Tempo de leitura: < 1 minuto

O radialista Orlando Cardoso criticou hoje a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) por realizar concurso para a escolha de um hino para Itabuna. Lembra que a cidade tem hino há bastante tempo (letra de Nicolau Midlej e melodia de Joel Carlos) e o que falta é divulgá-lo.

Aliás, algumas escolas da rede municipal até incentivam os alunos a entoar a canção oficial, mas logo a garotada terá que esquecer o que aprendeu e se acostumar com o novo hino encomendado pela FICC.

Se a moda pega, daqui a pouco o Ministério da Cultura lança um concurso para mudar o Hino Nacional e o “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas” vai pras cucuias.

Resposta de 0

  1. Concordo plenamente com o Orlando Cardoso. O que a FICC tem que fazer é investir mais em cursos ou concursos que incentive o desenvolvimento da arte de pensar dos jovens itabunensse, desenvolvendo mais a cultura e açoes de cidadania.

  2. É inaceitável uma entidade cultural oficial desconhecer um símbolo municipal. Pior do que isso é tentar, através desse concurso, desrespeitar parte da memória histórica de uma cidade que está às vésperas de completar 100 anos. Será que pretendem mudar também o brasão, a bandeira e o nome do município? Na minha opinião essa fundação tem coisa melhor para fazer, como apresentar para os munícipes uma programação cultural digna para o Centenário de Itabuna em 2009.

  3. O Hino que é existe é um hono a Itabuna e não um HINO DE ITABUNA, que não está oficializado pela camera municipal, ele não possui nenhuma oficialização perante ao municipio.
    Realmente é uma letra muito bonito, mas se enquandra em uma homenagem e não em um Hino, pois é desconhecido a sua letra realmente oficial e como foi dito, não possui registro nenhum.

    Este Hino A Itabuna, não vai ser esquecido, mais vai fazer parte da nossa história. Além disso, é pertinente um novo hino, pois a atual música, possui trechos pontuais e efemeros. Temos que ter um hino que realmente retrate nossas raizes e seja menos pontual “Sua fonte de riqueza, no estado é sem rivalç, e em muito breve terá inteirando sua beleza grande parque industrial”, entre outros.

    Antes de mais nada, é preciso observar o regulamento e os parametros para escolher o novo Hino, conforme o edital divulgado pela prefeitura de Itabuna, TODOS são convidados a participar.

  4. UM ABSURDO ……..

    Eu aprendi o hino de Itabuna ( e não esqueci ) na epoca do Divina Providencia e essa semana fiquei surpreso que meu filho de 10 anos cantou o hino de Itabuna e o mesmo estuda no Carrosel.

    Portanto acredito que as escolas continuam a ensinar,basta a prefeitura divulgar de maneira mais arrojada.

    Um concurso seria um crime contra historia da nossa cidade.

    ” As margens do cachoeira nossa cidade surgiu…………

  5. Aprendi na Escola, cantei no Coral Cantores de Orfeu, da Mestre Zélia Lessa o até então HINO DE ITABUNA.
    Se não foi oficializado, problema dos prefeitos e dirigentes municipais que passaram. Pra mim e milhares de cidadãos itabunenses,este será sempre o Hino da Itabuna.

    FICA A SUGESTÃ
    CRIEM O HINO DO CENTENÁRIO DE ITABUNA.

    Acabaria com as brigas, desentendimentos e avida seguiria em paz.

  6. Zelão, para: Pedro Thiago

    Parabéns, pela lembrança histórica e pela criatividade da ilustração, principalmente, quando ilustra com a foto do atual presidente da FICC, que dá a entender, desconhecer a existência do hino.
    Bravo! É, graças a retalhos de memórias de pessoas assim como voce, que a nossa história não desapareceu no todo.

  7. O que esperar da Ficc? Aquilo lá é um cabide de empregos, ninguém sabe o que fazer, não existe uma política de cultura e muito menos verba para desenvolvê-la. Cyro de Matos presidente é um equívoco.

  8. Muito válida a ideia de Zekka:

    A FICC deveria fazer o concurso do HINO DO CENTENÀRIO DE ITABUNA.

    Qaunto ao hino que já existe, a FICC deveria dá uma força para que ele fosse definitivamente OFICIALIZADO, pois o mesmo faz parte da nossa hisrória.

  9. Sabe pq esse cuncurso? Para incubrir a vergonha da nossa cidade esses politicos desonestos e pessoas que se vendem por qualquer coisa, uma total imundice.

    ´´Os seus filhos cantarão
    Garbosos e altaneiros
    E até seu hino de glória
    Que bem conta sua história´´

    Letra por Nicolau Midlej
    Melodia por Joel Carlos

    Obrigada sr Nicolau que soube de maneira honrosa descrever o que deveria ser nossa cidade.

  10. Nunca vi haver comentario de algo que nunca se ouviu antes, estou procurando pra minha filha o atual hino de Itabuna 2010, para um trabalho da escola e nada de letra em lugar algum.
    comenta então!!!!! O que!!!!
    Talvez possa me ajudar enviando a letra para meu E_Mail, caso vocês o tenham, claro!!

    Noili

  11. Concordo com o Olrlando. E pra quem possa interessar,desculpa, mas o meu voto não fez parte dessa escolha. Aliás, como cidadã
    desta terra, nem se quer eu soube deste fato “popular”,uma vez que se
    tratou de um concurso da ficc. O “Hino” aí referido parece mais uma
    homenagem, e não um HINO de fato, o qual já existe,por Nicolau Midlej,que retrata a cidade de Itabuna em sua essencia, e deveria ser conhecido por todos,principalmente nas escolas,e não simplesmente mudado.Também, as crianças e adolescentes mal conhecem o Hino Brasileiro, quem dirá o da cidade não é?Isso é mesmo uma vergonha!

    Sheila.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *