Tempo de leitura: < 1 minuto
.

O site Bahia Notícias, do jornalista Samuel Celestino, divulgou no início da noite uma pesquisa em que o governador Jaques Wagner aparece reeleito em todos os cenários simulados. Os números prometem tirar o sono de alguns, avisa Celestino, numa referência nada discreta ao ministro Geddel Vieira.

Eis os cenários: na pesquisa espontânea, Jaques Wagner chega a 24,6%; Paulo Souto 12,2%; e Geddel Vieira Lima 5,7%. Outros 5,7% não souberam ou não quiseram opinar. Já na pesquisa estimulada, Wagner obtém 35,8% das intenções de voto; Paulo Souto 27,8%; e Geddel, 14,7%. Brancos e nulos somaram 8,25%.

Num eventual segundo turno, Jaques Wagner derrotaria Paulo Souto por 45% a 37%. Quando a disputa é com Geddel, os números são 49% (Wagner) e 29% (Geddel). Se os candidatos fossem Paulo Souto e Geddel, o ex-governador venceria com 42% contra 31% do ministro da Integração Nacional.

A consulta foi encomendada pelo Instituto Getúlio Vargas, do PTB, e foi realizada em Salvador e 35 municípios do interior. Quem aplicou os questionários foi o Instituto Economic Pesquisas e Projetos, entre os dias 8 e 16 de julho. Foram entrevistadas duas mil pessoas – a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Resposta de 0

  1. Cabe Lembra que a pesquisa é do PTB presidido na BAHIA por BENITO GAMA que é aliado de GEDDEL VIEIRA LIMA e inclusive foi indicado para a diretoria financeira da SUDENE pelo MINISTRO.

  2. O eleitor deve consolidar a democracia na Bahia reelegendo Jaques Wagner, não permitindo a volta ao passado arbitrario de origem Carlista e a formação de um governo denominado por ACM de “agatunado”, Bahianos reflitam e evitem as consequencias.

  3. Devemos lembrar que em 2006, as pesquisas davam certa a reeleição do então governador Paulo Souto, e Wagner por experiência própria não deve confiar em pesquisas. Quem viver verá.

  4. Quem sou eu para subestimar resultado de pesquisa.
    Mas já subestimei.
    Quando do último confronto entre GS X FG, para a prefeitura de Itabuna, quem estava com a máquina na mão era o primeiro, pensei que não perderia a eleição, apostei e perdi.
    É que eu imaginava que minha pedinha, com o poder administrativo na mão, não perderia nunca a eleição.
    Depois fui vê que com os “amigos” gamelões que minha pedinha tem, ficou fácil para o adversário.
    Toma cuidado Wagner!

  5. A frieza dos números dando larga vantagem a Wagner reflete com exatidão o quadro das eleições, mas como em toda pesquisa eleitoral, os que ficaram na rabeira contestam a ineficácia do estudo de forma a desabilitar a metodologia, quem a encomendou e por aí vai. Tudo isso é jogo de cena. Lembrar pesquisas passadas que indicavam vitória desse ou daquele grupo e foi revertida, sem citar o panorama que influenciou o comportamento do eleitor é choro de perdedor. Jaques Wagner é sim uma grande liderança, um bom gestor público e, por incrível que pareça, ainda conta com a sorte de ter como adversários nomes que trazem o ranço da forma rasteira de se fazer política. Convém a Paulo Souto realinhar seus candidatos aos cargos proporcionais formando uma chapa enxuta para que possa manter as cadeiras existentes e, quiçá, ampliá-las em mais duas no plano federal. Isso é perfeitamente possível por existir nomes fortes, puxadores de voto. Todavia, aos Vieiras, o momento requer sobriedade e humildade. São eles os fieis da balança para definir se existirá ou não 2º turno. Vozes correntes entre vários grupos políticos já perceberam que se Geddel deflagrar sua campanha rumo ao Palácio de Ondina como cabeça de chapa pulverizará sim a votação facilitando a peleja para Jaques. Caso os peemedebistas não queiram cair no ostracismo, resta-lhes uma lúcida opção pela composição, inclusive com as bênçãos do Partido Progressista (há quem diga que é o PP o interlocutor entre o Governo e o PMDB), ainda que os espaços na administração sejam reduzidos.
    Antonel Oliveira

  6. PORQUE O NOME DE ACM NETO NÃO FOI CITADO NESSA PESQUISA? SERÁ QUE JAQUES WAGNER TÁ TEMENDO ALGO? ACHO BOM ELE POR AS BARBAS DE MOLHO…

  7. Pode até existir um viés de sensatez no argumento do leitor Antonel Oliveira em se tratando do peso que tem Geddel nas eleições dependendo da sua candidatura ou não, porém acredito que o Partido Progressista esta na festa errada. Essa estória de ser o PP interlocutor do PMDB certamente o é com interesse de engordar a fatura e indicar Negromonte como vice de Jaques, o que seria impossível. Se o PMDB compuser com os companheiros é obvio que Geddel Vieira Lima será o vice, até porquê Lídece da Matta será a candidata ao Senado.

  8. Wagner, só voto em você para a Bahia não retroceder, para que Paulo Souto e aquela corja horrorosa não volte ao poder, mas cá pra nós, você precisa acordar, precisa entender de uma vez por todas que seus aliados são aqueles que sempre estiveram ao seu lado, desde o princípio. Esses que se aliaram agora depois de sua maravilhosa eleição, são apenas oportunistas. Estes não conseguem ficar fora do poder.

  9. Concordo que pesquisa nesse momento não quer dizer muita coisa; mas, mostra que a bolinha de Geddel esta muito “murchinha” para tanta gabolice!!!! se gabam da quantidade de prefeitos que o apoiam, mas não podemos esquecer que muitos desses prefeitos estão com péssimas avaliações em seus municipios e não conseguem transferir votos para Geddel. Podemos citar como exemplo o prefeito de Ilhéus, que teve grande votação na eleição passada mas está com a popularidade em queda livre. É muito cedo para especulações, de ambos os lados!

  10. Agora meu deputado, sei que vc lê o pimenta com regularidade, vamos “bater um plá” para o governador, para adiantar alguns pleitos de Itabuna, mesmo com essa administração do DEM “meia-boca” dá para adiantar algumas coisas urgentes e não deixar Azevedo colocar a placa dele na frente da obra. POr exemplo, tomar de volta o sistema de agua, que na mão da prefeitura só tem servido de cabide de empregos, para teremos a conta de agua mais cara de Bahia, voltando para Embasa poderemos ter a ampliação do sistema de agua mais rapidamente; dar uma pressão no Tribunal de Justiça para retornar o projeto do novo forum, Itabuna é um centro regional, o nosso forum é de doer; o governador conseguiu resolver o problema do Aerporto junto a Lula, pode também acelerar a vinda da Universidade Federal, gastará só a amizade com o presidente; o Cefet que até hoje Ilhéus não resolveu, trazer para Itabuna para o predio do CNPC que está as moscas; O projeto de Cuma do Centro de Convenções pode ser reformulado, se é peq

  11. Agora meu deputado, sei que vc lê o pimenta com regularidade, vamos “bater um plá” para o governador, para adiantar alguns pleitos de Itabuna, mesmo com essa administração do DEM “meia-boca” dá para adiantar algumas coisas urgentes e não deixar Azevedo colocar a placa dele na frente da obra. Por exemplo, tomar de volta o sistema de agua, que na mão da prefeitura só tem servido de cabide de empregos e para termos a conta de agua mais cara de Bahia, voltando paraas mãos da Embasa poderemos ter a ampliação do sistema de agua mais rapidamente; dar uma pressão no Tribunal de Justiça para retornar o projeto do novo forum, Itabuna é um centro regional, o nosso forum é de doer; o governador conseguiu resolver o problema do Aerporto junto a Lula, pode também acelerar a vinda da Universidade Federal, gastará só a amizade com o presidente; o Cefet que até hoje Ilhéus não resolveu, trazer para Itabuna para o predio do CNPC que está as moscas, a localização e mais conveniente para os estudantes de toda a região; O projeto de Cuma do Centro de Convenções pode ser reformulado, AÇÕES DE IMPACTO PARA CALAR A BOCA DAS VIUVAS DE ACM, QUE POR AQUI AINDA ESTÃO DE LUTO!!!!!

  12. Caro Antoniel Oliveira,

    Concordo com vc quando diz “Lembrar pesquisas passadas que indicavam vitória desse ou daquele grupo e foi revertida, sem citar o panorama que influenciou o comportamento do eleitor é choro de perdedor”, mas descordo quando diz que wagner é um bom administrador como vc deve saber essa pesquisa que aponta Wagner a frente dos demais candidatos tanto em primeiro turno como em segundo turno é a mesma que aponta a ineficiência e falta de competencia de Wagner já que 46% dos entrevistados o apontaram como regular, enquanto 19% o consideram bom e 5,7%, ótimo. 16% dos entrevistados avaliam o governo petista como ruim e 9,7% como péssimo. Como vc mesmo pode perceber o povo baiano não compartilha da sua opinião. Quanto a vc dizer que “Vozes correntes entre vários grupos políticos já perceberam que se Geddel deflagrar sua campanha rumo ao Palácio de Ondina como cabeça de chapa pulverizará sim a votação facilitando a peleja para Jaques” eu lhe pergunto quais são as correntes que afirmam que a candidatura de Gedel facilitara a reeleição de Wagner, meu caro se isso fosse verdade o proprio governador não estaria engolindo tanto sapo a fim de manter a composição com Gedel, o que todas as correntes afirmam é que a candidatura de Gedel é totalmente prejudicial a candidatura de Wagner, pois todos sabemos que o PMDB é um “aliado” ou melhor dizendo “ex-aliado” do governo e foi de fundamental importância a eleição historica que elegeu Wagner em primeiro turno.
    Um grande abraço

  13. olha eu acho que Wagner deveria olhar melhor quem esta do seu lado
    depois ele deveria investir aqui na região como o giball mesmo falou olhar o que deve ser feito pois seu governo esatr sendo melhor do quer na epoca de ACM e sua corja que ficaram 16 anos e não fez nada.Mas a verdade é que os baianos ainda não estão
    acustomados com esse tipo de governo que investe em açoes culturais em melhorias em areas que os outros não faziam!
    e tambem o governo poderia tomar a frente e não deixar que PREFEITURA nenhuma coloque seu nome como ideliziador de obras que saõ do estado e olhar mas para os professores e para os policias que são mas visto pela sociedade!mas em geddel e em paulo sousto eu não voto

  14. as pesquisas só mostram que o povo aprova essa nova forma de governar a Bahia, e que a tão merecida reeleição do atual governador Jaques Wagner!

  15. Entendo que o modo sério, comprometido com a solução do problemas sociais e acima de tudo o equiibrio e a humildade do governador se refletem nestes numeros. Que o povo abrace e não permita o regresso e o atraso.

  16. OLÁ COMPANHEIROS INFELIZMENTE O PT TA FAZENDO ALIANÇAS COM PARTIDOS INDESEJAVES. TEM MUITA GENTE QUE NÃO QUER SABER DE POLITICA E FICA FAZENDO UMA SALADA MISTA. PRESIDENTE DE UM PARTIDO GOVERNADOR DE OUTRO COMO VAMUS TER UMA MUDANÇA ? PORISSO QUE LULA FALOU ATÉ JESUS FARIA ALIANÇA COM JUDAS. NIGUEM MERESE O PMDB COMO VICE PRESIDENTE DO BRASIL.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *