Tempo de leitura: < 1 minuto

Conforme divulgado pelo Pimenta, o secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, desembarca em Ilhéus nesta quinta-feira (7). O encontro está sendo tratado como uma entrevista coletiva, mas a missão é mesmo explicar detalhes técnicos do projeto Porto Sul para a comuidade regional e aplacar a fúria dos opositores. O governo afirma que, junto com a ferrovia Oeste-Leste e o novo aeroporto, essa obra vai revitalizar a economia da região.
As controvérsias ficam por conta de um grupo de ambientalistas. Eles contestam o projeto, principalmente, com base na falta de informações sobre o impacto ambiental, uma vez que será construído numa área de proteção ambiental (APA de Serra Grande). O terminal ocupará uma área de 1.771 hectares, na localidade de Ponta da Tulha, zona norte de Ilhéus.
Como o projeto ainda é um ilustre desconhecido da comunidade regional, tudo o que se sabe é o que vem da propaganda oficial, que estima o investimento total (porto, ferrovia e aeroporto) em R$ 4 bilhões. A promessa é “reforçar a dinâmica local de produtividade e eficiência, agilizando o escoamento de minérios e grãos e cargas conteinerizadas”. Que o secretário Amoedo troque isso em miúdos.

3 respostas

  1. Existe uma proposta dentro do CONCIDADES-BA,do representante do litóral sul,o sr. Edson Gomes que é conhecido como Pule,para que esta ferrovia não seja apenas de cargas mais também de passageiros.
    A proposta já passou pela camara tecnica de mobilidade urbana e dia 22/05 será avaliada pelo pleno do conselho.

  2. Tenho lido que a vinda do Porto Sul podera impedir o desenvolvimento do eco-turismo na regiao e se esquecem que o desenvolvimento econômico atrai outro tipo de turismo, o chamado turismo de negócios, sem falar no número de empregos, aumento de renda, consumo, etc.
    Você sabe que a cidade de S.Paulo já está se aproximando do Rio em volume de turismo? É o chamado turismo de negócios. E que só a região da 25 de março atrai meio milhão de pessoas nos fins de semana prolongados, do Brasil todo,só para compras? Que a cidade de New York se recuperou da bancarrota com o turismo cultural, com seus 70 teatros que atraem gente do mundo inteiro? E que a cidade de Boston, talvez o maior centro médico do mundo, atrai muita gente, também do mundo inteiro, em busca de tratamento de saúde?
    É preciso dizer essas verdades.
    Quanto ao meio ambiente, o Brasil possui uma das mais rigorosas leis de protecao ambiental, portanto temos meios de exigir seu cumprimento.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *