Tempo de leitura: 2 minutos

Walmir do Carmo*
Indignação é muito pouco para expressar o que sinto diante de tantos problemas que acontecem no torrão itabunense que parece nunca ter solução. Fico pasmo quando ando pelas ruas e vejo cavalos e bois pastando solenemente nos jardins e andando tranquilamente nas avenidas (aqui não é a Índia), cachorros de todos os tipos, doentes e sarnentos, vagando famintos de bar em bar, de lixo em lixo.
Pessoas? Nem se fala na quantidade de homens, mulheres, crianças dormindo nas ruas, pedindo comida, dinheiro, passagens para diversos lugares e, pasme!, até dinheiro para comprar droga. A que ponto chegou o estado das coisas por aqui.
Falando da estrutura da cidade, é uma coisa vergonhosa: as bocas-de-lobo na maioria sem proteção, as calçadas e avenidas esburacadas, os monumentos sujos e enferrujados, a iluminação pública deficitária, os canais de macrodrenagem  cheios de esgotos exalando odores fétidos, os lixos  que se acumulam em diversos pontos da cidade atraindo ratos, baratas, urubus e outros insetos, o matagal em diversos lugares, a situação da saúde, que é mais crítica do que se possa imaginar, o trânsito caótico – ninguém respeita nada.
Os motoqueiros passam sobre as calçadas, nos canteiros das ruas, andam na contramão e buzinam por qualquer coisa. Os que usam a bicicleta como meio de transporte, também não obedecem nada. Se o pedestre não tiver atenção dobrada, corre o risco de ser atropelado a todo instante.
Os motoristas não respeitam nenhum tipo de sinalização do trânsito. Faixa de pedestres serve para decoração de asfalto, pois se alguma pessoa tentar atravessar corre o risco de ser atropelada, pois eles não param e ainda apressam as pessoas com buzinas.
As calçadas são tomadas por barracas, servem de estacionamento para veículos e bicicletas e mais uma vez o pedestre fica sem o seu espaço para circular.
As feiras livres, nossa!, é de causar arrepio em qualquer consumidor. Elas são instaladas próximas a canais cheios de esgoto e os alimentos são ali vendidos sem nenhum tipo de higiene – carnes sem refrigeração  (a lei por aqui não pegou. Aliás, o que pega por aqui?), peixes, legumes, verduras, farinha, arroz, tudo negociado em condições inadequadas. É realmente de se estarrecer.
Alguns podem dizer que tais coisas acontecem em outros lugares. Não vivo em outros lugares. Vivo na cidade de Itabuna que me sustenta. Por isto, tenho o direito de querer  o melhor para a cidade, pois uma cidade bem cuidada e protegida se traduz em qualidade de vida para todos.
Walmir do Carmo é cidadão de Itabuna que deseja uma cidade melhor para viver.

33 respostas

  1. Walmir do Carmo, você falou tudo aquilo que eu também penso!!! Faço desse seu texto, um desabafo meu também! É lamentável ao ponto que chegamos.

  2. Triste a situação da cidade…
    pior que pelos comentários que leio por ai da a entender que tem gente que está gostando, só pra ter o gosto de falar coisas do tipo: “o povo está tendo o que merece, votaram 25”
    E só uma correção, a questão das faixas de pedestre, bem.. isso quando há faixas…
    porque a maioria esta apagada.. ou quase apagada…

  3. Caro Walmir,
    Parabéns por sintetizar de forma objetiva e verdadeira os males que acometem nossa querida cidade.
    Realmente , qualidade de vida , é simplesmente uma utopia em nossa cidade.
    Não queremos obras faraônicas, mas que o Administrador realize ao menos as coisas básicas , que dê aos cidadãos a sensação de morar e viver bem.

  4. E não vamos esquecer dos cachorrinhos de estimação que pelo fato de serem tratados como “filhinhos” os papais deveriam ensiná-los a fazerem cocô no vaso sanitário e não nas calçadas, nas ruas. Concordo que a cidade tá num desleixo só, mas você há de concordar que os nossos cidadãos não primam muito pela civilidade, e a isso você junta a falta de governo. É complicado.

  5. Parabéns valmir do Carmo pelo excelente texto;
    Ele,traduz o estado de abandono em que se encontra a cidade de Itabuna.Que “pena”…
    Cada povo tem o Governo que merece !!

  6. Gostaria de parabenizar o Valmir do Carmo
    pelo texto bem escrito e fundamentado.
    Acredito,amigo,que não é só Itabuna que sofre
    com esse desleixo.Em Ilhéus,o mesmo acontece,e fico
    muito triste em ver uma cidade tão linda quanto essa,
    jogada às traças,desde há muito tempo.
    O autor conseguiu expressar o sentimento de muitas
    pessoas que vivem nessas cidades,onde políticos
    só pensam no seu bel-prazer e nunca na população.
    É lamentável!!!

  7. Que texto Valmir! Parabéns!
    Fica uma sugestão: use esse texto de forma que mais Itabunenses o leiam (panfleto, jornais, outros blogs, etc). Será uma bela contribuição, um manifesto.

  8. Zelão, Diz: – Lembra que conversamos sobre isso?
    Com inteligência voce sintetizou toda a angustia sofrida, por todos os que amam esta terra.
    Há poucos dias, Helenilson Chaves, fez um desabafo, lamentando a tristeza que havia tomado conta do nosso povo. Hoje foi você. Espero que muitos outros criem coragem e também demonstrem indignação. Quem sabe, talvez, esteja nascendo um consciente coletivo de amor a Itabuna.

  9. Eu gosto tanto dessa terra, mais a cada dia vejo a coisa piorar, enquanto cada um de nós fica pensando em nossos próprios interesses, atrelado a falta de educação da população e do péssimo histórico cultural do rouba mais faz.

  10. CARO Walmir, não sei se te elogio ou critico, mas tenho certeza de que Você tem toda razão e lamento muito pela populaçâo, a mesma que é ofendida e importunada pelos motivos citados por Voçê, mas é está população que pode mudar esta realidade, se indigne toda vez que se deparar com estes fatos, mas nunca podemos esquecer que só nós, moradores de Itabuna podemos mudar estes fatos.

  11. Faço das palavras de Walmir a minha. Somente os governos (o atual e os antecessores) não podem ser culpados pelos problemas que afligem Itabuna. A população também têm culpa no cartório ao jogar lixo e cuspir no chão, passar o sinal vermelho, brigar por qualquer coisa, etc.

  12. EU ESPERO QUE A SOCIEDADE ITABUNENSE SE LEVANTE CONTRA ESTE ESTADO DE COISAS E POSSA COBRAR DOS(IR)RESPONSÁVEIS, SERIEDADE NO EXERCÍCIO DA COISA PÚBLICA.
    MINHA GENTE, É LASTIMÁVEL O QUADRO DA NOSSA CIDADE, À LUZ DO TEXTO ESCRITO PELO WALMIR.QUE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES OS HOMENS DE BEM DE ITABUNA, OS FORMADORES DE OPINIÃO, POSSAM SE UNIR EM TORNO DE UM PROJETO MELHOR PARA A CIDADE! NÃO PODEMOS CONVIVER COM OUTROS MAIS 4 ANOS DE DESGORVENO.

  13. Nós colhemos o que plantamos. Isso não se resume apenas a esse governo, mas todos os outros. A falta de educação e de consciência do cidadão brasileiro é que leva a todo esse descaso com os bens públicos.

  14. Excelente, Sr. Walmir.
    Adicione a isto a falta de uma proposta estratégica em termos de crescimento de oportunidades. Um projeto estruturante que desse às pessoas e às instituições da cidade alguma perspectiva e que tivesse real possibilidade de êxito.
    Itabuna poderia, por exemplo, sediar um pólo de software, estabelecendo uma parceria com o Pólo de Informática (dedicado a hardware) de Ilhéus, o que daria origem a um “Eixo Sul de Tecnologia da Informação e Comunicação”.
    Este Pólo de Software não exigiria grandes investimentos iniciais e teria reflexos importantes em virtualmente todos os setores da economia, do educacional às indústrias aqui sediadas, além de criar-se uma alternativa profissional a nossos jovens. Pode envolver treinamento técnico de jovens em linguagens de programação e inglês. Há espaço no mercado e financiamento disponível para este tipo de iniciativa. A UESC certamente se interessaria em participar desta iniciativa, que poderia envolver uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado.

  15. Caro Walmir,
    Todo o seu desabafo,é composto da mais pura verdade.No entanto é preciso,que a sociedade entenda que tem participação atuante nesse processo; de que maneira?.Não colocando sacos de lixo nas portas as 08:00hs da manhã,quando sabe de antemão que o caminhão que recolhe só passará ás 20:00hs,não jogando entulho nos terrenos baldios,ou mesmo nas ruas,não adquirindo animais que sabe que não terá condições de criá-los para depois soltálos pelas ruas e estradas,se todo morador de casa varresse a sua calçada colaboraria para ter uma cidade mais limpa,emfim,coisas simples que poderiam melhorar a nossa qualidade de vida.Mas quero deixar claro que nada disso invalida uma atuação maios presente e efetiva do poder público,e nem a NOSSA tristeza com o abandono de Itabuna

  16. Pois é Walmir, você disse tudo, essa cidade está abandonada….
    Mas o povo merece, pois tem o direito de escolha e pela segunda vez consecutiva escolheu errado.Agora precisam pagar pelo absurdo cometido.
    Eu acho é pouco. Itabuna perdeu uma grande oportunidade. Agora é tarde.

  17. Valmir, venha para ilhéus, pelo menos temos praia para andar e contar as ondas e não contar os defeitos deixados pelo seus governantes na cidade e pelo seu povo
    venha

  18. A crítica é válida. Mas o bom mesmo é tentar achar solucoes,discutir com o atual governo (nao se importar com siglas)tarbalhar, produzir, em fim : fazer a sua parte como cidadao! ” Quem ama Itabuna, “(como diz um ditado popular! “) nao enxuga as suas lágrimas .Simplismente, Nao as deixam cair’!

  19. Excelente texto!! Pura realidade! O que muita gente queria dizer e não o fez….
    Sou Itabunense, mas constantemente estou em Presidente Prudente-SP. Por mais que eu conviva com o caos dessa cidade (Itabuna) há 25 anos, a cada regresso meu fico pasma! Lá em Prudente é tudo lindo! As ruas são tão bem sinalizadas e existem tantos sinais de trânsito que aqui eu nunca vi! É até engraçado, para não dizer vergonhoso! A organização e a limpeza são impecáveis! A educação dos cidadãos também! Por mais que existam naquela cidade seus problemas.. em qualquer lugar existem problemas! Nos mais perfeitos lugares existem! Mas isso aqui?? Não diria que é um simples problema de cidade crescente (em se tratando de número de habitantes…)
    Estou tirando minha carteira de motorista e vi que ninguém respeita carro de autoescola nessa cidade! Gente!!!! Eu estou aprendendo a dirigir!!!! Os motoristas buzinam para mim como se eu estivesse fazendo merda no trânsito!! E no entanto estou errando pq estou aprendendo! E uma hora eu preciso encarar o trânsito! Merda são os que muitos deles fazem! Com anos de habilitação nas mãos ou até sem! Não tem guarda de trânsito na rua para punir esses motoristas incompetentes que deveriam voltar à autoescola… Por isso que estacionam em lugares onde não pode, ultrapassam pela direita.. O povo faz pq não existe rigor em Itabuna! Tudo aqui é “nas coxas”!! E agora estão mal acostumados… não tem mais controle…
    Tenho vergonha quando meu namorado vem até aqui me visitar… ele fica abismado e não gosta daqui… Parece até que ele mora em outro mundo!! Mas é tudo Brasil… deveria ser pelo menos parecido….
    Culpa da política que aqui é mais comércio do que política mesmo… e da falta de educação dos cidadãos. Até mais pela incompetência administrativa pq se impusesse respeito com ficalização e punição desde o começo, independente do prefeito que aqui governasse, o povo já seria mais educado naturalmente…

  20. Maria E.D.L.,
    “Estou tirando minha carteira de motorista e vi que ninguém respeita carro de autoescola nessa cidade! Gente!!!! Eu estou aprendendo a dirigir!!!! Os motoristas buzinam para mim como se eu estivesse fazendo merda no trânsito!! E no entanto estou errando pq estou aprendendo! E uma hora eu preciso encarar o trânsito! Merda são os que muitos deles fazem! Com anos de habilitação nas mãos ou até sem!”
    > Durante muito tempo, recusei-me a me inscrever em uma autoescola para não ter de me estressar com a ignorância alheia que infesta o nosso trânsito. Somente agora tomei coragem para aprender a dirigir no ano que vem, mas pretendo tb ensaiar algumas respostadas padrão pra qualquer motorista (in)veterano que vier bancar o dono da razão.

  21. Belo Walmir, vc sintetiza as palavras da grande maioria. Porém se esta maioria fizesse o que lhes cabe, tenho certeza q a lista sde nossas mazelas seriam menos.
    Vamos agir cada um de nós como se fóssemos todos.
    Não sugem as ruas, não jogem lixo pela janela do carro, recolha o coco de seus cachorros, limpem as bocas de lobo, matenham os equipamentos das praças e ruas, etc…
    Aí sim, viveremos noma cidade mais digninas de nós mesmos. Ou é disto que somos dignos?

  22. Pegando uma carona no comentario mais que verdadeiro do ilustre valmir.Gostaria de aqui tambem deixar o meu repudio a situacao de nossa cidade.Sou feirante na area de carnes a feitra do Sao Caetano,e o cotidiano ali e sub-humano.
    Nao ha por parte da secretaria de agricultura(leia-se Antonio Marcelino)uma acao efetiva de melhoria daquela comunidade.A portaria do Ministerio da Saude que exige adequacao dos acougues com sistema de refrigeracao e modernizacao no abate por aqui ficou so na promessa(Onde esta o bom senso do nosso Ministerio Publico).
    Nao ha area para estacionamento.Existem comerciantes de carnes trabalhando na area externa da cobertura sem as minimas condicoes de higiene.
    Os banheiros de tao inadequados de veriam ser desativados.
    Em suma estou citando os problemas de meu cotidiano e dos colegas que se utilizam daquele espaco para subsistencia.

  23. Caro Walmir,
    Além de realista, considero muito pertinente seu texto.
    Ressalvo que o sistema atual de gestão está ultrapassado,
    a sociedade civil precisa de maior organização, para que os
    avanços ocorram com mais rapidez.
    São muitas as reformas necessárias para que o BRASIL venha a ser um país mais justo.
    Não concordo que o gestor concentre tanto poder e o legislativo
    tenha perdido sua função. Além do Judiciário não conseguir acompanhar a dinâmica social que o país almeja.

  24. `REALMENTE É UMA VERGONHA, INFELISMENTE OS NOSSOS GOVERNANTES SÃO OS MAIORES CULPADOS. ONDE ESTÁ A VIGILANCIA SANITARIA DA 7ª DIRES E DO MUNICIPIO QUE NÃO ATUAM ESTES GOVERNANTES QUE DEIXAM CACHORROS NAS RUAS, FEIRA LIVRE DO LADO DO ESGOTO, REALMETE É UMA VERGONHA PRINCIPALMENTE PORQUE A VIGILANCIA SANITARIA DO ESTADO TEM SEDE NO MUNICIPIO DE IATBUNA. VÃO TRABALHAR VAGABUNDOS.

  25. Meu caro amigo Walmir, você esta de parabens, finalmente alguem resolvel escrever algo que muitos gostariam de escrever ou até mesmo falar mas ficam com medo., nossa cidade esta completamente abandonada, mas uma boa parte também é da população que não tem oa menor Educação e colocar lixo em horas inadequadas, chogam lixo nas ruas e neste pobre Rio que a cada dia esta mais morto . mais uma vez quero te dar os parabens.

  26. Estou muito agradecido às pessoas que leram o texto Itabuna e postaram comentários os mais diversos possíveis. Aí é que se percebe que a sociedade está vigilante e atenta a tudo que se passa em nossa cidade. Cabe a cada um de nós fazer a transformação exigindo dos eleitos que cumpram suas promessas de campanha. Todos desejam que pelo menos as coisas básicas sejam feitas. Alguém deu a idéia de fazer panfleto, divulgar mais e mais o texto. Estejam a vontade para a reprodução. Quanto mais gente ler melhor.
    Obrigado a todos e todas que tiveram a sensibilidade de ler e entender o verdadeiro caos instalado por aqui.

  27. Que lastima né!vamos comemorar o que? que CENTENARIO LASTIMOSO! MEUS PESAMES ITABUNA!!! cambio.mas que é preciso vigiar é!!pois “se nao vigiarmos a vida ELES escreverão a HISTÓRIA e o futuro poderá neles acreditar” valeu artista!

  28. Galera, concordo com tudo o que foi dito a cima,nossa cidade, como todo o mundo esta se destruindo,a culpa é somente nossa, lixo, tudo o que é de porcaria joagam na rua, muitas vezes a pessoa ta vendo uma lixeira logo um pouco a frente, mas a priguissa e o peso de uma latinha de refrigerante é tanto q nao conseguem chegar ate o cesto, jogam no meo da rua mesmo.
    É claro que os politicos desviam as verbas dos nossos impostos e não melhoram a situação da cidade, mas se formos espera-los para tomar alguma atitude adeus cidade.
    Não esperem pelos politicos galera, a unica coisa q fazem é pintar a calçada, não to nem ai pra eles pra 13 ou 25, são tudo a mesma merdinha de sempre, so querem comer o dinheiro do trabalhador honesto que pagam suas contas com o suor do rosto, enquanto os espertinhos q nos colocamos pra gorvernar, ficam sentadinhos na cadeira de espuma so dando as ordens

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *