Tempo de leitura: < 1 minuto

Cerca de 150 “índios tupinambá” do sul da Bahia já pediram oficialmente o descadastramento junto à Fundação Nacional da Saúde (Funasa) voltando à condição de pequenos produtores rurais e abrindo mão de reivindicar 47 mil hectares na região de Olivença, em Ilhéus, proposta à justiça pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

De acordo com o agricultor Luiz Uaquim, que preside a comissão contrária à demarcação, nos últimos dias foi intensificada a procura pelo descadastramento já que a Funasa – que havia suspendido o acolhimento dos pedidos – voltou a aceitar a documentação, acatando a vontade dos agricultores que optaram pelo desligamento.

– Estamos no aguardo do pedido de descadastramento de uma família inteira, de 50 pessoas, que mostra, sobretudo, a vontade destas pessoas em permanecer na condição de agricultor – , revelou Uaquim, nesta quarta-feira (29). São exatamente 148 pessoas que decidiram não mais reclamar a condição de “tupinambás”.

Leia mais no Jornal Bahia Online

Resposta de 0

  1. Se fizessem testes para verificar a “intimidade” de certos sem-terra com a agricultura antes de conceder a terra, muita gente iria fazer a mesma coisa que os “tupinambás de araque”, …!!!

    Experimenta, …!!!

  2. Nao só a Bahia mas todo o BraSIL ESTÁ CARENTE DE Homens tipo o Sr Luiz Uaquin! E está provado que a garnde maioria dos caboclos de Olivença semprte foram homens de bem como tabem sempre foram agricultores e desde muitos anos foram orderiros e viveram dos seus sustentos! Mas aí apereceu uns picaretas se intitulando “benfeitores da humanidade” apadrinhados pela tal da funai ( em maiúsculo so se escreve a quem tem valor e respeito)e aí, começaram a prometer mundos e fundos a troco de asinaturas dizendo-se indios e o pior de tudo;Tupinambas, que foram justamente seus algozes em tempos passados!Mas como mentira tem rabo curto foi provadao a farsa atraves de documentos e provas irrefutáveis e de qualquer forma ficou o rastro da molecagem e dos prejuizos aos moradores, e proprietários pequenas propriedades que passarem a valer quase nada devido as notícias de invasoes!E o prejuizo quem vai pagar? funai?Governo do Estadoi? quem? quem??????????????

  3. Dificil mesmo é olhar para os rostos dos “caboclos”e engolir que caboclo é indio hein Seu UAQUIM?
    Indio sim Senhor… os pobres estão com medo de viverem o que viveram seus antepassados, com medo de serem discriminados, ameaçados… Uaquim!!!

  4. Estavamos o milénio da verdade. A mentira pode até existir mas não dura muito tempo. Parabéns aos agricultores pela luta e pela conquista. Me sinto feliz por ter apoiado essa causa. Justiça com os índios que foram grilados sim, mas não retirando gente de bem de propriedades conquistas e mantidas com suor do trabalho. Que governo social é esse, apenas para garantir assistencialismo perpétuo?????????? Educação falida?????????????? Tá na hora da imprensa que noticiou a propriedade das terras fazer o contrário para que a região volte a progredir e os governantes locais façam alguma coisa por Ilhéus que Há 10 anos teve uma forte decadência do seu “Boom” turístico.

  5. PARABENS AOS AGRICULTORE QUE DERAM A MÃO A PALMATÓRIA E DECLARAM QUE REALMENTE NÃO SÃO ÍNDIOS COISA NENHUMA. POREM SABEMOS QUE AINDA EXISTEM VÁRIOS QUE QUEREM TOMAR PROVEITO DE TUDO ISSO, QUEREM ROUBAR AS TERRAS DE QUEM REALMENTE É DE DIREITO. TENHO PERGUNTADO SEMPRE, CADÊ OS DEPUTADOS QUE SE DIZEM REPRESENTANTES DA REGIÃO, CADÊ O GOVERNADOR JAQUES, QUE NÃO AJUDOU NEM SE QUER COM OS CUSTOS QUE OS PRODUTORES ESTÃO TENDO PARA PROVAR TODA ESSA FARSSA, E QUE DIGA-SE DE PASSAGEM, É MUITO CARO PROVAR UMA COISA QUE NÃO ERA NEM PARA ACONTECER. O QUE VEJO É QUE TEMOS QUE AGRADECER AO GOVERNO LULA, POR TODOS ESSES TRANSTORNOS QUE O BRASIL ESTÁ PASSANDO, AO GOVERNO JAQUES, PELO QUE A REGIÃO ESTÁ PASSANDO. GOVERNO ESSE QUE NO MEU ENTENDER, RASGARAM A BANDEIRA NACIONAL, SEPARANDO AS PALAVRAS DE PESO “ORDEM E PROGRESSO”. CADÊ A ORDEM JÁ QUE ESSES TUPINAMBÁS NEM MESMO RESPEITAM A POLÍCIA FEDERAL, CADÊ O PROGRESSO, SE ALÉM DE NÃO TERMOS O APOIO DO GOVERNO PARA PRODUZIRMOS TEMOS AINDA AS TERRAS INVADIDAS SEM NENHUMA PROVIDENCIA. É COMO JÁ PERGUNTARAM, “QUEM VAI PAGAR OU SE RESPONSABILIZAR POR TODO ESSE PREJUÍZO ECONÔMICO E PISICOLÓGICO DOS PRODUTORE?” EU RIVAMAR MESQUITA NÃO SOU AGRICULTOR, MAIS ESTOU NA LUTA PELOS AMIGOS, OS VERDADEIROS DONOS DESSAS TERRAS.

  6. PARABENS AOS AGRICULTORES QUE DERAM A MÃO A PALMATÓRIA E DECLARAM QUE REALMENTE NÃO SÃO ÍNDIOS COISA NENHUMA. POREM SABEMOS QUE AINDA EXISTEM VÁRIOS QUE QUEREM TOMAR PROVEITO DE TUDO ISSO, QUEREM ROUBAR AS TERRAS DE QUEM REALMENTE É DE DIREITO. TENHO PERGUNTADO SEMPRE, CADÊ OS DEPUTADOS QUE SE DIZEM REPRESENTANTES DA REGIÃO, CADÊ O GOVERNADOR JAQUES, QUE NÃO AJUDOU NEM SE QUER COM OS CUSTOS QUE OS PRODUTORES ESTÃO TENDO PARA PROVAR TODA ESSA FARSSA, E QUE DIGA-SE DE PASSAGEM, É MUITO CARO PROVAR UMA COISA QUE NÃO ERA NEM PARA ACONTECER. O QUE VEJO É QUE TEMOS QUE AGRADECER AO GOVERNO LULA, POR TODOS ESSES TRANSTORNOS QUE O BRASIL ESTÁ PASSANDO, AO GOVERNO JAQUES, PELO QUE A REGIÃO ESTÁ PASSANDO. GOVERNO ESSE QUE NO MEU ENTENDER, RASGARAM A BANDEIRA NACIONAL, SEPARANDO AS PALAVRAS DE PESO “ORDEM E PROGRESSO”. CADÊ A ORDEM JÁ QUE ESSES TUPINAMBÁS NEM MESMO RESPEITAM A POLÍCIA FEDERAL, CADÊ O PROGRESSO, SE ALÉM DE NÃO TERMOS O APOIO DO GOVERNO PARA PRODUZIRMOS TEMOS AINDA AS TERRAS INVADIDAS SEM NENHUMA PROVIDENCIA. É COMO JÁ PERGUNTARAM, “QUEM VAI PAGAR OU SE RESPONSABILIZAR POR TODO ESSE PREJUÍZO ECONÔMICO E PISICOLÓGICO DOS PRODUTORE?” EU RIVAMAR MESQUITA NÃO SOU AGRICULTOR, MAIS ESTOU NA LUTA PELOS AMIGOS, OS VERDADEIROS DONOS DESSAS TERRAS.

  7. Tem que prender os tupinambá por falsidade ideológica, pois não tem um único tupinambá nesta selva. O livro Terra Calada de Suzana Viegas, à página 30 diz: “Tupinambás não descendem dos índios de Olivença”. Viegas é nada mais nada menos do que a antropóloga que coordenou o grupo de trabalho da Funai. Então cadeia neles. Nos que se dizem tupinambás. E parabéns aos que tiveram a coragem de falar a verdade, denunciando a falsificação. Parabéns ao Uaquim. Este sim deveria ser candidato a deputado federal. A região precisa e muito!

  8. Na demarcação da reserva Raposa Serra do Sol, Roraima,04/2009, o STF exarou 19 condicionantes para novas demarcações. A 19a. condicionante diz: “Fica assegurada a efetiva participação dos entes federativos em todas as etapas do processo de demarcação de terras indígenas”.
    Pergunta-se: Os municípios participaram do processo dos ditos Tupinambá? O estado participou do GT ( grupo de trabalho)? Não, só participaram os antropólogos da FUNAI e os supostos indígenas. Desta forma, o único caminho que resta é o arquivamento do estudo para, se for o caso, realizar um novo estudo com a participação plural, ou seja, com estado e municípios, cumprindo o que determina a corte máxima do país. Fora disso é pura falácia!
    A propósito, as terras tradicionalmente ocupadas em 1988, data da promulgação da constituição, não foram apontadas. O relatório da Funai não tem chance. Como diz o ex-presidente do órgão, Mércio Gomes: “é nisso que dá o afobamento para demarcar terras indígenas. Melhor sentar e negociar”.

  9. A funai não faz ideia das consequencias desse ato criminoso, que coloca pessoas umas contra as outras, antes da funai inventa essa historinha de reserva todo mundo cuidava das suas vidas e das suas casas e procuravam melhora por seus proprios esforços. Agora se vc não tem onde mora ou não tem emprego vira indio vai ter casa, vida boa e nem a policia pode te impedi de ameaça e agredir as pessoas.
    Pura falta de respeito as verdadeiros indios.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *