Tempo de leitura: < 1 minuto

A decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que obriga o governo do estado a indenizar em mais de R$ 10 milhões o principal jornal da Bahia, o  A Tarde, deixa de cabelo em pé prefeitos que adotam censuras a veículos críticos às suas gestões. Aqui no sul da Bahia, são vários os exemplos de veículos que sofrem retaliações de toda ordem porque os seus prefeitos ainda não aprenderam a conviver com a crítica (por menor e justa que seja ela).

Bom, caso é que o governador baiano em 1999, César Borges (ex-PFL, hoje senador pelo PR), suspendeu qualquer tipo de anúncio no jornal A Tarde. Era uma represália do senador à publicação que denunciou irregularidades no comando da Polícia Militar e a facilidade de fraudar documentos de identificação pessoal no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

O jornal acionou a justiça e, dez anos depois, saiu a condenação, cuja cifra atinge R$ 10.754.172,08, afora os juros e correções devidos. O jornal detinha, à época, a preferência de 93% dos leitores baianos. Apesar disso, sofria censura por pressão econômica. A censura, aliás, se manteve no governo do sucessor de Borges, o ex-governador Paulo Souto, derrotado em 2006 e que hoje se lança como pré-candidato ao Palácio de Ondina, pela quarta vez.

Aos prefeitos e políticos em geral, fica a lição. Este blog só considera injusto que a indenização saia dos cofres do estado e nada sofra o gestor da época. Muitos, numerosos, são os casos de prefeitos e gestões que censuram, economicamente, veículos que adotam postura crítica em relação aos seus governos. Fica a lição.

0 resposta

  1. Sem discutir o mérito da questão, mas esses políticos da Bahia dão “prejuízo” aos cofres públicos até quando não estão mais no governo. Ô raça !!!

  2. E tem gente que quer PAGAR DE NOVO pra ver ESSA GALERA NO PODER.

    É A HERANÇA ACM. É A PRÁTICA CARLISTA. É O LEGADO DO ” REI DA BAHIA” (PAU NA IMPRENSA, PRA OS BAIANOS APAIXONADOS PAGAREM A CONTA)

  3. E mais uma vez sobrará para o contribuinte…

    Até quando isso irá durar?

    Pelo amor de Deus,não aguento mais ver tanta barbaridade todos os
    dias.

    Fala sério!!!

  4. Será que o Ministério Publico ou alguma ONG de transparência vai impetrar ação regessiva contra o Senhor Cesar Borges e Paulo Souto? Acho que o momento é deles apresentarem trabalho. Ou, será que o proprio BLOG vai encampar uma campanha sobre para que esses politicos paguem com o própepio dinheiro pelo prejuizo causado ao cofre público?

  5. EU SEMPRE LUTO PELA JUSTIÇA. A JUSTIÇA QUE DEVERIA SER SEMPRE JUSTA, NESTE CASO DO JORNAL A TARDE E O GOVERNO DA BAHIA, DEVE COBRAR A CONTA DO(A) SEU(S)ENTÃO, GESTOR(ES). OS BENS (ADQUIRIDOS) DO MELIANTE, PODEM RESPONDER. C O N F I S C A ! Agora EU ter que pagar essa conta, é dose!

  6. Pois é meus amigos. E esses elementos já estão vindo em nossas cidades com a maior cara de pau. César Borges tão cara de pau, já o vejo dizendo que hoje não faz mais parte do PFL, numa tentativa de ainda ludibriar os eleitores. Heita raça! Poucos salva-se mas esses aí são verdadeiros DITADORES.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *