Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Wesley Melo, vem anunciando várias mudanças para tentar melhorar o tráfego na área central da cidade. Foram feitas alterações de vias, deslocamento de pontos de ônibus, proibição de estacionamento e até retirada de semáforos. Porém, quem trafega diariamente ainda não sentiu muita melhora, diga-se.

Uma informação desanima ainda mais os motoristas: por mês, são 400 novos veículos na cidade. Em junho Itabuna possuía 46.868 veículos, segundo o Detran – em maio eram 46.426. Mantida essa média, já devemos estar com mais de 47 mil veículos, incluindo aí ônibus, motocicletas, caminhões e outros.

A cidade não tem estrutura para tanto carro, argumenta Melo. O município tem cerca de 210 mil habitantes, o que dá uma média de um carro para cada 4,5 itabunenses. Uma solução seria estimular a utilização de meios alternativos de transporte, como bicicletas. Nossas ruas também não oferecem estrutura para elas, é certo, mas ainda são o meio mais saudável.

Resposta de 0

  1. Esse eh um problema nacional – o transito. Pois há redução de ipi, facilidade de financiamento, etc… até ai td bem!!
    Mas e as consequencias(já q as verbas e os impostos são desviados)?? Não constroem estradas ou vias nem reformam as existentes!! Isso é falta de planejamento!! Isso vemos n so em relação a transito, como em relaçao a saúde, educação, segurança(p. ex = novas viaturas mas sem combustivel). ISSO É BRASIL!!!!

  2. Alguns pontos a serem discutidos por todos:

    1 – A ponte do marabá já atingiu o limite. Algo terá que ser feito. Ou passarelas laterais à ponte, pois quem tenta passar por ali certos horários poderá ser jogado na pista, ou mesmo duplicar a ponte ou fazer outra ligando a outra extremidade da praça camacã, e ambas ficando com apenas uma mão, ao invés de mão dupla como é hoje, o que já aliviaria;

    2 – A ida de vários órgãos públicos para o São Caetano já melhorou um pouco a situação no centro. Só falta o Fórum da justiça estadual.

    3 – Uma coisa mais fácil de resolver é a mudança de um ponto de ônibus em frente ao correio que esta inviabilizando o fluxo de veículos na Av. Inácio Tosta.

    4 – Alguns retornos terão que ser mais longos, mesmo que alguns motoristas venham a reclamar, pois só assim o trânsito flui melhor.

    5 – Para incentivar o uso de bicicletas tem que haver ciclovias, pois disputar a pista com carros, ônibus e caminhões é muito arriscado, principalmente com o nível educacional das pessoas aqui.

    6 – Outra coisa que pode ser feita é viabilizar o trânsito em mais uma avenida – mais ou menos paralela – atrás da beira rio que fica em frente ao Shopping – creio que seja a Av. Aziz Maron – mas não tenho certeza do nome. Talvez pela ligação que fica atrás do antigo Hiper Messias, indo até o Conceição, São Judas ou coisa que o valha, pois irá desabafar mais o fluxo em direção ao centro.

    7 – Outra coisa que eu não sei como será resolvida é uma questão existente no centro da cidade, onde um semáforo é seguido de outro, a apenas uma quadra de distância (na Adolfo Maron, desde a cinquentenário até o cruzamento com a Av. Amélia Amado), totalmente sem sincronia, gerando filas e desordem, como trancamento da via por quem quer passar de qualquer jeito, avança e fica no meio da pista impedindo o trânsito de fluir.

    Sei que há mais coisas a serem feitas, mas se estas fossem feitas, melhoraria muito a situação que aí está.

  3. Outras opções como andar de bicicletas…??? Queria ver os empresários de Itabuna tudo andando de bike!!!! eu quero é provaaaaa..!!!

  4. o fato de terem sido contados mais 400 carros em junho, na comparação com maio, significa que a cada mês a cidade ganha esse número de novos veículos? a reportagem não checou se pode ter sido um caso isolado? fez uma comparação com os últimos 12 meses? sei não, mas desconfio que esse dado pode estar equivocado. em nome da credibilidade deste blog, confiram.

  5. Sugestoes – somente um ponto na avenida amelia amado (vamos andar, gentes). Acabar com o ponto na praca da Igreja Sao Jose (soh atrapalha e tem outro ponto logo proximo na praca do maraba), inclusive esse ponto com saida de onibus perigosa, pois eh mao para o carro virar a direita na avenida duque de caxias. Outro que nao entendo eh o ponto quase em frente a receita federal (beira rio)-Ponto na esquina com mao para direita (juraci magalhaes) e com varios carros tambem querendo fazer o mesmo trajeto. O de matar eh que entre a ponte da mangabinha/sao caetano ate o dito ponto para avenida juraci magalhaes, sao 05 pontos.
    No trajeto para o sao caetano, apos a ponte ate o posto, 02 pontos.
    Por essas e outras os motoristas andam endiabrados para cumprir horarios e deixar os passageiros, praticamente na porta….. analisem…. nao eh critica, sao sugestoes.
    Um absurdo da mudanca eh o caso em frente a FTC…. antes entravamos passando em frente a cesta do povo, hoje temos que ir para direcao do canal —

  6. Concordo com a leitora acima (Joana), muita gente compra e emplaca carros em Itabuna + os carros vão para outras cidades menores da região. Em relação ao transito que é o tema da matéria, na maioria das vezes que vou em Itabuna vou de ônibus,pq trafegar nessa cidade é quase impossível, nem os motoristas nem os pedestres respeitam, sem contar na dificuldade em achar vagas para estacionar.

  7. Cara Joana:

    É capaz de ser mais que isso ainda, pois há muita gente enterrando a cara em prestações, de até 72 vezes, para andar de carro, mesmo que no meio do caminho atrase as parcelas e a justiça mande tomar, …!!!

  8. Vcs quereram que o Prefeito Azevedo resolva todos os poblema desta cidade em 07 meses, agora é o transito, que tive achando ruim vai mora em Salvador ou compre um hélicoptero é brincadeiro esta população nada agrada vão trabalhar cambada de Petista.

  9. Caro Sérgio,concordo em genero,número e grau com você.Para fazer essas mudanças será necessário um técnico,com experiência na area, não um soldado de polícia…

  10. Azevedo é uma das pessoas em Itabuna que mais entende de transito, mas lembro que ele teve 4 anos como ssecretario de transporte e não tem uma ideia util em prática.

  11. Gente carro tá vendendo mais do que celular em Itabuna, tem gente vendendo a carroça e comprando carro! vamos fazer o rodizio das placas!

  12. Secretário coloque o semaforo ali na ponte Calixtro Midrej”Ponte menos velha” sentido Bairro de Fátima e Juracy Magalhães pois tentar passar neste locais em horário de pico é um terror.

  13. Pontos criticos no transito de Itabuna:
    Ponte Calixto Midrej sentido Juracy Magalhães Bairro de Fátima.
    Ponte Marabá
    Cruzamento da Igreja N.s. Fátima com o Posto Universal.
    Praça do Forum.
    Cruzamento da LBV antique com Bairro de Fátima(PROX. Depósito do Grupo Chaves).

    E por ai vai…

  14. Infelismente , e mais uma vez, a culpa é da falta de competência das autoridades do municipio. Falta sinalização , falta aplicação de multas,( que são desviadas por conta da politicagem) ,falta no investimento do dinheiro publico arrecadado em (impostos que pagamos), que some e ”ninguem sabe pra onde foi”.E para completar , temos uma secretária composta de secretarios de transporte e diretores truculentos, que não entendem nada de transito, muito menos respeitam a existencia do Contran. ”Autoridades competentes ”Tentem ler mais o codigo de transito brasileiro, afinal vcs não fazem nada mesmo , ficam só sentados em suas cadeiras.Os senhores precisam entender que a cidade cresceu e o povo sabe que a culpa não é dos agentes de transito ,mas ,sim , das autoridades do municipio, que só visam o lucro.

  15. São Paulo (guardadas as devidas proporções) está cada vez mais inviável para se viver porque, entre outras coisas, a cidade se desenvolveu dando prioridade ao automóvel individual ao invés do transporte público. E tome obra para desviar dinheiro, ligar um engarrafamento ao outro e ganhar votos. Metrô e corredor de ônibus demoraram 20 anos para fazer ou ampliar. E quando decidiram ampliar, fizeram daquele jeito, com buracão e tudo mais.
    Temos que tomar cuidado para não penalizar mais o transporte público em nome de “facilitar” o trânsito de carros. Posso estar sendo paranóico (normal, após morar anos em Sampa), mas tendo a acreditar que incentivar ciclovias e melhorar o transporte público deve sempre ser prioridade.
    Decididamente o trânsito de pessoas não tem sido prioridade nas obras e isso é um péssimo hábito brasileiro. Exemplo: Saia do Banco Raso a pé e atravesse o trevo na saída da ponte (mangabinha-s.caetano) para ir em direção ao shopping. Não há faixa alguma em centenas de metros. Ou se faz uma volta enorme ou se arrisca a vida atravessando, pulando o canteiro central, o que é muito arriscado. Resultado: atropelamentos.
    Quando fizeram o alargamento da ponte, “esqueceram” de fazer uma passarela para aquele pessoal.. como é mesmo o nome? Ah! Pedestres.

  16. BEM, CONCORDO QUE HOJE O PROBLEMA DE ITABUNA É O NUMERO MAIOR DE CARROS NAS VIAS E COM A FACILIDADE DE AQUISIÇÃO DE UM VEICULO TUDO COMPLICA MAIS AINDA, MAIS SEI QUE WESLEY ESTA FAZENDO ESTA CERTO, TENTANDO SOLUCIONAR A FALTA DE ESPAÇO QUE ITABUNA SOFRE NO QUESITO URBANIZAÇÃO, MUDANDO PLACAS, VIABILIZANDO A MELHORIA DO FLUXO EM HORARIOS DE PICO, DANDO MANUTENÇÃO NOS SEMÁFOROS SOLUCIONANDO O PROBLEMA DE SINALIZAÇÃO DE RUAS,COM PREJETOS DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, COLOCANDO O TRÂNSITO PRA ANDAR.
    MAIS O TRÂNSITO NÃO SÃO CARROS E SIM PEDESTRES, ENTÃO FICAR AI PARADO E RECLANDO NA AJUDA EM NADA.
    Um trânsito seguro é direito e responsabilidade de todos!!

  17. Andar de bicicleta?

    Nesse circo chamado Itabuna, essa foi a PIADA do ano!!!

    Esse secretário municipal de Transporte e Trânsito falou isso?????????????????????

    Que falta de competência administrativa, como pode um secretário de um municípo de uma das cidades mais importantes da Bahia e do Brasil, quase com 99 anos, prestes a completar 100 anos, o povo deixar de andar de carro para, literalmente, pedalar! Onde estamos? Itajuípe, Buerarema?

    O tempo passa e ITABUNA retrocede!

    ITABUNA não tem FUTURO!!!!!!!!!!!! Com essa mentalidade???????????????????????

    Não tem FUTURO!!

    Sobre o comentário do senhor Sérgio Oliveira, ciclovia apenas para atividade física, concordo!

    Sobre os outros pontos citados por ele, seria uma boa solução!

  18. Ricardo Kruschewsky, é por isso que o Brasil nunca vai ter jeito.
    pq existe pessoas que pensa como vc.
    paises mais desemvolvidos que o nosso, as pessoas andam de bicicleta para desafogar o transito e dimunuir a poluição.
    se vc não é a favor de andar de bicicleta, então não reclame se o transito ta complicado.

  19. Concordo com Antonio em gênero, numero e grau!!!!!!!
    Ricardinho, reveja seus conceitos meu filho…são com pessoas como vc q o mundo na anda!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *