Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma experiência em sala de aula acabou gerando uma onda de pânico agora à noite na Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia, que funciona na avenida das Nações Unidas, centro de Itabuna.
Segundo informações, o professor de uma das oito turmas resolveu simular uma brigada de incêndio e detonou uma bomba na escola. Imediatamente, alunos do tal professor desligaram a energia e acionaram extintores. Tudo de mentirinha… Menos para as outras sete turmas da escola, que não foram avisadas da brincadeira!
Pensando que a coisa era séria, os alunos que não foram “convidados para a festa” entraram em pânico. Houve correria e pessoas foram pisoteadas. Duas mulheres com escoriações tiveram que ser levadas para o hospital e, depois que se descobriu do que se tratava, o pavor se transformou em indignação contra o professor-terrorista e a direção da escola.
Juízo e responsabilidade passaram longe.

Respostas de 64

  1. pura verdade realmente foi um ato de inresposadilidade, a escola nao tem nehuma extrutura para fazer este tipo de simulação.
    tinha mais de 150 aluno na hora da brincadeira e nao tinha se quer uma sinalização de emergencia qaunto mais uma porta de energencia.

  2. isso é verdade!! eu passava em frente na hora do ocorrido e os vizinhos se apavoraram, inclusive meu esposo saiu correndo pra pedir ajuda a uns guardas de transito que deram uma risadinha bem cinica visto que já haviam sido informados do que aconteceria, eu suponho… poderiam ao menos anunciar antes do que se tratava…

  3. Pimenta, são 6 turmas no EEEMBA. Sendo 03 de Eletro e 03 de Segurança do Trabalho.
    O que aconteceu foi uma simulação de evacuação do prédio e atendimento de primeiros socorros em situações de emergência.
    A escola comunicou antes da simulação comunicou ao Samu e ao Settran, solicitando apoio destes órgãos em caso de algo sair do controle.
    Td foi devidamente pensando.
    Lá não existe professor-terrorista. É natural que numa situação de emergência, passado o susto as pessoas fiquem nervosas ao saber que td não passou de uma simulação. A intenção era dar realidade a situação.
    Amanhã vou procurar saber se houve pessoas pisoteadas. Não foi isso que presenciei.

  4. Tava demorando prá acontecer um incidente dessa natureza. Também pudera, uma escola desse nível, feita para caçar níquel da população incauta de Itabuna e com um corpo docente montado à laço só pode dar nisso. Essa EEEMBA é um verdadeiro engodo, implantada no oba, oba da AMURC que viu esse veio lucrativo em Itabuna. Curso técnico com 1 ano de duração? Como é que o MEC e a DIREC permitem isso? Espero que algum atitude seja tomada pela DIREC e que enquadre essa escola (?) nos moldes que deva ser ou então que feche, antes que alguém morra queimado ou eletrocutado.

  5. Ô “aluno” que fez o 1º comentário, será que vc estuda mesmo ? Prq escrever: INRESPONSABILIDADE, NEHUMA, EXTRUTURA, “QAUNTO”, ENERGENCIA, e, ainda por cima esquecer dos plurais. ME DÊ UMA GARAPA DE LIMÃO. Essa bomba tinha que explodir em vc. rsrsrsrsrsrs

  6. Caro Marcos Vinícius,
    Houve sim pessoas que foram pisoteadas na correria que se deu após a explosão, mas felizmente não sofreram lesões graves. Como noticiamos, duas alunas tiveram que ser levadas para o hospital. Noto que há contradição quando o senhor afirma que tudo foi avisado antes e depois reconhece ser natural que as pessoas tenham ficado nervosas AO SABER que tudo não passou de uma simulação. Ora, elas não sabiam antes?
    Está óbvio que a instituição não tinha o total controle da situação, uma negligência que felizmente mesmo não teve consequências mais graves.
    Acrescentamos aos envolvidos e aos leitores que não é interesse do blog desmoralizar a escola ou promover qualquer tipo de campanha difamatória. Apelamos para que os comentários se atenham aos fatos ocorridos.

  7. Esta escola tem curso de Técnico de segurança e Técnico em Eletrotécnica e acontece uma coisa desta.Imagine a agora o quanto os professores e a direção são competentes.Estão brincando de ensinar.

  8. Pelas ocorrencias acontecidas ontem com a entidade de esino EEEMBA sucursal de Itabuna com mais de 70 anos formando proficionais tecnicos em diversas areas.
    Por Um ato irresponsavel de uma pessoa que se julga professor com a total falta de competencia,provocando situações constrangedoras de risco e possiveis acidentes com os alunos da instituiçao; vizinhos dos apartamnetos em torno da escola , pizaria e hospital do IPEPE , colocando ainda em cheque o nome de outros professores capacitados em ministrar treinamentos simulados de emergencias e ja passaram por situaçoès reais e treinamentos sofisticados lamentavel esse fato por falta de comunicaçoa da direçao da escola. Com diversos professores da escola que poderiam contribuir para que essa situçao nao tivesse essa repercuçao negativa Lamentavel o fato, esperamos que, situaçoes dessa natureza ja mais acontecera

  9. Parabéns editores do blog, estas situações tem de ser informadas
    para os leitores, não é uma atitude dígna de uma instituição
    colocar em risco vidas de alunos, vizinhos e transeuntes que
    circulam nas imediações da escola. Tem mais! degredindo a imagem de professores e profissionais da área, que com certeza, faz um excelente trabalho com preparação de toda turma, proporcionando excelentes resultados no aprendizado de todos. Este tal de Marcos Vinicios não sabe o que está falando, é melhor êle calar a boca e não dizer besteira. Êle calado é um bom poeta.
    Este professor talves foi aluno do Bim Laden ou Resbolar, ou é um admirador fanático

  10. Com esse epsódio lamentável ocorrido nessa escola, fica a dúvida da capacitação técnica dos profissionais que atuam no setor de ensino de Itabuna, não só nessa instituição bem como nas demais faculdades e universidades que compõem a rede de ensino da região. Seria de muita valia uma auditoria nessas instituições para que fosse verificado se todos os profissionais que atuam nelas possuem as devidas formações e capacitações para exercerem os cargos.

  11. Caro Pimenta,
    talvez meu comentário não tenha sido bem entendido. Quem tinha conhecimento da simulação era Samu/Settran/Direção da escola e os alunos da turma envolvida na simulação,,,,
    Os demais alunos de nada sabiam,,,por isso comentei que qdo. eles tomaram conhecimento de que não passava de uma simulação, alguns ficaram nervosos,,,portanto, não vejo contradição nisso!!!
    Ao cidadão do comentário nº12,,,,por favor,,,,vc ensina o que?
    Vai aprender a escrever,,,
    Os Técnicos em Segurança do Trabalho, devem estar preparados para enfrentar todas as situações possíveis…
    Ao cidadão do comentário nº14,,,,
    sem comentários,,,vc é ridículo,,,,nem sabe escrever rapaz,,,,e nem sabe o que diz,,,,
    Vamos seguir o apelo da redação, que pede que os comentários se atenham aos fatos ocorridos,,

  12. sou um dos alunos do curso tecnico de segurança e junto com minha turma n fomos avisados. eu axei mera irresponsabilidade da coordenação, n havia rota de fuga, estavamos com um note book aberto fechando um trabalho quando isso aconteceu, alunos se desesperaram em minha sala n sabiam oq fazer e quando saimos tava aquele nevoeiro enorme q tomava conta e nos deixava desesparados sem saber pra onde ir pois estava tudo escuro e n havia rota de fuga. OS PROFESSORES IDIOTAS. acharam correto o ato acontecido, alem de n prestarem socorro á alunos inclusive de minha sala 2009.1 st (segurança do trabalho) ficaram de cima e todos nos de baixo revoltados reclamando, eles achavam corretos o fato aconteceido. por pouco n tivemos danos e n houve um acidente grave. deveriamos sim procurar a justiça e iremos pois ele alem de mau coordenadores sao irresponsaveis n tem respeito para com o proximo.

  13. O “profissional da area revoltado” ao que tudo indica é professor da referida escola. Pela redação da mensagem temos um indicativo da capacitação dos “profissionais” que atuam na referida instituição. Com a palavra o setor de ensino responsável verificação dos profissionais que atuam na educação.

  14. sei q todos tem direito de dizer oq quer. marcus vinicius deixou um comentario ai q n houve pessoas pisotiadas, marcus va em minha sala q se chama 2009.1 segurança do trabalho e procure saber o fato acontecido, houve pessoas pisotiadas, alunos levados ao samu com pressao altissima. sinceramente antes de defender procure saber o aconteceido pois eu fui um dos alunos prejudicados!

  15. sou aluna da dessa instituição, e nao entendo como a direção permitiu esse tipo de simulado e muito menos informou aos outros professores, nao ter feito uma analise do local, sabendo q a escola nao oferece estrutura ALGUMA pra esse tipo de simulado.para ter uma ideia inicial, esta escola funcionava uma escolinha infantil, ou seja nao tem estrutura alguma pra curso tecnico pois nao há saida de emegência.havia professor aplicando prova no mesmo horario e este ate o presente momento nao havia sido informado da situação como todos os professores nao sabiam de nada..uma falta de respeito com todos, visinhos, alunos e “professores”.foi uma infeliz ideia..e realmente teve gente pisoteada..pena q os alunos q executaram o projeto estavam tão ocupados rindo dos outros q nao teve tempo de ver o proximo…estão reprovados pela sociedade…ja ouviram falar de APR?

  16. Não tenho procuração para defender a instuição de ensino.Mas, não podemos utilizar uma simulação mal-sucedida para defamar a estrutura pedagógica do EEEMBA.A inteção do professor certamente foi das melhores possíveis,porém faltou um pequeno ingrediente; planejamento prévio das ações.Analisem quantas operações mal sucedidas têm acontecido com instituições governamentais no Brasil(polícia):Caso Eloá em Santo André no ABC paulista que terminou com a morte da jovem.Caso do ônibus 174 no Rio de Janeiro que terminou com a morte da jovem professora Geísa Firmo Gonçalves, e tantos outros….Porém sábia resposta fui a da redação do PIMENTA.Ate-se aos fatos ocorridos.É esta postura que faz do blog PM ser um dos mais acessados de região.

  17. Sugiro a mudança do nome da escola para ETHREBA – Escola de Treinamento HipeRealista da Bahia. Sorte da direção que não morreu ninguém.

  18. Infelismente o professor q fez essa ação, não teve preparo algum, pelo q sei ele eh um sargento e não um técnico de segurança, infelismente a direção permitiu q isso acontecesse,esqueceram q técnicos de segurança tem q estar bem preparados e bem treinanados para esse tipo de ação, o que infelismente n hove, causando danos para muitos. Houve falha da direção sim, qdo não informou aos outros professores q estavam dando aula, para se quer acalmarem os alunos, e qdo agente saia correndo nos corredores apavorados querendo saber o que estava acontecendo os incopetentes só diziam q era p ter calma e ir p a direita, aonde já se viu isso? e ainda p piorar o terror aparece uma maca com uma pessoa toda ensanguentada, ate agente saber q tb fazia parte da palhaçada o povo ja tinha morrido do coração. Professores, alunos e vizinhos indignados e revoltados com a situação, a direção da EEEMBA aGora vai ter que se explicar.

  19. Enfim, li todos os comentários e dos mais diversos tipos.
    Uma acontecimento desses ocorre por total falta de responsabilidade. Não sou dessa área, mas creio que até mesmo um leigo deve saber que uma simulação como essa deveria ser feita em local adequado, em terreno, campo aberto. Já participei de algo parecido, mas pela forma ocorrida de se chegar a soltar uma bomba, fica evidente uma prevenção além de incêndio. A coisa alcançou a esfera TERRORISTA.

  20. Na última vez que eu vi, a EEEMBA não tinha licença para dar cursos em Itabuna (até tinha sido proibida pelos órgaos da aŕea e pela secretaria de educação da Bahia) e seus diplomas NÃO TINHAM VALIDADE. Deu no jornal A Região de um ano atrás, mais ou menos. Mesmo assim a escola continou enganando ops alunos. Será que mudou alguma coisa???

  21. Aviso aos alunos da EEEMBUMMM: nas comemorações dos festejos de São João as bombas e traques estão terminantemente proibidos. Motivo: neuróticos de guerra em função de experiência pirotécnica ter fugido ao controle.

  22. Muito grave o assunto levantado pelo comentário 25 no que diz respeito à falta de licença da referida escola para funcionamento em Itabuna. Se os diplomas expedidos pela instituição de ensino não tiverem validade legal, os alunos terão que entrar na justiça para reaverem os valores pagos pelos cursos e os responsáveis pela escola processados criminalmente. Neste caso não seria somente um caso de irresponsabilidade, mas sim de má fé e dolo.

  23. EM CASA DE FERREIRO O ESPETO É DE PAU!!!!
    UM PROFISSIONAL QUE MINISTRA AULAS EM UM CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO, TEM, PELO PRÓPRIO CONHECIMENTO DE MEDIDAS DE SEGURANÇA OCUPACIONAL, NOÇÕES DE SEGURANÇA GERAL. NÃO FOI O QUE ELE MOSTROU!!!
    AS PESSOAS LESADAS PELA IRRESPONSABILIDADE DO PROFESSOR, E MAIOR AINDA, DA DIREÇÃO DA ESCOLA QUE PERMITIU A “CRIATIVIDADE” DO TAL, DEVERIAM ENTRAR NA JUSTIÇA COM PEDIDO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E POR TÊ-LAS EXPOSTAS A RISCOS DE LESÃO CORPORAL E ATÉ MESMO DE MORTE.
    QUEM SABE ASSIM, O BRASIL MELHORA!!!

  24. Boa tarde Sr. Marcos Vinícius.
    Referente a resposta do itém 16.
    Não sou professor, sou um leigo no assunto, mas devido as tuas insinuações e suas colocações vc jamais sabe do que se trata este profissional da área de segurança, creio eu, mexer com vidas humanas dentro de uma empresa, visando as condições de segurança para não ocorrer acidentes no trabalho e tão pouco doenças no trabalho, tem de ser preparado para tal.
    Caso vc é um professor desta instituição e está se ofendendo com os comentários, vc deve ser um dos caras de pau que sabia deste epsódio, os profissionais da área de segurança tem de ser treinado, avaliado, depois de estar apto aos assuntos prevencionistas, aí sim, êle poderá entrar no mercado com a competencia de um bom profissional.
    Parabéns pelo comentário dos iténs de Nºs 20 e 23 aluno

  25. Parabéns Luana.
    Referente sua opinião do itém 28.
    Creio eu, que o professor não é tão culpado quanto a direção da escola, talvez a escola solicitou ao mesmo para fazer este simulado.
    Isto é, se pode chamar esta ação de simulado ou showmulado ou espetamulado ou assassimulado.
    O professor deveria ter a humildade de recorrer aos seus outros colegas e somar as opiniões, seria um planejamento prévio para realização deste evento.

  26. ACREDITO, EU QUE HOUVE UM ERRO GRAVE , NOTA-SE QUE O ELENCADO GRUPO DE PROFESSORES, SO FAZEM EMBROMAÇÃO, NADA ENSINAM E COLOCAM OS COITADOS DOS ALUNOS, JA SOFRIDOS PELOMAU EXEMPLO QUE SERÃONO CAMPO DA SEGURANÇA,INFELIZMENTE ESSA ESCOLA QUE NAO SE PREOCUPA COM A QUALIDADE COMETEU MAIS UMA VEZ E DESTA UMA ABERRAÇÃO ESTUPIDA E DESPOVIDA DE PREPARO,MAS TAMBÉM O QUE SE ESPERAR DE UM COLEGIO QUE NEM MESMOTEM SEGURANÇA…

  27. talvez os coordenadores desta tal simulação estejam errados agora fica a duvida.
    Alguns comentarios diziam que a escola não te estrutura para este tipo de simuluação e se fosse um caso real?
    Tem curso de segurança do trabalho, na instituição quer dizer essas pessoas deveriam ao menos manter a calma dos outros colegas tendo em vista que eles poderão enfrentar no seu trabalho situações como está naum?
    Agora a escola deveria ter dado um treinamento de fulga antes, e se deu poderia realizar essa simulação sem o aviso prévio de todos ,uma forma de testar o que foi ensinado para que no caso real as pessoas não fiquem com tanto desespero esta é a minha humilde opnião.

  28. Nossa!!!! estamos em pleno século XXI e ainda presenciamos ações irracionais de pessoas q achamos ser profissionais e que tomam atitudes impensadas colocando em risco alunos e transeuntes contragendo a todos, lastimavel o episódio ocorrido. Lamentavel as colocações dos filosofos analfabetos que expressaram sua filosofia nos itens acima.

  29. Por acaso na pizzaria em frente a instituição ouvi comentários que um professor foi lesionado na perna duas pessoas foram parar no hospital e atendidos no samu 90% dos alunos revoltados com a ação da escola e todos os professores ali presentes sairam de fininho e foram embora quem sabe com vergonha da atitude da coordenação da escola.

  30. …Sinceramente, muito me admira, pessoas que estao sendo preparadas para o fututo, ficarem tão abismados com uma simples simulação. Por que tanto desespero, tanta rebeldia, sera que vcs, alunos, principalmente das novas turmas de segurança, acham que dentro das empresas, acidentes irão avisar qdo irão acontecer…me entristece saber que estão investindo seu dinheiro na profissão errada…Essa é uma profissão que exige coragem. Estejam preparados e procurem entender que o que aconteceu, foi algo que vcs poderão encontrar pela frente…diante da repercussao, vejo que todos deveriam desistir…ainda é tempo…Aos PROFESSORES que tb ficaram indignados..parem e pensem em tudo que ja disseram na sala de aula…Tivemos o cuidado de comunicar sim aos orgãos competentes…No dia em que o ACIDENTE ou o SINISTRO avisar qdo vai acontecer, não será necessários mais a profissão de TAécnico de Segurança….aos medrosos e os não capacitados…ainda é tempo de desistir…PARABENS A TURMA RESPONSÃVEL PELO SIMULADO….perai….me polpe viu…vão procurar o que fazer…assistiram um showM NÃO PAGARAM NADa e ainda TÃO RECLAMANDO….TURMA DO SINSITRO…

  31. …AO CRITICO DA AREA…VC TA NO LUGAR ERRADO….SE VC É UM LEIGO…PROCURE SUA TURMA….SIMULADOS FORAM FEITOS PARA PREPARAR PROFISSIONAIS…VC E TODA ESSA TURMA DE PESO MORTO DEVEM PROCURAS NOVOS ARES….TU É UM LEIGO MESMO…

  32. …AOS ALUNOS NOVOS DA EEEMBA, DE SEGURANÇA NO TRABALHO, QUE FAZEM QUSTÃO DE DEIXAREM AKI SEUS COMENTARIOS EM RELAÇÃO AOS SIMULADOS…TENHAM CORAGEM TB DE FAZEREM SUAS MALAS E CAIREM FORA, PQ VCS ESTÃO DESPREPARADOS…..

  33. SIMULADO… simulados são oportunidades para que o PROFISSIONAL, conheça as dificuladas e realidades da sua atuação em campo e teste o seu conhecimento e a sua capacidade de responder às necessidades de sua profissão. Especialistas afirmam que simulados podem ajudar bastante na preparação para o futuro….APRENDAM ISSO…

  34. Bom, eu gostaria de dizer que isso foi um maximo, pois quando eu me formei em tecnico não existia isso.A partir e desde quando acontece isso mostra que as empresas hoje em dia estão quebrando paridigmas, e mostra a importãncia preparando o aluno para o mercado do trabalho.

  35. Isso é um absurdo, pelo que eu soube uma falta de caratér e profissionalismo. Nem os professores foram avisados, isso é o cúmulo da burrice. Se eu estudasse aí pediriam o afastamento da coordenação, pois não se pode colocar pessoas querendo fazer escola, e sim profissionais gabaritados para isso. Não sei o nome da coordenação, mais pelo amor de Deus não façam isso mais. Estão se safando porque aí é Itabuna, pois se fosse aqui em Salvador era rua na certa. APRENDAM A TRABALHAR!!! OK!!

  36. pessoas q estão em panico,esta na profissão errada..alunos q estão estudando pra evitar acidente,,ficam espantados por causa de uma simulação…então ñ esta preparado pra ser um profissional..

  37. desista vc meu caro aluno…reconheça filho que o acidente não é simples obra do acaso ele pode ser evitado e nesse caso vcs provocaram…me adimira muito algumem q nem saiu para pratica e querer impor que algumem que esta aprendendo ou q saiba mais de quem esta se formando, falar desista..estamos no mesmo patamar querido… mais tudo bem…tens muitoooooooooooooooo que aprender ainda…ha se fizerem esse tipo de simulado na sua futuuuuuuuuura empresa sem uma analise do local vai ser ra-re-ri-ro-ruaaaaaaaaaaaaa kkkkkkk…á tem mais eu to ai na area pra concorrer com vc pessoa de QI…inteligentissimo..kkkkk

  38. Reflexão
    Deixo claro que as pessoas encaminhadas para o setor de responsabilidade médica faziam parte da equipe do sinistro,sendo assim as lesões mostradas foram maquiagens feitas com batom e catchup,
    Só uma alerta ,procurem vivenciar o que realmente faz um profissonal desta área…lá no campo ..fica difil desfilar pelos corresdores de salto alto viver procurado problemas ao invés de soluciona-lós ou buscar condições que venha resolver… as multinacionais tem testes especificos elinatórios..esqueçam um pouco salário viva mais o profissionalismo,pois citicar é muito fácil..desde que o problema não seja com vc .Tem meios de diálogo afinal foram feitos para isso.

  39. O que sabemos é uma gota, oque ignoramos é um oceano, sabe o que mais me admira nas turmas de Segurança, é que só visualizaram erros, não conseguiram ver os objetivos, é verdade os erros
    exisitiram, afinal era um simulado, e um treinamento tem relevancia também para que as pessoas façam a evacuação do local em boa ordem,cfe. NR 23 e olha!voces também erraram, ha! vale ressaltar que incêndio é o fogo que foge do controle e fogo é uma reação quimica acompanhada de luz e calor, e sabe quais sao os procedimentos de emergencia, aprendam que nao to ganhando pra isso, papel e caneta sao eles:
    1º lugar manter a calma 2º identificar e localizar o que esta acontecendo 3ºavaliar a situação eo que fazer4º combata as chamas e evite a propagação do fogo, ufa!! voces nao acertaram uma..Ah faltou tambem procure acalmar as pessoas, alunos, como voces estao ruins…ah alguem foi pisoteado, ? culpa dos tecnico de outras turmas que esqueceram que eram tecnicos, ah alguem passou mal, nao me diga que ja esqueceram do ABC…voces esquecem rápido, venham que eu ensino, mas mande as meninas porque da mais entusiasmo.olha o samu tava preparado ,bombeiros tambem, nao critique o colegio, fizemos um simulado, houve erros, mas ja imaginaram faculdades de medicina e direito em Rio e São Paulo que os absurdos trotes matam e não tem objetivos…quando se critica devemos ser razoaveis igual eu serei com voces agora, olha turma de segurança, voces estão bons, mas acho que podem melhorar mais um pouco, por exemplo enfretando o problema como verdadeiro tecnicos….

  40. Profissinal do caralho vocês são isso sim…
    Senhor Professor Marcos Vínicius o senhor procurou saber se houve pessoas pisoteadas ? pelo visto não por que na minha turma teve sim…
    E ao PROFESSOR-TERRORISTA SD Bispo, o senhor é professor mesmo ?
    como professor o senhor dá pra um ótimo soldado… já fui seu aluno.. mais que péssimo professor o senhor era e ainda é né!

  41. Eu sou aluno da eeemba e estava no dia da tal “simulação”. E o que eu vi na realidade foi um panico total por parte dos alunos e professores que não forão avisados desta brincadeira de mal gosto.Que por pouco não causou uma tragedia
    Eu ainda posso afirmar com toda certeza que todas as turmas da eeemba que não forão avisadas desta palhaçada estão indiginadas com a atitude desta turma de “tecnicos em segurança” e deste “professor terrorista” inresponsaveis e da conivência direção da escola que acima de tudo deveria zelar pela integridade de seus alunos

  42. Caro aluno,qdo buscar expor assuntos prepare um linguistico mais coerente e menos vulgar…pelos seus termos está claro que trata-se de um aluno deficitário..como terá condições de avaliar fatos e análisar danos..acredito que sua critica qto o profissional deve ser porque te reprovou estar na lista dos Técnicos de Certificado .Qualidade passou longe.OHHHHHHHH deixa ei te falar tem cursos de boas maneiras e lá ensina leitura .

  43. aos leigos aos alunos aos criticos… ja proucuram saber qual o objetivo dessa atividade??
    tem fontes precisas para tais criticas? sera q estão interessados no assunto ou estão apenas para fazer sensacionalismo, pois fiquem sabendo q para essa atividade existe um RELATORIO de analise depois da atividade, é assim q os alunos das duas novas turma de Tec. de segurança são interessados?? ainda da tempo de desistir hein!!! “Fururos Tec. em segurança do trabalho”
    Parabens a Turma de Tec. de SEgurança do TRabalho 2008.1
    “Turma do Sinistro”

  44. É ISSO AI CAROS COLEGAS DIDA,GILNEI E GABRIEL GOSTEI DOS COMENTÁRIOS…MAIS NÃO LIGUE NÃO A NOSSA INTEÇÃO ERA ESSA MESMO PASSAR PÂNICO E TERROR.
    E PARA PESSOA DO 46º COMENTARIO DEIXO MEU RECADO,SE VC PENSA QUE O ANJO DA GUARDA VAI LHE AVISAR QUANDO FOR ACONTECER UM ACIDENTE ,FIQUE SABENDO QUE NAO EXISTE ANJOS DA GUARDA TEC.EM SEGURANÇA NAO BEMZINHOOOOOOOO,ISSO SO ACONTECE EM CONTOS DE FADA…ACORDE PRA REALIDADE…SE VC FOR ALUNA NAO JOGUE SEU DINHEIRO FORA, DESISTA DESTE CURSO AINDA HA TEMPO.BJBJBJB PRA VC VIU!!!!!!!!!!!!!!!!

  45. Nossa! quanta polêmica diante do ocorrido…vamos por partes pessoas! primeiro, pra postar aqui sobre os outros comentários, por favor, ao menos leiam tudo o que ja foi dito, pra depois não pegar o bonde andando e falar MERDA, depois vinicius é ALUNO e não professor, olha só, foi colocado em “check” a capacidade dos alunos que participaram da simulação; questionando a capacidade dos mesmos quando estiverem formados, tenho conhecimento de pelo menos meia duzia de alunos que fazem parte da turma, e posso garantir que são, e estão preparados para atuarem na área, incluindo um deles, e tão citado vinicios, entre outros que não vem ao caso, depois da competência do professor de sinistro e ainda falaram da EEEMBA enquanto instituição. Vejam bem, eu não sou aluna da escola e também nunca fui, não estou aqui pra defender ninguém, faço facul da área de saúde e só vim aqui expressar minha opinião, assim como muitos fizeram. Bom, se houveram erros ou não, isso é uma questão de olhar crítico. Se paparem pra pensar, é uma escola formadora de Tec. de seguranças, ou seja, quando formados, não será determinado um horário, uma data específica para ocorrer um acidente. Acho que pelo menos os outros professores deveriam ficar sabendo da simulação. E em relação aos novos alunos de Tec. de segurança, é normal que tenham um pensamento assim, ainda estão com pensamento imaturo, mas, espero que com o tempo, possam mudar esse olhar, e começarem a ver as coisas de outra forma. Professor DIDA, sei o quanto esta se sentindo “bombardiado” diante de acusações, mas, procure se colocar no lugar de alguém que foi prejudicado, ou diante daqueles que não tem conhecimento na área, já é de lei,o povo fala se voce é bom e também fala se voce é ruim, então, o povo fala de qualquer jeito. Bom, no mais, espero que tudo fique bem, e que ninguém me mande ir pra casa do …. e nem tomar no… rsrsr pois nada como a boa e velha “LIBERDADE DE EXPRESSÃO” .. beijoss

  46. resposta ao 44:::
    …tu é mesmo um mane achar q salvador é melhor que itabuna….temos nossos méritos e nao ficamos devendo em nada a vcs….o profisionalismo vem de cada um e o seu deve ta mt longe do nosso….mané….

  47. …resposta ao 49…..
    falar de bispo é foda ne….ai vc brincou….achas q o cara é mal professor….olha aonde ele se encontra…agora olha aonde vc se encontra….pois é….continua ai olhando pra cima mane….

  48. …resposta ao 50….
    …vc viu pânico?….aonde?….prepara para o futuro amigo….pânico vc vai ver no dia em q acontecer um sinistro dentro de uma empresa q talvez vc seja o tecnico…e nao adianta me ligar….

  49. vc meu jovem do comentario 46 vc entende alguma coisa da profissão,vc estava la na hora q aconteceu simulado???
    Então fica na paz,,vc ñ tem direito de falar nada..vai tumultuar em outro lugar.

  50. turma st 2008.1 estamos de parabéns!!!para os criticos a melhor resposta aquela q ñ se dar..mas se mostra com competência..Um abraços para todos..obrigado pela atenção de todos,temos muito q aprender..mas valeu a experiência!!!!

  51. Engraçado mesmo os futuros profissionais que deveriam manter a calma ficam em desespero que tipo de profissionais vocês pretendem ser ?

  52. Nota de esclarecimento.
    Sou aluno da sala que ministrou o simulado no último dia 15/06/09
    li todas as criticas, e respeito todas as opniõres dadas até o presente momento.
    contudo, venho dar e/ou tentar dar explicações do que realmente
    ocorreu.
    Direção
    Bem, a direção da escola, junto com o professor e os alunos,par
    ticipantes gardaram em segredo assim como uns poucos alunos de outras salas e um ou outro professor(que sabia). foi aprovado o simulado pela direção e posto em prática.
    O SIMULDO NÃO FOI PARA TREINAR OS DEMAIS ALUNOS DA ESCOLA E SIM ESSE TREINAMENTO DE CONTROLE DE PÂNICO E DISTURBIO DE MINHA SALA
    ou seja, os demais alunos da escola foram aparticipantes
    e assim foi feito com êxito pleno já que todos deixaram a escola em tempo.
    Simulado
    Ninguem realmente estar preparado para o inesperado, não foi al
    go fácil de se fazer, houve danos, entretanto, muitos acertos e o primeiro a ser exposto aqui é o fato da escola fazer o simulado
    como Precursores, demos literaumente a cara pra bater, a institui
    ção tem muito a que melhorar, como exemplo,saídas de mergências, iluminação de emergência e etc. enfim, tudo aquilo que apredemos durante o ano de estudo.
    houve indignação entre os envolvidos, SIM, e se não houvesse ñ
    seria ou sairia como saiu o simulado.
    Somente foram avisados quem deveria ser e acaso alguém queira
    ou ache que deva saber quem deveria saber, pois bem, como dito anteriormente em alguns comentarios, o SAMU,O corpo de Bombeiros
    O settran, o Ipepie etc.
    o simulado
    às 19:55h a rua foi interditada, ninguém passou no local até segunda ordem, havia uma equipe do bombeiro em prontidão pa
    ra caso fosse necessário, entrar em ação, havia o Samu também
    de prontidão para prestar socorro, a polícia militar estava nos aredores da escolas.
    e para que tudo isso podesse vir a ser realisado, a escola se
    guramente notificou via oficio todas os orgãos competentes para
    isso.
    então, gostaria de me dirigir aos demais colegas técnicos da
    minha sala 2008.1, que ficaram indignados e assustados com a rea
    ção pública que, para tal realisação estavamos com o aval positi
    vo da direção, e nós saimos muito bem no simulado.
    Hoje os demais colegas técnicos das outras salas julganos (mas
    amanhã terão) graças a nossa coragem de tornar esse simulado uma
    realidade na EEEMBA,terão uma oportunidade de fazer o mesmo que
    juntos fizemos(e quero crer que assim como fizemos bem, eles Técnicos Em Segurança do Trabalho, farão melhor).
    Aos senhores Professores do Curso de Técnica em Segurança do Trabalho, que se juntarao ao coro de críticas(destrutivas) a mi
    nha sala, repesem seus comentários e se podem dizer profissionais da área, porque se me diz que faz melhor ,porque não me ensinou como, antes? agora no fim,acha justo apontar-me o
    dedo e dizer minhas falhas? isso sem dizer na total de ética profissional, porque certamente a materia não é ou foi a que vc meu caro ministrou no ano letivo.
    a opinião pública
    geralmente quando nos deparamos com o desconhecido, temos uma gama de reação que nos toma de imediato,e isso nos deixa confuso
    o fato de saber, que algo assim foi feito em um local como o que foi feito e ninguém sabia, realmente parece a priore, uma coisa de outro mundo.
    contudo, os profisionais envolvidos estavam sempre em controle da situação, até porque ela foi criada por nós.
    estavamos a todo momento e em todos os passos dados desde o estouro da bomba até o aviso de que se trwtava de um simulado.
    sendo monitorados.
    assim, fica registrado em 19 de junho de 2009, meu desabafo com tudo o que li e vivenciei, nestes dias que sucederao o simulado da EEEMBA.
    sem mais agradeço a atenção dada
    Eu.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.