Tempo de leitura: < 1 minuto

Não se tem notícias de dados oficiais sobre quantas crianças vivem hoje nas ruas de Itabuna, mas a impressão é que a cada dia esse número cresce mais. Muitos desses menores levam a vida pedindo dinheiro aos transeuntes, muitas vezes para consumir drogas, e outros cometem pequenos delitos.
Quanto aos que cometem atos infracionais, o Comissariado de Menores do município diz que são feitas blitze regulares, mas essa ação esbarra num problema estrutural: não há para onde encaminhar os menores apreendidos. Mas há o problema dos que foram abandonados ou que saíram de casa, muitos devido a uma situação doméstica de violência. Esses estariam na cota da Secretaria de Assistência Social, mas também não se tem notícia de algum programa nesse sentido.
Um dia esses menores acabam por se formar homens e mulheres. Como não tiveram qualquer tipo de formação ou orientação social além do que aprenderam nas ruas, tendem a continuar às margens da sociedade, muitas vezes enveredando pelo caminho do crime. “A sociedade não ajuda. Se a comunidade pressionasse as autoridades, poderíamos ter uma situação melhor, abrigo, programas de ressocialização para esses menores. Depois essa mesma sociedade reclama da falta de segurança”, desabafa um servidor da justiça, que vê de perto a situação e se diz frustrado.

10 respostas

  1. Na lateral do Shopping é um problema, pois eles ficam driblando os seguranças para pedir dinheiro a quem está colocando as compras dentro dos carros, …!!!
    Esta situação é um tapa na cara da nossa sociedade, …!!!
    Enquanto vemos isso acontecer, praticamente impotentes, há tanta gente que só anda atrás de futilidades, …!!!
    Bem que dizem que estamos num mundo de expiação, …!!!

  2. Enquanto isso…
    Empurrar o lixo para debaixo do tapete, sempre deu os piores resultados. Pensam que criar gente como se cria pombos, ou como Deus criou batatas, é brincadeira! O ECA acabou livrando os meninos das broncas dos pais e soltando-os nas mãos dos mal intencionados. Isso está elevando a demografia pela parte que mais precisa de atenção; está gerando criaturas humanas sem noção do que são, de fato… Cadê os Direitos Humanos que não formam uma comissão para saber quem são os pais destas pobres criaturas para que assumam responsabilidade com seus filhos? Do jeito que está, haja polícia, prisão e compaixão! É como se diz: o bicho vai pegar…

  3. DEM NAO GOSTA DE PROGRAMAS SOCIAIS.OLHE QUEM TOMA CONTA DA FUNDAÇAO MARIMBENTA.E OS PROGRAMAS SOCIAS DEIXADA POR GERALDO.E O VIVA MARIA.DEM-GUE DOI DEM-GUE MATA.

  4. O problema dos menores de rua em Itabuna (e tb em outras cidades do Brasil, claro) é maior e mais complexo do que eu imaginava. O mínimo a ser feito é exigir das autoridades a criação de algum programa social que tire as crianças do sinaleiro, livrando-as das drogas e do crime urbano.

  5. Se não for feito um programa de planejamento familiar (que não é sinônimo de esterilização em massa), sério, no Brasil como um todo, em pouco tempo nós ainda iremos ter saudades dos atuais índices de violência, …!!!
    Quem viver, verá, …!!!

  6. Cadê as autoridades responsáveis em cuidar desses menores que vivem nas ruas? Sumiram? Agora, deixa a polícia encostar a mão num deliqüente desse pra todos quererem aparecer na mídia. Eles gostam é de holofotes, isso sim.

  7. criança não é para ser espancada pela policia nem por ninguem. ajude ao em vez de criticar já falei que aresponsabilidades deles estarem lá não é so das autoridades é nossa também.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *