Tempo de leitura: < 1 minuto

Aproximadamente 4 mil pessoas fecharam a BR-101 em Buerarema em protesto contra demarcação de terras (Foto: Cristiano Cruz).
4 mil pessoas fecharam a BR-101 em protesto contra demarcação (Foto: Cristiano Cruz).

Mais de 4 mil pessoas participaram de protesto que interditou por mais de duas horas a BR-101, em Buerarema, no final da manhã desta terça-feira. Produtores rurais, donos de hotéis e pousadas, políticos e moradores de Buerarema, Una e Ilhéus protestam contra relatório da Fundação Nacional do Índio (Funai) que aponta serem dos índios tupinambás uma área de 47.370 hectares.

Um dos líderes do movimento, o vereador Alisson Mendonça, de Ilhéus, afirma que o protesto não é contra os verdadeiros índios tupinambás, mas garantir aos não-índios o direito constitucional à propriedade. A organização do protesto afirma que, na área apontada em relatório da Funai, 16 propriedades foram invadidas “por mestiços que se intitulam índios”.

13 respostas

  1. Eu só quero saber se “esses índios” falam a LINGUA NATIVA? (tUPINAMBÁ!?)!Se no meio “desses índios” mão existem NEGROS (DESCENDENTES AFROS) e SEM TERRA?
    NESSE CASO, EU QUERO TAMBÉM A MINHA PARTE.

  2. Erasmo.Os homens brancos mataram os ÌNDIOS tomaram suas terras e agora cometem outro crime quando o que sobrou ÍNDIOS tentam reaver as suas terras os homens brancos tentam desqualificar ao falar que os mesmos não são ÌNDIOS .

  3. pelo jeito, a canoa está virando. Sugiro aos ditos indígenas que cancelem o tal cadastramento fraudulento pra não virem a ficar prejudicados. A sociedade regional, que trabalhou muito pra construir essa realidade não vai entregar o rablaho de mão beijada. Pensem bem, vocês são caboclos, tupinambá, nunca! Chega de farsa, chega de mentiras. Mentira tem perna curta e a justiça vai descobrir tudo e vocês vão ficar desmoralizados.

  4. Eu vi tudo. Poucas vezes senti esta região tão unida. Quem apoiar essa tal demarcação vai entrar pelo cano e político que não caminhar com os pequenos produtores vai se queimar. É caros candidatos, é melhor mostrarem a cara e muito serviço, pois esta causa vai desbancar ou eleger candidatos.

  5. Parabéns ao movimento contra a fraude e farsa. Todos sabemos que aqui nunca teve tupinambá. Só os ignorantes pensam que somos desinformados. Muito bem é assim que sefaz. Sugiro invadirem a Fubnai em Ilhéus e, também, entrar com uma ação pública contra essa traição do Banco do Nordeste, desviando o dinheiro dsa agricultura familiar.

  6. E que não fique somente neste protesto. estar na hora dos propiietários de terras, casas e hoteis se mobilizarem. Sugiro um protesto também na rodovia Ilhéus/Itabuna.

  7. Falar nisso,se fizermos uma ‘pequena’ análise sobre a origem do povo brasileiro,veremos que somos mestiços.
    Portanto,visto que ‘eles’ tem direito,também temos,ora!

  8. Os índios que, na verdade, são sulamericanos nativos, assim chamados (índios) devido ao suposto equívoco cometido pelas pessoas que compunham as caravelas, que vieram parar aqui, e não nas índias, por “problemas de falta de vento”, além de outros motivos – relembrando o que aprendemos na escola, se consideram os verdadeiros donos das terras, mas esse povo, hoje em dia, simplesmente inexiste, …!!!
    É sabido que há pessoas que, para conseguir terra, se passa por “índio”, já que é uma das formas mais fáceis de se conseguir um pouco de terra, sem ser no cemitério, …!!!
    Agora, verificando a real necessidade dos “índios”, pergunta-se: Quantos são? Qual a taxa de crescimento (fecundidade) dessa população e, também, qual a área que eles necessitariam para sobreviver, levando em conta o crescimento populacional estimado deles? Será que seriam, realmente, de 47 mil hectares de terra, apenas para caçar, pescar e plantar, além de produzir artesanato para vender e conseguir sobreviver com dignidade?
    Quem avaliou essas necessidades não teria superdimensionado a área?

  9. SE essa onda pega nós teremos que fugir para a Argentina ou para o Paraguai. Tudo bem que a forma que os Indios foram tirados de suas terras não tem comentérios. Mas, retirar de pessoas que trabalharam a vida inteira para conseguir alguma coisa é demais. A maior parte dos atingidos são pequenos produtores que vivem da agricultura familiar. Que país é esse que quer tirar dos pobres para dar para os miseráveis, para que os pobres virem miseráveis e os miseráveis sejam alvo de pessoas oportunistas. Vamos fazer tbm um protesto na rodovia Ilhéus-Olivença. Deixaram Olivença se acabar e agora querem destruir Olivença e o Turismo de Ilhéus.

  10. índio, que índio?não existe +índio coisa nenhuma,são todos mestiços .Se eles dizem-se índios eu tambem sou,uma vez que sou neta e bisneta,de índiazinhas;contudo elas casaram-se com homens brancos,portanto sou mestiça.

  11. O eleitor apimentado deveria tirar uma foto da tribo e enviar para o pimenta. Aí na legenda ele iria descrever o que está vendo. Só assim o leitor iria saber se o eleitor apimentado é míope ou se faz. Aqui prfá nós, eu sei o que é um mestiço, mas esses tais índios de Olivença, a maior parte são um bando de aproveitadores, misturados a uns descendentes legítimos. Assim não dá. Tá cum pena eleitor? Faça um cocar e carregue ele prá sua casa.

  12. Quem falou em “fugir para o Paraguai”, muito cuidado, já que por lá são os fazendeiros que estão tomando as terras dos agricultores brasileiros, juntamente com o governo, …, ele mesmo, …, o “Bispo comelão”, …!!!

  13. SÃO UNS VERDADEIROS TUPINAMBÁS PARAGUAIOS!!!
    CERTAMENTE HÁ INTERESSE POLITICO E LOGICO DINHEIRO POR TRAS DE TODO ESSE MOVIMENTO.
    A FUNAI NA EPOCA DO CADASTRAMENTO DOS “INDIOS PARAGUAIOS” EM OLIVENÇA, ALEM DE DOAREM UMA CESTA BÁSICA, ESTAVAM DANDO MIL REAIS PARA QUEM SE CADASTRA-SE, TUDO ISSO PARA FAZER NÚMERO NESTE MOVIMENTO! SAO UNS BANDOS DE FALIDOS QUE QUEREM MAMATA, QUEREM DE GRAÇA AQUILO Q NUNCA FORAM DELES!!!
    CLÁUDIO MAGALHÃES É O EXEMPLO DESSA PALHAÇADA!!!
    CONTINUE ASSIM BRASIL!!! 500 ANOS DE DESORDEM E REGRESSO

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *