Tempo de leitura: < 1 minuto

Valeu a pressão de estudantes, sindicatos e associações de moradores contra o “motocobra” no transporte coletivo de Ilhéus. Ontem, por unanimidade, a Câmara de Vereadores aprovou alteração na Lei Orgânica Municipal (LOM) que proíbe empresas de operar com ônibus sem cobrador.
As empresas estudavam ampliar o sistema em que o motorista não só dirige, como também é o responsável pela cobrança da passagem, o popular motocobra. A pressão popular falou mais alto. Duas empresas operam no sistema de transporte coletivo em Ilhéus, a São Miguel e a Viametro.
Enquanto isso, em Itabuna, pelo menos 30 ônibus já rodam sem cobrador. São 20 da Expresso Rio Cachoeira e outros 10 da São Miguel. Resta saber qual a posição do sindicato da categoria e da sociedade no caso.
As viagens são mais demoradas e o tempo perdido em cada parada de ônibus é quase o dobro do convencional. Não à toa, dois microônibus da São Miguel viraram entre o final de março e o mês passado. O sindicato reclama que os rodoviários são submetidos a um pesada carga horária.

6 respostas

  1. Que surpresa, um lapso de sensatez!!!!
    Essas empresas de ônibus, praticamente escancaram que os seus compromissos passam exclusivamente pelo âmbito financeiro. Exploram um mercado tão próspero, mas sempre acham que poderiam sugar um pouco mais…ah Ilhéus.

  2. O Pimenta Na muqueca esta de parabens pois foi o primeiro blog com coragem para denunciar o Sindicato pelego e comprado dos rodoviarios que queria acabar com nos os cobradores de onibus,o Sindicato nao esqueça que na proxima eleiçao iremos nos mobilizar e tirar vcs

  3. a passagem mais cara da bahia, transporte ineficiente…a rio cachoeira ainda anda com carros velhos, com pernas de cadeiras podres de ferrugem, funcionarios mau educados, linhas mau destribuidas pela prefitura que bota um carro atras do outro e qdo vc precisa tem que esperar meia hora…no sao caetano, se vc nao chega no ponto as 7,35 só vai pegar onibus 10 para 8 e ainda atrasado…qdo nao quebra..dai vc chega atrasado no emprego….vamos comprar moto pessoal. que com o dinheiro que se gasta em passagem, vc paga a moto e ainda sobra….

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *