menos desavisados, também pode ir ao site do STF e ler a Súmula vinculante nº 13.
    Para os doutores do DIREITO, não esquecer da HERMENEUTICA!

  33. QUAL É A MÚSICA ? COM SETE LETRAS ?
    Juliana, do grupo Raça Pura
    Ôh ôh ôh ôh ôh ôh (tchururu tchururutchu)
    A juliana não quer sambar
    Samba juliana, samba juliana, samba juliana, samba
    A juliana não quer dançar
    Dança juliana, dança juliana, dança juliana, dança
    A juliana quando samba é tão bonito (uôô)
    Se requebrando põe a mão no coração
    A juliana quando mostra o seu umbigo(tchururu tchururutchu)
    Seu rebolado enlouquece a multidão
    A juliana não quer sambar
    Samba juliana, samba juliana, samba juliana, samba
    A juliana não quer dançar
    Dança juliana, dança juliana, dança juliana, dança
    Tem uma ginga de deixar queixo caído (uôô)
    Entra na roda pra chamar sua atenção
    De saia curta, estampada ou de vestido (tchururu tchururutchu)
    A juliana apimenta o salão
    A juliana não quer sambar
    Samba juliana, samba juliana, samba juliana, samba
    A juliana não quer dançar
    # # ## # ## # ## # ## # ## # ## # ## # ## # ## # ## # ## # ## # #

  34. A lei permite que o prefeito possa colocar até três (3)parentes em cargo de Secretário, pois assim agiu o Geraldo e agora Wagner. A lei permite pois assim o eleitor pode ver às claras; e quem fez a lei acreditava que seria uma forma de coibir tais nomeações.
    Agora vc colocar toda uma árvore genealógica e ainda os chamados contra-parentes que nem a população sabe ou relaciona, isto é escamoteação com aplicação de nepotismo; quanto a ccompetencia – tem várias formas de provas e a mais comum e democrática chama-se concurso público ou histórico ou trajetória ….

  35. E kem tá falando de súmula aki meu Deus?!!! A súmula 13(kkkkkkkkkkkkkkkkk), diga-se de passagem, eh só o respaldo para coibir tal pratica!!! O q tá em xeke eh a Lei Orgânica Municipallllllllllllllll q vedaaaaaaaaaa esse tipo de nomeçãoooooooooooooo…em qualquer esferaaaaaaa do governo municipal!!!
    Para os sabixões aprenderem a ler!!!

  36. BOA NOITE A TODOS AMIGOS, PRIMEIRAMENTE QUERO PARABENIZAR ATRAVÉS DESTE O BLOGUEIRO RICARDO DO PIMENTA, E APROVEITAR O ENSEJO PARA MANIFESTAR MINHA OPINIÃO SOBRE O FATO: O QUE TENHO CONTEMPLADO NESTES UTIMOS TEMPOS É QUE, NA REALIDADE SÓ A POPULAÇÃO CARENTE É QUE SOFRE, É O RICO CADA VEZ QUERENDO FICAR MAIS RICO, E O POBRE CADA VEZ MAIS POBRE, NÃO DESMEREÇO AQUI CAPACIDADE DE “A”, NEM DE “B”, MAS, COMO HUMILDE ESTUDANTE DE DIREITO,AMANTE DAS CIÊNCIAS POLÍTICA E DA TEORIA GERAL DO ESTADO, E ATUALMENTE LEITOR DE LEIS ORGÂNICAS E DE ESTATUTOS INTERNOS DE CÂMARAS (NOVO HOBBIE).
    ME MANIFESTO AQUI CONTRÁRIO A ESTA NOMEAÇÃO, TENDO EM VISTA QUE: (A POLÊMICA SÚMULA 13 DO SUPERIOR TRIBUNAL FEDERAL(STF).
    “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta, em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.
    Quem NÃO pode ser nomeado?
    Parentes naturais, consangüíneos:
    a) Linha RETA:
    1º grau: filho(a) / pai-mãe
    2º grau: neto(a)/avô(ó)
    3º grau: bisneto(a)/bisavô(ó)
    b) Linha COLATERAL:
    2º grau: irmãos(ãs)
    3º grau: tio(a)/sobrinho(a)
    Parentes por afinidade:
    a) Linha RETA:
    1º grau: genro/sogro-sogra e nora/sogro-sogra
    2º grau: genros / noras com genros / noras de um mesmo sogro/sogra
    3º grau: cônjuges com os avós de seus cônjuges
    (JUS NAVIGANDI)
    A INTENÇÃO DA LEI MUNICIPAL FOI SUPRIMIR UMA BRECHA DE INTERPRETAÇÃO DA SUMULA VINCULANTE, OU SEJA NO MEU PARECER A INTENÇÃOTANTO DA LEI FEDERAL, QUANTO A LEI MUNICIPAL SÃO AS MESMAS, IMPEDIR O SERVIÇO PÚBLICO DE UMA DEMARCAÇÃO FAMILIAR NAS ESFERAS DO PODER, TENDO EM VISTA O BEM MAIOR QUE É GARANTIDO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
    Art. 5º. Todos são iguais…(CF)
    PORÉM NEM TODOS SÃO FILHOS OU FILHAS DO DRº CARLOS BURGOS
    XXXIV a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direito ou contra ilegalidade ou abuso de poder
    PRECISA DIZER MAIS ALGUMA COISA?
    A FAMÍLIA DE JULIANA CLAMA – lógico ( mamar nas tetas do Poder Público )
    OS VEREADORES POLEMIZAM – claro ( todo mundo quer mamar )
    O POVO FICA NA PLÁTEIA – evidente ( ALÉM DE PAGAR INGRESSO CARO,SOFRER COM O SUSPENSE, E JÁ SABE QUE TUDO TEM UM FINAL FELIZ)
    DURO VAI SER DEPOIS…VOLTAR A REALIDADE,E ESSA É NUA E CRUA.

  37. OLHA SILVIO SANTOS…VC ERROU A MÚSICA…RA RAI
    A MÚSICA É:
    PAPAI EU QUERO
    PAPAI EU QUERO
    PAPAI EU QUERO MAMAR
    MANDA ELES DÁ A CHUPETA
    MANDA ELES DÁ A CHUPETA
    MANDA ELES DÁ A CHUPETA
    PRO BB NÃO CHORAR
    PAPAI FAZ ALGUMA COISA
    EU VO XOLAR

  38. gostaria de saber se algum dos digníssimos colegas q fizeram seu comentário sabe o q é o nepotismo,infelizmente esse nome pegou na boca do povo e povo fala sem saber o q significa, não conheço a família Burgos, não tenho nenhum vínculo com os vereadores eleitos, e como um simples formador de opinião e estudante de direito posso dizer q na minha interpretação esse caso não é caracterizado como nepotismo, mas infelizmente muitos dos comentários aqui não estão querendo a justiça mas sim a politicagem, e ainda criticam os vereadores q votaram pela permanência da juliana na procuradoria, é incrível como a política chegou nesse lamentavel estágio por causa de pessoas como vcs que além de não procurarem se informar sobre as coisas acabam inventando boatos e o pior vcs q criticam são os primeiros a votar nos mais corruptos, atenciosamente
    João de sousa Medeiros Barreto

  39. Você já pensou no que pode significar se ter na mesma família um Sec. de Finanças, um Procurador e um Chefe de Arrecadação? Por mais honesto que se seja, não é sensato para uma cidade. Juízo, gente.

  40. Isso aqui não é aula de português, mas só pra não perder a graça vou explicar: ” Para os doutores do direito, não esquecer a hermeneutica”. Depois da vírgula o verbo está acompanhando a palavra “HERMENEUTICA”. É uma interpretação de texto.
    Além disso, grandes mestres do DIREITO, uma súmula do STF é muito importante pois interpreta a lei e vincula toda a administração Pública. Uma Lei municipal mal elaborada e cheia de lacunas deve ser interpretada e está em consonância com as demais normas do ordenamento jurídico.
    Não entendendo porque as pessoas estão tão preocupadas com a nomeação de JULIANA. A Lei de Improbidade Administrativa está ai para ser aplicada. Se o povo resolveu agora fiscalizar a Administração municipal, que continue se ela ficar na Procuradoria. Porque NEPOTISMO não é. Pode ser qualquer outra coisa… Talvez falta de cargo na prefeitura para oferecer aos vereadores…

  41. huahuahuahuahuahuahua Amore!!! Em nenhum momento vc leu em meus comentários q era nepotismo!!! Então, por isso q vc tem q prender a ler!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk kem aki tá precisando de aula de Hermenêutica eh vc!!! hahaha Pq se não sabe ler, kem dera interpretar!!! kkkkkkkkkkkkkk Sou contra corrupção isso sim!!!A lei taí lei, e deve ser cumprida!!! Se ela eh competente, não precisa de emprego de Prefeitura, tão pouco passar por essa humilhação!!! Pq kem tem competência, meu “amigo”, não deixa seu nome manchar por causa de um cargo q só dura 4 anos!!!

  42. desde quando Loiola é presidente da Câmara? pelo todos viram e sabem quem manda na Câmara é o vereador Roberto de Souza.inclusive manda também no vereador Ricardo Barcelar. pelo jeito o único que não é pau mandado é o vereador Solon Pinheiro, já que votou com convicção quanto a legalidade da nomeação de Juliana Burgos

  43. JOAO…. PERMITA-ME”
    SE TUDO FOSSE PELA LEI TODOS SERIAM FELIZES PARA SEMPRE, MESMO COM A CONSTITUICAO BRASILEIRA, TAO CONDENADA. O PROBLEMA E O NAO CUMPRIMENTO DA LEI…..
    NO CASO ESPECIFICO, NAO SE TRATA DE LEI E SE EH NEPOTISMO OU NAO…. UTILIZEMOS O BOM SENSO!
    PAI, FILHO, FILHA DECIDINDO ALGUMA COISA, EH DOSE…. PRINCIPALMENTE EM SE TRATANDO DE FINANCAS E SABENDO PARA QUEM BURGOS SEMPRE TRABALHOU….
    COM RELACAO A LEI, POSSO ATEH CONCORDAR, MAS….
    EH COMO O DELEGADO ESTAH NA PRISAO E CHEGA UM POLICIAL ENTREGANDO O FILHO PARA SER TRANCAFIADO…. CUMPRE ELE A LEI?
    TODOS SAO COMPETENTES (ATEH PROVA EM CONTRARIO) E POR QUE SOH PROCURAM O LADO MAIS FACIL…COMECO A DESCONFIAR….
    JULIANA ESTAH NOVA E PODE FAZER UM CONCURSO PARA JUIZA, ETC. SEM DEPENDER DO PODER PUBLICO…..

  44. Parabéns aos nossos vereadores: Wenceslau Júnior, Raimundo Pólvora, Clóvis Loiola, Roberto de Souza, Ricardo Bacelar e Vane do Renascer! que até então fazem valer a força da lei!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *