Tempo de leitura: < 1 minuto

O posto de saúde do Califórnia (Alberto Teixeira Barreto) é o que o governo chama de unidade referência. Mas isso é só um apelido – ou um desejo. Na vida real a coisa é bem mais complicada. Por exemplo: dos seis médicos que atendiam diariamente naquela unidade, até meados de 2007 – sim, ainda no governo Fernando Gomes -, restou apenas um, Jairo Santiago de Novaes.
Mas isso não é o mais grave. O doutor Santiago está gozando, nestes dias, merecidas férias. Que bom pra ele. O problema é que seus milhares de pacientes ficaram sem atendimento, já que o município não designou ninguém para substitu-i-lo. O posto do Califórnia recebe pacientes do Parque Boa Vista, Fátima e outros, além dos milhares de moradores do próprio Califórnia.
Tem mais. Pacientes que necessitam de medicamentos de uso contínuo – para controle da pressão arterial, por exemplo – estão sofrendo com a falta de remédios no posto. Uma senhora aposentada, de 73 anos, hipertensa, cansou de ir a procura de seu remédio no posto, e diz que fica nervosa com a possibilidade de sofrer algum problema pela falta de uso do medicamento.
“Aí minha pressão aumenta. Recorro a minha filha, que divide comigo o remédio usado por seu marido”, queixa-se a aposentada. Prioridade para a saúde é isso aí.

7 respostas

  1. E qual a culpa do médico? Todo trabalhador tem direito a retirar suas férias. A culpa é da sec. de saúde que não colocou um outro médico p/ substitui-lo.
    Entendo o drama da população local, mas q isso sirva p/ que a população da localidade se mobilize e vá cobrar das autoridades competentes a reposição de um novo médico. E que não se limitem a reclamar apenas nas filas dos postos, vão até a prefeitura e façam o “capitão a deriva” tomar as devidas providências!!!

  2. E a população de braços cruzados por culpa propria já q se esquecem q tem o poder nas mão o titulo…mas infelizmente por uma telha um saco de cimento se vendem e.. o resultado tá ai.O problema do nosso país não é somente culpa dos politicos eles são o resultado da “materia prima” q somos nós o POVO q só pensa levar vantagem em tudo só olha pro proprio umbigo.enquanto existirem analfabetos votando, vão continuar assim existindo os “capitães” dizendo q é prefeito “administrando”.Essa “admiminstração é o “samba do crioulo doido”.

  3. Médico tambem é gente e precisa de ferias. Substitui-lo cabe aos administradores se são incompetentes problema do povo que o colocou lá .Concordo com a bloguista a administração de ltabuna é o samba de criolo doido guenta coração.

  4. O colega precisa de férias, o que é um direito. E ele está gozando (muito mais do que eu, infelizmente). O problema é que a administração da saúde, assim como de todo o resto, deixa tudo a desejar. Da falta de médico à falta de medicamentos, o povo da Califórnia e de toda a cidade está sofrendo. Capitão, o senhor é um bom homem. Não manche sua biografia para atender aos pedidos de seus “assessores”. Tem gente de olho nessa cadeira acochoada… Tome as rédeas, homem!

  5. 20 anos nao se recupera do dia para noite…paciencia…o capitao e equipe conseguira,
    Sei que saude nao espera, mas, o problema e grande e como tal exige tempo. As melhorias ja estaoacontecendo
    Veja que reduzio as filas da regulacao, porque os postos nos bairros ja estao funcionando
    Por isso tenho fe na honestidade, seriedade do MEU PREFEITO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *