Tempo de leitura: < 1 minuto
Abelardo Oliveira destacou capacidade de investimento da Embasa (foto Duda Lessa)
Abelardo Oliveira destacou capacidade de investimento da Embasa (foto Duda Lessa)

O presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, deixou claro o interesse da empresa estadual em assumir a gestão do sistema de abatecimento e saneamento ambiental em Itabuna. Hoje, a Emasa (empresa municipal) administra o sistema e utiliza a estrutura da Embasa em regime de comodato, mas o contrato se encerra daqui a exatamente um mês.

“A Embasa tem interesse em retomar”, disse Aberlado hoje pela manhã, durante reunião na Câmara de Vereadores.  O contrato permite que a Emasa continue operando, desde que ela pague à Embasa pelos ativos. Se for esta a opção, o pagamento deverá ocorrer em quatro parcelas anuais.

Oliveira afirmou que a Embasa tem condições de investir na melhoria do sistema, ampliando a oferta de água e reativando o tratamento de esgoto, que hoje é lançado in natura no Rio Cachoeira. “Estamos com obras de saneamento em mais de 0itenta municípios”, disse.

O presidente aproveitou para fazer um alerta: Itabuna precisa aprovar um Plano Municipal de Saneamento Ambiental até dezembro do ano que vem. Caso não o faça, deixará de receber recursos da União para esta área.

0 resposta

  1. Nem tudo sao flores, com essa transferencia do serviço de abastecimento, ficou claro que serao mais de 300 funcionarios da emasa na rua. por que a embasa nao os terao em seu quadro de pessoal.

  2. Vou torcer pra que isto aconteça, pois o prefeito pinoquio Azevedo arrecarda mais de 2 milhões de reais mensais, e a EMASA não tem uma obra na cidade, é a mina de ouro do prefeito que colocou o seu irmão concursado para o casrgo de motorista, mas ocupa o setor financeiro da EMASA, eu não sabia que motorista entendia de contas, mas é verdade, estar no diario oficial do municipio, Motorista classe B, mas estar la dando sumisso em mais de 2 milhões, sem contar na taxa de esgoto que é mais 350 mil mensal, esse dinheiro vai pra onde? o que se faz com esse montante de dinheiro? sera que é so para pagar funcionarios e empreiteiros??? Ou sera que o prefeito estar colocando tambem la na ponte do Sao Roque?? Com a palavra a prefeitura……

  3. Estive no ano passado com um prefeito da Região no Palácio do Planalto, também estavam a Prefeita Moema Gramacho, o Prefeito de Feira, o de Ilhéus não foi, Itabuna foi, em uma reunião com a Dilma, estavam a Secretária de Administração da Bahia e o presidente da EMBASA. Reunião sobre PAC(Abastecimento de água). Ví esse pobre coitado do Abelardo sem conseguir responder a nenhum questionamento efetuado pela Dilma, a resposta era sempre a mesma ESTAMOS EM ESTUDO. ESSE POBRE COITADO NÃO SABE NADA, FOI A VIDA TODA SINDICALISTA NUNCA TRABALHOU, NÃO TEM QUALQUER CONHECIMENTO

  4. Dr Abelardo, leve informações ao Governador de que Itabuna não suporta mais tanto descaso com a questão do saneamento ambiental na cidade, com a falta total de redes de esgoto e de tratamento. O rio cachoeira definha com o lançamento in natura desse esgoto no mesmo e toda sorte de lixo. Precisamos que a EMASA seja extinta e que o controle dessa prestação de serviço volte ao Estado. Essa empresa se tornou, nos últimos 5 anos um antro de corrupção e parece que vai continuar. É preciso dar um basta nessa situação caótica, Governador. Se a EMBASA tem interesse na retomada dos serviços, nós mais ainda. Se esse governo não tivesse interesses excusos certamente não se oporia a devolver essa concessão ao estado e exigir investimentos do mesmo nessa área. Srs vereadores, pensem um pouco, um pouquinho só nas população que não tem acesso á água tratada e aos serviços de saneamento. esqueçam um pouco o interesse próprio e exerçam o dever para os quais foram eleitos.

  5. o sistema de abastecimento de água e esgoto começou a ser implantado na getão do Dr. Claudionor Alpoim, portanto a embasa é que fez uso do material já implantado em itabuna e não reembolsou o município durante o período em que usou o sistema. portanto no final das contas vai ser a Embasa que deve ao município.

  6. A nota que esclarecimento postou, é uma verdade, se era para dar uma atribuição aos sindicalistas que seja de legislador, por que em quanto executivos todos sem exceção são uns incomPTentes.

  7. FAÇO UM PEDIDO A ESTE BLOG, SAO MUITOS OS CONCURSADOS QUERENDO SABER O QUE VAO ACONTECER COM ELES CASO ISSO ACONTEÇA.

    AJUDE-NOS A ESCLARECER ESTA DUVIDA QUE É DE CENTENAS DE PESSOAS.NINGUEM SE MANIFESTA PARA ESCLARECER A ESTA SITUAÇAO.

  8. O Presidente da EMBASA disse na Câmara de Vereadores que o funcionários da EMASA não pdoerão serem transferido para a EMBASA, sliente-se que se fazendo um encontro de contas a Prefeitura não terá de paga nada a EMBASA pois ela não possue nada neste Municipío.

  9. A EMBASA faz uma politica social,o custo da agua em ilheus é menor que de Itabuna que é administrada pela a Emasa,a taxa minima em Ilheus é 9,00 reais enquanto em Itabuna é de 15,00 reais, a nossa agua é uma das mais custiosa do pais,a EMBASA tem que vim para Itabuna rapido,construir a tão sonhada barragem já que os 40.000.000.00 está a disposição o que falta é projeto.

  10. A Embasa tem 2,2 bilhões para investimento em saneamento e ampliação no abastecimento.
    A embasa tem intervenção em mais de 80 municipios.
    A Embasa tem como presidente o itabunense Dr Abelardo Oliveira.
    A Embasa tem como Diretor Ambiental o itabunense Dr Alberto Pontes de Souza, irmão de Roberto de Souza e Saulo Pontes do DNIT.
    A Embasa investiu 85 milhões em Vitoria da Conquista.
    A Embasa juntamente com recursos do PAC investiu em Feira de Santana, cidade do prefeito Tarcisio Pimenta do DEM, 115 milhões.
    A emasa tem muitos funcionários que já são da Embasa. Os funcionários que não vão querer a transferencia são os chefes e os de confiança que vão perder a boquinha.
    Com a embasa a barragem sai logo. Quem ganha é o povo.
    Obs: Com a intenvenção da Embasa Salvador terá 100% de esgoto tratado. Veja o tamamho de Salvador, imagine o que a Embasa fará com o Rio Cachoeira.
    Amigos Itabunense: Hoje temos o INGÁ ( Instituto da Gestão de Águas e Climas), que funciona na fiscalização das retiradas de águas das bacias.
    A região mais seca do estado é o semiarido, pensando nisso Wagner enviou técnicos da Embasa e do INGÁ, para Israel, pois é o pais onde há maior problemas de recursos hidricos.
    No Semiarido onde a turma de ACM, Paulo Souto e Cesar Borges dava carro pipa em vespera de eleição. Wagner com parametros trazidos de Israel implantou 23 mil sistenas integradas e 900 poços artesianos.

    Diante o exposto, só a favor da entrega da Emasa para Embasa, pois será melhor para o povão.
    Então! solicito uma emquete do pimentanamuqueca sobre quem é favor ou contra

  11. Esses desinformados ainda chamam os que trabalham com seriedade de incompetentes. Taí a informação do sr Antonio Filho sobre o assnto. Esses mentecptos tinham conhecimento disso, é claro que não. Ou tinham e se esmeram em omitir, tudo para passar desinformação e emitir opinião em nome do achismo. Quem são os incompetentes aí? Comparem os municípios atendidos pela EMBASA com Itabuna. Os municípios do mesmo porte, é claro. Comparem o valor da tarifa e vejam onde ela é aplicada com mais corretividade e de forma em investimento. E quanto a outro desinformado que falou sobre o engº Abelardo é bom informá-lo que este foi Secretário Nacional de Saneamento, no Ministério das Cidades, à época do Ministro Olívio Dutra e teve uma atuação reconhecidamente competente à frente dessa pasta reconhecida internacionalmemnte. Sob sua administração o saneamento no país deu um salto quantitativo e qualitativo estupendo. Caso o desinformado que esconde o nome não saiba disso, consulte os órgãos nacionais que vivem o sanemamento no país como a ASSEMAE – Associação nacional das Empresa Municipais de Saneamento e a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária. Talvez este mentecapto até desconheça a existência dessas entidades. Portanto, antes de falar bobagens e tecer críticas caluniosas a um profissional do nível do Engº Abelardo, procure se informar mais e ter mais um pouco de educação e bom senso, coisa realmente totalmente em falta nessa administração nos últimos 5 anos.

  12. A Emasa não pode falar em gato. Pois, para quem não sabe as bacias são de dominio da União ou Estado. Para alguma empresa tirar água desses rios é necessário que tenha uma autorização chamado (outorga), e a Emasa até o mês de abril, quando houve um Seminário na FTC sobre o dia da água, não tinha.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *