Tempo de leitura: < 1 minuto

O município de Itacaré está entre os 120 escolhidos (por sorteio) no Brasil para integrar o chamado “grupo de controle” da Controladoria-Geral da União (CGU). A iniciativa faz parte de um estudo da CGU para apurar a eficácia do programa de fiscalização por sorteios. O objetivo é pressionar os gestores desses municípios ‘contemplados’ a maneirar na corrupção.
Daqui a um ano, 30 cidades do grupo de controle serão sorteadas para que, junto com outras 30, escolhidas em sorteios ampliados para todo o país, tenham as contas investigadas. A CGU quer saber se a perspectiva maior de serem sorteados levará a uma redução da corrupção entre gestores desses municípios do grupo.
As chances de sorteio de cada uma dessas cidades na primeira leva são de 25%, enquanto que as outras – sorteio nacional – enfrentam ‘risco’ de apenas 0,57%.
O critério acaba, por um lado, sendo injusto com alguns municípios, como é o caso de Itacaré. A atual gestão vem fazendo um trabalho interessante de investigação e denúncia de irregularidades de governos passados. Por outro lado, a vantagem é política, já que o atual governo vai ter a chance de fazer o comparativo com essas administrações, que foram alvos de inúmeras denúncias.
Veja aqui a lista completa do grupo de controle da CGU.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *